terça-feira, setembro 30

Um livro que vale a pena ser lido...

Comments
 
Um dos mais belos livros que já li “As Boas Mulheres da China”, escrito pela radialista e jornalista chinesa, Xinran;

Xinran coletou inúmeros relatos sobre a vida da mulher chinesa contemporânea durante os oito anos em que comandou o programa da rádio de Pequim "Palavras na brisa noturna", entre 1989 e 1997 e no livro conta as histórias reais de mulheres de várias idades e condição social, vítimas da humilhação e do abandono: casamentos forçados, estupros, desilusões amorosas, miséria e preconceito.

Uma das histórias que mais me emocionou é a de Hongxue, uma menina estuprada pelo pai desde os 11 anos de idade e que arruinou deliberadamente sua saúde para se refugiar num hospital. Hongxue descobriu o afeto ao ser acariciada não por mãos humanas, mas pelas patas de uma mosca, o único toque gentil que recebeu na vida. Sua única felicidade foi quando soube que iria morrer e não retornaria jamais para a casa do pai.

Algumas histórias outras narradas no livro:

* Uma menina foi vendida em casamento para um velho e acorrentada, sem que os moradores do povoado ou as autoridades se dispusessem a interferir - isso porque existem ''36 virtudes, mas não ter herdeiros é um mal que nega todas elas'', e o velho estaria, portanto, no direito de assegurar sua continuidade. Mas, preocupada, uma pessoa da aldeia mandou uma carta anônima para Xinran, pois a menina estava para morrer por causa dos ferimentos causados pelas correntes. Ela implorava, no entanto, para que Xinran fosse discreta, pois se descobrissem quem havia denunciado, ela seria escorraçada da aldeia. Trecho do livro: ''A garota tinha só doze anos. Nós a tiramos do velho, que chorava e praguejava amargamente. (...) Não recebi nenhum elogio por salvar a menina, só críticas por 'deslocar soldados, causar agitação entre as pessoas' e desperdiçar o tempo e o dinheiro da emissora. Fiquei abalada com essas queixas. Havia uma garota em perigo e, ainda assim, ir em socorro dela foi visto como 'exaurir as pessoas e drenar o Tesouro'. Quanto valia, exatamente, a vida de uma mulher na China?'';

* Alijada da presença do filho, uma mãe passa-se por catadora de lixo só para vê-lo diariamente. Quando mais nova, o marido morreu prematuramente juntamente com um dos dois filhos e, após pensar em suicídio, criou o único filho que lhe restara. Este obtém sucesso, mas a mãe permanece fora de sua vida;

* Frustrado por não ter um filho, o pai de uma menina a criou como um menino e, depois de estuprada por um grupo de homens, passou definitivamente a abominar o contato com o sexo oposto e apaixonou-se por uma ativista homossexual que lhe ensinou sobre os prazeres da sexualidade;

* A filha de um general da facção de Chan-Kai-Chek, considerado traidor na época da Revolução, enlouquece. Os homens aproveitam-se dessa fraqueza e estupram a menina seguidamente até que a família a encontre em um estado de quase catatonia.

Perto da metade do livro, o leitor conhece quais são as três submissões e quatro virtudes das mulheres no pensamento masculino chinês: ''submissão ao pai, em seguida ao marido e, depois da morte deste, ao filho. As virtudes: fidelidade, encanto físico, decoro na fala e nos atos, e diligência no trabalho doméstico''.

E por fim, Xiram narra o motivo que a fez abandonar a China e se mudar para Londres: a Colina dos Gritos, uma comunidade onde as pessoas não têm casas e moram em cavernas, não há fogão ou panelas, a comida é escassa, não há roupas para as meninas, a maioria das mulheres têm útero caído e utiliza folhas no período menstrual causando-lhes feridas nas coxas.

O livro foi inspirado em perguntas que uma universitária lhe propôs quando se encontraram: ''Qual é a filosofia das mulheres? O que é a felicidade para uma mulher? E o que faz uma boa mulher?''

