quinta-feira, abril 29

As cores do invisível

Comments
 
Massive Star VY Canis Majoris - Visible Light
Source: Hubblesite.org


As constantes revelações espantosas que o conhecimento científico nos desvenda nos leva a crer que o universo seja realmente ilimitado. Digo, do infinitamente pequeno ao infinitamente grandioso. Existem, portanto, mais cores acima e abaixo destes céus que nos cercam que a nossa vã filosofia cromática suspeita. O telescópio Hubble, colocado no espaço pela NASA, que completou 30 anos de atividade em 24/04/10, nos revela cores e formas magníficas, apenas vistas pelos olhos daquela maravilha da tecnologia. São as cores do invisível.

As cores e suas nuances reveladas pelo telescópio são as mais variadas, porém as de tom avermelhado, roxo, lilás são particularmente especiais. O Hubble, além de explorar uma infinidade de corpos celestes no universo, nos mostra que além do arco-iris que conhecemos existe um outro arco-iris a bilhões de anos luz de nós, infinitamente magnífico. Embora saibamos que essas cores que vemos nas imagens não são exatamente as cores dos objetos fotografados, as fotos são lindas!

NEBULOSA DO CONE

Algumas imagens reveladas nas fotos chegam a ser comparadas a obras de arte conhecidas e outras recebem nomes pitorescos.

OLHO DE GATO

Apartir do olho da tecnologia a gente até parece reconhecer cores nunca vistas. O lilás, o roxo e as cores próximas assumem formas inimagináveis. Algumas parecem os olhos do universo, outras seu ventre.

NOITE ESTRELADA

Veja mais centenas de imagens inéditas em Source: Hubblesite.org
Vida longa ao Hubble!


Leia +...
domingo, abril 25

Dia de festa no Voz: segundo aniversário

Comments
 

Abril é um mês de muitas comemorações, mês de muitas datas festivas. Tem o primeiro de abril, Dia do Índio, Aniversario de Brasília, Tiradentes, Descobrimento, São Jorge e várias outros. Para nós do Voz Ativa existe um motivo a mais para comemorações em abril: é o aniversario do Blog! Dois aninhos, hoje.

O que para Lucia Girão começou como um aprendizado, um desafio, superadas as dificuldades naturais do início de qualquer empreitada, faz dela hoje uma blogueira de mão cheia. Graças à ajuda de blogueiros experientes, que não vou citá-los para não correr o risco de esquecer alguém, e ao incentivo e comentários de generosos visitantes, o Voz sobreviveu ao primeiro ano, o que geralmente não ocorre com a maioria dos blogs novos, e hoje 25/04, completa mais um ano de blogagem.

Atualmente, o Blog até já conta com um colaborador permanente, Euzinho da Silva, Tony. São mais posts, mais idéias. Duas cabeças abrigam mais caraminholas que uma só, não é mesmo! Até já partilho da alegria do aniversariante, "como se fosse da família". Mas duas cabeças também cometem mais falhas. Continuem comentando, criticando, desta forma, contribuindo para que o Voz continue ativo e melhorando, sempre. Por mais um, dois, quem sabe vários anos.

Então, primeiramente, parabéns ao Blog, e segundamente, como diria Odorico Paraguaçu, parabéns para Lu, mãe da criança, pela predisposição a aprender coisas novas e pela perseverança sempre.

Cabe aqui também, a ela, os agradecimentos por compartilhar com todos nós sua idéias, seus textos, fotos, e sua amizade. Porque afinal de contas blogar é isso antes de tudo: compartilhar.

De vez em quando o Voz fica meio afônico ou mesmo calado, por algum tempo, afinal ele é o reflexo ou o clone virtual do ser humano que está por trás, que tem seus altos e baixos, mas continua aí, Ativo!

Parabéns para oVoz,
Para Lu,
Para nós!

Parabéns pra você nesta data queri...

Podem cortar o bolo!
(Lu, cadê o bolo?)

Ah! Nós devemos esta festa aos colaboradores e visitantes!
Muito obrigado!

Leia +...
sábado, abril 24

Brasília 50 anos

Comments
 
Comentário atrasado...
Quando se fala no aniversário de Brasília (21/04) inevitavelmente as pessoas lembram logo de Juscelino e Niemeyer, sem dúvida, ambos dotados de uma genialidade única. O povo até esquece que o projeto de Brasília foi de Lúcio Costa e não de Niemeyer. A memória do brasileiro é muito curta, injusta com ele mesmo, injusta com os cerca de 30 mil trabalhadores vindos de todas as partes do país, e que deram suor e sangue por acreditarem num sonho maluco de construir uma cidade no meio do nada. Juscelino Kubitschek, então presidente do Brasil, sonhou Brasília, Lúcio Costa a desenhou, Niemeyer enfeitou e o trabalhador brasileiro realizou o sonho. Brasília foi inaugurada em 21 abril de 1960. O otimismo exacerbado de Juscelino era parte importante do "milagre brasileiro", a força de trabalho do nosso povo era outra (continua sendo).

