segunda-feira, junho 29

Sair Brasil afora...

Comments
 

Recentemente recebi um convite para fazer uma viagem de 30 dias, sem destino certo, escolheríamos aonde seria nossa primeira parada, e depois disso tudo ficaria em suspenso , se tivesse bom ficaríamos mais alguns dias, se não pegaríamos um ônibus, avião, o que fosse mais comodo para o próximo destino escolhido.

Confesso que achei a idéia maravilhosa... mas ai lembrei dos compromissos , filhos, casa … e não tive coragem de aceitar o convite.

Quantas vezes na vida você teve a coragem de largar tudo a seu favor?

Sair por ai sem rumo definido, apenas seguindo o litoral.. ao sabor das ondas, só quem não gosta de mar , nunca pensou nisso, sem contar a sensação de liberdade de não ter que cumprir horário, regras, dar satisfações, fazer as tarefas do dia-a-dia, sair do lugar-comum....

Não precisa ter muita grana para fazer isso, basta que você não seja muito exigente, viajar na época certa, se hospedar em lugares simples, mas confortáveis... e ter uma boa companhia, isso é fundamental, pois viajar com uma pessoa que não acompanha o teu ritmo pode transformar o teu sonho de liberdade em pesadelo.

Se você não gosta de mar, pode escolher, outros roteiros, o que não falta no nosso pais são opções as mais variadas, sem contar que pela nossa extensão territorial, você vai ter opções para várias viagens desse tipo...

Se você nunca pensou em fazer isso, é hora de começar a pensar e a não ser que seja do tipo que só sai de casa com roteiro programado nos mínimos detalhes... você não precisa sair feito um porra louca não, você pode se organizar dentro do que pensa em realizar. Quando falo em sair sem roteiro, não significa dizer que saia feito doido sem nenhuma informação de hospedagem , passeios oferecidos, quanto mais informação tiver , melhor vai ser a sua viagem, o que proponho é um roteiro livre, onde a prioridade é o prazer.

Hoje é dia de São Pedro, o santo que fecha o ciclo junino... agora só ano que vem... mas não fique triste com a chegada de Julho e um mês de férias pela frente o que não vai faltar serão opções de lazer.

Uma semana produtiva a todos.

Photobucket
Leia +...
sábado, junho 27

Vem aí a FLIP 2009

Comments
 

Enquanto alguns lutam para abolir os livros das em escolas, em benefício da mídia digital, outros não medem esforços para multiplicá-los, divulgá-los e promover sua leitura de forma democrática.

Tem início dia primeiro de julho, indo até 05 de julho, uma das principais festas literárias do mundo, a FLIP 2009 – Feira de Literatura Internacional de Paraty, cuja primeira edição ocorreu em agosto de 2003.

A FLIP já recebeu brasileiros ilustres como Ariano Suassuna, Millôr Fernandes, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Lygia Fagundes Telles e muitos outros. Estiveram lá também nomes como Salman Rushdie (indiano, autor de “Versos Satânicos” e Margaret Atwood (canadense, autora de “A Tenda”).

A feira, que acontece anualmente na cidade de Paraty, Estado do Rio de Janeiro, desde 2003, e é um paraíso para as “traças”, constitui uma oportunidade “única” para se conhecer a obra e o autor no mesmo lugar, e ainda por cima, aproveitar para gozar as delícias e o lirismo de uma cidade colonial encantadora, candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Paraty fica no litoral sul fluminense, a 261 km da capital. Até o final deste mês o Comitê do Patrimônio Mundial -UNESCO - se reunirá em Sevilha, na Espanha, para definir os locais que integrarão a lista do patrimônio da humanidade. Cultuada por tantos valores históricos, culturais e turísticos, a belíssima Paraty tá na briga.

Voltando à FLIP, o tradicional show de abertura, na quarta-feira, será por conta de Adriana Calcanhoto. Entre outros eventos haverá oficina literária, encontros com poetas, exibições de cinema, debates, leituras comentadas, shows e muitos livros para folhear, é claro. Entre os convidados, a feira receberá também cineastas, repórteres e músicos. Nas praças, os livros brotam das árvores. Por iniciativa de algumas editoras e autores, os livros são pendurados nos jambeiros em praça pública para atrair os leitores ávidos por novos “sabores”.

Dentre os autores convidados confirmaram presença, Arnaldo Block, Bernardo Carvalho, Chico Buarque, Alex Ross e Angélica Freitas. Consulte a página oficial da
FLIP para ver maiores informações e a lista completa de convidados, que são mais de trinta.


Acho que acabei comentando mais o passeio que o evento. É Paraty, não tem como não falar.

Quem puder se dar esse presente, não perca a chance. É realmente um passeio com muitos atrativos. Vai lá! É tudo para ti.
***
Leia +...
quinta-feira, junho 25

Morre Michael Jackson

Comments
 



O mundo da música Pop está de luto, morre Michael Jackson

Nasceu em Gary , Indiana , EUA, em 29 de agosto de 1958, Michael Joseph Jackson, cantor , compositor, ator, dançarino, dono de um talento notável.

