domingo, novembro 30

Citações, Pensamentos ,Poesias

Comments
 

Na minha adolescência adorava frases de efeito, citações, pensamentos, poesias, tinha um caderno cheinho deles, hoje encontrei o mesmo, resolvi então colocar algumas aqui:

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
Fernando Pessoa

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
Fernando Sabino

De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!
Fernando Sabino

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
Fernando Pessoa

Dever de Sonhar

Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.
Fernando Pessoa

Uma semana produtiva a todos


Michael Bublé - Feeling Good
Leia +...
quinta-feira, novembro 27

Aquecimento - Região Nordeste

Comments
 
Aquecimento global ‘expulsará’ 483 mil do Nordeste até 2050, diz estudo

Cientistas projetaram a futura economia, saúde e migração da região.
Investimentos atuais poderiam melhorar a qualidade de vida até lá.

A notícia não é boa para a região Nordeste do país nesses tempos de mudança climática. Segundo um novo estudo, até meio milhão de pessoas deixarão os estados nordestinos daqui até 2050. A migração deverá ser conseqüência de agricultura e pecuária cada vez menos viáveis, com o aumento das temperaturas. O que deverá afetar a economia e a saúde, primeiramente, da própria população local. E, em seguida, de todo o país.

Como moradora do nordeste, o que sinto é que a cada ano o calor aumenta, tem dias que é quase insuportável o calor, e não moro na cidade mais quente.

Tem cidades do interior que já estão sofrendo com a falta d'água, e como os investimentos não chegam a maioria das cidades, muitos se vêem obrigados a deixar suas cidades, terras, amigos, e tudo o que tem como referencia de vida.

Ontem mesmo tive oportunidade de falar com uma pessoa que vive uma situação desse tipo, que apesar de adorar sua cidade, está pensando seriamente em sair de lá, por não suportar mais ter que comprar água para tudo, e viver sempre preocupada se vai ter sequer água para beber.

Parece surreal para quem nunca viveu um drama parecido, mas a coisa é muito séria.

Para ler sobre esse assunto vá aqui

O vídeo que vou colocar hoje, é uma homenagem. Sempre que ouço falar em seca no nordeste, lembro de Luis Gonzaga,acho que ninguém cantou a vida do sertanejo melhor que ele, espero que apreciem.


Luiz Gonzaga - Asa Branca
Leia +...
terça-feira, novembro 25

Isso é que é ter sorte...

Comments
 

Tem gente que tem uma sorte danada, eu louca para passar uns dias longe de tudo e quase todos, mas, por diversos motivos, e a falta de grana é uma delas, não vou poder realizar o meu desejo. Porque estou falando isso? Leiam o texto a seguir que li aqui.

Colar de 2 mil anos achado por amador é avaliado em R$ 1,2 milhões de dólares


Uma gargantilha de ouro de cerca de 2 mil anos avaliada em 350 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 milhão) e encontrada por um amador está sendo considerada um dos mais importantes achados do tipo em 50 anos na Grã-Bretanha.

A jóia foi encontrada por Maurice Richardson, que tem como hobby a procura de metais preciosos usando um detetor de metal. Ele encontrou a gargantilha quando buscava pedaços de um avião da Segunda Guerra Mundial nos campos perto de Newark, no condado de Nottinghamshire, Inglaterra, em 2005.

"É uma coisa fabulosa, o melhor achado da Idade do Ferro em 50 anos", disse J. D. Hill, chefe do departamento da Idade do Ferro do Museu Britânico ao jornal The Guardian.

A gargantilha de ouro e prata - chamada de Newark Torc - é a mais cara peça antiga encontrada por um integrante do público em mais de uma década.

Apesar de outras peças do tipo já terem sido encontradas na Grã-Bretanha antes, essa foi a primeira achada na região de Nottinghamshire, fazendo com que especialistas revejam a importância do local.

O documento divulgado pelo Museu Britânico afirma que houve um aumento no número de objetos antigos encontrados em 2007 - 749, comparados com 665 em 2006.

Acredita-se que isso se deve em parte ao Treasure Act, legislação que entrou em vigor em 1996 e que obriga o relato de descobertas de objetos de mais de 300 anos às autoridades locais, ao mesmo tempo em que compensa financeiramente os responsáveis pelos achados.

Quando a peça é comprada pelo Museu Britânico ou por um museu local, metade do dinheiro obtido vai para a pessoa que encontrou o objeto e a outra metade para o dono da propriedade onde a descoberta foi feita.