Milhares de profissionais da construção civil deixaram seus lares, suas famílias em busca de um sonho que, de certa forma, também era deles. Hoje seus descendentes e, talvez, algum sobrevivente desta saga brasileira vivem nas periferias, segregados. Não tem direito de entrar no palácio que construíram. Vivem em cidades, cujo pomposo apelido de Cidade-satélite esconde a marginalização, a segregação social do trabalhador.

Mas eles não passaram totalmente despercebidos, a Praça dos Três Poderes abriga um monumento dedicado aos candangos, homenagem bem merecida àqueles anônimos sem os quais este sonho não teria se realizado. A escultura é um dos símbolos da cidade.


Parabéns Brasília, Juscelino, Lúcio Costa, Niemeyer, mas não esqueçamos de oferecer um pedacinho deste bolo a esse povo anônimo. O mesmo povo que construiu o "Império da Borracha" no sec. XIX na Amazônia, a Transamazônica, a ponte Rio-Niterói, a Hidrelétrica de Itaipu, a rede aeroportuária da regiao amazônica e muitas outras obras grandiosas: o Povo Brasileiro.
Leia +...
quinta-feira, abril 22

Banquete na casa de Levi, outra versão da última ceia de Jesus Cristo

Comments
 

Paolo Caliari Veronese


O pintor Paolo Caliari Veronese, nascido em Veneza (1528-1588), em 1573, terminou a sua versão da última ceia de Jesus Cristo. Um quadro enorme, com 5 metros de altura por 12 metros de largura.

A inquisição não gostou dos detalhes da obra, uma pessoa com o nariz sangrando, um cachorro na frente da mesa, homens armados à moda alemã, cada um com uma alabarda (lança germânica), entre outros, o que poderia ser motivo de zombaria pelos protestantes e o autor poderia ser punido.

Veronese teve que comparecer ao tribunal do Santo Oficio para explicações.

Ao ser questionado , diz que o homem é um servo que por algum motivo se machucou, os guardas um comendo e outro bebendo estavam lá para uma possível eventualidade, eram servos contratados pelo dono da casa, que tinha posses. Também se defendeu dizendo que os pintores tinham a mesma liberdade que os poetas e loucos.

Veronese recebeu um prazo de três meses para corrigir a obra, a Inquisição queria que ele pintasse Maria Madalena no lugar do cachorro, mas ele apenas retirou o sangramento nasal e mudou o nome do seu quadro para “ Banquete na casa de Levi”, não despertou polemica e tudo continuou no mesmo lugar , inclusive Jesus Cristo.


fonte de pesquisa: revista História viva
Leia +...
segunda-feira, abril 19

Vermelho, sedução, paixão, beleza

Comments
 


Hoje é dia de blogagem coletiva "Colorindo a blogosfera", a cor da semana é o vermelho/vinho.

Vermelho me lembra paixão, fogo, sedução,  uma cor quente, bonita, na decoração é perfeita, não consigo pensar em decoração de um ambiente, ou uma festa, uma mesa  sem um toque de vermelho seja de um arranjo com flores vermehas, ou simplesmente um suculento morango, as opções são inúmeras.

Hoje eu me rendo a imagens do vermelho nas nossas vidas, sempre embelezando, seduzindo apaixonando.


E para não esquecer a cor vinho, ele estará presente literalmente acompanhando todo esse clima de paixão e sedução que o vermelho proporciona.



Aproveitando para fazer um brinde a capital do nosso país  que completa 50 anos : Parabéns Brasília. 

Desejo a todos uma semana apaixonante.
Leia +...
quinta-feira, abril 15

Fortaleza, Terra da Luz completa 284 anos

Comments
 


No último dia 13 Fortaleza completou 284 anos, com grannde festa no aterro da praia de Iracema, tendo como principais convidados os cantores Morais Moreira e Seu Jorge , além de atrações locais.