Começou a cantar aos 11 anos com seus irmãos no grupo Jackson Five, teve 5 de seus albuns entre os mais vendidos de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I(1995).

Era um dançarino fantástico, todos queriam imitá-lo, seus clipes foram invadores, Thriller então é fantástico.

Ganhou muitos premios , causou muita polemica, fez inúmeras cirurgias, mudou a cor da pele (vitiligo?), foi processado por abuso sexual, foi absolvido.
Casou, deixou 3 filhos.

Visitou o Brasil, esteve no Rio de Janeiro e na Bahia, onde gravou um clipe com o Olodum.

Michael, estava para iniciar uma turnê de 50 concertos que começariam no dia 13 de Julho em Londres.

Morreu aos 50 anos, de ataque cardíaco.

Esta é uma simples homenagem ao talento Michael Jackson, que independente de todas as suas excentricidades, marcou a vida de muita gente com sua música, inovou com seus clipes e sua dança, foi filantropo, e em vida já era reconhecido como o Rei do Pop.


fonte de pesquisa: Wikipédia



Photobucket





Leia +...

Distribuindo selos ...

Comments
 


Recebi o selo blog inteligente do Laurentino Melo, a quem agradeço a gentileza.

Repasso para:

1 Momento Só
Alterados e Sequelados
Blog do Catarino
BM- BlogdoMoura
Bruxas e Fadas
Compartilhando Letras
Fofocas de Marte
Mariquinha Maricota





Recebi o selo Blog Dorado da Mariquinha Maricota.
Fofocas de Marte , 1 Momento Só , fiquei muito feliz em receber esse mimo.

Conheça a história do selo aqui

As regras são as seguintes:

1- Mencionar quem lhe ofereceu o selo: Glória, Mamis, Minie.

2- Completar a frase “Eu sou Luz e quero iluminar...": a todos os que pensam que por algum motivo estão sentindo que falta uma luz na sua vida...

3-Passar o selo para até 15 blogs que consideremos de LUZ, avisando-os da oferta:

Repasso para:

duas por todas : É um espaço muito agradável em que Marisa e Layla, falam de assuntos variados que permeiam o universo feminino com muito talento e competência.

Curiosando : o Blog do Rodrigo é de variedades, e como eu gosta muito de imagens, com certeza lá você vai encontrar muitas delas, cada uma mais linda que a outra, de temas variados, e muito mais....

GF Soluções: o blog do Gustavo como o nome já diz, é um espaço voltado para solucionar problemas do dia a dia de um blogueiro e de quem navega pela net.

Laurentino Melo o espaço do Laurentino também é de variedades, fala de tudo um pouco desde tutoriais , tecnologia e até humor.

Luz de Luma :
o blog da Luma é um espaço muito interessante, com muita personalidade, como sua dona.

Val é arte na veia! espaço interessante, vale a pena conferir.

Adão Braga, esse espaço tem a cara do seu dono, lá ele coloca suas impressões sobre o que acontece ao seu redor, com muita competencia.

As Noites insones em claro blog do Benno, um poeta de mão cheia, com uma sensibilidade e maturidade de dar gosto de ler.

Leões e Cordeiros : o espaço da Beth é de extremo bom gosto, trata de cultura e Arte, com muito bom gosto e competencia.

Photobucket
Leia +...
terça-feira, junho 23

Evolução:

Comments
 
A tecnologia e o polegar


A evolução do homem como animal se dá de forma muito gradativa e de acordo suas necessidades de sobrevivência. Supondo aqui que você aceita a hipótese de que ele evoluiu dos símios, seus ancestrais hominídeos – que me perdoem os criacionistas - em algum estágio ele desceu das árvores e foi aos poucos desenvolvendo as habilidades de se deslocar, até chegar a correr como bípede.

Um dos sinais antropológicos dessa evolução pode ser observado quando comparamos a mão do homem moderno com a mão do macaco. Na mão do macaco o polegar (dedo oponível) não se contrapõe aos demais dedos. Ele não tem a pegada que o humano tem quando segura, por exemplo um bastão de beisebol. Com esse diferencial, o homem seguiu desenvolvendo inúmeras habilidades e profissões, através das quais muito contribuiu para o progresso da humanidade.

Em tempos remotos, o polegar já foi muito utilizado, até para condenar à morte aqueles que se encontravam do lado “errado” da “evolução”. Mais tarde, com o assustador desenvolvimento tecnológico que conseguiu e a consequênte automação dos processos produtivos e de comunicação o homem viu-se de repente sem aplicação para seu precioso polegar. Salvo pelas ocasiões em que precisaria pedir carona ou aprovar ou reprovar a atitude de um colega, o polegar não serviria pra mais nada, visto também que o homem já sabe “assinar” seu nome. Restava-lhe apenas a mera função de compor a empunhadura no manuseio de ferramentas manuais, função pouco nobre.


