domingo, outubro 28

Eterna busca de si

Comments
 

Arqueologia
 .by Tony

Escravo, cavo, escavo;
Busco de meus vestígios um sinal,
Minha bandeira na terra cravo.
Se me desconstruo, me encontro;
Tantas vezes, nem conto!
 .
Construo minha própria arqueologia.
Cacos que reajunto, montam, contam,
Remontam minha tosca genealogia.
Lembranças fossilizadas revelam,
Meus podres ossos por elas velam.
 .
Uma vez barro, hoje pó,
Assim, entre ossadas alheias,
Outra vez me encontro só.

...
Tenham um bom domingo!
Leia +...
quinta-feira, outubro 18

Espírito de Emily

Comments
 

*********************************
A gente se afeiçoa ao autor, ao poeta e quando vê está completamente apaixonado. As vezes chega até a imitar seus cacoetes, falando palavras dele ou dela; falando até coisas que o autor não disse. Mas, num tom que ele poderia ter dito. Por fim, acaba impregnado por um espírito afim, que parece querer se manifestar através de você. Aí a intertextualidade fica visível, insustentável.

Certa vez, após alguns estudos de Literatura Americana percebi que ficou em mim um certo apreço por Emily Dickinson. Nesse período sem presunção ou intenção de parodiá-la, escrevi frases  que ela não disse, mas, se a conheci um pouco, poderia perfeitamente tê-las dito.


Espírito de Emily

by Tony

Abstenho-me de viver
A vida que se me oferece-
Do Claustro retiro a Alegria-
Dos Versos - o que minh’alma carece. 
***
Minha Poesia é para o mundo
A única Janela -
Ninguém virá até mim
Senão através dela.

*********************************
Bom final de semana!

Leia +...
sexta-feira, outubro 12

Ler: todo dia é dia

Comments
 
Bookshelves at the library by Westcott Phillip, 
U.S. Fish and Wildlife Service

Você não sabia! Pois é: o dia 12 de outubro também é dedicado à leitura. Foi instituído por lei no Governo Lula. Pouca gente sabe.

Em meio a duas comemorações tão importantes como o Dia da Criança e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que se comemoram na mesma data, o Dia da Leitura estava mesmo fadado ao esquecimento.

Mas, como todo dia é dia de leitura, vamos deixar as crianças brincar, depois voltamos à leitura. Contudo, avalie a possibilidade de presentear um livro a uma criança, e, se possível, leia para ela. Seu presente poderá ser inesquecível!

Bom feriadão e boas leituras. E não esqueça: a leitura também pode ser uma grande viagem!
Leia +...
domingo, outubro 7

Poesia & marketing político

Comments
 
Foto: fuse

Olha a rima; o negócio é rimar! Candidatos descobrem a rima. A poesia está fazendo a festa dos candidatos às eleições 2012. Refrões do tipo “Chegou a nossa vez, conto com vocês”, “Não esqueça, Fulano na cabeça”, “Para melhorar, tem que mudar” e muitas outras estão impregnando nosso cérebro. Algumas até muito criativas; não vou citá-las aqui para não promover o candidato. Não é essa a intenção.

Agora, aquelas paródias pegajosas são menos “interessantes”. Parece que impregnam no cérebro da gente. É como um vírus, quando vê você está cantando a "musiquinha", e nem conhece o candidato! É uma tortura. Mas está acabando. Quer dizer, vamos torcer para não haver segundo turno.

Mas, pelo menos um aspecto positivo: a poesia está em alta.
Leia +...
quinta-feira, outubro 4

Falsebook: Pequenas mentiras

Comments
 

Foto: VikaValter - Colecção: Vetta


Na visão cristã não existe mentira pequena e mentira grande. Tudo é mentira. E, embora não seja um dos sete capitais, mentir também é pecado.

Na verdade, deixando a questão do pecado de lado, se observarmos a nossa rotina vamos perceber que as pequenas mentiras são constantes em nossas vidas, e queiramos ou não, são necessárias para a sobrevivência em sociedade.

Além de termos que contar das nossa, também temos que engolir algumas indigestas.

As mentirinhas já aparecem logo cedo. Mesmo naqueles dias em que você acorda com o pé esquerdo,  não tem nada dando certo, num cumprimento matinal com os amigos você responde "Tudo bem! e você?". Tem aquelas mentirinhas que você é obrigado a dizer ao telefone para fugir de pessoas indesejáveis ou do temível telemarketing; aquelas ditas na rua quando da abordagem de estranhos; as mentiras que as mulheres contam para as amigas; as mentiras que os homens contam no bar depois da pelada, depois da pescaria ou depois da relação amorosa; as mentiras sociais contemporâneas: do tipo o morro está pacificado; eu não serei candidato a reeleição, O Brasil é o país do futuro (ô futuro que não chega, sô!).

Tem também as mentirinhas que os homens contam para suas parceiras; as mentirinhas postadas nas redes sociais, nos seus perfis; as mentirinhas que as pessoas colocam nos seus Currículos quanto à formação, cursos e experiência. E ultimamente temos que engolir as mentiras que os políticos contam para conquistar o voto do eleitor. Tem cada uma!

Tudo bem que você não pode ser verdadeiro o tempo todo senão vira uma presa fácil, mas tem historinhas que não dá para engolir!

Afinal, seríamos nós, todos personagens de um Falsebook na vida social?!

Abraços!
Leia +...