Mostrando postagens com marcador datas especiais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador datas especiais. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, abril 15

Cada um escreve poesia do seu jeito!

Comments
 
*O Homem Vitruviano. *

Eu adoro desenho; é outra forma gostosa de poesia. O desenho acima trata-se de um sistema de proporções humanas  desenhado por Leonardo da Vinci, por volta de 1490, baseando  na obra “Os dez livros da Arquitetura”, do arquiteto romano Marcus Vitruvius. Daí o desenho, que se encontra na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, Itália, ser conhecido como o Homem Vitruviano.

Várias outras reproduções deste desenho foram feitas posteriormente, porém a mais difundida e conhecida hoje é a de Leonardo. E sem dúvida Da Vinci, entre tantas outras habilidades, foi um grande desenhista. O dia Mundial do Desenhista foi criado em sua homenagem, 15 de abril, data do seu nascimento em 1452, e ao mesmo tempo homenageia os milhares e milhares de desenhistas pelo mundo, cada um com a sua técnica.
Gustave Doré


Gosto muito dos desenhos do francês Gustave Doré, como as ilustrações do Quixote, são incríveis! Acima, vê-se a deliciosa metáfora dos moinhos de vento perpetuada em sua gravura. Gosto também da Mafalda do Quino, do Calvin de Bill Watterson, Da turma da Mônica do Maurício, do nosso grande Portinari, do quase-brasileiro Debret, são tantos!

Parabéns a todos os desenhistas do Brasil e do mundo!        
Leia +...
sexta-feira, março 20

Dia Mundial da Felicidade

2 comentários
 

Ah! Felicidade!?

É possível ser feliz tendo que sobreviver comendo o pão com o suor do seu rosto, enquanto “outros” comem lagostas e caviar também com o suor do "seu" rosto? É possível ser feliz sabendo que se você for picado por um reles mosquito pode morrer porque a Saúde não funciona? É possível ser feliz vendo seus filhos irem diariamente a uma Escola que finge que ensina enquanto eles comemoram a aprovação? É possível ser feliz engaiolado dentro da própria casa enquanto o bandido está à solta? É possível ser feliz percebendo que seu país é rico, tem um potencial enorme, mas que os recursos se perdem pelo caminho até serem aplicados em benefício do contribuinte? É possível ser feliz sabendo que o Brasil tem ótimas ideias, muitos bons projetos de interesse coletivo, mas que são preteridos em benefício de outros interesses?

Por fim, é possível ser feliz assistindo a tudo isso sem poder fazer nada efetivamente, a não ser votar e protestar? Ou pior, é possível ser feliz vendo que nem isso o povo sabe fazer: votar e protestar?

Só nos resta acreditar que sim, é possível, porque a Felicidade reside, em grande parte, nisto: acreditar! Todo dia é dia de ser feliz!


PS: O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela ONU, em Junho de 2012.

Abraços,

Leia +...
domingo, março 15

Dia Nacional da Poesia

Comments
 
14 de Março é Dia Nacional da Poesia no Brasil.



A data foi criada em homenagem a Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847. Ele ficou conhecido como o poeta dos escravos por ter se destacado na luta pela abolição da escravatura no Brasil.
A data é normalmente comemorada em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, e eventos abertos ao público amante da rima e da palavra declamada.
Sobre o fazer poético, ninguém melhor que Fernando Pessoa para ilustrar. Em Autopsicografia encontram-se todas as dores do poeta: a dor sentida, a fingida, a dor lida.

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


Fernando Pessoa
Leia +...
sábado, março 7

Dia Internacional da Mulher

4 comentários
 

É uma pena que, passados 15 anos do século XXI, ainda existam mulheres que acham que a vida é apenas ter uma bunda turbinada e um milhão de seguidores. A condição que elas conquistaram na sociedade, no mercado de trabalho e em todos os postos, lhes custou muita luta, abnegação e paciência. As mulheres têm um potencial muito maior que, com certeza, não se resume a um trazeiro.

O processo de emancipação e inclusão da mulher no mundo social e produtivo foi lento, contudo, podemos dizer hoje que elas estão lado a lado com os homens na disputa pelas oportunidades. Talvez ainda não seja o ideal, mas muitas etapas foram vencidas e elas hoje têm o seu espaço e devem comemorar isto.