Contudo, a mesma tecnologia que o fez parecer inútil veio, com o advento da telefonia celular, dar-lhe um novo alento e uma nova e nobre aplicação. O aparelho celular virou um apêndice do homem moderno. Quando digo homem refiro-me a mulheres e homens da mesma forma, seres dependentes da tecnologia. Mulheres, talvez até mais que homens. Não saem de casa sem ele. Aliás, não vão sequer ao banheiro sem o pet. Ë como se fosse um tamagoshi que cada um tem que cuidar – lembra do bichinho virtual?

Pelas ruas é comum vermos pessoas alucinadas, olhando para cima, empunhando o indispensável aparelhinho. Giram, resmungam, olhando para as nuvens como se elas próprias estivessem rastreando satélites. Aliás, com os aparelhos mais novos, com fones de ouvido, o orgulhoso proprietário parece mais um louco falando sozinho pelas ruas.

Há quem utilize dois, até três aparelhos. Não sei como conseguem, mas o fazem. Mais do que isso acho que é loucura mesmo! É um para atender a mãe, outro para atender a namorada e o terceiro para atender o patrão. Os três interlocutores que exigem tratamento especial.


Nessa correria o polegar encontrou emprego. O usuário precisa empunhar o aparelho e digitar com a mesma mão. Não tem outro jeito, só com o polegar. Já experimentou segurar o celular e digitar com outro dedo que não seja ele, só se for com a outra mão. O polegar virou digitador. Mensagens, torpedos, discagens, fotos, tudo com muita agilidade. Além do mais, o homem passou a ser ambidestro, pelo menos no que diz respeito ao uso do celular.

Se esta tecnologia resistir por muitos anos poderemos acabar ficando com polegares superdesenvolvidos, até maiores que o indicador. Vai ficar estranho! Mas agora me ocorreu que, caso a tecnologia de comando de voz realmente funcione o polegar corre o risco de perder outra vez a função mecânica, ou atrofiar de vez. Afinal, polegar não serve para limpar o nariz, tirar cera do ouvido, nem para coçar.

Complicada essa evolução! Quem vai explicar isso, a antropologia ou a tecnologia? Ih! Dá licença que o meu ta tocando...
Leia +...
domingo, junho 21

Seria cômico se não fosse trágico

Comments
 

Quando você pensa que mais nada te surpreende, eis que acontece uma dessas cenas que você ri, embora não seja nada engraçado...

Infelizmente, aconteceu na minha cidade, Fortaleza. Um cidadão , funcionário público. Lotado na secretaria de Justiça sofreu um acidente de moto, até ai nada demais, essa cena acontece todos os dias … o inusitado foi que o acidente aconteceu praticamente em frente ao maior pronto-socorro do Ceará, o IJF ( Instituto Dr. José Frota). Em frente a esse hospital ficam fotógrafos, sempre tem alguém que trabalhe para alguma emissora de tv , jornal, rádio.

Voltando à vítima: o Cidadão ficou lá estatelado no chão , só não via o hospital por que na posição que estava , ficava por trás de sua cabeça, como não podia se mexer, não tinha como visualizar, mas consciente, sabia que estava praticamente na porta do hospital.

O moço pedia que alguém o ajudasse. A essa altura, já tinha gente ligando pedindo ambulância, equipe de tv filmando, tentaram entrar no hospital, mas foram barrados, e o pobre coitado lá estirado no chão esperando a morte chegar.

Eis que de repente surgem os maqueiros, (rapazes que transportam os pacientes de um lado para outro nas dependências do hospital), com uma maca, alguém lembrou que precisava de uma prancha, pois o moço podia ter alguma lesão e tinha que ser imobilizado... só que eles tinham esquecido desse detalhe... afinal eles não prestam socorro... enquanto iam buscar a prancha, o moço continuava lá, com fortes dores entregue a própria sorte... depois de algum tempo veio a bendita prancha.... então alguém perguntou pelo colete cervical... chiii, lá se foi o maqueiro novamente, quando voltou, quem disse que eles sabiam colocar... mas mesmo assim com a ajuda das pessoas em volta, colocaram e finalmente o cidadão pode dar entrada no PS e ser atendido... depois de longos 50 minutos de espera.

Dá para acreditar?

Não podia deixar de registrar a minha indignação diante de tamanho descaso... falta de respeito com o cidadão, com o ser humano.

Veja o video da inacreditável cena , só vendo para crer, inclusive a justificativa que a assessoria de imprensa do hospital deu para a demora no atendimento. aqui

Desejo a todos um bom Domingo, e uma semana tranquila gozando de boa saúde.

