domingo, agosto 29

Saudade & poesia

Comments
 



Saudade não dá em árvore, mas é passível de brotar em qualquer coração solitário. Ela nos faz sentir falta daquilo que antes nos completava. Pode nos acometer nos momentos mais insólitos, geralmente mais fragilizados. Cada um percebe seus sintomas de maneira diferente. Pode ser através de um perfume, uma melodia ou uma imagem, muitas vezes nas coisas mais simples. Como num passe de mágica, esses "links" nos fazem reviver bons momentos, sempre com um ar de cumplicidade.
.

Cumplicidade

by Tony


Temos

De quatro paredes

A discrição

Do tempo a imposição,

Um do outro a cumplicidade!

...

Guardo

Dos bons momentos

As delícias,

Das tuas mãos as carícias,

Do que vivemos a saudade!

...

Quero

Ao amanhecer

Em teus braços acordar

Aqui, em qualquer lugar,

E de teus beijos saciar a vontade!



Bom fim de semana a todos!

Leia +...
quarta-feira, agosto 25

Do Baú

Comments
 

O bicho era verde



O problema de se falar muito de experiências próprias, é que o leitor mais atento logo infere a idade que temos. Mas isto já não me preocupa muito. É o normal do discurso e faz parte da análise do texto.

Na verdade, não vivi tanto! A informática é que evoluiu assustadoramente, e nos deixou com a sensação de já termos vivido uma eternidade. Se você compra um computador (PC) hoje, em doze meses, no máximo, ele estará ultrapassado, ou no mínimo necessitando de um upgrade, não é verdade!

Hoje em dia tenho um Notebook com todos os dispositivos necessários embutidos, internet sem fio e outras frescuras mais (eu achava isso chique no último, mas já tem gente com o CP no bolso). Bom, mas o Note é pequeno, leve, potente e disputa lugar com meus livros sobre a mesa. Porém, a informática nem sempre foi essa maravilha toda, nós sabemos. Há menos de duas décadas as coisas eram bem diferentes, pra não dizer outras coisas. Colocarmos hoje, lado a lado, um Notebook e um PC de 20 anos atrás é como desenterrar um fóssil da Computação. O bicho não chega a ser um Eniac, mas é esquisito.

Foto: Google imagens


O primeiro PC que tive sobre minha mesa, que na prática não era um PC, pois era da empresa, portanto não era pessoal (PC – Personal computer), foi um 286, ano 1990, mais ou menos. Alguém sabe o que é isso, ou o que foi isso? O bicho era verde! A tela era monocromática, verde fosforescente (fósforo verde). Vídeos e jogos, nem pensar! Só servia para edição de texto, planilha, banco de dados. e outras pouquissimas aplicações. Tinha uma capacidade de memória hilária, Processador: Intel 80286 de 8 MHz, Memória 4 MB de RAM, HD (Winchester) – 40 MB . O disquete ainda era aquele Floppy, de 5 polegadas. Que horror! Pior do que isso só o fogão a lenha da minha vó. Tentando comparar, hoje uma configuração boa seria um Intel Pentium Dual Core, 4GB, HD 500GB...melhor parar por aí.

Na época a gente achava o 286 o máximo. Hoje, somente quem é menos jovem ou estuda paleontologia das máquinas talvez já o tenha visto, esquecido em algum porão de oficina de manutenção ou soterrado em um depósito de lixo eletrônico.

Portanto, amigos, se de vez em quando o seu PC ou Note travar ou ficar meio lerdinho, tenha paciência com o bichinho! A coisa já foi muito mais feia.

Observando um pouco mais a nossa volta parece que já vimos muita máquina sucumbir por conta de sua própria evolução. Há bem pouco tempo eu levava meus filmes para revelar! Quem ainda faz isso?É melhor parar por aqui senão vou me sentir um Matusalém! E o processo não para. O futuro da tecnologia promete novidades de cair o queixo. Não demora meu notebook será mais um a engrossar os depósitos de lixo eletrônico.


Pelo menos, que seja reciclado!



Leia +...
sábado, agosto 21

Verdadeiro amor

Comments
 
 Fala-se muito em amor,  uma palavra  tão pequena , tão cheia de significado e que varia de pessoa para pessoa.
Acredito que amar é acima de tudo cuidar,  zelar pela felicidade do alvo do seu amor,  e não ser dono dele,  a  maioria das pessoas não conhecem o amor, confundem paixão e amar é muito mais que isso.
Amar é se interessar pelo que  a pessoa pensa, faz, seus anseios , seus sonhos, suas tristezas, suas dificuldades,  compartilhar tudo isso e acima de tudo respeitar o alvo do seu amor , dando-lhe espaço para que seja ele mesmo .
O amor é complexo e como tudo na vida precisa de dedicação.
Se você tem o seu amor ao alcance da sua mão, não permita que o ciúme, vaidade, dinheiro... estrague isso. Cuide dele como cuida de um plantinha , que ele vai crescer e
ficar forte  como uma árvore frondosa.
Mas não esqueça, o cuidado tem que ser diário.