Um livro belíssimo, emocionante, informativo e que vale a pena ser lido.

Leia +...
sábado, setembro 27

"Inculta e Bela"

Comments
 
A expressão "Última flor do Lácio, inculta e bela" é o primeiro verso de um famoso poema de Olavo Bilac, poeta brasileiro que viveu no período de 1865 a 1918. Esse verso é usado para designar o nosso idioma: “a última flor” é a língua portuguesa, considerada a última das filhas do latim. O termo “inculta” fica por conta de todos aqueles que a maltratam (falando e escrevendo errado) e o “bela” porque, apesar dos pesares, ela continua assim o sendo.

Ultimamente ando irritada ao constatar como nossa pobre-rica língua portuguesa está sendo aviltada, tamanho os absurdo que leio e ouço por ai.

Como nossa gramática é complexa e cheia de regras, de verbos irregulares, todos nós somos passíveis de erros, mas ignorar as mais simples regras de ortografia, de concordância nominal e verbal, acredito ser um desrespeito ao leitor.

Também não gosto de quem se vale da utilização excessiva de metáforas, algumas descabidas, tornando a leitura do texto quase incompreensível.

Porém, o que mais me deixa perplexa é que tem pessoas que insistem em ignorar o bom português mas usam e abusam de palavras e expressões estrangeiras, em detrimento da nossa Língua-Pátria. Aliás, faz muito tempo que trocaram palavras simples do vocabulário pelo som alienígena e descabido havido nos termos estrangeiros (sobretudo o inglês) que prosperam sem nenhuma cerimônia.

Porque estou falando sobre isso? Bem, hoje resolvi fazer um giro por vários blogs e fiquei chocada com os absurdos que encontrei e a conclusão que cheguei é que, infelizmente, uma grande parcela da população virtual desconhece inteiramente a nossa gramática. Isso é lastimável!

Então que tal ao escrever, em caso de dúvida, usar o corretor ortográfico, o dicionário e a boa e velha gramática? O leitor agradece!


Língua portuguesa
Olavo Bilac

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o tom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!


(poema extraído do livro "Poesias", Livraria Francisco Alves - Rio de Janeiro, 1964, pág. 262.)
Leia +...
quarta-feira, setembro 24

Primavera...

Comments
 
Enfim, é chegada a primavera com suas cores e flores, com seus aromas, com sua trilha sonora cantada pelos passarinhos...

E, para homenagear esta que, para muitos, é a mais bela e feliz estação do ano, escolhi um texto escrito por Cecília Meireles - "Primavera" e espero que apreciem a leitura.
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododentros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.
Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.
Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade.
Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

(Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.)

Que sejam felizes os seus dias de primavera!

Leia +...
segunda-feira, setembro 22

Oração de uma moça "encalhada"...

Comments
 

Para começar a semana com um pouco de humor, a oração encontrada no altar da igreja matriz de uma cidade do interior de Minas, deixada, provavelmente, por uma moça com muita vontade de se casar...

São Baltazar - eu quero me casar;
São Benedito - com um cara bonito;
São Clemente - que seja decente;
São Luiz - que me faça feliz;
São Manoel - que seja fiel;
São Thiago - que não seja veado;
São Irineu - que ele seja só meu;
São Virtuoso - que ele seja gostoso;
São Raimundo - que não seja vagabundo;
São Benjamim - que ele goste de mim;
São Vicente - que ele seja quente;
Santa Guiomar - que ele saiba me amar;
São Pedro - que ele me ame sem medo;
São Gabriel - que ele seja doce como mel;
São Malaquias - que ele me queira todos os dias;
Santo Agostinho - que ele faça direitinho;
São José - que ele esteja "sempre de pé",
São Sebastião, São Nicolau - que seja bem grande o seu ...
coração!

Exigindo tantos predicados, com certeza a tal moça vai continuar encalhada.

Uma ótima semana para todos!
Leia +...
sexta-feira, setembro 19

Uma casa no campo...