Photobucket
Leia +...
quinta-feira, junho 18

Cultura popular:

Comments
 
Vai um pedaço de bolo aí?

Sabe qual a música mais cantada em todo planeta?




“Parabéns prá você”. Diariamente, em qualquer lugar do mundo, tem sempre alguém cantando essa agradável canção para outro alguém. De longe ela logo denuncia: alguém está ficando mais velho. Opa, quer dizer: mais experiente, mais maduro, ou jovem há mais tempo.

A primeira vez que a gente escuta não entende muito bem, afinal, um aninho, tudo é novo. Mas com o tempo a gente se acostuma com a melodia. Ano após ano vamos cantando e ouvindo incansáveis por que sabemos que em seguida a ela vem o bolo! E ainda bem que continuamos ouvindo, é sinal que ainda estamos por aqui participando da vida que nos cerca. Vida longa aos aniversariantes!

Há poucos dias cantaram pra mim assim:


Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida!


O parabéns é cantado pelo mundo todo, em cada lugar uma versão adaptada à cultura e ao idioma local. Aqui no Brasil a gente canta sem se dar conta da sua origem. Particularmente, achei que fosse fruto da cultura oral, de domínio público, como muitas cantigas que a gente repete por aí que nem papagaio, mas sem saber de onde vem.

No entanto, esta melodia tem autoria e existe até briga judicial pelos direitos autorais. A melodia de Parabéns pra você ou “Parabéns a você”, é uma versão da "Happy Birthday to You", correspondente em inglês, que, por sua vez, foi adaptada da canção Good morning to all.

Good morning to you,
Good morning to you,
Good morning dear children,
Good morning to all.

No Brasil, a versão oficial da música ("Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida.") é de autoria da paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que ganhou o concurso da rádio Tupi do Rio de Janeiro para escolher uma letra para a versão em português de "Happy Birthday to You", em 1942.

Happy birthday to you,
Happy birthday to you,
Happy birthday dear Tony
Happy birthday to you.

A vencedora, até sua morte, em 1999, nunca recebeu os direitos autorais sobre a música. Seus herdeiros lutam para receber o percentual a que tem direito por lei.

A letra do Parabéns sofre algumas variações regionais.
Versão do Sudeste:

Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida!

Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida!
É pique! É pique! É pique, é pique, é pique!
É hora! É hora! É hora, é hora, é hora!
Rá-tim-bum!
"aniversariante"! "aniversariante"! "aniversariante"!

Outra variante:

Chegou a hora de apagar a velinha
Vamos cantar aquela musiquinha
Parabéns pra você
Parabéns pra você pelo seu aniversário

No final ainda pode ter:

Com quem será?
com quem será que "aniversariante" vai casar?
vai depender!
vai depender se "fulano(a) vai querer. GRITOS

Já cantaram essa musiquinha pra você este ano? Não! Então tá chegando!

Parabéns pra você que completa anos esta semana, este mês. Grande abraço e esta mensagem:

Vai um pedaço de bolo aí?
Leia +...
quarta-feira, junho 17

Culto à violencia

Comments
 

Dias atrás uma notícia ocupou as manchetes de todos os noticiários.

Um cidadão ensinando o filho e uma sobrinha (se não estou enganada), a roubar, segundo o que ouvi , pois não assisti a nenhuma das mil vezes que o vídeo foi mostrado, ele ensinava a roubar com uma arma e uma boneca, e o detalhe mais importante: os alunos são duas crianças.

A cena é chocante eu concordo, mas o que não entendo é o destaque dado ao caso, o tal sujeito ficou famoso... tem muita gente por ai que rala, namora famoso, mostra calcinha e não consegue tanto espaço na mídia como essa pessoa conseguiu.

Eu não me surpreenderia se ele tivesse feito o tal vídeo com o intuito de aparecer mesmo.

Aqui nas emissoras de tv locais tem uns programas que fazem o maior sucesso : Barra Pesada, só para citar um , e o título já diz tudo, o sangue só falta escorrer pela tela... quanto mais cenas chamadas "fortes", leia-se sangue, cadáveres, vitimas de bala perdida, desgraça , com toda uma carga de dramaticidade, num verdadeiro circo de horrores, mais ibope tem o programa. Detalhe importante , são exibidos na hora do almoço.

E não vou longe não, a minha mãe uma senhora de 75 anos, só deixou de assistir , porque nós os filhos , ficamos dizendo que ela ia morrer do coração, medimos a pressão dela antes e depois do programa e ao constatar que a pressão ficava alterada não teve mais argumentos, pois a mesma dizia que assistia para ficar sabendo o que a bandidagem anda fazendo... e não dando ibope para malandro. Não me surpreenderia se soubesse que ela assiste escondido.

Por que estou falando isso?

Sei que a violência existe, já fui vítima dela , mais de uma vez, mas não sou a favor de dar ibope para bandido, principalmente aula de bandidagem em horário nobre... tanta coisa interessante para se ver... só que boas ações não dão ibope.