A mulher tornou-se importante e indispensável. Indiscutivelmente, quer seja nos seus papeis tradicionais, na política, na educação ou na indústria, podemos constatar que ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher!


A elas os louros, e as flores, por que não? Neste 8 de março, parabéns a todas pelo Dia Internacional da Mulher!

Leia +...
terça-feira, janeiro 6

Todo dia é dia de leitura

Comments
 

Todo dia é dia de ler, hoje (07/01) é o dia do leitor. A celebração foi instituída nesta data em homenagem à criação do jornal “O Povo”, fundado em 07/01/1928 em Fortaleza pelo médico cearense Demócrito Rocha. Esse foi um marco importante para a divulgação da cultura e incentivo à leitura e o desenvolvimento no Ceará.

Embora as estatísticas apontem que o brasileiro ainda lê pouco, são muitos os projetos de leitura Brasil afora. Pessoas e instituições imbuídas de espírito filantrópico que, sem fins lucrativos, criam e mantém bibliotecas comunitárias, rodas de leitura ou grupos de contação de histórias, ou mesmo jornais, com o fim de desenvolver o gosto pela leitura nas pessoas.

Neste dia do Leitor, eu gostaria de homenagear o, também cearense, Luiz Cruz, falecido em 28 de junho de 2014, criador e mantenedor da Biblioteca Circulante em Fortaleza, que dedicou sua vida a incentivar a leitura.

Por mais de 40 anos Luis Cruz distribuiu conhecimento e simpatia. A Biblioteca levava livros, revistas, periódicos e até pequenos shows a escolas, praças, hospitais e presídios, proporcionando um pouco de sonho e alegria também em momentos difíceis.

Tendo distribuído mais de 200 mil livros, ele se orgulhava de poder difundir a iniciativa e despertar em outras pessoas, não só o gosto pela leitura, mas também o espírito de filantropia cultural. Quase a totalidade do material que distribuía era fruto de doações.

Em uma de suas últimas entrevistas Luiz disse “Eu deixo a cria para que mais pessoas tomem conta e façam florescer”. Façamos florescer a leitura.

Ler é conhecer outras vidas. Aqui você conheceu um pouco deste grande cearense. Leia mais, viva mais.


 Foto: Agência Diário
Leia +...
domingo, agosto 26

Um gigantesco salto para a humanidade

Comments
 

O herói americano, o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar o solo lunar (1969), faleceu neste sábado, 25/08/2012, aos 82 anos em Ohio (EUA), conforme boletim CNN. O feito de Armstrong, ao pousar na Lua, juntamente com Buzz Aldrin e Michael Collins, alimentou os sonhos de muitos garotos que, como eu, amavam os Beatles e os Rolling Stones e sonhavam voar alto.
Era inacreditável! A desmistificação de um símbolo dogmático. A Lua dos poetas, a lua dos amantes, a lua dos lobisomens, a lua de São Jorge, a lua dos astrólogos, a lua dos astrônomos, a lua dos loucos, a lua dos sonhadores; estava alí, a seus pés. Realmente, um grande feito! Muitas pedras rolaram daí em diante.

O homem que deu esse gigantesco salto para a humanidade acaba de saltar para a eternidade, com honras de herói.
“It’s a small step for man and a giant leap for mankind”
Leia +...
sexta-feira, julho 20

Dia do amigo

Comments
 

Circle of children - Por: David Foreman
***
Aproveitando a maré da Festa Literária Internacional de Paraty, onde Drummond foi o auge, eu desejo  aos amigos tudo isto:

Desejo a você
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
(...)

...um livro de Carlos Drummond para ler e muito mais!

Feliz Dia do Amigo!


Leia +...
quarta-feira, março 21

Pássaros e poemas pelo mundo

Comments
 
Vinte e um de março é o Dia Mundial da Poesia, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999, com o propósito de promover a leitura, escrita, divulgação e ensino da poesia pelo mundo.

Os poemas são como pássaros deixe que eles se alimentem um pouquinho em suas mãos, vai?




Os poemas
.
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

QUINTANA, Mário. Esconderijos do tempo. Porto Alegre: L&PM,1980.
&&&

* A foto acima é de Martin Harvey, Coleção: Digital Vision
Leia +...
terça-feira, março 13

E viva a poesia!

