terça-feira, maio 31

Vem aí a FLIP 2011!

Comments
 
Foto: portal FLIP 8

Já está programada a FLIP 2011.

A nona edição da Flip contecerá de 06 a 10 de julho, como sempre em Paraty - RJ. Eu ainda não me programei, mas bem que gostaria de estar lá.

O escritor homenageado nesta edição é o grande Oswald de Andrade, o devorador da Semana de Arte Moderna de 1922, que defendia a antropofagia linguística. Nenhum outro escritor do Modernismo ficou tão conhecido pelo espírito irreverente e combativo como Oswald. Sua atuação intelectual foi fundamental para a cultura brasileira do início do século XX, sua obra literária apresenta características da primeira fase do Modernismo.

Dentre os convidados estão João Ubaldo Ribeiro, Paulo Henrique Brito, Antônio Cândido e muitos outros.

Os demais atrativos do evento creio que todos já conhecem: muitos livros, oportunidade de conhecer, ao vivo, alguns escritores, o clima maravilhoso de Paraty, a paisagem, o patrimônio histórico que é a cidade. Ah! São tantas emoções (diria Roberto Carlos).

Um abraço a todos. Quem sabe nos vemos por lá!
Leia +...
quinta-feira, maio 26

MENINOS EU VI!

Comments
 
Foto:Terra


O Brasil é sem duvida um país muito rico em arte e cultura, mas é muito bom tambem quando temos a oportunidade (que não acontece a toda hora) de prestigiar, ao vivo, grandes ícones da cultura pop mundial que dão as caras por aqui. Aliás, é essa antropofagia cultural do brasileiro que dá à nossa cultura uma riqueza infinita e sempre renovada.



Neste final de semana tive o imenso prazer de assistir em carne, osso e pelanca (é, porque o bichinho já é quase setentinha, nasceu em 18/06/1942), o mega star britânico Paul MacCartiney. O "setentão" continua encantando multidões de fãs pelo mundo e com o mesmo entusiasmo de sempre. O interessante é que o públlico não era só composto de velhinhos como o garoto de Liverpool não! Tinha muita gente jovem e até crianças.



Paul fez dois shows seguidos aqui no Rio, de aproximadamente duas horas: um no domingo e outro na segunda-feira. E não deixou a desejar. Cheio de disposição, Paul foi sempre simpático e bricalhão. Até fez uma graças extras, quando se pensava que o show tinha acabado, lá vinha ele e sua banda outra vez e davam mais uma canchinha. Seu baterista, Abe Laboriel Jr, com sua dancinha divertida, foi um show extra.



Let it be, Jude, Jet, coming up, All my loving. Foi um repertório vasto, mas, tinha que acabar...O show, que foi muito bem organizado, terminou um pouquinho depois da meia noite. O público vibrou e o Estádio do Engenhão, palco do evento, tremeu com mais de 40 mil beatlemaníacos, paulmaníacos, antropófagos da arte pop mundial.



Foto:Terra



Bom fim de semana!

Leia +...
terça-feira, maio 24

Melancias explosivas

Comments
 

Já não se fazem melancias como antigamente, estava dando uma olhada no site da BBC e me deparo com a notícia de que no leste da China as melancias começaram a explodir deixando os fazendeiros perplexos, confesso que eu fiquei assustada.

Não pude deixar de pensar que a natureza está se revoltando. Já pensou você na feira e as frutas começam a explodir... ia ser um Deus nos acuda.

Brincadeiras à parte,o assunto é serio, eles usam um produto químico que acelera o crescimento da
fruta,mas ao que consta plantações que não foram tratadas com o produto,também explodiram.

Engenheiros agrônomos não conseguiram explicar o fenômeno.

Para ler a reportagem na íntegra acesse: BBC

Depois dessa não sei se olharei uma melancia com o mesmo olhar de antes.
Leia +...
sábado, maio 21

Nova ortografia

Comments
 


Há algum tempo falamos aqui sobre alguns aspectos da Reforma Ortográfica, que se encontra em fase de implantação desde 2009 e será de uso obrigatório a partir de 2013 em todos os países de língua portuguesa. O que mais me preocupa neste processo, além da montanha de livros que vai para o lixo por causa da reforma, é o fato de que até os próprios gramáticos discordam em alguns aspectos mais complicados. É o caso do uso do hífen.
Recentemente, conferindo a ortografia de um texto, percebi que algumas palavras podem ser encontradas com grafias diferentes em dicionários, atualizados, distintos. Por exemplo, vocábulos como para-raio, para-brisa, sub-humano e sobre-humano aparencem em alguns Vocabulários atualizados, sem hífen (pararaios, parabrisa, subumano e sobreumano). Coitado de nós, aprendizes!
É mesmo uma tarefa sobre-humana (ou será sobreumana?) aprender o Português correto!
Leia +...
quarta-feira, maio 18

Sintomas de amor

Comments
 

Hoje acordei com uma vontade louca de vê-la. Aliás, como estes sintomas me acometem com muita frequência, procurei um especialista.