E você é do tipo que adora ver uma desgraça, o sangue jorrar?

Ou como eu passa batido para esse tipo de jornalismo?


Opine!



Photobucket
Leia +...
domingo, junho 14

Benedetti:

Comments
 
Cala-se um poeta.

Foto: AFP

Hoje eu pediria emprestadas as palavras dos sábios, a inspiração de todas as musas e o apoio dos poetas para falar de um mestre das palavras. Acredito que poeta não morre; poeta se cala para apreciar o eco de suas próprias palavras deixadas para a eternidade. Esta semana fará um mês da morte do escritor Mario Benedetti. Não consegui comentar esse lamentável evento antes, mas não poderia deixar em branco, mas sim marcar a bico de pena o negro do luto.

Mario Benedetti, uruguaio, calou-se no último dia 17 de maio aos 88 anos.

Para a imprensa brasileira a notícia sobre a morte do escritor uruguaio Mario Benedetti passou quase despercebida. Por omissão ou ignorância as notas de pé-de-página foram medíocres e omissas. Foram tão simplórias que poucos brasileiros se deram conta da perda. Tudo bem, não é um dos nossos, mas penso que poeta devia ser patrimônio da humanidade. As palavras não reconhecem fronteiras, a literatura não pode ficar confinada a partições políticas. Um poeta é para o mundo.

Durante o golpe militar no Uruguai, Benedetti viveu exilado por 12 anos, na Argentina, Cuba e Espanha. Voltou ao Uruguai em 1985. Benedetti foi ainda um grande crítico da política externa americana.


Ficou famoso em 1956, ao publicar ‘Poemas de oficina’, uma de suas obras mais conhecidas. Benedetti, autor de dezenas de livros, foi o mais prolífico expoente da literatura uruguaia, com obras traduzidas em vários idiomas. Recebeu entre outros prêmios literários, o Prêmio Internacional Menéndez Pelayo, em 2005, o Prêmio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana, em 1999 e o Prêmio Iberoamericano José Martí, em 2001.

O escritor adquiriu fama internacional, principalmente na Espanha. Sua estória se entrelaça com a política, a cultura e a literatura brasileira. Foi integrante da chamada geração de 45 (uruguaia) e durante o exílio do regime militar teve amigos exilados ou presos no Brasil. Em seus romances, Benedetti explora a natureza humana retratando a classe média, em particular os burocratas, sem disfarçar seu compromisso político com os movimentos de esquerda.


Eu costumo ver a cultura latina como irmã da nossa cultura. A formação cultural dos países hispanolatinos tem muito em comum com a formação da cultura brasileira. Nossa cultura está da mesma forma impregnada de muitas influencias espanholas. Inclusive, com relação ao Uruguai, o território hoje ocupado por ele já pertenceu ao Brasil. Talvez, também por isso, as temáticas literárias são tão entrecruzadas.


Nós temos nossos grandes escritores, vivos, e calados, mas não podemos deixar de lembrar e mensurar a perda, o vazio deixado por um grande arauto do povo latino-americano. Suas palavras carregam agora seu sopro e ecoarão em seu nome.
A voz de Benedetti ecoa em seus muitos poemas:

Ayer

Mario Benedetti

Ayer pasó el pasado lentamente
con su vacilación definitivasa
biéndote infeliz y a la deriva
con tus dudas selladas en la frente

ayer pasó el pasado por el puente
y se llevó tu libertad cautiva
cambiando su silencio en carne viva
por tus leves alarmas de inocente

ayer pasó el pasado con su historia
y su deshilachada incertidumbre/
con su huella de espanto y de reproche

fue haciendo del dolor una costumbre
sembrando de fracasos tu memoria
y dejándote a solas con la noche.


Tradução livre

Ontem o passado passou lentamente
com sua vacilação definitiva
sabendo-te infeliz à deriva
com tuas dúvidas estampadas na testa.

Ontem o passado passou pela ponte
e levou tua liberdade prisioneira
trocando seu silêncio em carne viva
por teus leves alarmes de inocente.

Ontem o passado passou com sua história
e sua desfiada incerteza
com sua pegada de espanto e reprovação.
.
Foi fazendo da dor um costume
semeando de fracassos tua memória
e deixando-te a sós com a noite.

Gracias Benedetti! Gracias por el fuego de tus versos!
Tu obra no te dejas callar!

Leia +...
sábado, junho 13

Dia de Santo Antonio, Dia de Tony

Comments
 
Hoje é comemorado o Dia de Santo Antonio, releia.

Hoje também é dia do aniversário do Tony, que não tem esse nome por acaso.




