sexta-feira, agosto 29

Paraolimpíadas de Pequim

Comments
 

Tem início no próximo dia 6 de setembro as paraolimpíadas de pequim, e vai até o dia 17.

O Brasil tem chance de ficar entre os 10 melhores países no quadro de medalhas.

As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicional, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiência física. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes com excelente rendimento. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais.

Modalidades Esportivas Paraolímpicas: Atletismo,Basquete em cadeira de rodas,ciclismo,futebol de 5 jogadores, Esgrima em cadeira de rodas,Futebol de 7 jogadores, Goalball (para portadores de deficiência visual), Halterofilismo,Hipismo, Judô, Natação,Remo ,Rugbi em cadeira de rodas , Tênis em cadeira de rodas, Tênis de Mesa ,Tiro, Vela, Voleibol.



Recebi um email que fala sobre o futebol de 5, já tive a oportunidade de ver os cegos jogando e é impressionante a habilidade deles com a bola, vou colocar alguns trechos do email.

Futebol de 5 é a modalidade praticada por deficientes visuais. São 4 na linha e um, que enxerga normalmente, no gol. Há um sininho na bola e uma pessoa conhecida como "chamador" que fica atrás do gol dando instruções aos jogadores.

Quem vê uma partida pela primeira vez... Quem vê os passes, os dribles desconcertantes e os chutes certeiros simplesmente não consegue acreditar que sejam cegos.

Pois bem, a primeira Paraolimpíada em que teve Futebol de 5 foi a de Atenas há 4 anos e o Brasil ganhou o Ouro.
O primeiro Parapan em que houve competição de Futebol de 5 foi no Rio e o Brasil ganhou o Ouro.
De 4 campeonatos mundiais, o Brasil venceu 2 e foi vice e terceiro nos outros 2.
De 6 Copas América, o Brasil venceu 4 e foi vice nas outras duas.
Nos 5 mundialitos da IBSA, onde competem as seleções campeãs de cada continente e o último campeão mundial, o Brasil venceu 3 e foi vice duas vezes.

Em outro país, seriam considerados heróis nacionais. No Brasil, infelizmente, muita gente nem sabe que o esporte existe.(Nubio La Terza Revoredo)

Pena que a tv aberta não dá muita importância ao evento, o Sportv, canal fechado cobrirá o evento.

Temos excelente atletas, com enfase além do futebol , para os atletas da natação, que tem Clodoaldo Silva , e para o atletismo, que eles façam bonito em Pequim como fizeram em Atenas.

Um bom fim de semana a todos.