Comments
 
Foto: Apic
Coleção: Hulton Archive
&&&

Com o propósito de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia pelo mundo, foi criado pela UNESCO em 1999 o Dia Mundial da Poesia, que se celebra em 21 de março.
Amanhã, 14 de março, comemoramos, aqui na terra Brasilis, o Dia Nacional da Poesia. Esta data foi escolhida por ser a data de nascimento do grande escritor baiano Castro Alves.

A poesia não pode passar em brancas nuvens (folhas). Segue nossa homenagem aos poetas e amantes da poesia.

Aos poetas

O poeta finge não ser amor
A razão do seu martírio;
Vê da sua terra as palmeiras;
Enquanto amarga o exílio.

Finge não ver a pedra
No meio do caminho;
Encanta-se com flores do campo
E as trata com carinho.

Relembra com saudade
A aurora da sua vida;
Canta com franca adoração
A sua terra querida.

O poeta empresta os olhos
Aos que não enxergam a fundo
Toda a beleza oculta
Nas coisas mais simples do mundo.

Finge ser sobre-humano
Busca dos versos a perfeição;
Craveja de poesia a vida,
Pelas duas morre de paixão.
&&&
Nosso abraço a todos os que "emprestam os olhos aos que não conseguem ver".



Licença Creative Commons
O trabalho Aos poetas de Tony foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em vozativa2.blogspot.com.
Leia +...
sábado, janeiro 7

Dia do Leitor

Comments
 
Desde que o homem inventou uma maneira de registrar, representar seu pensamento, passou a existir também na história outro personagem: o leitor. Claro, se alguém escreve é porque supõe um possível leitor. E hoje (7 de janeiro)é dia dele: Dia do leitor.
No princípio eram apenas rabiscos rupestres, mas com a definição do código escrito o homem passou a escrever em tabletes de argila, em lajes de pedra, em madeira, em peles de animais, em papiro e por fim em papel. De lá para cá muito já se escreveu, nos mais diversos suportes do texto, afinal de contas já se passaram cerca de 5 mil anos da invenção da escrita.
Hoje o leitor tem à sua disposição outras mídias. A onda agora é o tablet. E o leitor, que adquiriu status de coautor, é peça importantíssima na reconstrução das idéias do escritor.
Nestas férias tenho aproveitado bastante esta condição de coautor de grandes obras e aproveito para indicar a leitura do livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, do jornalista Leandro Narloch.
Na obra Leandro Narloch apresenta suas versões de vários episódios da nossa história. A obra é reveladora, engraçada e surpreendente. Vale a pena ler. Seja coautor!
Seja leitor!



Leia +...
domingo, janeiro 1

Novos rumos

Comments
 
Foto by: Lucidio Studio Inc

2012!

Depois da festa...

Dizia um camarada meio sonolento:
- Ano novo, vida nova. Agora somos a sexta economia do mundo; não tem pra ninguém!



O colega, que não bebeu tanto, acode:
- Acorda irmãozinho, a festa acabou. Isso é só estatística. Não leve muito a sério. Vamos voltar ao trabalho que tem muita sujeira pra gente limpar.
...
A “virada” é sempre um bom momento para um balanço geral, para rever projetos, descartar alguma ideia que não deu certo, tentar novas estratégias. A esperança é o sentimento mais presente neste momento. Assim, o Réveillon é também uma boa hora para dar um pouco de atenção às coisas do coração, buscando a realização de sonhos há muito acalentados: mudar, recomeçar, trocar, renovar, fortalecer laços, repensar o amor.

Classificados de Réveillon
By Tony

Troco
O champanhe francês do réveillon
Por qualquer programa que me distraia

Troco
O luxo do hotel a beira-mar
Por um guarda-sol em qualquer praia

Troco
A multidão anônima que me cerca
Para poder ouvir a tua voz

Doo
Todos os abraços e beijos fingidos
Para estar outra vez contigo a sós

Doo
Um coração amplo e vazio
Pouco usado, com forte batida

Troco
Por um amor incontido
Todos os meus projetos de vida

Troco
A estabilidade que conquistei
Pela chance de recomeçar, nada mais

Doo
Os bens que nenhum bem me fazem
Pra sentir o bem que você me faz.


***
Um próspero 2012!
Leia +...
domingo, junho 12

AH! o amor...

