quinta-feira, julho 31

De volta ao passado : Eu com 30&Alguns

Comments
 
Tenho lido por ai muitas reclamações de pessoas que enviam memes umas para as outras, eu como sou nova como blogueira, nunca antes recebi um, mas pelo menos por enquanto gostei do fato de alguém lembrar de mim, pode ser que com o tempo venha a mudar de idéia, enquanto isso não acontece, agradeço a Iara do Mais Atitudes, pela lembrança, ao me repassar o meme: 30&Alguns

1-Três coisas relacionadas a época antes de chegar aos 30&Alguns.
Carreira
Amor
Filhos

2 -O que esperava da sua vida aos 30&Alguns
Na realidade antes de chegar aos trinta eu realizei muita coisa, conheci o amor da minha vida, casei, fui morar num lugar maravilhoso, tive 3 filhos, montei o meu próprio negócio, e era muito feliz. (embora na época a gente nem se dê conta disso.)
E com trinta e alguns eu passei pela melhor fase da minha vida, eu diria que foi a plenitude.

3-Três realizações aos 30&Alguns

A minha maior realização aconteceu antes dos 30, que foi meus filhos.
Gerar renda e colaborar para melhorar a vida das pessoas que comigo trabalhavam.

4- O que você mais gosta ou gostou aos 30&Alguns

O que eu mais gostei foi que nessa idade eu me sentia poderosa em todos os sentidos, eu tinha uma família que amava, um bom trabalho, me achava linda, sensual, não sei para as outras mulheres, mas
para mim foi a minha melhor fase como mulher.

Agora vou passar adiante, e espero que minha amiga LaylaRessaca de Homi e Flora Meiando Palavras gostem da indicação, mas desde já digo que fiquem a vontade para responder ou não.

E as garotas com mais de trinta que lerem esse post, digam o que acharam. Vocês também se sentiram poderosas aos trinta? Gostaria de saber o que pensam sobre isso.

P.S: Hoje o blog da Iara "Mais Atitudes", completa dois anos, desejo a ela muito sucesso e que ano que vem ela continue firme e forte, a ela o meu agradecimento, pois é uma entre as tantas pessoas que tem me ajudado desde que resolvi criar o blog. Parabéns.
Leia +...
quarta-feira, julho 30

Novo Profissional - Personal friend

Comments
 


Você está se sentindo sozinha, não tem companhia para ir ao teatro, fazer uma caminhada, bater um papo?

Se você estiver disposta e puder pagar existe um profissional para isso, é o amigo de aluguel, que foi criado pelo carioca Silvério Veloso, o preço não é barato, o que restringe a clientela, ele costuma cobrar R$ 300,00 por sessão de 50 minutos, e ele conversa sobre tudo.

Silvério diz que tem uma clientela de vários amigos, que os encontros não tem conotação sexual, e que as pessoas no geral ficam muito satisfeitas com seus serviços.

Mas nem todos os profissionais cobram tão caro como Silvério que é o pioneiro, você já pode contratar um amigo por módicos R$50,00 por duas horas, e conversar sobre o que quiser. Você contrataria esse tipo de serviço?

São os sinais da vida moderna em que as pessoas tem amizades reais no mundo virtual e na vida real contratam amigos, pois não conseguem se relacionar com as pessoas ou não tem tempo para isso, pessoalmente acho isso muito louco, mas acreditem já tem gente vivendo disso, e faturando bem. Portanto se você tem um bom papo, capacidade para ouvir o outro, pode não só ganhar dinheiro, como se divertir, sem gastar nada.

Dê sua opinião sobre o assunto.
Leia +...
segunda-feira, julho 28

Mulheres e sutiãs

Comments
 
Usar o sutiã errado pode causar danos aos seios, diz estudo. Pesquisadores alertam que hábito e estigma social levam mulheres à escolha errada.

Mulheres que usam o tipo de sutiã errado podem estar causando danos aos seios sem saber, segundo um alerta feito por pesquisadores britânicos.