Comentários no post anterior.
Leia +...
sexta-feira, junho 12

Datas especiais:

Comments
 
Dia dos namorados

Eita! Hoje é dia! De namorar e também de nostalgia. Nem sei se alguém vai parar pra ler blog! Mas...
Para quem já namora há muito tempo hoje é dia de recordar o primeiro amor, o primeiro beijo; dia de lembrar-se dos micos do tempo de adolescente, de ver filmes românticos. É dia de falar de amor, escrever versos de amor, declamar grandes poetas, fazer amor, passear na praça de mãos dadas. Se estiver sem companhia convide alguém; quem sabe não é hoje!

Na verdade a gente deveria fazer isso todo dia pra não esfriar, mas nem só de beijo vive o ser humano. Uma coisa é certa, a data não pode passar em branco, senão os parceiros vão fazer beicinho!

Mas...a fila da pipoca está enorme, vamos em frente. Dia dos Namorados sem poema, não é Dia dos Namorados. Aqui poderíamos apreciar Camões, Drumond, Neruda, Manuel Bandeira, todos escreveram lindos poemas de amor, mas acabei optando por Vinícius:
..................
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
...
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
...
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
...
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes, "Antologia Poética" (Soneto de Fidelidade)
....................

Falando em micos de adolescente, você já deve ter ouvido falar de amor platônico, não? Mas, e amor daltônico?

Às vésperas do dia dos namorados, comentava eu com amigos sobre agitos para o Dia 12 quando acabamos por falar de amores de infância, paixões doentias, “micos” de adolescente, coisas desse tipo. Ao final das contas concluímos que o amor é cego mesmo, ou “daltônico”; você vai ver por que.
.................................
Contava César, um amigo, que na adolescência, com seus 12 ou 13 anos, foi acometido por tal ziquezira. Os sintomas podem aparecer em qualquer coração ingênuo, e perdurar por toda a vida, desde que ninguém acorde o paciente, claro!


A causadora do daltonismo amoroso, e platônico, era uma colega de colégio que mal o cumprimentava, mas por quem ele morria de amores. Lya era o nome dela. César não se declarava nem fazia coisa alguma para aproximar-se. Só ficava se remoendo e admirando a menina de longe, alimentando sonhos, embora de fato não tivesse esperanças de tê-la. Suava frio só em passar perto dela.

Escrevia poemas secretos, desenhava seu retrato, escrevia-lhe bilhetes que nunca eram entregues. Todas as páginas do seu caderno tinham o nome dela. Mas tudo em segredo. Tinha pavor que alguém descobrisse.

- Tudo nela era lindo. Seu cabelo louro, liso e brilhante, sua pele clara como marfim, seus olhos verdes como esmeraldas. Contou ele com um ar irônico.

- Nossa! Isso não era uma garota, era uma fada de porcelana chinesa! Brinquei.

Contava César que durante toda sua vida guardara aquela imagem da princesa e sempre recordava aqueles tempos com saudades e um carinho todo especial. Mesmo que nunca tenha tido nada com Lya e nem nutrisse qualquer esperança nesse sentido.

Certo dia encontrou outra amiga, Mara, que também fora colega de Lya, a ”musa inspiradora” de seus poemas e suspiros, e engataram aqueles papos de velhos amigos que não se veem há séculos. César, claro, não perdeu a chance de falar de Lya. Tinha prazer em falar dela. Lá pelo meio da conversa Mara não se conteve:

- Peraí! Olhos verdes? Será que estamos falando da mesma pessoa! Lya tinha olhos castanhos, lembro-me bem.

César ficou passado. Realmente não podiam estar falando da mesma pessoa.

- E, além do mais, seus cabelos não eram lá essas coisas! Mara parecia ter um certo prazer em fazer aquela revelação.

– Minha princesa tinha olhos verdes. Ou não! Essa constatação poria no lixo todos os versos que escrevi para ela. Pensou ele.

Para nocautear de vez o sujeito Mara - que amiga! – lhe enviou, no dia seguinte, algumas fotos antigas da musa.

Foi uma bomba atômica no coração do rapaz. Afinal, ele havia passado grande parte de sua vida relembrando aqueles lindos olhos verdes, que, agora não são mais verdes, e revivendo momentos que não vivera. Mas, faziam parte da sua história. E agora, de repente, a princesa virou borrelheira! Naquela hora todos os contos de princesas se misturaram em sua cabeça. Quebrou-se todo o encanto da Princesa de Olhos Verdes.

- Me apaixonei por uma menina que não existiu. Concluiu César.

Hoje a Princesa de Olhos Verdes (castanhos) é casada, ele também. Nunca tiveram nada e só depois de bezerrões é que ela veio a saber de seu admirador platônico. Numa das poucas oportunidades recentes que tiveram de conversar, Lya revelou a César que Mara, quando adolescente, era apaixonada por ele, que estava cego de amores por “outra”.
.......................................
O pior dessa estória foi que, mais tarde, refletindo sobre o caso do amigo, descobri que também já sofri os sintomas do daltonismo dos apaixonados! A cura, só tratamento de choque como esse.
.....................................
Dia dos Namorados também exige um bom filme, pode ser dos antigos. Hoje eu gostaria de rever Dirty Dancing (com Jennifer Grey, Patrick Swayze) a trilha sonora é maravilhosa.
....................