Comments
 
♪Eu quero uma casa no campo / onde eu possa ficar no tamanho da paz/ e tenha somente a certeza/ dos limites do corpo e nada mais♪

Foi-se o tempo em que áreas rurais eram somente destinadas a agricultura ou pecuária. Com os anos, as cidades cresceram e as fazendas, que ficavam no campo, chegaram muito perto do asfalto. Resultado: plantações, pastagens ou mesmo extensas áreas verdes passaram a ser o foco de grandes empresas imobiliárias. E assim, tem se formado várias parcerias entre proprietários das terras, que cedem seus terrenos, e essas empresas, que cuidam da construção e comercialização das casas de campo.

A motivação dos, até então, fazendeiros é puramente financeira: troca-se hectares por metros quadrados. E o segundo vale muito mais que o primeiro, por mais que a atividade agrícola esteja atualmente no auge. Com o forte crescimento econômico no interior do País, a melhora da renda e o aquecimento do mercado imobiliário, o asfalto tem chegado ao campo numa velocidade alucinante, estimulando ainda mais empresas do segmento a investir neste valioso nicho.

A margem de lucro de qualquer atividade agrícola, na maioria das vezes, ainda é menor se comparada ao retorno dos empreendimentos imobiliários. Assim, muitos fazendeiros estão optando por essa nova modalidade de ganhar dinheiro.

É a cidade invadindo o campo....

Quem não quer possuir ”uma casa no campo, onde possa plantar seus livros, seus discos, seus amigos e nada mais.”?

Porém, me pergunto:

- se hoje plantam casas onde deveriam plantar alimentos, o que comeremos no futuro?

Paredes? Pisos? Livros, discos? Ou os amigos?

*********

A Lugirão não vai poder atualizar o Voz Ativa por esses próximos dias e me pediu que o fizesse por ela. Embora meu estilo seja outro, já que escrevo sobre meus sonhos, delírios e devaneios, em prosa e verso, não poderia negar-lhe este favor e portanto, aqui estou, tentando não desapontá-la.

Em meu nome e em nome da Lugirão, desejo um lindo fim de semana para todos!

Leia +...
terça-feira, setembro 16

Agradecimentos...

Comments
 
Recebi esses selos do Maninho Express, fiquei muito feliz com a indicação, obrigado por lembrar de mim.















Repasso para:
Matutando
Ressaca di Homi
Adão Braga
Mais Atitudes
O Canto da Sol
Só pensando
Sopros de Lis
Opinião Consciente


Recebi também o prêmio Dardos do Rúbio e da Beth Cruz a quem agradeço a gentileza.

O Prêmio Dardos é dado aos blogueiros em reconhecimento ao seu trabalho. Reconhecendo o esforço de informar , entreter, sendo ético e repeitando valores, por ser um formador de opinião.

O "Prêmio Dardos" tem certas regras:

1. Aceitar exibir a distinta imagem.
2. Linkar o blog do qual recebeu o prêmio.
3. Escolher quinze (15) blogs para entregar o "Prêmio Dardos"



Repasso para:

Ressaca di Homi
Sopros de Lis
Fisicapaidegua
Apoio Fraterno
Blog do Catarino
Simples Coisas da Vida
Adão Braga
Toques de Prazer
O estrondo
Só pensando
Ex Corde
Blog doThe Best
Blog do Roddolfo
Débora Martins
Techlive.org


Recebi da Monika Baumann o meme Link Worldwide - Um amor de meme , a quem agradeço pela lembrança, não vou repassar por já ter feito isso em outra ocasião.

A todos os que me passaram esses mimos agradeço de coração.

A todos os que repassei, sintam-se a vontade para receber ou não.
Leia +...
segunda-feira, setembro 15

Blogs da Semana 7

Comments
 
Leia +...

Mudanças...

1 Comentário
 

A primeira grande mudança da nossa vida acontece quando depois de passar 9 meses, num lugar quentinho e gostoso, somos expulsos de maneira traumática. Depois disso uma sucessão de mudanças ocorrem sem que possamos fazer nada para impedir que isso aconteça, passamos da infância para a adolescência com todos os conflitos que essa idade nos impõe, e daí para a idade adulta e todas as cobranças comuns nessa época, principalmente no que se refere a que rumo vamos dar a nossa vida.