Fortaleza é a capital do estado do Ceará e tem aproximadamente 2 milhões e meio de habitantes é a quinta maior cidade do país em população, e um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Fortaleza tem sol praticamente o ano inteiro, o litoral tem uma extensão de 34 km, com um total de 15 praias. A praia de Iracema tem inúmeros bares, a ponte metálica, galerias de arte, e o Centro Cultural Dragão do Mar, que revitalizou uma antiga área , que teve como um dos arquitetos o também cantor e compositor Fausto Nilo, no Dragão do Mar acontecem shows, esposições, tem teatro, cinema, bares, planetário.

Na avenida Beira Mar, que vai da praia do Meireles até o Mucuripe, está a maior parte dos hotéis , tem a feirinha de artesanato, e você ainda pode saborear um delicioso peixe ou camarão feito na hora , que você acabou de escolher nas barracas do mucuripe. O Mucuripe também é o lugar onde se pode ver a chegada e partida das famosas Jangadas. O fim de tarde é imperdível.

A praia do Futuro é uma das mais conhecidas com sua imensas barracas e um bom lugar para ir na famosa quinta-feira do caranguejo.

Fortaleza tem uma vida noturna muito agitada e já foi considerada como a melhor segunda-feira do planeta, tem programa para todos os gostos, muito humor, forró, boates, barzinhos, teatros, shows, cinemas, boa comida, sem contar que em alguns bairros e não são poucos tem a sua própria vida noturna, com bares e muito agito , pessoas na rua, música ao vivo.

Mas se você não gosta de agito, mas adora fazer compras,  lugares não vão faltar, Fortaleza produz moda, Jeans, moda praia, acessórios como bolsas e calçados, artesanato, renda de bilro, bordados, a variedade é enorme .



O Teatro José de Alencar que esse ano está completando 100 anos, vale a pena ser visitado, e saindo de Fortaleza as possibilidades são enormes.

Fortaleza tem um dos melhores carnaval fora de época do Brasil : o Fortal, que acontece esse ano nos dias 22 a 25 de Julho.

Se você ainda não conhece Fortaleza , não sabe o que está perdendo.

Parabéns Fortaleza.



Leia +...
segunda-feira, abril 12

Azul da cor do Mar

Comments
 


Soube no blog da Luma que estava acontecendo uma blogagem coletiva todas as segundas-feiras durante 8 semanas, esta será a terceira semana, "Colorindo a blogosfera", achei muito interessante e resolvi participar
Para participar você só tem que avisar a Glorinha do blog Café com Bolo.

Falar em azul me lembra o mar, O Tim Maia tem uma música cujo título é Azul da cor do mar, foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando vi a cor da semana, por isso vai ser o título do meu post.
Um pouquinho da letra:

Ver na vida algum motivo
Prá sonhar...
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...



Sei que o mar pode ter várias tonalidades, mas o meu mar é sempre azul.

Amo o mar, sua imensidão, seu cheiro, na minha cidade (Fortaleza) o mar é sempre de águas mornas, um convite para um banho gostoso, revigorante. Acredito que o mar nos renova, é como se quando você se banha nas suas águas, todas as impurezas, tensões fossem levadas  mar adentro, tudo o mais se torna pequeno, diante da sua imensidão, e de repente se você olha para cima, lá está o azul novamente, o azul do céu nos seus vários tons, cada um mais bonito que o outro, e assim  seu dia fica perfeito.



Então fica tudo azul... e que assim seja a semana de todos que passam por aqui , uma semana tranquila, feliz, colorida de todos os tons de azul.
Leia +...
domingo, abril 11

IX Bienal Internacional do Livro do Ceará

Comments
 
Foi aberta sexta-feira dia 09/04 a IX Bienal Internacional do Livro no Ceará, no Centro de Convenções do Ceará. A solenidade foi conduzida pelo Jornalista e apresentador Tadeu Shmidt.

Foram premiados os alunos que venceram o concurso de redação, “A Bienal nas Escolas”, que movimentou alunos de escolas públicas e particulares do Ceará. No total, foram premiados 20 alunos, sendo dez de escolas públicas e outros dez de escolas particulares.

A grande homenageada é a escritora Raquel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010.

Erasmo Carlos que está lançando seu livro de memórias “Minha Fama de Mau”, fez um show.

A feira funciona até o dia 18 de Abril com uma vasta programação, lançamentos de várias obras, encontros com autores, uma exposição em estandes com mais de 80 mil títulos a entrada é gratuita.

É um excelente programa para toda a família.