Pois é, tinha que buscar aconselhamento profissional porque os efeitos colaterais são tantos que quando estas coisas me atacam não consigo me concentrar em nada. Meu trabalho tem sido uma lástima! Ler então, só se for uma boa estória de amor.


-Será que isso é grave, doutor?


Depois de alguns rodeios de praxe o doutor me tranquilizou. Com o diagnóstico de que isto é normal, medicou-me como no caso das viroses; sem maiores preocupações.

-Este quadro pode acometer qualquer ser humano, disse ele.

Recomendou-me, então, que pegasse algumas fotos antigas dela, desse uma ligadinha para ela, ou batesse um bate-papo virtual, que eu iria me sentir bem melhor, pelo menos por algum tempo.


Não é que estou me sentindo bem melhor agora! Melhor deixar estas fotos por perto!

Leia +...
domingo, maio 15

Ócio trabalhoso

Comments
 
Pablo Neruda, poeta chileno, certa vez disse "Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as ideias". Bonito! Em síntese, bem simplista é isso mesmo. Contudo, não é difícil perceber a ironia nas palavras do poeta.

Ter boas idéias e colocá-las em prática, não é tão simples assim; é como colocar o sino no pescoço do gato; só a déia parece boa. Quem se mete a escrever tem que dar conta do recado, de cabo a rabo, digo, de introdução a conclusão. Não tenho encontrado tempo para trabalhar a matéria-prima, a palavra. E lutar com elas é uma luta vã (Drummond).

Na momentânea falta de assunto, prefiro ficar com o que disse o filósofo e escritor alemão Goethe: "Escrever é ócio trabalhoso".

Boa semana a todos!
Leia +...
domingo, maio 8

Mãe é mãe

Comments
 


Palavras, mesmo um montão delas, seria pouco para falar de um ser tão nobre. E mesmo que eu conseguisse meu intento, o de homenagear todas as mães, certamente não seria nada inédito. Embora algumas pessoas tenham esquecido o significado desta palavrinha tão doce, a mãe já foi muito homenageada em verso e prosa, e esperamos que continue sendo, porque mãe não é uma relação meramente conceitual ou genética, mas uma relação de amor verdadeiro.


Qual uma vela
Que com sua própria chama
Consume-se a si mesma
Para prover luz a sua volta,
Ela se desdobra em mil
Para cuidar dos seus.

Como um felino a lamber suas crias
Sem se dar conta de que cresceram
Sem se dar conta de que se foram
Dia após dia, incansável
Zelando, cuidando, rezando,
Esperando, velando,
Ela permanece, mãe.



O nosso beijo a todas as mães.
Leia +...
quinta-feira, maio 5

Lirismo em Flor, bela...Florbela

Comments
 
google images



Excelente sonetista, Florbela Espanca teve uma vida breve. Morreu aos 36 anos. Felizmente foi o bastante para nos deixar uma extensa obra poética, rica em lirismo e erotismo. A iconografia da poetisa portuguesa é também muito rica, o que não era muito comum no inicio do século XX. Isto se deve ao fato de que seu pai foi fotógrafo e a usava como modelo para seus ensaios fotográficos.

Entre tantas referencias boas Florbela nos deixou "Saudades".

Saudades! Sim... Talvez... e porque não?...
Se o nosso sonho foi tão alto e forte
Que bem pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah! como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão!

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar,
Mais doidamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais a saudade andasse presa a mim!

Florbela Espanca (Livro de Soror Saudade - 1923)


Boa semana! (com poesia)



Leia +...
segunda-feira, maio 2

Segunda-feira de José

Comments
 





E agora José?
A Princesa casou,
A festa acabou,
O Flamengo venceu,
Outra festa se deu,
Bin Laden morreu!!!??

E agora Brasil?
O trabalhador se tocou
Que a realeza é de lá
E o Real é daqui.
E agora? E agora, e aí?
E agora José?

O dragão acordou
A inflação já voltou
O salário michou
O povo comemorou,
Comemorou o que José?

O verão acabou
A enchente ficou
A Copa vêm aí
E as Olimpíadas também
E agora? E aí?

E agora José?
Que a Dilma venceu,
E se foi o Osama?
E agora Obama?
Que o Papa é santo?
Pergunto a José
De cá do meu canto,
Como será o amanhã?


(Paródia a "José" , de Carlos Drummond)



Leia +...