Uma equipe da Universidade de Portsmouth testou cerca de 50 tipos de sutiã em centenas de mulheres durante os últimos três anos, e disse que os que oferecem pouco suporte podem fazer com que frágeis ligamentos nos seios se estiquem demais.

Segundo os pesquisadores, durante uma sessão de exercícios os seios se movimentam até 21 cm para cima e para baixo, e de um lado para o outro.

Entretanto, a maioria dos sutiãs apenas limita o movimento vertical, eles afirmaram. E alertaram especialmente os modelos esportivos que se parecem a uma camiseta regata mais curta.

"Muitas mulheres têm preferências por determinados tipos de sutiã e não compram outro tipo de jeito nenhum", disse Wendy Hedger, uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto.

"Quando se fala em sutiãs esportivos, por exemplo, muitas mulheres não compram nada que se pareça com um sutiã normal - elas acham que se o sutiã não pode ser retirado pela cabeça, como uma camiseta, então não é um sutiã esportivo de verdade", afirmou.

"Mas a verdade é que os sutiãs que têm o fecho nas costas, como um sutiã tradicional, é que oferecem um excelente suporte", completou.
Veja a reportagem completa aqui

Tive uma loja especializada em roupa intima para mulheres e um porta a porta , que é um sistema de venda tipo AVON/Natura, só que com roupas intimas, no qual atendia a todo tipo de mulheres,e a maior dificuldade enfrentada era fazer com que as mulheres escolhessem o tipo certo de sutiã, pois a principal função de um sutiã é dar sustentação.

Essa moda de mulheres com seios siliconados e grandes estilo americano é uma coisa recente por aqui, até pouco tempo atrás as mulheres que tinham um pouco mais de busto tinham vergonha disso, ou reduziam cirurgicamente ou se enfiavam em sutiãs menores, que além de machucar tinham um resultado estético desfavorável.

No mercado existem excelentes sutiãs para todo tipo de ocasião, não se pode fazer exercício com um sutiã de renda, tem que ter reforço, para que possa dar uma boa sustentação, por isso mulheres quando forem comprar seus sutiãs não pensem só em beleza, pensem principalmente em funcionalidade.

Estou colocando um vídeo antigo (1988), com uma propaganda premiada, e vocês verão que as mulheres tinham outro perfil, sem silicone, e o vídeo ainda juntou mulheres e futebol numa excelente sacada de marketing, vale a pena .

Uma semana produtiva a todos.

Leia +...
quinta-feira, julho 24

Rapadura deixa de ser marca internacional

Comments
 



Após se tornar alvo de disputa diplomática entre Brasil, Alemanha e EUA, o nome "rapadura" deixou de ser marca registrada e voltou a ter uso liberado internacionalmente.

A empresa alemã Rapunzel Naturkost possuía desde 1989 o registro do nome "rapadura" para seu açúcar orgânico. No último dia 11, anunciou que desistia de manter a marca, atendendo a pedidos brasileiros.

A Rapunzel Naturkost havia feito o registro na Alemanha e nos EUA, o que fazia com que produtores de rapadura que quisessem exportar para esses países tivessem que pagar royalties pelo uso do nome.

Apesar de o primeiro registro ter sido feito em 1989, só no ano passado a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Ceará decidiu encaminhar uma notificação extrajudicial às embaixadas da Alemanha e dos EUA para reclamar da situação.

O principal argumento contra o registro do nome é que se trata de um produto genérico, vinculado ao patrimônio histórico e cultural de países da América Latina e, sobretudo, ao Nordeste brasileiro.

A negociação com a empresa alemã foi conduzida pela embaixada do Brasil em Berlim. A empresa aceitou registrar o nome composto "rapadura Rapunzel" no lugar de "rapadura".

Para saber mais veja aqui


A rapadura é um produto sólido, de sabor doce, obtido pela concentração a quente do caldo da cana-de-açúcar, sua principal matéria-prima.

A rapadura é rica em potássio, ferro, cálcio e fósforo, possui grande teor energético.