Veja toda a programação aqui
Leia +...
quinta-feira, abril 8

Canyons do Rio São Francisco, Xingó

Comments
 

Se você resolver viajar recomendo que conheça Xingó, que fica a 213km de Aracaju, no município de Canindé do São Francisco e onde foi construída a hidrelétrica, o Canyon surgiu do represamento das águas do rio São Francisco, e tem profundidade de até 250 mts , extensão de 65km e largura que varia entre 50 a 300 mts. As rochas das encostas são de granito avermelhado e cinza, e a vegetação é de caatinga rasteira, com uma fauna rica e variada,  com inúmeras espécies de répteis, insetos e aves.


São feitos passeios de escunas e catamarã onde se pode apreciar as belíssimas formações rochosas, com direito a uma parada para um banho nas águas do velho Chico, a uma profundidade que varia de 30 a 50 metros, cercada dos belos paredões de arenito rochoso, e experimentar a grandiosidade do lugar, uma sensação inesquecível.

Na volta do passeio você pode almoçar em um restaurante flutuante.

Um dos lugares mais bonitos que tive o prazer de conhecer.


 
Se quiser saber um pouco  mais  sobre Aracaju,  veja as dicas  no post feito pelo Tony

Video que mostra um pouco da beleza de Xingó... embora não faça jus  a
beleza do lugar.




Leia +...
domingo, abril 4

Origem das coisas

2 comentários
 
Sonha Marcelino!

Pegando um gancho no post da Lu, em aluzão ao dia da mentira, onde ela nos fez lembrar de utopias, sonhos, mentiras e etc., me deu vontade de comentar a expressão "Sonha Marcelino!" que deixei lá como comentário.

O uso da expressão "Sonha Marcelino" se aplica sempre que alguém faz projetos utópicos, de difícil realização, devaneios mesmo. Então poderá ouvir ao fundo um sonoro "Sooonha Marcelino!". E para explicar seu uso é impossível não lembrar da linda história de origem espanhola que se perpetuou em nossos corações através do cinema e que não tem nada a ver com mentiras, mas com sonhos.

A frase tornou-se famosa após o sucesso do fime espanhol Marcellino pan y vino, que estreou em 1955, baseado no livro de mesmo nome de autoria de José María Sánchez Silva, escrito em 1952. O "Sonha Marcelino!" aparecia logo no início da música tema do filme.

Letra original "Marcelino pan y vino"

Sueña, sueña Marcelino (sonha, sonha Marcelino)
que ya empieza alborear
doce frailes cuidan tu vida
guardan tu alma contra el mal
Marcelino, Marcelino
ya llegó tu despertar.

Marcelino, Marcelino
con jabón te has de lavar
come, come mucho
como Fray Papilla
come la tortilla y come mucho pan.

Que bien suenan las campanas
si las toca el niño y Fray Talán
tilín talán.

Dos y dos son cuatro
cuatro y dos son ocho
ocho y ochoÂ…veinte
que barbaridad.

Reza, reza Marcelino
que un buen niño debe orar.

O filme, apesar de antiguinho, é muito bom. Não espere nenhuma maravilha de Spilberg, é preto e branco, mas vale a pena dar uma olhada, ou ler o livro se preferir. A sintese do filme é mais ou menos o seguinte:

"Marcelino Pão e Vinho", conta a história de um pequeno órfão que causa milagre. Quando bebê foi deixado na porta de um mosteiro e criado pelos monges. Marcelino é muito bem cuidado pelos monges, mas sempre sentiu falta de amigos e principalmente de ter uma mãe. Brincava muito por todas as dependências do mosteiro, mas subir no sótão era proibido. Um dia Marcelino não resiste e em sua ida ao sótão encontra um amigo especial. Uma imagem de Jesus pendurado em uma cruz. Passa então a levar diariamente pão e vinho para o amigo. Um amigo que retribuiu a bondade de Marcelino lhe concedendo um desejo do fundo de seu coração.


É meio contra-senso se usar de sarcasmo com a expressão, por que na verdade o sonho de Marcelino se realizou. Portanto, não deixe de sonhar. O milagre pode acontecer! E não deixe de conhecer esta história.






Leia +...
quinta-feira, abril 1

Um dia perfeito...

Comments
 
Imagine um dia em que  ao sair cedinho para o trabalho , não enfrentará engarrafamentos.

O ar estará livre de poluentes.

Você não verá  nenhum pedinte nas ruas, ninguém usando drogas, assaltando, roubando.

Os políticos serão  honestos e terão como meta transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

Haverá educação, saúde, e alimentos para todos.

Pais, filhos, patrões, empregados... todos se respeitarão.

Todos terão um amor para chamar de seu.

Esse dia é hoje 1º de Abril, DIA DA MENTIRA.

Mas, não custa sonhar que dias melhores virão....
Leia +...