Outra explicação é a crescente popularidade do uso de detectores de metal na busca por "tesouros" antigos.

A gargantilha de ouro foi comprada por um museu local de Newark.



Vanessa da Mata e Ben Harper -- Boa sorte/Good Luck
Leia +...
domingo, novembro 23

Cansaço, Desejos...

Comments
 

Não sei se acontece com todas as pessoas, mas com a aproximação do fim do ano, vai dando uma canseira.

Isso tem refletido nos meus post, manter um blog atualizado e com um bom material, dá trabalho, até mesmo um blog de variedades como o meu em que cabe qualquer assunto, tenho que ler, pesquisar, e ando numa fase que nada me agrada, cansada mesmo, com vontade de sair em viagem, para ficar longe da modernidade, sem compromissos, só aproveitando os dias que costumam ser ensolarados por aqui.

Vontade de ficar na cama até mais tarde, na maior preguiça, sem horário para nada, fazer longas caminhadas, namorar,tomar banho de mar em noite de lua cheia, ouvir música, ler, bordar na varanda aquela toalha que há séculos tento terminar.

Quantas pessoas tem oportunidade de fazer isso? Confesso que era tudo o que eu queria nos dias atuais.

E vocês o que queriam fazer nesse fim de ano? Também estão cansados?

Nada como umas férias para se renovar e enfrentar mais um ano de muita labuta.

Uma semana produtiva à todos.


Ana Carolina - Nua - Outra Vez
Leia +...
quinta-feira, novembro 20

Quando Dezembro chegar...

Comments
 


Estamos nos aproximando do Natal .

Esse periodo é de muita correria, casa para decorar, e as intermináveis compras de Natal, sem contar os preparativos para a ceia de Natal , que é o ponto alto na maioria das familias.

Adoro enfeitar a casa, montar a árvore, guirlanda na porta, luzes que piscam, acrescentar um enfeite novo a árvore para trazer sorte.

A ceia de Natal costuma se realizar na casa da minha mãe, toda a familia reunida, é sempre muito bom.

Mas o ruim desse período e que está me fazendo escrever esse texto, é a chateação das compras, para mim não tem coisa pior que ter que comprar um monte de presentes, acho que sou diferente da grande maioria das pessoas, para começar detesto shopping Center, um lugar em que o piso é sempre liso, para que andemos devagar, não tem relógios, vocês já viram relógio em shopping? A única excessão são as lojas especializadas, por motivos óbvios. Tudo é planejado para que você entre e perca a noção do tempo e compre muito, gaste, o que tem e o que não tem também.

Se não for ao shopping que é refrigerado, você vai ao comércio local da cidade, numa cidade como a minha (quente), é o inferno na terra, gente demais, calor, barulho, criança gritando e chorando porque não conseguiu o que queria. Não sei vocês, mas eu sou péssima para comprar presentes, se for mulher compro um perfume conhecido, se for homem uma camisa pólo,pelo simples motivo de que se não gostarem passam adiante, se for criança , um brinquedo, agora se for adolescente, ai a porca torce o rabo, pois não compro, me faço de doida, muquirana, tô nem ai.

No Natal todos querem ficar bonitos, comprar roupa nova, confesso que nessas horas queria ser homem, tem coisa mais prática que roupa masculina? Ai vem mais tortura, experimentar roupa é para mim uma das mais torturantes tarefas que tenho que fazer, meu guarda-roupa está sempre reclamando, quando resolvo me torturar compro logo um monte, e esqueço, tudo básico, para não cair de moda, não sei quem inventou essa história que mulher tem que estar sempre de roupa nova, agora como toda mulher que se preza, não resisto a uma bolsa, esse é meu ponto fraco, talvez porque não precise experimentar, é só gostar e comprar, se tiver dinheiro para isso, claro.

Já tem quem fuja dessa loucura fazendo suas compras online, não é o meu caso, apesar de toda reclamação, me submeto.

Terminou o período das festas e você sobreviveu até ao porre de ano novo, ai chega a hora de fazer as trocas nas lojas, aquela blusa linda que ganhou, só que o manequim é menor, começa tudo de novo...