Desejo a todos um fim de semana acompanhados das pessoas que amam.

Verdadeiro amor
Um famoso professor se encontrou com um grupo de jovens
que falava contra o casamento.
Argumentavam que o que mantém um casal é o romantismo
e que é preferível acabar com a relação,
quando este se apaga, em vez de se submeter
a triste monotonia de um matrimônio.
O mestre disse que respeitava a sua opinião
mas lhe contou a seguinte história:
 
Meus pais viveram 55 anos casados.
Numa manhã minha mãe descia as escadas 
para preparar o café e sofreu um enfarto. 
Meu pai correu até ela, levantou-a como pôde 
e quase se arrastando a levou até a caminhonete.
Dirigiu a toda velocidade até o hospital, mas quando chegou,
infelizmente ela já estava morta.
Durante o velório meu pai não falou nada. 
Ficava o tempo todo olhando para o nada. 
Quase não chorou. 
Eu e meus irmãos tentamos, em vão confortá-lo. 
Na hora do sepultamento, papai, já mais calmo,
passou a mão pelo caixão e falou com sentida emoção:
" - Meus filhos, foram 55 bons anos ... 
ninguém pode falar do amor verdadeiro  se não tem idéia 
do que é compartilhar a vida com alguém por tanto tempo. "
Fez uma pausa, enxugou as lágrimas e continuou:
" - Ela e eu estivemos juntos em muitas crises. 
Mudei de emprego, renovamos toda a mobília quando
vendemos a casa,  mudamos de cidade. 
Compartilhamos a alegria de ver nossos filhos concluírem 
a faculdade, choramos um ao lado do outro, 
quando entes queridos partiam ... 
Filhos, agora ela se foi e estou contente.
E vocês sabem por que? 
Por que ela se foi antes de mim e não teve que sentir 
a agonia e a dor de me enterrar, de ficar só, 
depois da minha partida. 
Sou eu quem vai passar por essa situação, 
e agradeço a Deus por isso.
Eu a amo tanto que não gostaria que ela sofresse assim ... "
E por fim, o professor concluiu:
Naquele dia entendi o que é o verdadeiro amor ... 
Está muito além do romantismo e não tem muito a ver com o erotismo,
mas se vincula ao trabalho e ao cuidado a que se professam 
duas pessoas realmente comprometidas. 
Por isso digo que o verdadeiro amor se revela nos pequenos gestos, 
no dia-a-dia e por todos os dias.
O verdadeiro amor não é egoísta, não é presunçoso, 
nem alimenta o desejo de posse sobre a pessoa amada.
(desconheço a autoria do texto)
Leia +...
segunda-feira, agosto 16

Adultério?

Comments
 
Foto: Redebrasildenotícias


Adultério é assunto para ser tratado em família, em sigilo, por aqueles diretamente envolvidos, de preferência de forma pacífica e civilizada. Tudo bem que é preciso respeitar as diferenças culturais, mas como é possível falar de paz mundial, de interesses comuns, de fórum mundial disso e daquilo se ainda não conseguimos consenso mundial nas relações mais básicas de uma sociedade, como as relações familiares, por exemplo!?


Estou me referindo ao caso da viúva Sakineh Mohammadi Ashtiani, 44 anos, do Irã, que teve repercussão internacional. Punir um suposto adultério com pena de morte por apedrejamento em praça pública, isso é o fim do mundo! Ou melhor, isso é regredir ao começo de tudo. É ignorar a trajetória difícil que foi a luta pelos direitos humanos e pela emancipação da mulher. Não quero com isso defender a legalidade do adultério, quer seja para homens ou mulheres, mas que o tratamento do caso não é por aí. Adultério é caso de família, que a família resolva. Ao Estado, na minha leiga opinião, caberia apenas interferir quanto aos direitos e deveres decorrentes da separação.


Sakineh foi Julgada em 15 de maio de 2006 por uma Corte local, foi considerada culpada de adultério e sentenciada a 99 chibatadas. Em 2006, o caso voltou a ser apreciado por outro tribunal, O júri condenou-a ao apedrejamento, pelo mesmo crime de adultério que, segundo o Judiciário, teria sido cometido quando ela ainda era casada. A Suprema Corte do Irã confirmou a sentença em 27 de maio de 2007.


Como podemos conviver harmoniosamente com "civilizações" que ainda extirpam o sexo das mulheres - como em comunidades islâmicas do norte da África, que não permitem que viúvas continuem tendo sua vida amorosa e sexual - como neste caso, que não permitem que as mulheres mostrem o rosto - como nas comunidades islâmicas? Como é possível, em pleno terceiro milênio ainda convivermos com comportamentos extremistas deste tipo? É possível tratarmos de cooperação política ou econômica e ignorarmos esses detalhes desumanos? É possível falar de direitos humanos, de não-violência ou de preconceitos diante de situações como esta? Em que mundo eles vivem?