Depois que escolhemos que profissão seguir, passarmos no vestibular e entrar na faculdade. Muitas vezes vemos que não é o que queríamos, e lá vamos mudar de curso.

Ao longo da nossa vida muitas mudanças ocorrem, mudar de casa, cidade, algumas pessoas até de país, mudar o namorado, marido, trabalho, estilo de vida, ufa!!...já pensaram quantas mudanças ocorreram na sua vida e você sequer se apercebeu? Sabe aquela mudança de emprego que fez com que você conhecesse aquela pessoa que seria o seu companheiro e pai dos seus filhos?

As vezes um simples ato muda toda a nossa vida, e na maioria das vezes nem nos damos conta disso.

Por isso não tenha medo de mudar, pois as mudanças são fundamentais na vida, algumas melhoram a sua vida, outras nem tanto, mas de um jeito ou de outro sempre são benéficas, nem que seja para tirar você do marasmo.

Esse post é dedicado a todos aqueles que não tem medo de dar uma guinada na sua vida!

Uma semana produtiva e cheia de mudanças, nem que seja de atitude para encarar a vida.
Leia +...
sexta-feira, setembro 12

Fortaleza e Natal entram em guerra simulada

Comments
 

A simulação ocorrerá durante exercícios militares conjuntos em que 1.500 homens instalados na Base Aérea de Natal (RN) irão combater as “tropas inimigas”, sediadas na Base Aérea de Fortaleza (CE). Mais de 100 aviões nacionais e estrangeiros vão participar da operação, sendo que as unidades de transporte ficarão estacionadas na Base Aérea de Recife (PE).

Problemas fronteiriços e interesses econômicos ligados a uma região rica em recursos naturais como o petróleo motivarão militares brasileiros, argentinos, chilenos, franceses, uruguaios e venezuelanos a fazer uma simulação de conflito e se enfrentar entre os dias 1º e 14 de novembro, período em que a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará a 4ª Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex-4).

Segundo a assessoria da FAB, além de servir para aprimorar as habilidades de planejamento de operações conjuntas, a 4ª Cruzex permite que as forças aéreas dos países participantes testem seus equipamentos de combate e troquem informações.

A primeira edição da Cruzex aconteceu em Canoas (RS) em 2002 e envolveu cerca de 50 aviões da Argentina, Brasil, Chile e França. Em 2004, a segunda operação simulada foi realizada em Natal (RN). O número de aviões dobrou e, em vez de chilenos, contou com a participação de militares venezuelanos. Peru, Uruguai e África do Sul participaram como observadores.

veja reportagem completa aqui


Um bom fim de semana a todos.



Leia +...
quinta-feira, setembro 11

Notícias Paraolímpicas

Comments
 

Daniel Dias conquista sua quarta medalha de ouro em Pequim, 200 metros medley SM5 com recorde mundial, já é a 5ª medalha dele, antes disso ele já tinha ganho 50 metros costas (com 35s28), 100 metros livre (com 1min11s05, recorde mundial) e 200 metros livre (com 2min32s32, recorde mundial), além de ganhar uma prata nos 50 metros borboleta.

Além de Daniel Dias, André Brasil ganhou duas medalhas de ouro e uma prata com Phelipe Rodrigues.

Na categoria Skiff duplo misto TA, Elton Santana e Josiane Lima terminaram em terceiro lugar.

Odair Santos conquista o bronze nos 800metros, ele também ganhou o bronze nos 5000 metros (T12.)