Ainda bem que só acontece uma vez por ano...
Leia +...
terça-feira, novembro 18

Encontro Marcado

Comments
 


"O homem, quando jovem, é só, apesar de suas múltiplas experiências. Ele pretende, nessa época, conformar a realidade com suas mãos, servindo-se dela, pois acredita que, ganhando o mundo, conseguirá ganhar a si próprio. Acontece, entretanto, que nascemos para o encontro com o outro, e não o seu domínio. Encontrá-lo é perdê-lo, é contemplá-lo em sua liberrérima existência, é respeitá-lo e amá-lo na sua total e gratuita inutilidade. O começo da sabedoria consiste em perceber que temos e teremos as mãos vazias, na medida em que tenhamos ganho ou pretendamos ganhar o mundo. Neste momento, a solidão nos atravessa como um dardo. É meio-dia em nossa vida, e a face do outro nos contempla como um enigma. Feliz daquele que, ao meio-dia, se percebe em plena treva, pobre e nu. Este é o preço do encontro, do possível encontro com o outro. A construção de tal possibilidade passa a ser, desde então, o trabalho do homem que merece seu nome."

(De uma carta de Hélio Pellegrino)


Alceu Valença - Solidão
Leia +...
segunda-feira, novembro 17

Vestibular - Agradecimentos

Comments
 


Começou neste domingo a temporada de vestibulares Brasil afora.

Quem tem filho nessa fase sabe o estresse que é, os candidatos passam o ano inteiro estudando e numa única prova o destino está selado, alguns cursos como medicina, são muito concorridos se tornando uma verdadeira loteria.

E para os pais é uma verdadeira tortura. Eu tenho um filho prestando o vestibular para medicina, se ele vai passar, não faço idéia, capacidade ele tem ,estudou bastante, mas só estudar nesse caso não é garantia de sucesso, tem uma série de fatores que contribuem para que o candidato seja bem sucedido: sorte, equilíbrio emocional entre outros.

Só me resta ficar na torcida para que ele seja bem sucedido, e aos pais que estão na mesma situação, um conselho: Muita calma nessa hora.

Recebi o prêmio Dardos novamente, já fui agraciada várias vezes, o que me deixa muito feliz. Me deram o selo: Rúbio , Clube do Algodão . Você faz o Brasil .

Então vamos lá as regras que o prêmio estabelece são as seguintes:
1. Aceitar, exibir a distinta imagem e cumprir as regras.
2. “Linkar” o blog do qual recebeu o prêmio.
3. Escolher 15 blogs para entregar o Prêmio.



Repasso para:
Neiva
Naty
Amarísio
Thania
Giba Net
Maria Tereza
Moura
Daniel
Kátia de Carli
Janaína
Monthiel
Pedro Sá
Pequenos Grandes Sentimentos
Escalafobético
Nina Victor

Também recebi o selo o mimo “kokoro-to-kokoro” = “De Coração para Coração”, do Rodrigo Piva a quem agradeço de coração.



Repasso para :
Você faz o Brasil
Porque Tão Sério
Regina Bolico

Uma semana produtiva a todos
Leia +...
sexta-feira, novembro 14

Poesia Matuta - Paisagem de Interior

Comments
 
Lendo sobre a bienal do livro, e literatura de cordel, me deparei com Jessier Quirino que faz o que aqui se chama de poesia matuta, e que faz muito sucesso por essas bandas, então para quem nunca ouviu falar, é uma chance de conhecer, e para os que já apreciam o estilo, espero que gostem.

"A poesia matuta já é um estilo consagrado da literatura brasileira. Nomes como Patativa do Assaré, Catulo da Paixão Cearense e Zé da Luz são conhecidos em todo o país como os principais representantes do gênero.

Paisagem de interior

Jessier Quirino


Matuto no mêi da pista
menino chorando nu
rolo de fumo e beiju
colchão de palha listrado
um par de bêbo agarrado
preto véio rezador
jumento jipe e trator
lençol voando estendido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.


Três moleque fedorento
morcegando um caminhão
chapéu de couro e gibão
bodega com surtimento
poeira no pé de vento
tabulêro de cocada
banguela dando risada
das prosa do cantador
buchuda sentindo dor
com o filho quase parido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.


Bêbo lascando a canela
escorregando na fruta
num batente, uma matuta
areando uma panela
cachorro numa cadela
se livrando das pedrada
ciscador corda e enxada
na mão do agricultor
no jardim, um beija-flor
num pé de planta florido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.