Comments
 


AH! o amor....

O assunto é batido, estudado até por cientistas,mas ninguém tem a fórmula perfeita.

Porque alguns casais dão tão certo e outros apesar da paixão avassaladora que sentiram quando se conheceram, não durou muito tempo?

Quem nunca se apaixonou?
Na adolescência uma paixão por semana, as vezes dura até menos que isso, até o dia em que você bate os olhos em alguém e pronto, você foi fisgado,se vai se transformar em amor, só com o tempo você vai saber, se vai dar certo,quanto tempo vai durar.... ah! o amor!

Quantas histórias já ouvimos falar,de casais que a família não aprovava, e contra tudo e contra todos viveram esse amor e perdurou. De amores a primeira vista, de amores não correspondidos, amores que se perderam, alguns para sempre,outros que se reencontraram muito tempo depois, alguns já na velhice... sempre haverá belas histórias de amor,não como nos contos de fadas,mas histórias reais, sem glamour, mas nem por isso menos intensas.

No dia dos namorados, que os enamorados aproveitem para reforçar esse sentimento nesse dia simbólico... porque amar é fundamental, sempre, muito, intensamente, sem medo de ser feliz.
Leia +...
domingo, maio 8

Mãe é mãe

Comments
 


Palavras, mesmo um montão delas, seria pouco para falar de um ser tão nobre. E mesmo que eu conseguisse meu intento, o de homenagear todas as mães, certamente não seria nada inédito. Embora algumas pessoas tenham esquecido o significado desta palavrinha tão doce, a mãe já foi muito homenageada em verso e prosa, e esperamos que continue sendo, porque mãe não é uma relação meramente conceitual ou genética, mas uma relação de amor verdadeiro.


Qual uma vela
Que com sua própria chama
Consume-se a si mesma
Para prover luz a sua volta,
Ela se desdobra em mil
Para cuidar dos seus.

Como um felino a lamber suas crias
Sem se dar conta de que cresceram
Sem se dar conta de que se foram
Dia após dia, incansável
Zelando, cuidando, rezando,
Esperando, velando,
Ela permanece, mãe.



O nosso beijo a todas as mães.
Leia +...
quarta-feira, abril 27

Ética na Rede

Comments
 
Outro dia, navegando por este mundo de “oh meu Deus!”, deparei-me com um texto bastante familiar. Tudo bem que neste mundo da “criação” tudo é uma imensa intextualidade (imitação), mas não precisamos copiar ipsis litteris a obra do outro! A não ser em citações ou resenhas críticas devidamente referenciadas.

Pois bem, o tal texto era um post do Voz Ativa, copiado na íntegra para outro blog sem nenhuma referencia ou créditos aos verdadeiros criadores do texto.

Blogar é uma atividade livre, informal, no entanto, a Lei de Direitos Autorais e da ética, em primeiro lugar, também se aplicam a ela. Vamos ficar blogados, quer dizer, ligados!

Ontem (26 de abril) foi o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, uma ótima oportunidade para se pensar nessas pequenas coisas. A propriedade Intelectual abrange não só as patentes industriais, mas também os diretos autorais. Blogs, assim como os Sites de Internet, embora estejam sujeitos a termos de uso da plataforma digital, são propriedades de seus criadores, e os conteúdos de sua responsabilidade. Se você gostou de um certo trabalho, divulgue, link, mas não oculte a verdadeira origem, mencione a autoria do texto. Isto, além de primar pela ética na Blogosfera, fortalece o Blog do outro e o seu.

Blogar tem que ser uma atitude consciente e limpa. Sucesso!







&&&
Leia +...
terça-feira, março 8

Dia Internacional da Mulher

Comments
 


Dia 08 de março é dia Internacional da Mulher. O evento pode ser tratado de diferentes aspectos e pontos de vista. A importância da mulher no seio da família, na Igreja, no mundo do trabalho, nas artes e ciências, ao lado do homem, enfim as abordagens são múltiplas.

Quero aproveitar a oportunidade para destacar o já tão badalado fato de termos uma mulher na presidência do nosso país. Isto só vem a enaltecer a crescente consolidação do papel da mulher na sociedade, no Brasil e no mundo.