O Brasil já ganhou 24 medalhas, sendo 9 de ouro, 7 de prata e 8 de bronze. No momento está em 7º lugar.

pesquisei estadãoe globo.com
Leia +...
quarta-feira, setembro 10

Acelerador de particulas- Maior máquina construída pelo homem

Comments
 


O LHC (Grande Colisor de Hádrons) vai acelerar prótons (partículas contidas no núcleo de átomos) a altíssimas velocidades e fazê-los colidir entre si. Essas colisões produzem diversos outros tipos de partículas, permitindo aos físicos investigar o que compõe a matéria e a energia no nível mais elementar.

Dois feixes de prótons percorrerão um túnel circular de 27 km. Um seguirá no sentido horário,
outro no anti-horário. Os dois raios têm espessura de um sétimo de um fio de cabelo, mas a energia total de cada um é comparável à de um trem de 400 toneladas viajando a 150 km/h.

Os ímãs que darão impulso aos prótons no túnel do LHC funcionam resfriados por hélio líquido a -271,3ºC --mais frio do que no espaço sideral.

Cada próton no LHC dará 11.245 voltas no detector a cada segundo, viajando a 99,9999991% da velocidade da luz. Um feixe de prótons pode viajar durante dez horas no detector, cobrindo mais do que a distância de ida e volta a Netuno.

O Modelo Padrão, a teoria que trata do mundo microscópico, é o que está em jogo. Ela divide as partículas elementares em "férmions" (constituintes da matéria) e "bósons" (partículas das forças de interação). Os férmions, por sua vez, se dividem em "quarks" (partículas pesadas como as que ficam no núcleo dos átomos) e léptons (partículas mais leves, como o elétron). O bóson mais conhecido é o fóton (a partícula da luz e do eletromagnetismo), que não tem peso. Não existe teoria comprovada para explicar por que as massas são diferentes. Uma partícula hipotética, o bóson de Higgs, pode ser a solução.

Para ver a reportagem na íntegra Folha Online





imagensaqui
Leia +...
terça-feira, setembro 9

Worldwild Amor! Meme

Comments
 
Recebi o meme Link Worldwide Amor! do Blog do Maninho Express. O meme é uma corrente e você só precisa copiar de "start copying here até end copying here" e adicionar o seu nome com o link de seu blog no final da lista e o país de onde você é. O objetivo é fazer amigos mundo afora.

