segunda-feira, janeiro 19

Da leitura

Comments
 

A leitura é ferramenta arqueológica fundamental na escavação de nossa ancestralidade, contribuindo diretamente para a reescrita do nosso gênesis e para o reencontro com nós mesmos. É como voltar ao caos e recriar a obra, fazendo da palavra o barro, matéria-prima necessária para que o escultor possa, muito habilidosamente, remodelar as ossadas encontradas devolvendo-lhes as carnes, enervações e todas as conexões necessárias à tessitura de suas histórias e à confirmação de suas identidades.


Leia +...
terça-feira, janeiro 6

Todo dia é dia de leitura

Comments
 

Todo dia é dia de ler, hoje (07/01) é o dia do leitor. A celebração foi instituída nesta data em homenagem à criação do jornal “O Povo”, fundado em 07/01/1928 em Fortaleza pelo médico cearense Demócrito Rocha. Esse foi um marco importante para a divulgação da cultura e incentivo à leitura e o desenvolvimento no Ceará.

Embora as estatísticas apontem que o brasileiro ainda lê pouco, são muitos os projetos de leitura Brasil afora. Pessoas e instituições imbuídas de espírito filantrópico que, sem fins lucrativos, criam e mantém bibliotecas comunitárias, rodas de leitura ou grupos de contação de histórias, ou mesmo jornais, com o fim de desenvolver o gosto pela leitura nas pessoas.

Neste dia do Leitor, eu gostaria de homenagear o, também cearense, Luiz Cruz, falecido em 28 de junho de 2014, criador e mantenedor da Biblioteca Circulante em Fortaleza, que dedicou sua vida a incentivar a leitura.

Por mais de 40 anos Luis Cruz distribuiu conhecimento e simpatia. A Biblioteca levava livros, revistas, periódicos e até pequenos shows a escolas, praças, hospitais e presídios, proporcionando um pouco de sonho e alegria também em momentos difíceis.

Tendo distribuído mais de 200 mil livros, ele se orgulhava de poder difundir a iniciativa e despertar em outras pessoas, não só o gosto pela leitura, mas também o espírito de filantropia cultural. Quase a totalidade do material que distribuía era fruto de doações.

Em uma de suas últimas entrevistas Luiz disse “Eu deixo a cria para que mais pessoas tomem conta e façam florescer”. Façamos florescer a leitura.

Ler é conhecer outras vidas. Aqui você conheceu um pouco deste grande cearense. Leia mais, viva mais.


 Foto: Agência Diário
Leia +...