....................

E para finalizar, desejando a todos vocês um agradável Dia dos Namorados, ou dia para arrumar namorado/a, uma boa música romântica. Escuta só!

....................





Leia +...
quarta-feira, junho 10

Saúde:

Comments
 
Gripe suína?
Você já viu algum leitãozinho gripado, espirrando ou com coriza assuando aquele narigão de tomada por ai? Não! Nem eu.

Então por que gripe suína?

Pois é, eu sei que a tal da Influenza A H1N1 – nome chique para uma gripe, parece nome de andróides da Starwars – é coisa séria! Mas daí a chamá-la de gripe suína é safadeza; sacanagem com o bichinho. É jogar o nome da família Porks Pig na lama! Tá certo que às vezes a gente compra carne de porco "resfriada", mas também, peladinho e dentro do freezer daquele jeito, não podia dar noutra coisa.
Oinc!


A verdade é que a Influenza A H1N1 é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A H1N1 (H – hemaglutinina; N - neuraminidase). Apesar de encontrar vários hospedeiros naturais, onde o porco representa apenas um deles, este novo subtipo do vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Ou seja, não são as aves que estão causando a pandemia, nem tampouco o porquinho. Hoje em dia com as facilidades tecnológicas, as pessoas estão viajando muito mais que aves migratórias, e assim, importando vírus das mais diversas estirpes.

Apesar de os primeiros focos, da primeira onda da Influenza terem sido detectados em porcos, os maiores hospedeiros naturais da Influenza atual, A H1N1, são as aves aquáticas, que inclui patos, gansos e marrecos; pegaram o porquinho para cristo. Atiraram no pato e acertaram o leitão!
Detalhe: o vírus da Influenza é tão antigo quanto os dinossauros! Com certeza já se "hospedou" em muitos hospedeiros (Oinc!).

Os sintomas da Influenza A H1N1, segundo o Ministério da Saúde, são: febre alta repentina (superior a 38ºC) e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações ou dificuldade respiratória. Esses sintomas surgem em até 10 dias após a pessoa sair de um país afetado ou após o contato com pessoa suspeita de estar infectada.

Portanto se você vir um leitãozinho com esses sintomas por aí avise a Vigilância Sanitária ou ao abatedouro mais próximo. Mas não suspenda o churrasco! Não há risco no consumo de produtos de origem suína, desde que devidamente preparados.

Especificamente, esta combinação genética do vírus não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. A análise sugere, porém, que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou que ele (o virus) não foi isolado em porcos.

Mas ninguém quer correr o risco, quer? Então vamos ficar de olho nos porquinhos, quer dizer, nos sintomas.
Sniff! Oinc! Oinc!

Não se deixe "contaminar" pela abordagem cômica, o problema é sério. Veja informações técnicas mais fundamentadas no site Ministério da
Saúde.
Leia +...
domingo, junho 7

Tetris - 25 anos

Comments
 

Quem já jogou vídeo game ou tem filhos que jogam, e se não viu no game, nem no computador, não sabe o que está perdendo... estou falando do Tetris, que está completando 25 anos.

Um pouquinho da história desse game:

Tetris é um jogo eletronico muito popular, desenvolvido em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Pajitnov e Pavlovsky eram engenheiros informáticos no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências e Vadim era um aluno com 16 anos. Em 1986 o jogo chegou aos Estados Unidos e daí ganhou o mundo.

Segundo Pajitnov o sucesso do jogo vem da sua simplicidade, não tem violencia, é fácil de jogar.

o Tetris também entrou para o Guiness, o livro dos recordes, ao se tornar o jogo mais portado e com o maior número de variantes oficiais e não-oficiais. Desde seu lançamento para iPod e iPhone na Apple Store, em 2005, o jogo já se tornou um dos 10 mais baixados de todos os tempos.
Existem várias versões , inclusive para as crianças.




Como jogar:
O objetivo do jogo é encaixar tetraminós, que são peças de diversos formatos que descem do topo de uma tela. Quando uma linha é completada, desaparece e dá pontos extra ao jogador. O jogo termina quando as linhas incompletas se empilham até o topo da tela do jogo.

Se ficou com vontade de experimentar ou se já conhece, que tal jogar um pouco é só clicar em Play




Mais Jogos no Click Jogos

Para saber mais leia aqui
Photobucket
Leia +...
sexta-feira, junho 5

Orquídeas:

Comments
 
Uma excentricidade da natureza


Colecionar ou cultivar plantas raras ou exóticas é típico de pessoas que tem sensibilidade e gosto apurado. E isto faz destas pessoas seres também especiais. Cultivar orquídeas, bromélias ou bonsais é uma paixão.