Gostaria de destacar ainda o fato de Dilma Rousseff ter optado pelo tratamento “a Presidenta” em contrapartida ao “a Presidente”. As duas formas são corretas. No entanto, não foi apenas uma questão linguística, mas uma questão de optar por valorizar o aspecto feminino e enfatizar que é a mulher brasileira que se encontra ali. É acima de tudo uma questão de opção e personalidade.

"São pequenos passos para subir a Rampa, mas um grande salto para a mulher brasileira! (parafraseando Neil Armstrong)


Um beijão a todas as mulheres!
Leia +...
quarta-feira, outubro 20

Dia do Poeta

Comments
 

Todo dia é dia de poesia.

O poeta consegue através de seus versos sensibilizar, dizem o que vai na alma, através de rimas, sonetos ou poemas.
Muitos se inspiram no seu cotidiano, em amores, ou simplesmente fantasiam.
A poesia e a música andam juntas, na Grécia as poesias eram cantadas.

Talvez a melhor definição seja a de Fernando Pessoa:
”O poeta é um fingidor/ Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente./ E os que lêem o que escreve/ Na dor lida sentem bem/ Não as duas que ele teve/ Mas só as que ele não têm/ E assim nas calhas de roda/ Gira, a entreter a razão/ Esse comboio de corda/ Que se chama coração”.

UM pouco de poesia:

MEUS OITO ANOS

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida,
Que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais.

Como são belos os dias
Do despontar da existência
Respira a alma inocência,
Como perfumes a flor;

O mar é lago sereno,
O céu um manto azulado,
O mundo um sonho dourado,
A vida um hino de amor!

Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia,
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar

O céu bordado de estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! Dias da minha infância!
Oh! Meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Naquela risonha manhã

Em vez das mágoas de agora,
E tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos da minha irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
De camisa aberta ao peito,
Pés descalços, braços nus,

Correndo pelas Campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos,
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar mangas,
Brincava à beira do mar;

Rezava as Ave Marias,
Achava o céu sempre lindo
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida,
Que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
À sombra das laranjeiras,
Debaixo dos laranjais!

Casimiro De Abreu

Esse post é dedicado ao Tony , meu parceiro no Voz, que nos tem brindado com o seu poetar.

Leia +...
terça-feira, outubro 12

Um dia para leitura

Comments
 
Tenho a impressão de que já falamos disso aqui, mas não custa lembrar, afinal o assunto parece esquecido: A lei 11.899 que instituiu o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura...e...!?

O governo instituiu, em de 8 de janeiro de 2009 , o dia 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura. A Lei n.º 11.899, que prevê ainda a Semana Nacional da Leitura e da Literatura; está no Diário Oficial. Mas parece que ficou só lá mesmo! As escolas estão em recesso, feriadão e sexta feira é dia do professor, também não tem atividades. Para complicar a semana é cheia de outras comemorações como Círio de Nazaré, dia da criança, dia de N. S. Aparecida, será que alguém se lembrou da Semana Nacional da Leitura, ou Dia Nacional da Leitura? Gente! Parece que até os santos são contra a leitura...Definitivamente não é com leis que vamos mudar esse país!

Acho que a leitura ficou só no Diário Oficial da União mesmo, pior, nem leram o Diário.

Valei-me “São” Castro Aves!

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros,

livros a mão cheia e manda o povo pensar;

o livro caindo na alma,

é germe que faz a palma,

é chuva que faz o mar."

(Castro Alves)

Leia +...
domingo, agosto 8

Meu Pai

Comments
 

Hoje dia dos pais desejo a todos que tem esse privilégio, um dia tranquilo, de muita paparicação.

Normalmente a mãe é mais acessível , o pai fica um pouco à parte, acredito que pela própria natureza da mulher, mais sociável. Hoje isso tem mudado muito , o que é ótimo, os pais estão mais acessíveis, ajudam nas tarefas domésticas, alguns até cuidam das crianças enquanto as mães vão trabalhar, algumas décadas atrás isso não acontecia.

Perdi meu pai muito jovem, aos 14 anos , isso mudou radicalmente a minha vida, tive que redirecionar meus estudos, começar a trabalhar cedo, ter responsabilidades de gente grande quando ainda  não me sentia grande o suficiente  para isso.