Tem rapadura para todos os gostos, com coco, castanha de cajú, clara,escura, só precisa ser consumida com moderação por causa de seu alto valor energético. Já tive a oportunidade de ir a um engenho e acompanhar todo o processo de fabricação da rapadura desde a moagem, a garapa da cana é muito boa, o cheiro da cana nos tachos em várias etapas é fantástico.

O sertanejo come a rapadura de várias maneiras: com feijão, farinha,com queijo de coalho (delícia), ela adoça café, doces, e pode ser utilizada de inúmeras maneiras.


Que todos tenham um excelente fim de semana.
Leia +...
quarta-feira, julho 23

Mudar o Template do Blog

Comments
 
Inspirada pela Iara do Mais Atitudes, que muda o layout do blog, quase como quem troca de roupa, resolvi procurar um template novo e mudar o visual do blog, ao invés de fazer um teste antes com o template escolhido num blog teste, não, meti a cara e vim direto no blog. Resultado deu tudo errado, o blogger entrou em manutenção e eu não só não consegui mudar o layout do blog, como fiquei com medo de perder todos os comentários feitos até agora.

Fui dormir de cabeça quente, saindo fumaça pelos ouvidos, mas agora pela manhã coloquei o template antigo, com algumas modificações nas cores, e por enquanto vai ficar assim, vou testar um novo template, num blog teste, ai só então vou me aventurar.

Portanto se você está pensando em mudar o visual do seu blog, teste antes em um blog teste, para não correr o risco de fazer besteira. Foi um alivio recuperar o que para mim já estava perdido, embora soubesse que não se perde dados assim, fiquei bem apreensiva.

Mas, no final deu tudo certo

Palavras e Silencios- Zeca Baleiro e Fagner

Leia +...
domingo, julho 20

A influência da música na nossa vida

6 comentários
 

Dorival Caymmi compôs Samba de Minha Terra, cuja letra é categórica:

Quem não gosta de samba
bom sujeito não é,
é ruim da cabeça
ou doente do pé

Concordo com o Dorival Caymmi, e vou mais além ; desconfio de quem não gosta de música, embora ache difícil , mas você pode até não gostar de samba, mas quem não gosta de música?

E ao longo da nossa vida, vários momentos bons e ruins, os amores, aquela viagem , o casamento, aniversários, rompimentos, a música nos remete ao passado, você ouve uma melodia e é automaticamente transportado no tempo.

Vou fazer uma série de post, falando de cantores, músicas e compositores que gosto e também os que marcaram a minha vida.Por coincidência os que escolhi para o primeiro post são baianos, só depois foi que percebi, mas nada melhor do que começar com a Bahia, cheia de ritmos e musicalidade.

E você qual ou quais as suas trilhas sonoras, que compositores/cantores mais gosta ? Quem e quais músicas gostaria de ver aqui? estou esperando a sua sugestão.

Hoje vou falar de dois Lp's(ainda não tinha cd) que marcaram a minha juventude, Refazenda -Gilberto Gil,(1975) Álibi- Maria Bethania(1978), para se ter uma idéia do sucesso desse álbum, foram vendidas 800 mil cópias, antes nenhuma cantora tinha conseguido tal feito, o repertório maravilhoso:"Explode Coração"(Gonzaguinha), Sonho meu, Cálice,O meu amor.Espero que gostem e participem deixando suas opiniões e sugestões.

Uma semana produtiva a todos.




Leia +...
sexta-feira, julho 18

Por toda a minha vida

Comments
 




A globo finalmente tem na sua grade de programação uma produção de primeira, a série "Por toda a minha vida " resgata a memória de pessoas importantes da nossa cultura, o primeiro programa que assisti foi sobre a vida de Nara Leão e sua importância, um trabalho primoroso que vale a pena ser visto.

Ontem foi narrada a história de Dolores Duran, que teve muita importância na nossa cultura e pouca gente sabe disso, o episódio mostra depoimentos de amigos e pessoas que conviviam com a cantora,inclusive um depoimento de Alaíde Costa.