Mastruz e erva-cidreira
debaixo dum jatobá
menino querendo olhar
as calça da lavadeira
um chiado de porteira
um fole de oito baixo
pitomba boa no cacho
um canário cantador
caminhão de eleitor
com os voto tudo vendido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.


Um motorista cangueiro
um jipe chêi de batata
um balai de alpercata
porca gorda no chiqueiro
um camelô trambiqueiro
avelós e lagartixa
bode véio de barbicha
bisaco de caçador
um vaqueiro aboiador
bodegueiro adormecido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.


Meninas na cirandinha
um pula corda e um toca
varredeira na fofoca
uma saca de farinha
cacarejo de galinha
novena no mês de maio
vira-lata e papagaio
carroça de amolador
fachada de toda cor
um bruguelim desnutrido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.


Uma jumenta viçando
jumento correndo atrás
um candeeiro de gás
véi na cadeira bufando
radio de pilha tocando
um choriço, um manguzá
um galho de trapiá
carregado de fulô
fogareiro abanador
um matador destemido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.


Um soldador de panela
debaixo da gameleira
sovaqueira, balinheira
uma maleta amarela
rapariga na janela
casa de taipa e latada
nuvilha dando mijada
na calçada do doutor
toalha no aquarador
um terreiro bem varrido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.


Um forró de pé de serra
fogueira milho e balão
um tum-tum-tum de pilão
um cabritinho que berra
uma manteiga da terra
zoada no mêi da feira
facada na gafieira
matuto respeitador
padre, prefeito e doutor
os home mais entendido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.



Paisagem de Interior - Jessier Quirino


Jessier Quirino é paraibano de Campina Grande, arquiteto por profissão, poeta por vocação, vive atualmente em Itabaiana. É o autor dos livros "Paisagem de Interior", "A Miudinha", "O Chapéu Mau", "O Lobinho Vermelho" e "Agruras da Lata D'Água", além de cordéis, causos, musicas e outros escritos.

Um bom fim de semana a todos.
Leia +...
quinta-feira, novembro 13

VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Comments
 

foto: Zerosa Filho


Pegando carona na idéia da Lis, que falou sobre o mesmo tema só que em Porto Alegre. Vale a pena conferir o excelente post.

Em Fortaleza começa hoje a VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará e vai até o dia 21 de Novembro. São mais de 450 editoras presentes à Bienal do Ceará, que juntas levam ao evento cerca de 80 mil títulos.

O tema desse ano é “A Aventura Cultural da Mestiçagem", a bienal receberá 140 escritores de língua portuguesa e espanhola, entre outros convidados do campo editorial. Além deles, mais de 80 artistas do Ceará, de outros estados e do México. Também terá a apresentação de shows e espetáculos teatrais.

Diariamente haverá leituras em uma atividade chamada “Para Conhecer Poesia”, com a participação de autores do Brasil, Moçambique, Cuba, Equador, México, São Tomé e Príncipe, Espanha, República Dominicana, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, Porto Rico, Portugal e Nicarágua. Debates vão discutir questões relacionadas à América Latina, como a cultura de resistência, suplementos culturais e a contribuição das casas de cultura; assuntos do mercado editorial; literatura cearense; globalização e identidade cultural; entre outros temas ligados ao livro e à leitura.

O homenageado desta bienal será Chico Anysio.

A Bienal que acontece no Centro de Convenções do Ceará, tem sua entrada franca.

Pode ser uma boa dica para o feriado, principalmente para os amantes de uma boa leitura.

Toda a programação você encontra aqui
Leia +...
terça-feira, novembro 11

Perda Auditiva

Comments
 

Ontem, 11 de novembro foi o Dia da Audição.

Se você é do tipo que não sai de casa sem o seu MP3,Mp4... cuidado você pode estar prejudicando a sua audição, segundo os especialistas o volume que o ouvido humano suporta sem ser afetado é de 60 decibéis, volume acima disso prejudica a sua audição, se você passa 5 horas ou mais por semana, ouvindo o seu MP3, com o volume acima disso sua audição será comprometida, alertam otorrinos e fonoaudiológos.

E não importa o tipo de música,(rock, funk, blues) pois o que importa é a intensidade do volume,e a frequência. Segundo os especialistas o volume ideal para curtir as músicas é aquele em que a pessoa que está ao lado não consegue ouvir.

A Perda auditiva é irreversível.

Para saber mais clique aqui


Adriana Calcanhotto | Esquadros
Leia +...
segunda-feira, novembro 10

O Real e o Virtual

Comments
 


Recebi esse texto por email e resolvi colocar no blog, com a autorização do autor.

