quinta-feira, novembro 27

Aquecimento - Região Nordeste

Comments
 
Aquecimento global ‘expulsará’ 483 mil do Nordeste até 2050, diz estudo

Cientistas projetaram a futura economia, saúde e migração da região.
Investimentos atuais poderiam melhorar a qualidade de vida até lá.

A notícia não é boa para a região Nordeste do país nesses tempos de mudança climática. Segundo um novo estudo, até meio milhão de pessoas deixarão os estados nordestinos daqui até 2050. A migração deverá ser conseqüência de agricultura e pecuária cada vez menos viáveis, com o aumento das temperaturas. O que deverá afetar a economia e a saúde, primeiramente, da própria população local. E, em seguida, de todo o país.

Como moradora do nordeste, o que sinto é que a cada ano o calor aumenta, tem dias que é quase insuportável o calor, e não moro na cidade mais quente.

Tem cidades do interior que já estão sofrendo com a falta d'água, e como os investimentos não chegam a maioria das cidades, muitos se vêem obrigados a deixar suas cidades, terras, amigos, e tudo o que tem como referencia de vida.

Ontem mesmo tive oportunidade de falar com uma pessoa que vive uma situação desse tipo, que apesar de adorar sua cidade, está pensando seriamente em sair de lá, por não suportar mais ter que comprar água para tudo, e viver sempre preocupada se vai ter sequer água para beber.

Parece surreal para quem nunca viveu um drama parecido, mas a coisa é muito séria.

Para ler sobre esse assunto vá aqui

O vídeo que vou colocar hoje, é uma homenagem. Sempre que ouço falar em seca no nordeste, lembro de Luis Gonzaga,acho que ninguém cantou a vida do sertanejo melhor que ele, espero que apreciem.


Luiz Gonzaga - Asa Branca