O programa teve uma boa repercussão e atingiu 26 pontos no ibope em São Paulo com o episódio exibido semana passada que focava os "mamonas assassinas" e vai ser semanal, o próximo homenageado será Abelardo Barbosa "Chacrinha", quem coordena o programa é o diretor Ricardo Waddington.

Embora vá ao ar muito tarde, o público mostra que sabe reconhecer um programa de qualidade, que bom seria se esse não fosse uma exceção e sim a regra da programação brasileira de tv aberta. Mas continuo acreditando em dias melhores para a nossa televisão e que iniciativas como essa proliferem e dêem bastante ibope.

Uma pequena amostra do episódio que fala sobre a vida de Nara Leão, tem todo o programa disponível no youtube.

Um bom fim de semana a todos
Leia +...
quarta-feira, julho 16

Vacina contra a dengue

Comments
 


Pesquisadores pretendem testar vacina contra dengue em 2009

Em todo o mundo, há sete tipos de vacinas contra a dengue em desenvolvimento, de acordo com os pesquisadores

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentaram nesta terça-feira (15), durante a 60° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), os avanços no desenvolvimento de vacinas contra a dengue. A expectativa, de acordo com a pesquisadora Elena Caride Campos, do Instituto Bio-Manguinhos, é que os primeiros testes clínicos do modelo de vacina desenvolvido pela Fiocruz sejam realizados já no próximo ano.

A Fiocruz trabalha com a tecnologia de clones infecciosos a partir da vacina da febre amarela.

No modelo de pesquisa utilizado pela USP, com uma forma atenuada do vírus da dengue, os pesquisadores já alcançaram 100% de imunologia com os vírus 1 e 2 da doença. O problema é que ainda não há resposta efetiva para os tipos 3 e 4, de acordo com informações da SBPC.

Em todo o mundo, há sete tipos de vacinas contra a dengue em desenvolvimento, de acordo com os pesquisadores.
Leia +...
segunda-feira, julho 14

A Alegria na Tristeza

Comments
 

Estava à procura de algum texto, crônica, da escritora Martha Medeiros, gaúcha. Gosto muito do estilo dela.

Espero que gostem.

A Alegria na Tristeza

O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.
Martha Medeiros

Encontrei o texto aqui

Uma semana produtiva à todos
Leia +...
sexta-feira, julho 11

Quase Deuses - Filme

Comments
 


Por esses dias assisti um filme muito interessante, vou passar a dica, assim se você está pensando em alugar um DVD e ainda não sabe qual, veja se lhe interessa, eu gostei e recomendo.

QUASE DEUSES - O titulo original é "Something the lord made"

Conta a história real de Vivien Thomas e Alfred Blalock, eles fizeram a primeira cirurgia de coração, antes deles não era feito nenhum procedimento desse tipo, eles resolveram um problema em que os pacientes por falta de oxigenação no pulmão, faleciam.

O filme foi produzido em 2004 pela HBO e foi feito para a Tv.

O filme se passa na década de 30 e Viven é negro e sonha em fazer medicina, Alfred é médico e faz teste em animais de novas técnicas para salvar pessoas, Vivien vai trabalhar como ajudante no laboratório, e mesmo sem cursar a faculdade mostra um talento incrível, o filme também mostra o preconceito racial da época.

As cirurgias de coração realizadas hoje, são possíveis, por causa desses dois pioneiros e um deles não era formado em medicina.

Por causa do preconceito Vivien foi discriminado, não ganhava bem, não foi colocado o seu nome na lista dos que descobriram a técnica para que a cirurgia fosse realizada na época, Vivien realizava os procedimentos em cães, mas depois acabou sendo reconhecido por sua importância, mas isso você só vai entender, se assistir ao filme.

Um bom fim de semana à todos
Leia +...
quarta-feira, julho 9

Crianças não morreram por ingestão das flores de hortênsia

Comments
 
No meu post anterior falei sobre um caso amplamente divulgado aqui em Fortaleza, em que 2 crianças morreram e uma estava em coma depois de ingerirem a planta Hortênsia, que realmente é venenosa.