O Real e o Virtual

A cada dia; mais e mais lan houses, salas de Internet, e outros points do gênero, de aparente legitimidade, são livremente abertos em áreas residenciais e vizinhanças de escolas, aliciando mentes férteis, porém ainda sem rumo, para um mundo de ilusões. Em detrimento de magníficos projetos de vida arquitetados por pais bem intencionados e cônscios de suas responsabilidades para com o futuro daquelas vidas, esses falsos encantos vão esvaziando bancos escolares. Neste conflito, é comovente ver a luta desesperada de pais, que apesar de reconhecerem a sua impotência diante dessas tendências nocivas, não desanimam e argumentam em favor de um equilíbrio salutar entre o real e o virtual.

Num passado muito distante, sonhava-se voar e viajar a mundos distantes, no entanto, hoje o homem cruza os sete mares e curte o prazer da volta para casa, sem ter se deparado com sequer um monstro marinho. Voar, prazer antes só permitido aos pássaros, já foi ficção; na atualidade, o homem “anda nas nuvens” e pousa suavemente, fazendo do retorno à terra um prazer a mais. Quantas donas de casa sonharam um dia poder acender um fogo dentro de casa, sem lenha e sem fumaça, para cozer os alimentos; hoje temos fogões a gás, elétricos e de microondas. Como se pode depreender pela simples observação do quotidiano, as ferramentas à disposição do homem evoluíram a olhos vistos, porém ele próprio não mudou nada: continua o mesmo mortal, vulnerável, incompleto, e insatisfeito.

Embora saibamos que essa insatisfação sempre existirá, pois resulta do sonho, que move o ser humano, estamos certos de que esse sonho jamais se confundirá com a realidade, porque o primeiro é intangível e a realidade é material, fisiológica e cruel: só se vive uma vez. Na vida real não se consegue “upar”, como dizem os aficionados por jogos eletrônicos, nem ganhar vidas ou conquistar a imortalidade. De nada nos servirão todos os castelos conquistados ou monstros derrotados na virtualidade dos games. O homem não pode ser desconectado da realidade.

Assim, após não mais que três ou quatro horas de completa imersão neste mundo de lazer virtual, nós seremos derrotados pelo inimigo mais elementar da condição humana, o qual você poderia estar ajudando a combater: a fome, um dos fantasmas malthusianos que assolam a humanidade neste mundo real. Nesta hora, lembramos que por trás de tanta alienação há alguém dando suporte à vida. Então você clama pelo jantar, por um lanchinho, ou qualquer coisa que possa remuniciar o guerreiro e fazer um up grade na situação lastimável do seu corpo. Você perdeu! O virtual perdeu para o real de goleada!

Em termos de atividade virtual, parece um pouco de presunção afirmar que vivenciamos alguma coisa. A atividade virtual quer seja em computadores, games, palms, laptops, e-readers, ou qualquer outro dispositivo que permita comunicação e interatividade, jamais substituirá a tão prazerosa atividade real, como descer de rapel no meio de um paraíso ecológico, tomar banho de cachoeira num dia escaldante de verão ou passar a tarde num shopping, por exemplo. Aliás, para muitas mulheres, fazer compras talvez seja a mais prazerosa de todas as atividades. Bom, isso é outro assunto! Portanto, nada que se diga virtual poderá igualar-se ao prazer de viver; saborear uma pizza, tomar um refrigerante bem gelado, ver seu filho mergulhar numa piscina de bolinhas ou andar com ele no carrinho de autopista, enfim, sentir as emoções da sua vida, ao invés de ficar sonhando com outras vidas. A atividade virtual, contrapondo-se à realidade muitas vezes, é criada a partir dela, porém dela nos arrebata inadvertidamente em favor de devaneios.

MSN, Orkut, Blogs, Flogs, dentre tantas outras atrações da net, são ferramentas de última geração que, em princípio, estão aí para facilitar nossa vida. De nada nos adiantaria ficarmos horas diante de um computador, com todas essas ferramentas à mão se nossas vidas fossem um completo vazio. Que experiências de vida teríamos para contar? Talvez conseguíssemos produzir algum discurso como: blz? Aí, na moral? Fuuii!

