terça-feira, março 24

Saudade

2 comentários
 


Disse Pablo Neruda "Saudade é amar um passado que ainda não passou. É recusar o presente que nos magoa. É não ver o futuro que nos convida."

Porém, antes de ser um sentimento negativo, saudade é um sinal de que você já viveu grandes momentos que suscitam a lembrança e o desejo de revivê-los. A dor poderá advir da impossibilidade disso, por outro lado, recordar alivia.


Saudade

Saudade...
É ter o passado interferindo
No futuro que se anuncia.
Saudade...
É ter um coração esvaziado,
É ter a alma em agonia.
Saudade...
É viajar nas asas de um condor,
E do alto observar seus próprios passos.
Saudade é voar na contramão do tempo;
É deixar o fruto em busca da flor.
Saudade...
É desde o começo ansiar pelo fim,
Saudade é reviver a própria dor.

By Tony


Leia +...
sexta-feira, março 20

Dia Mundial da Felicidade

2 comentários
 

Ah! Felicidade!?

É possível ser feliz tendo que sobreviver comendo o pão com o suor do seu rosto, enquanto “outros” comem lagostas e caviar também com o suor do "seu" rosto? É possível ser feliz sabendo que se você for picado por um reles mosquito pode morrer porque a Saúde não funciona? É possível ser feliz vendo seus filhos irem diariamente a uma Escola que finge que ensina enquanto eles comemoram a aprovação? É possível ser feliz engaiolado dentro da própria casa enquanto o bandido está à solta? É possível ser feliz percebendo que seu país é rico, tem um potencial enorme, mas que os recursos se perdem pelo caminho até serem aplicados em benefício do contribuinte? É possível ser feliz sabendo que o Brasil tem ótimas ideias, muitos bons projetos de interesse coletivo, mas que são preteridos em benefício de outros interesses?

Por fim, é possível ser feliz assistindo a tudo isso sem poder fazer nada efetivamente, a não ser votar e protestar? Ou pior, é possível ser feliz vendo que nem isso o povo sabe fazer: votar e protestar?

Só nos resta acreditar que sim, é possível, porque a Felicidade reside, em grande parte, nisto: acreditar! Todo dia é dia de ser feliz!


PS: O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela ONU, em Junho de 2012.

Abraços,

Leia +...
domingo, março 15

Dia Nacional da Poesia

Comments
 
14 de Março é Dia Nacional da Poesia no Brasil.



A data foi criada em homenagem a Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847. Ele ficou conhecido como o poeta dos escravos por ter se destacado na luta pela abolição da escravatura no Brasil.
A data é normalmente comemorada em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, e eventos abertos ao público amante da rima e da palavra declamada.
Sobre o fazer poético, ninguém melhor que Fernando Pessoa para ilustrar. Em Autopsicografia encontram-se todas as dores do poeta: a dor sentida, a fingida, a dor lida.

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


Fernando Pessoa
Leia +...
quinta-feira, março 12

"A Crise Moral"

Comments
 
Foto: Iconografia Casa de Rui Barbosa
"Todas as crises, portanto, que pelo Brasil estão passando, e que dia-a-dia sentimos crescer aceleradamente, a crise política, a crise econômica, a crise financeira, não vêm a ser mais do que sintomas, exteriorizações parciais, manifestações reveladoras de um estado mais profundo, uma suprema crise: a crise moral."

Aquela sensação de deja vu, de “já vi esse filme” é muito comum, não é mesmo? O quadro político e econômico que observamos no Brasil na atualidade não tem nada de inédito. A terra das palmeiras, onde canta o sabiá, parece que carrega um vírus incubado em suas entranhas político-administrativas que vez por outra se manifesta de forma devastadora.

Os efeitos nefastos desse mau têm sido diagnosticados desde que o Brasil se firmou como nação. Quanto à vacina, creio que também já era conhecida: um choque de moralização.

O texto acima é trecho da conferência não pronunciada "A Crise Moral" (Obras Completas de Rui Barbosa. V. 40, t. 6, 1913. p. 126). Rui Barbosa foi jurista, diplomata, escritor e filólogo, considerado um dos maiores políticos de nossa história. A “Águia de Haia”, como ficou conhecido, faleceu em Petrópolis – RJ, em 1923.



Leia +...
sábado, março 7

Dia Internacional da Mulher

4 comentários
 

É uma pena que, passados 15 anos do século XXI, ainda existam mulheres que acham que a vida é apenas ter uma bunda turbinada e um milhão de seguidores. A condição que elas conquistaram na sociedade, no mercado de trabalho e em todos os postos, lhes custou muita luta, abnegação e paciência. As mulheres têm um potencial muito maior que, com certeza, não se resume a um trazeiro.

O processo de emancipação e inclusão da mulher no mundo social e produtivo foi lento, contudo, podemos dizer hoje que elas estão lado a lado com os homens na disputa pelas oportunidades. Talvez ainda não seja o ideal, mas muitas etapas foram vencidas e elas hoje têm o seu espaço e devem comemorar isto.

A mulher tornou-se importante e indispensável. Indiscutivelmente, quer seja nos seus papeis tradicionais, na política, na educação ou na indústria, podemos constatar que ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher!


A elas os louros, e as flores, por que não? Neste 8 de março, parabéns a todas pelo Dia Internacional da Mulher!

Leia +...