Os exames da criança de 8 anos que estava em coma, não apontam para intoxicação com a planta, a criança ao sair do coma, disse não ter ingerido a planta , e que todos comeram biscoitos, ao que tudo indica, elas foram envenenadas por chumbinho (veneno para rato) ou inseticida.

A reportagem completa veja aqui
Leia +...
terça-feira, julho 8

Duas crianças morrem envenenadas por flores

Comments
 

Três crianças se envenenaram com hortênsia. Duas morreram ontem, e a terceira se encontra em coma no IJF.(Instituto Dr. José Frota).


As crianças Ingrid Farias Rodrigues, de sete anos, e os irmãos Miquéias Sousa Melo, de seis anos e Maria Grabriela Sousa Melo, de oito anos, foram envenenadas, ontem, ao mastigar uma planta denominada de hortênsia, mais conhecida popularmente, como “ciúme”.

Ingrid Farias e Miquéias faleceram ainda no começo da tarde de ontem. A menina chegou morta à Unidade Central do Instituto Doutor José Frota (IJF), enquanto o menino não resistiu aos efeitos da substância tóxica, ainda em Caucaia.

Os primeiros sintomas tóxicos foram sentidos por Miquéias, com vômitos, convulsões e perda dos sentidos. Ele foi encaminhado ao Hospital Santa Teresinha, em Caucaia, mas chegou à unidade hospitalar morto.

As hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, o que as torna venenosas. Este veneno causa cianose (falta de oxigenação no sangue), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia (sonolência), vômitos e o coma. Tratam-se de espécimes extremamente perigosas quando ingeridas. As principais vítimas são crianças e animais.

Em alguns países da Europa, onde existem plantações de alimentos, é proibido o cultivo de qualquer tipo de hortênsia.

É uma planta muito comum no Sul do Brasil, onde Gramado é conhecida como a "Cidade das Hortênsias". No Ceará ela é muito encontrada em serras. Se adapta fácil à sombra.

Veja a materia completa aqui
Leia +...
segunda-feira, julho 7

E TUDO CONTINUA COMO ANTES......

Comments
 
Ontem presenciei uma cena que me deixou revoltada e ao mesmo tempo desanimada, fala-se muito que as mulheres adquiriram independência sexual e profissional, que não se submetem ,que olham os homens de igual para igual, pura balela, conversa para boi dormir, tá certo tivemos conquistas, nós até votamos, hahahaha, é estou azeda mesmo.A grande verdade é que o mundo é dos homens, pois são eles que detém os melhores salários, os melhores cargos, eles podem fazer e acontecer, enquanto as mulheres tem que trabalharem feito loucas dentro e fora de casa,educarem seus filhos, estarem sempre sorrindo cheirosas, magrinhas e lindas , claro sem esquecer que devem estar sempre dispostas para o sexo, mesmo depois de ouvir o marido se queixando do dia difícil que teve com o chefe e sem esquecer de comentar que o jantar que ela preparou estava uma porcaria, e isso sentado confortavelmente no sofá, assistindo ao jornal ou futebol, depois é claro que você deu um jeito das crianças se calarem para não perturbar o pai que estava cansado. Quantas mulheres no nosso pais vivem esse drama? Pode ter certeza que são muitas.

Ah! se a essa altura você está achando que eu briguei com o meu marido, não, até porque, num dia de fúria eu o mandei procurar o seu rumo, depois de 23 anos, e não me arrependo.

Mas vamos ao motivo da minha revolta: Moro em frente a uma praça, onde tem uma banca de revista , parada de ônibus, muita gente caminhando, enfim tem movimento, ontem por volta das 8:00 da manhã estava eu na banca, quando chegou um casal jovem, com menos de 25 anos , ela com um bebê de uns 8 meses nos braços e uma sacola , toda aquela tralha, de quando se sai com um bebê, e o dito cujo apenas carregando o lindo corpo, quando vem o ônibus, ele a olha e pergunta se ela trouxe a sua carteira, ela reponde que não, (o cara não cuida sequer da própria carteira), ai a cena a seguir foi uma sucessão de gritos e ofensas com a garota, que agora eles iam ter que voltar para casa para pegar a carteira dele, isso aos berros, com a mão estendida como se fosse bater nela, acho que não o fez por que teve medo da reação das pessoas. O que mais me incomodou foi ver a cara de satisfação do desgraçado a medida que a jovem se encolhia visivelmente constrangida e envergonhada
fui embora, pois se passasse mais um minuto ali, eu faria besteira.