A atividade off-line – vida - jamais se confundirá com a on-line - cibernética. Ambas caminharão juntas, pois, por mais que a tecnologia evolua, as atividades cibernéticas sempre dependerão de energia e de suporte técnico. Embora a cada dia menos, sempre haverá demanda por suporte humano à máquina. Luddismos à parte, humanos e máquinas coexistirão, cientes da eterna dependência um do outro e de suas respectivas relevâncias.

Infelizmente, num mundo globalizado, ou globalizando, com perspectivas de população de 9 bilhões para 2050, segundo dados da ONU, e com a crescente automação e virtualização da atividade produtiva, não haverá lugar para todos os nerds e hard core users da computação. “Meia dúzia” serão os escolhidos enquanto a grande maioria comporá a escória.

Viver mergulhado em games e net, achando que isso, por si só, é o futuro, é compartilhar do “Admirável Mundo Novo”, um hipotético mundo futurista, sem ética e sem valores morais, imaginado por Aldouls Huxley, onde impera a ditadura da tecnologia, mentes são controladas e manipuladas, e onde as pessoas experimentam uma felicidade artificialmente induzida por drogas.

Sua mente neste momento talvez esteja igual a este texto, permeado de idéias estrangeiras que tomaram de assalto a Língua Portuguesa. É um processo invasivo destruidor.

Dizer que viver “conectado” é viver o futuro e que “o futuro é agora”, como fazem muitos game addicts, é admitir que o futuro chegou e não fizemos absolutamente nada, que não saímos do lugar, enfim, não evoluímos. Assumir que o “futuro já começou” é atestar um estado de latência, de vida vegetativa. Caiamos na real! O futuro será sempre um porvir; nós o construiremos. E nessa empreitada, esperamos poder contar com você para combater os muitos monstros que ele nos reserva e conquistar os castelos necessários à sobrevivência da raça humana, tais como: moradia, emprego e alimentação. Pois o futuro pode esconder os piores monstros que o Apocalipse já descreveu, portanto, viver apenas na virtualidade é abrir mão de lutar; é literalmente jogar a toalha!

Muito embora existam centenas de mega-empresários, do ramo dos softwares ou dos silicon chips, travestidos de cordeiros e tentando alienar sua mente para que você pense ao contrário, a Informática e a Internet, assim como milhões de outras ferramentas foram criadas para facilitar a nossa lida e a conquista de um lugar à sombra. Não deixe que estas ferramentas sejam instrumentos de alienação, submissão ou escravidão tecnológica. Administre melhor o seu tempo. Suas horas de lazer e prazer foram conquistadas à custa de muita luta; muitos trabalhadores deram o sangue por elas. Não abra mão disso!

Antônio Ivan Rodrigues Barreto
Professor Tradutor Inglês/Português
Leia +...

Cenas do Cotidiano

Comments
 

Não costumo falar de politica e políticos, mas tem ações que precisam ser comentadas. Por várias vezes em meus comentários em blogs que falam de politica tenho dito que o que falta é vontade de fazer desse pais, cidades, um lugar melhor para se viver, que os candidatos eleitos esquecem o que prometem nas suas campanhas e mesmo assim muitos se reelegem, seja porque os cidadãos tem memória curta ou pela compra de votos, troca de favores...

Existem algumas gestões Brasil afora que são exemplares, prefeitos que conseguiram melhorar a vida dos cidadãos, ainda são poucos, mas em todas elas isso aconteceu porque o prefeito foi até os cidadãos e junto com eles fez o que era melhor para todos, muitas vezes essas ações não foram necessariamente de alto custo financeiro.

A sociedade precisa se envolver, participar ativamente, cobrar os seus direitos, pois a maioria já ouviu falar que os impostos que pagam é que financiam educação,saúde, saneamento... mas não tem noção da força que tem, e só com a mobilização da sociedade civil é que conseguiremos fazer desse pais um lugar melhor para viver.

O que me inspirou a falar sobre isso?

A prefeita da minha cidade é do PT e foi reeleita, não vou traçar um perfil da mesma e nem da sua gestão, também não estou fazendo propaganda do PT, nunca fui petista, não votei no Luis Inácio, mas o que não me impede de aplaudir ações que acho de relevância.