Quer algo mais especial que as orquídeas? Acho-as fantásticas. Suas formas exóticas são fascinantes. Não cultivo nenhuma, se querem saber, mas as admiro e cultivo amigos orquidófilos. E de vez em quando, aprecio o orquidário deles; é um passatempo desestressante.


As orquídeas apresentam-se em muitas formas; das mais simples às mais exóticas e produzem um efeito fotográfico magnífico. Apesar de a grande maioria das espécies não serem exatamente o que se pode chamar de “bonitas”, é seu formato intrigante que atrai muitos aficcionados, principalmente as espécies menores.

*
Essas plantas exóticas invocam imagens românticas, eróticas, raras e belíssimas muitas vezes. Remetem a paraísos tropicais, jardins reais, buquês de debutante, e muito mais se você ficar divagando. A família das orquídea é realmente o maior no mundo, com mais de 30.000 espécie e centenas de milhares de híbridos espalhados por todos os continentes, exceto a Antártida.


A maioria das orquídeas (lat. cien. Orchideae ou Orchidaceae) são epífitas — crescem em troncos de árvore e ramos usando-os apenas como suporte, sem retirar deles alimento, como, p.ex., as bromélias e orquídeas. Ou seja, não são parasitas como muitos pensam. Outras são terrestres, mas cresce em restos de matéria orgânica ao invés de solo propriamente. Em média uma planta leva de 4 a 5 anos para produzir flores. Com os cuidados adequados, a planta florescer de forma contínua.

Para cultivo doméstico, o sucesso das suas orquídeas vai depender da escolha da espécie adequada às condições de iluminação e temperatura de sua casa. Por exemplo, a espécie Cattleya gosta de luz intensa e das temperaturas mornas (24º a 29º C), enquanto a espécie Masdevallia gosta da luz baixa e das temperaturas entre 17º e 20º C. Uma vez que você escolheu uma planta adequada às suas condições ambientais, a necessidade de molhar e adubar é bem reduzida.

Existem coleções particulares magníficas e cultivar orquídeas além de ser uma paixão, é considerado um dos passatempos mais nobres do mundo. Se você aprecia ou quer conhecer melhor esse hobby visite os sites especializados, como o orkideas , por exemplo, ou o orquidário da sua cidade.

Este post dedico a esses amigos especiais que tem um gosto tão especial e a todos os admiradores das excentricidades da natureza.
*

Grande abraço e curtam as plantinhas, ah e os orquidófilos claro!.
Leia +...
terça-feira, junho 2

Estranha Mulher

Comments
 

Sente-se uma estranha neste mundo, nunca conseguiu se situar nele. Desde criança, quando algo a entristece, a fere, se isola de tudo e de todos, num silencio que impressiona quem a cerca, como se entrasse em seu próprio útero. Já adulta, por uma dor sentida, ficou tanto tempo calada, que quando quis falar sua voz tinha sumido, havia se esquecido do som das palavras.

Costuma dizer que quem nomeou a “dor”, jamais havia sofrido, pois três letrinhas, apenas, não poderiam acolher a dor que lhe cabe.

Sobre seu dom, nunca contou a ninguém, sabe que não acreditariam; quando a vida fica muito feia, ruim, triste demais, ela consegue escapulir, fugir, sem precisar tirar os pés do chão.

A primeira vez que descobriu ser capaz de tal proeza, foi como se sua alma quisesse romper suas entranhas para ganhar liberdade, sentiu muito medo e quis recuar, mas foi o próprio medo quem a fez prosseguir, o medo que tinha da vida. Então se aquietou , rezou uma Ave Maria e se viu flutuando no ar, tão leve que fez as piruetas que quis, como as dos palhaços nos picadeiros. Dançou no espaço e descobriu ter uma alma bailarina. Cantou, sorriu, se lançou ao encontro de mãos inexistentes, como fazem os trapezistas; uma enorme felicidade a invadiu, sentia-se livre, calma, suave, bela e pensou que não queria mais sair daquele universo paralelo, até então desconhecido, mas onde as estrelas estavam ao alcance de suas mãos. Se dependesse da sua vontade, nunca mais voltaria - só que não dependia.

A partir desse dia, sempre quando se sente acuada, infeliz, fragmentada, foge do próprio corpo, até colar seus pedaços e voltar a ser inteira, só para se deixar quebrar novamente.

Por ser uma tola, acredita em fadas, gnomos, duendes e até em pessoas e ainda espera encontrar um tesouro ao final do arco-íris, que pode ser um coração para aquele homem de lata, por quem se encantou, um novo amor ou apenas a vontade de continuar acreditando.


(mas quando nada funciona, nem o jogo do contente da Pollyana, nem sonhar a felicidade como Dorothy, faz como qualquer outra mulher, apenas chora).


Layla Lauar





Dido - Life for rent (Live)
Leia +...