Fiquei me perguntando, o que leva uma moça tão jovem a se submeter a tamanha crueldade, se ele a tratou daquele jeito em público, imagino o que não faz na intimidade, duvido muito que seja a primeira vez. Porque os homens continuam tratando tão mal as suas companheiras? E porque elas continuam se submetendo a isso.


Tenho 3 filhos do sexo masculino, e tentei educá-los para serem homens e não moleques, para mim seria uma grande frustração se um dia visse algum deles tratarem sua namoradas/esposas com desrespeito.

Uma semana produtiva à todos!
Leia +...
quinta-feira, julho 3

6ª Festa Literária de Paraty

Comments
 


Começou nesta quarta-feira,dia 02/07 às 19h, a 6ª Festa Literária Internacional de Paraty, um dos acontecimentos mais aguardados do País para os amantes da literatura. A Flip vai até o próximo dia seis de julho na cidade histórica do Estado do Rio de Janeiro.

A nova edição da Flip, que homenageia Machado de Assis, pretende promover diálogos entre a literatura e outras áreas e contará com a presença de nomes consagrados da produção literária nacional e de outros países. Haverá 20 mesas de discussão ao longo do evento. Entre os escritores convidados está a portuguesa Inês Pedrosa, autora do recém-lançado romance "A eternidade e o desejo".

Para agradar os visitantes mais jovens, foi montada uma tenda só para crianças e adolescentes, a Flipinha. Encenações teatrais, recitais, pinturas, exposições e muito mais poderá ser visto na programação do espaço cultural.

Se você está pensando em visitar Parati aproveite e veja toda a programação aqui

Conheça Paraty

Situada numa baía fechada e protegida do mar aberto por diversas ilhas, pontas e penínsulas, Paraty é uma deslumbrante cidade colonial, construída à beira-mar, que possui mais de 40 belas praias de águas tranqüilas. Com um litoral de aproximadamente 180 km, oferece diversas opções de lazer, entre as quais se destacam os pontos de mergulho e os passeios de barco. Em meio a 55 ilhas e muitas lajes, é possível admirar uma rica fauna marinha.

Tombado como patrimônio nacional, o Centro Histórico de Paraty, considerado pela UNESCO o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do país.

Paraty, hoje, é internacionalmente conhecida pelas belezas naturais, pelo rico acervo histórico cultural e pela variedade de opções de passeios que oferece aos que a visitam. Desde os anos 70, com a abertura da Rio-Santos, a cidade foi escolhida por intelectuais e artistas em busca de sossego.
Leia +...

Sistema Solar parece um ovo cozido

Comments
 

Sondas espaciais lançadas há mais de 30 anos continuam a enviar informações científicas para a Terra


Nasa - A zona de choque da heliosfera, em azul, com a posição da Voyager 2 marcada pela imagem da sonda.


SÃO PAULO - O Sistema Solar tem o formato de um ovo cozido, com a casa achatada na extremidade mais larga, mostram dados enviados à Terra pelas duas sondas Voyager, lançadas pela Nasa há mais de 30 anos e que atualmente se encontram nos limites norte e sul da heliosfera, como é chamada a região do espaço onde predominam as partículas emitidas pelo Sol, o vento solar. Para além dessa região, prepondera material gerado por outras estrelas da galáxia.