Pequenas ações muitas vezes trazem grandes benefícios a população, principalmente os menos favorecidos, nesse caso a ação que me chamou atenção é referente a lazer, afinal diversão é fundamental para ricos e pobres. A prefeita há algum tempo lançou uma espécie de promoção(tarifa social) nas passagens de ônibus: No último domingo de cada mês a passagem que custa R$1,60, passaria a custar R$1,00 e a meia passagem R$0,50, para que as pessoas saíssem de casa, com um custo menor. O resultado disso foi que famílias inteiras, que antes não saiam de casa, passaram a ir a praia, visitar os parentes, amigos...O sucesso foi tão grande que depois de algum tempo o que era apenas um domingo por mês, passou a ser todos os domingos.

E o que se vê aos domingos é uma movimentação que antes não existia, e aos que achavam que não daria certo, pois dependia de convênio da prefeitura com as empresas de ônibus, viram que é possível, tem quem reclame, mas o fato que essa atitude, embora populista favoreceu uma infinidade de pessoas, e tem quem ache que lazer não é importante, mas é comprovado que quem é feliz adoece menos, trabalha melhor, ganha quem sai de casa, com mais pessoas circulando, acabam comprando mais, e no final se formos fazer um balanço do que essa ação gerou, muita gente foi favorecida. Pessoalmente gostei. E vocês que me lêem o que acham ?

Uma semana produtiva a todos.
Leia +...
quinta-feira, novembro 6

O Centro do Tempo

Comments
 



Não gosto de colocar textos longos, pois a maioria das pessoas que visitam os blogs gostam de textos curtos, dinâmicos, há tempos queria partilhar esse texto, que acho muito interessante, espero que tenham tempo e disposição. Vale a pena.

Há um lugar em que o tempo fica parado. Pingos de chuva permanecem inertes no ar. Pêndulos de relógios estacionam no meio do seu ciclo. Cães empinam seus focinhos em uivos silenciosos. Pedestres estão congelados em ruas poeirentas, suas pernas erguidas como se amarradas por cordas. Os aromas de tâmaras, mangas, coentros, cominho estão suspensos no ar.

À medida que um viajante se aproxima deste lugar, vindo de qualquer parte, ele anda cada vez mais devagar. As batidas do coração ficam cada vez mais espaçadas, sua respiração arrefece, sua temperatura cai, seus pensamentos diminuem, até que ele atinge o centro morto e para. Pois este é o centro do tempo. A partir desse lugar, o tempo se distancia em círculos concêntricos, inerte no centro, lentamente ganhando velocidade a proporção que aumenta o diâmetro.

Quem faria uma peregrinação ao centro do tempo? Pais com seus filhos, e amantes.

E assim, no lugar onde o tempo fica parado, vêem-se pais agarrados a seus filhos, em um abraço petrificado que nunca se desfará. A linda filhinha de olhos azuis e cabelos loiros nunca parará de sorrir o sorriso que está sorrindo agora, nunca perderá esse brilho róseo de suas bochechas, nunca ficará enrugada nem cansada, nunca se ferirá, nunca desaprenderá o que seus pais lhe ensinaram, nunca pensará pensamentos que seus pais desconheçam, nunca tomará contato com o mal, nunca dirá a seus pais que não os ama, nunca deixará seu quarto com vista para o mar, nunca deixará de tocar seus pais como está tocando agora.

E, no lugar onde o tempo fica parado vêem-se amantes se beijando nas sombras dos prédios, em um abraço petrificado que nunca se desfará. O amado nunca tirará os braços de onde estão agora, nunca devolverá o bracelete de memórias, nunca viajará para longe da pessoa amada, nunca se sacrificará expondo-se a perigos, nunca deixará de mostrar seu amor, nunca sentirá ciúme, nunca se apaixonará por outra pessoa, nunca perderá a paixão que existe nesse instante no tempo.

Aqueles que não estão exatamente no centro morto de fato se movem, mas no ritmo de geleiras. Uma escovadela no cabelo pode levar um ano, um beijo pode levar mil anos. Enquanto um sorriso é retribuído, estações passam pelo mundo exterior. Enquanto uma criança é abraçada, pontes são construídas. Enquanto uma pessoa diz adeus, cidades desmoronam e são esquecidas.

E aqueles que regressam ao mundo exterior... Crianças crescem rapidamente, esquecem o abraço de séculos de seus pais, que para elas não durou mais que alguns segundos. Crianças tornam-se adultos, vivem separados dos pais, vivem em suas próprias casas, desenvolvem suas próprias maneiras de fazer as coisas, sente dor, envelhecem. Crianças maldizem os pais por tentarem segurá-las para sempre, maldizem o tempo pelas rugas em suas próprias peles e vozes ásperas. Essas crianças agora envelhecidas também querem parar o tempo, mas em outro momento. Querem congelar seus próprios filhos no centro do tempo.