Leia +...
sexta-feira, agosto 13

Amar uma mulher

Comments
 

Sabe o que é realmente amar uma mulher? Calma! Não vou dar receitas de amor eterno, não!

É que adoro as músicas de Bryan Adams, tem muita poesia; e ouvindo Brian uma tarde dessas fiquei ligado na letra de “Have you ever really loved a woman”. Olha o que diz a letra, em prosa:


Amar realmente uma mulher é entendê-la, conhecê-la profundamente. Ouvir cada pensamento seu, sonhar seus sonhos, dar-lhe asas quando ela quiser voar. Quando se ama uma mulher é preciso dizer isso a ela, o quanto ela é querida, desejada. Se você ama uma mulher diga-lhe que ela é a tal, a única. Ela precisa ouvir isso e precisa acreditar que seu amor durará para sempre. Aí, quando você se encontrar totalmente entregue nos braços da sua amada perceberá que realmente a ama.

Deixe-a segurá-lo em seus braços, saiba quando ela necessita ser tocada; você tem que sentir seu hálito, seu sabor, senti-la em seu sangue. Diga-lhe que vocês estarão sempre juntos. Você precisa abraçá-la firme, com delicadeza, tratá-la com carinho e ela estará lá sempre esperando por você. Então quando você vir nos olhos dela o filho que vocês ainda não conceberam aí você se dará conta de que realmente a ama.


Então diga-me: você já amou uma mulher realmente? (não precisa responder, não é uma enquete, rs)

Êta negocim compricado sô. O amor é igual aquele biscoitinho famoso: É poesia porque é lindo! É lindo porque é poesia.



Leia +...
domingo, agosto 8

Meu Pai

Comments
 

Hoje dia dos pais desejo a todos que tem esse privilégio, um dia tranquilo, de muita paparicação.

Normalmente a mãe é mais acessível , o pai fica um pouco à parte, acredito que pela própria natureza da mulher, mais sociável. Hoje isso tem mudado muito , o que é ótimo, os pais estão mais acessíveis, ajudam nas tarefas domésticas, alguns até cuidam das crianças enquanto as mães vão trabalhar, algumas décadas atrás isso não acontecia.

Perdi meu pai muito jovem, aos 14 anos , isso mudou radicalmente a minha vida, tive que redirecionar meus estudos, começar a trabalhar cedo, ter responsabilidades de gente grande quando ainda  não me sentia grande o suficiente  para isso.

Meu pai era uma homem de pouca instrução, mas de uma inteligência acima da média,  antenado com o que acontecia no mundo.
Lembro que todos os dias quando chegava da escola a tardinha, sem tirar a farda para desespero de minha mãe, ia lanchar ao lado dele, e fazia o relatório do meu dia na escola, quando o perdi foi disso que mais senti falta. Cultivo com meus filhos esse hábito , sempre reservo um tempo para saber como foi o dia deles,  assim fico sabendo o que eles andam fazendo e ao mesmo tempo dando o que eles mais precisam, atenção, não importa que idade tenham atenção nunca é demais.

Lamentei cada fase da minha vida em que ele não esteve presente,  principalmente não tê-lo ao meus lado quando os seus netos nasceram.

Amava meu pai.

Portanto se você tem seu pai pertinho de você , não deixe de dizer o quanto ele é importante, um abraço, um beijo, uma atenção, fazendo o que ele gosta, ou simplesmente conversando com ele.
Leia +...
quinta-feira, agosto 5

Flip 2010

Comments
 


Estou ainda desfazendo as malas de uma viagem de férias, lamento não poder embarcar nesta outra. Diferente porém muito agradável.

Começou dia 4 e vai até o dia 8 de agosto a Festa Literária Internacional de Paraty - Flip 2010. O homenageado desta edição é o escritor Gilberto Freire. Muitos são os autores convidados famosos: Colum McCann, Edson Nery da Fonseca, Fernando H. Cardoso, Ferreira Gullar, Gilbert Shelton, Hermano Vianna, Isabel Allende, John Makinson, José de Souza Martins, Lionel Shriver, Luiz Felipe de Alencastro, Maria Lúcia P. Burke e Moacyr Scliar entre outros.

O clima de Paraty é muito agradável e durante a Flip respira-se música, poesia e muita literatura. Quem gosta sente-se como pinto no lixo.

Paraty fica na costa sul do Estado do Rio de Janeiro, quase chegando ao Estado de São Paulo. A cidade tem muitos outros atrativos além da feira: história, gastronomia, praias, passeios de barco, mergulho, trilhas e muito mais.




Vai lá! E me conta!





Leia +...