A Voyager 1 detectou a fronteira onde o vento solar colide com o vento interestelar - o chamado "choque de terminação" - em dezembro de 2004, a uma distância de 14 bilhões de quilômetros do Sol, ou cerca de 100 vezes o raio da órbita da Terra. A Voyager 2, por sua vez, viajando para o sul do plano da órbita dos planetas, encontrou o choque no final de agosto de 2007, a 12 bilhões de quilômetros do Sol, ou 90 vezes a distância entre a estrela e a Terra.


"O Sistema Solar é mais como um ovo, com o lado mais arredondado apontando para o vento interestelar que sopra para o Sol. Mas acabamos de descobrir que essa forma de ovo é amassada para dentro no sul, em comparação com o norte, então talvez seja melhor falar em um ovo cozido depois de esmagarmos um dos lados", explica John Richardson, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), autor de um dos seis artigos, publicados na edição desta semana da revista Nature, com análises dos dados levantados pela chegada da Voyager 2 à zona de choque.

A Voyager 2 chegou ao choque de terminação com mais instrumentos funcionais do que sua irmã, gerando mais dados sobre o que acontece na região onde o vento solar colide com o vento que sopra das demais estrelas. Ela também cruzou o limite várias vezes ao longo de um mesmo dia, o que indica que a região do choque é dinâmica, avançando e recuando como o mar na praia.

Uma das causas dessa oscilação, dizem os cientistas, é a mudança na pressão do vento solar. "Às vezes ocorrem tempestades no Sol que têm um vento muito rápido e denso", diz Richardson. "Quando esse vento forte, de alta pressão, atinge o meio interestelar, ele empurra esse meio para fora. Quando a pressão volta ao normal, o meio interestelar empurra de volta". Também existe um ciclo de 11 anos na atividade solar, diz o cientista, que faz com que a heliosfera "respire", expandindo-se e contraindo-se.

Os pesquisadores acreditam que a deformação da heliosfera é causada por uma deformação no campo magnético que permeia o espaço nos arredores do Sistema Solar. Como muitas das partículas do vento solar e do vento interestelar têm carga elétrica, elas acabam sendo influenciadas por esse campo.

"Quando a galáxia nasceu, o campo magnético deveria ser relativamente uniforme", diz Richardson. "Mas neste momento o Sol está numa bolha criada por explosões de supernovas ocorridas há centenas de milhões de anos, e que sem dúvida afetaram o campo local".


Se quiser saber mais veja aqui
Leia +...
quarta-feira, julho 2

A VIDA E SUAS MUDANÇAS...

Comments
 
A primeira grande mudança da nossa vida ocorre ao nascermos, depois desse acontecimento vamos ao longo da vida passando de pequenos seres totalmente indefesos que : não comem sem ajuda, não andam , não falam, para seres capazes de cuidar de si mesmo.

Ao longo da vida mudanças acontecem trocamos quase tudo pele, cabelo, dentes, escola, namorado, marido, profissão,trabalho, cidade, casa, amigos.....

Vocês já pararam para pensar que as grandes mudanças que ocorrem nas nossas vidas, são efeitos de ações muitas vezes corriqueiras e que nos passam despercebidas. Quantas pessoas resolveram ter uma determinada profissão por causa de algum evento que presenciaram? O médico porque viu alguém de sua família ou algum amigo morrer e se sentiu impotente diante do fato, a pessoa que resolveu ser advogado porque viu alguém sofrer uma injustiça? E o amor da sua vida que você só conheceu, porque sentiu uma vontade irresistível de tomar um sorvete? Na grande maioria das vezes nem nos damos conta desses eventos.

As mudanças nem sempre são boas, as vezes um pequeno fato inesperado, muda a sua vida de uma forma, que nem você entende como isso aconteceu, eu já tive mudanças assim, mas também tive mudanças maravilhosas que encheram minha vida de alegria.

E que venham novas mudanças, pois elas é que forjam a pessoa que somos, não tenham medo de mudarem suas vidas, quando tiverem se sentindo inquietos, com a sensação de que algo está errado, mudem alguma coisa, não precisa ser o marido, o emprego, a cidade, lembrem-se que pequenas mudanças, muitas vezes fazem uma grande diferença na nossa vida.


Leia +...