Amantes que regressam descobrem que os amigos partiram muito tempo antes. Afinal, suas vidas se passaram. Eles transitam em um mundo que não reconhecem. Amantes que regressam ainda se abraçam nas sombras dos prédios, mas agora seus abraços parecem vazios e solitários. Logo esquecem as promessas feitas para durar séculos, que para eles duraram apenas segundos. Sentem ciúmes mesmo entre estranhos, falam coisas terríveis entre si, perdem a paixão, distanciam-se, envelhecem e se isolam em um mundo que não conhecem.

Alguns dizem que não se deve chegar perto do centro do tempo. A vida é um barco de tristeza, mas é nobre viver a vida, e sem tempo não há vida. Outros discordam. Preferiam viver uma eternidade de felicidade, mesmo que esta eternidade fosse fixa e petrificada, como uma borboleta instalada em uma redoma.

Alan Ligtman (extraído do livro Sonhos de Einstein)

Se você conseguiu ler o texto na íntegra o que achou? Você entraria no centro do tempo? quem levaria com você? Seus filhos ou o(a) amante? deixe sua opinião no sistema de comentários.
Leia +...
terça-feira, novembro 4

A dor que dói mais

Comments
 
Tenho sentido muitas saudades ultimamente, saudades do filho que voou do ninho, saudades principalmente do meu antigo endereço em que a tardinha podia observar oa pássaros se recolherem para a árvore dormitório em frente da minha janela, saudade de ficar sozinha, adoro ficar sozinha, não sinto solidão, adoro ler, ouvir música, devanear, ouvir meus pensamentos, não entendo como tem pessoas que não suportam ficarem sozinhas, tem sempre que ter pessoas ao seu redor, eu adoro ficar sozinha, claro que tem horas para isso, pois adoro um bom papo. Ficar sozinha tem sido um luxo, e isso tem me deixado muito estressada, sem contar que não tenho tido tempo sequer para cuidar do blog com carinho, mas como sou otimista espero em breve voltar a dedicar mais tempo ao meu hobby predileto: blogar

Selecionei esse texto da Martha Medeiros que fala de saudade, espero que apreciem.

A DOR QUE DÓI MAIS

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Doem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.


Cássia Eller - Por Enquanto
Leia +...
segunda-feira, novembro 3

Fusão Itaú-Unibanco cria maior grupo do Hemisfério Sul

Comments
 


Anunciada a fusão do Banco Itaú e Unibanco. Com a união se tornará o maior banco do país e o maior grupo financeiro do Hemisfério Sul. Segundo comunicado divulgado pelos bancos, o "valor de mercado fará com que ele [grupo] fique situado entre os 20 maiores do mundo". "Trata-se de uma instituição financeira com a capacidade de competir no cenário internacional com os grandes bancos mundiais", informaram as duas empresas.

O total de ativos combinado é de mais de R$ 575 bilhões --contra R$ 403,5 bilhões do Banco do Brasil, e R$ 348,4 bilhões do Bradesco.

Na avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a fusão deve fortalecer o sistema financeiro nacional e evitar problemas na liberação de crédito no país. "É importante, pois solidifica os dois bancos. É normal que em um momento de turbulência, de problemas internacionais do setor financeiro, você tenha um movimento de fusões. São dois bancos tradicionais, dois bancos sólidos, que têm uma atuação importante para a atividade econômica", afirmou.

para ler a reportagem na íntegra : folha online
Leia +...
domingo, novembro 2

Felipe Massa vence o grande prêmio do Brasil de Fórmula 1

Comments
 

Desde os tempos de Airton Senna, não assistia uma corrida tão emocionante. Felipe Massa venceu o GP do Brasil mas quem levou o título foi Lewis Hamilton, decisão que só ocorreu na última volta.

A prova começou com 10 minutos de atraso, por causa de uma chuva rápida, na décima volta Massa trocou os pneus de chuva por pneus para pista seca, a partir da 38ª começou a segunda parada, voltou a chover, nova troca de pneus.

O Inglês Hamilton terminou em 5º lugar o que lhe garantiu o campeonato deste ano para a equipe Mc Laren.


Uma semana produtiva a todos.

Entre por essa porta agora-Vambora-Adriana Calcanhoto
Leia +...