O objetivo do meme é fazer amigos mundo afora, como isso acontece? Quando alguém publica o meme adiciona o seu nome, e para publicar visita a todos para pegar o endereço eletronico gerando acessos e se gosta do conteúdo, volta. Não sei se funciona, mas essa é a idéia.

~~~ start copying here ~ (começar a copiar aqui)

Participe do Link Worldwide Amor!
Benefícios do Link Worldwide Amor!

1. Fazer novos amigos ao redor do mundo.
2. Sinta o Link Love.
3. Conquistar novos leitores e assinantes.
Regras:


1. Cópia de começar a copiar aqui ~ ~ ~ ao final copiando aqui ~ e cole-o em seu blog.
*
2. No final da lista, colocar o seu nome e o do seu país, não importa qual é a sua nacionalidade basta colocar o país onde você está publicando o seu blog. Não se esqueça de colocar links em seu nome.
*
3. Se u tem muitos blogs, você pode ligar todos do mesmo, apenas tenha certeza que você publicar o mesmo em cada um blog.
*
4. Tag oito (8) ou mais do seu blog amigos.
*
5. Dica para os usuários blogs: verifique se você copiar e colar o código no modo


Link Worldwide amor! Participantes:


1. Julia (Philippines)
2. Catherine (Malaysia)
3. shimumsy(u.s.a)
4. Mitch (Philippines)
5. Hailey (Philippines)
6. Sexymom (USA)
7. Liza (Philippines)
8. Sasha (Philippines)
9. Tere (Philippines)
10. Simply The Best
11. The World Wide Web Addict
12. My DailyNourishment
13. My Euro Travel and Adventure
14. Euroangel Graffiti (Germany)
15.. A Simple Life (Philippines)
16. MAX (Portugal)
17. Cidão (Brasil)
18. Jaqueline Amorim (Brasil)
19.Luma Rosa (Brasil)
20. Renatinha! (Brasil)
21. Maninho (Brasil)
22 Lugirão (Brasil)

~ end copying here ~ (cópia final aqui)

Repasso o meme para :

Curiosando-(Rodrigo Piva)
Blog do Catarino
Sopros de Lis- Lis
Mais Atitudes - Iara
Mariquinha Maricota - Glória
Matutando - Mineira
Leia +...
domingo, setembro 7

Blogs da Semana 6, Selo ...

Comments
 
Hoje é dia de Lista de blogs e também vou oferecer um novo serviço: na coluna a esquerda vou colocar notícias de coisas interessantes que vejo por ai e vou à partir de agora compartilhar com meus leitores, e de quebra divulgar boas matérias. Embora num estilo e conteúdo diferente isto já é feito pelo blog Nó Cego e Bengala de Cego.

Lista de blogs:
Simples Coisas da Vida
Blog do Rúbio
X com Tudo Dentro
Adão Braga
Coisas de Maria
Toca do Calango
MEGA ALEXANDRIA - ebooks
Devaneios de uma Mente Conturbada
Mais prosa do que verso

Recebi da Monika Baumann do Toques de Prazer este selo, agradeço pela indicação e gentileza.



Repasso para: Sopros de Lis - Mais Atitudes - Só Pensando - Pensamentos, Devaneios e Fotos
Leia +...

Aniversário Lis

Comments
 




Hoje é o aniversário da Lis Sopros de Lis, nos conhecemos há pouco mais de um ano, e desde então iniciamos uma amizade bacana que ultrapassou o virtual.

Lis é apaixonada por poesia, é fã declarada da Clarice Lispector, de onde tirou o seu nick(Lis), adora fotografar, isso se vê no seu blog, ama viajar, gosta de um bom papo com os amigos regado com um bom vinho, afinal ela mora numa cidade que faz frio de verdade, mas a sua paixão maior são os seus alunos, ela é professora e ajuda a formar profissionais, mais; não posso falar sem sua autorização, aprendi a admirar essa jovem, politizada, inteligente,personalidade forte, e principalmente muito bom caráter, que é o que uma pessoa pode ter de melhor.

"Amiga,te desejo que esse seja realmente o melhor de todos"



Uma semana produtiva a todos.
Leia +...

Fofão se despede da seleçao brasileira de voley

Comments
 


Depois de 5 Olimpíadas, 3 medalhas Olímpicas, além do ouro de Pequim conseguiu duas medalhas de bronze nos Jogos de Atlanta (1996) e em Sydney (2000), aos 38 anos Hélia de Souza, se despede da seleção brasileira.

Hélia Rogério de Souza Pinto, nasceu dia 10 de março de 1970 em São Paulo,

O jogo de despedida foi com a República Dominicana, que por sinal tem um técnico brasileiro no comando (Marcos Kwiek) , o jogo aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, o Brasil ganhou de 3x0, parciais de 25-21, 25-17 e 25-18. Esse foi o jogo de número 340, da jogadora defendendo a seleção brasileira.

Ao final do jogo o técnico José Roberto Guimarães muito emocionado abraçou a jogadora.A levantadora também chorou e foi atirada para cima pelas companheiras, que gritavam 'Fica, Fofão!'.

"Agradeço a Deus por ter me dado saúde para chegar a esse momento", declarou a jogadora, aos prantos, em entrevista à TV Globo. "Eu vou sentir muita saudade, mas valeu. Poder, depois de tantos anos, jogar pela última vez no Brasil, em frente à torcida... Isso vai marcar pelo resto da minha vida".

Além de Fofão, Walewska também está deixando a seleção brasileira.

Leia +...
sábado, setembro 6

Abertura Paraolimpíadas de Pequim

Comments
 


Depois de duas semanas do término dos jogos Olímpicos o ninho do pássaro é palco da abertura das 13ª Paraolimpíadas.



A cerimônia de abertura deu início a 11 dias de competições em 20 modalidades, com níveis de dificuldade que variam de acordo com a deficiência de cada competidor. O Brasil será representado por 188 atletas que disputarão 17 modalidades , o Brasil só não terá representantes em 3 modalidades. E o objetivo é superar seu desempenho em Atenas, quando conquistou sete medalhas de ouro, 12 de prata e 14 de bronze, ficando com a 14.ª colocação.

A cerimônia começou às 9h de Brasília (20h no horário local). Os fogos de artifício para marcar a contagem regressiva e a multidão cantando o hino chinês. Logo em seguida, entraram atores com roupas coloridas de plástico. Os simpáticos “bonecos” fizeram uma coreografia animada para empolgar o público e, em seguida, formaram um imenso arco-íris no estádio.Logo depois entraram as delegações.



Em seguida, bailarino representando um pássaro de fogo desceu dos céus para “acordar” o cantor cego Cai Yuzhu e mostrar a importância de perseguir os sonhos mesmo após as adversidades. O artista emocionou o público e fez surgirem estrelas: 300 estudantes surdas, que encantaram com sua delicadeza em uma dança de signos.

A dança continuou a se fazer presente com a apresentação de uma pequena bailarina cadeirante, que emocionou ao som do Bolero de Ravel. Ao redor da menina, que perdeu a perna esquerda no terremoto que arrasou a província de Sichuan, em maio, outras bailarinas dançavam sentadas, com sapatilhas nas mãos, em uma sincronia entre beleza e superação.

Em uma exaltação à vida, a natureza não poderia deixar de brilhar. Ao som de um pianista cego, flores e animais apareceram no Ninho do Pássaro, abrindo caminho para a vaquinha Fu Niu lele, escolhida por ser uma figura representativa na cultura chinesa, símbolo de tenacidade.

Em seguida, um "mar" de pássaros, formado por 750 artistas, abriu caminho para os discursos de Liu Qi, presidente do Bocog, Philip Craven, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), e do presidente chinês, Hu Jintao, que declarou a abertura oficial da competição.

A tocha foi carregada por atletas chineses com diferentes deficiências, tendo como ápice o esforço do sexto carregador e último carregador da tocha, o medalhista de ouro Hou Bin, que, mesmo auxiliado por um dispositivo eletrônico, ergueu-se, através de uma corda, até o cume do Ninho de Pássaro, acendendo a pira olímpica que, a partir de hoje, representa o espírito paraolímpico.

COMPETIÇÕES
As primeiras disputas, já com distribuição de medalhas, começam no domingo: basquete, bocha, ciclismo (pista), futebol de cinco, goalball, hipismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro e vôlei

pesquisa e imagens aqui e aqui
Leia +...
sexta-feira, setembro 5

Filme : Bezerra de menezes - O Diário de um Espírito

Comments
 

'Bezerra de Menezes' supera 'Os Desafinados' no cinema
O filme bateu, no primeiro fim de semana, filmes que tiveram mais destaque na imprensa, como Os Desafinados.

Glauber Filho anda rindo à toa. O professor do curso de comunicação na Universidade Federal do Ceará é um dos co-diretores (com Joe Pimentel) do filme Bezerra de Menezes, que estreou na semana passada sem muita mídia. O filme bateu, no primeiro fim de semana, filmes que tiveram mais destaque na imprensa, como A Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins, e Os Desafinados, de Walter Lima Jr. Com 1.200 espectadores por cópia, fez 50 mil espectadores de sexta a domingo. Manteve alta média durante a semana e a conseqüência é que as 44 salas que exibiam Bezerra viram 52, incluindo, a partir de hoje, o Shopping Eldorado, em São Paulo.

“Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito” é uma produção da Trio Filmes, com realização da ONG Estação da Luz, e teve orçamento de R$ 2 milhões, contando com a participação de atores de renome nacional, como Carlos Vereza, que faz o papel principal do médico cearense Bezerra de Menezes, Lúcio Mauro, Caio Blat, Paulo Goulart Filho e Ana Rosa, além de um casting de atores cearenses. O filme teve locações em dois Estados. No Ceará, as locações foram em Fortaleza e nos municípios de Guaramiranga, Pacoti, Aratuba, Icó e Maranguape. A equipe de atores e da produção também fez gravações em Recife (PE).

Um bom fim de semana a todos.

Video do filme:



pesquisa e imagem, se você quiser saber mais, veja: aqui e aqui
Leia +...
quinta-feira, setembro 4

Cenas do Cotidiano : Filas

Comments
 

Vocês já perceberam que existe filas para tudo? Desde a compra de um simples pãozinho na padaria a abastecer o carro, para tudo se enfrenta fila.

Todos já repararam nisso, o que fico pensando é aonde vamos parar, moro numa cidade que tem em torno de dois milhões e meio de habitantes, é muita gente, todas as vezes que vou no supermercado é um estresse fila para o pão , no açougue e a fila do caixa então.... já fui em horários e dias diferentes e com pouquíssimas exceções, estava um inferninho, muitas pessoas levam crianças que fazem a maior bagunça, tá certo eu sei que tem pessoas que não tem opção, mas tem outras que não precisam e levam e definitivamente supermercado não é o melhor lugar indicado para crianças, sem contar que você vai gastar muito mais, mas o pior são aquelas pessoas que insistem em achar que o supermercado é só delas e para elas, e largam o carrinho de qualquer jeito e em qualquer lugar, atrapalhando a vida de quem quer e precisa se locomover, isso me tira do sério, dá vontade de soltar os cachorros.

Agora não tem coisa pior do que quem fura fila, tem gente que fura a fila na maior cara de pau, e em filas tipo de ônibus, os homens são mestres em fazer isso, geralmente entram na frente de uma mulher se valendo do fato de terem maior força física, quem usa transporte coletivo sabe do que estou falando.

Uma coisa que tenho observado é a intolerância de muitas pessoas ao fato de que os idosos tem prioridade no atendimento, já vi gente pedindo carteira de identidade para checar a idade, já vi até discussão porque o camarada estava na fila há um tempão e na vez dele chegou um idoso, um de muitos, e o mesmo fez a maior confusão e disse que não entraria mais nenhum velho na frente dele, que já bastava os que tinham entrado , o homem estava possesso.

Mas também já vi gente se valendo do fato de ter um idoso na família para não pegar fila, leva o idoso consigo e na hora da fila o coloca e fica esperando, concordo que o idoso tenha prioridade, mas acho que nesses casos ele deveria ser barrado, só que é um assunto delicado.

Nos próximos 15/20 anos a população de idosos no Brasil, vai aumentar consideravelmente, ai só quero saber como é que vai ser, vamos ter que rever as filas, pois a população de idosos será muito grande, acho que as filas vão ser classificadas por faixa etária, tipo: acima de 65, menos de 30, será? Vamos aguardar para ver como vai ficar, mas enquanto isso não acontece, bom seria se as pessoas respeitassem as filas e os que tem direitos prefernciais como os idosos, gestantes, portadores de deficiências....
Leia +...
quarta-feira, setembro 3

Charge (Sinfrônio)

 


Sistema de comentários no post anterior.
Leia +...
terça-feira, setembro 2

Blogs da Semana - 5

Comments
 
Estou divulgando mais uma lista de blogs , espero que gostem.

Vou dar destaque a um blog: na minha busca por bons blogs cheguei a um que tinha a seguinte frase: O ser humano é maravilhoso: ainda ontem rabiscava garatujas nas paredes das cavernas; agora,... escreve poemas nas estrelas! , só isso já valeu o acesso, mas o conteúdo é excelente, bem escrito, as ilustrações são de muito bom gosto, recomendo: Gritos Verticais

Nova Mídia - Novo Marketing

Eu e Minhas Versões

Apoio Fraterno

Reporter Net

Movido a Vapor

Blog do Catarino

Templates Novo Blogger

Garotas de 20 e Poucos

Uma semana produtiva a todos.

Dia Branco - Geraldo Azevedo por Elba Ramalho
Leia +...