Meu pai era uma homem de pouca instrução, mas de uma inteligência acima da média,  antenado com o que acontecia no mundo.
Lembro que todos os dias quando chegava da escola a tardinha, sem tirar a farda para desespero de minha mãe, ia lanchar ao lado dele, e fazia o relatório do meu dia na escola, quando o perdi foi disso que mais senti falta. Cultivo com meus filhos esse hábito , sempre reservo um tempo para saber como foi o dia deles,  assim fico sabendo o que eles andam fazendo e ao mesmo tempo dando o que eles mais precisam, atenção, não importa que idade tenham atenção nunca é demais.

Lamentei cada fase da minha vida em que ele não esteve presente,  principalmente não tê-lo ao meus lado quando os seus netos nasceram.

Amava meu pai.

Portanto se você tem seu pai pertinho de você , não deixe de dizer o quanto ele é importante, um abraço, um beijo, uma atenção, fazendo o que ele gosta, ou simplesmente conversando com ele.
Leia +...
sexta-feira, julho 9

Vinicius de Moraes

Comments
 

Inesquecível!


Há 30 anos calava-se uma voz apaixonada que ecoaria indefinidamente nos corações sensíveis. O saudoso Poetinha, Vinicius de Moraes deixou desapadrinhados os amantes, mas ao mesmo tempo nos deixou um legado valiosíssimo da poesia de um eterno apaixonado pela vida. Trinta anos longe dos nossos olhos, mas sempre no coração.

“Vinicius de Moraes nasceu no (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

O poeta Vinícius de Moraes, essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Na verdade, Vinícius de Moraes não foi músico, muito menos cantor. Por causa de suas parcerias com tais músicos e cantores, que musicaram seus poemas, é comum tomá-lo por músico, conhecidas as várias canções de sua autoria. O detalhe importante é que Vinícius não era um compositor, só letrista.” (Wikipédia)


A obra de Vinícios é muito vasta e seus sonetos mundialmente conhecidos, seguem abaixo alguns poemas não tão conhecidos mas igualmente ricos em lirismo e paixao pela vida.

A ausente

Amiga, infinitamente amiga
Em algum lugar teu coração bate por mim
Em algum lugar teus olhos se fecham à idéia dos meus.
Em algum lugar tuas mãos se crispam, teus seios
Se enchem de leite, tu desfaleces e caminhas
Como que cega ao meu encontro...
Amiga, última doçura
A tranqüilidade suavizou a minha pele
E os meus cabelos. Só meu ventre
Te espera, cheio de raízes e de sombras.
Vem, amiga
Minha nudez é absoluta
Meus olhos são espelhos para o teu desejo
E meu peito é tábua de suplícios
Vem. Meus músculos estão doces para os teus dentes
E áspera é minha barba. Vem mergulhar em mim
Como no mar, vem nadar em mim como no mar
Vem te afogar em mim, amiga minha
Em mim como no mar...


A carta que não foi mandada

Paris, outono de 73
Estou no nosso bar mais uma vez
E escrevo pra dizer
Que é a mesma taça e a mesma luz
Brilhando no champanhe em vários tons azuis
No espelho em frente eu sou mais um freguês
Um homem que já foi feliz, talvez
E vejo que em seu rosto correm lágrimas de dor
Saudades, certamente, de algum grande amor

Mas ao vê-lo assim tão triste e só
Sou eu que estou chorando
Lágrimas iguais
E, a vida é assim, o tempo passa
E fica relembrando
Canções do amor demais
Sim, será mais um, mais um qualquer
Que vem de vez em quando
E
olha para trás
É, existe sempre uma mulher
Pra se ficar pensando
Nem sei... nem lembro mais


A bíblia

A Bíblia já dizia
Pra quem sabe entender
Que há tempo de alegria
Que há tempo de sofrer
Que o tempo só não conta
Pra quem não tem paixão
E que depois do encontro
Sempre tem separação
Que o dia que é da caça
Não é do caçador
E que na alternativa
Viva e viva
E viva o amor

A gente vem da guerra
Pra merecer a paz
Depois faz outra guerra
Porque não pode mais
E deixa andar e deixa andar
Até a guerra terminar
Vamos curtir, vamos cantar
Até a guerra se acabar


Os poemas estão disponíveis em viniciusdemoraes.com.br.

Bom fim de semana!




Leia +...
domingo, abril 25

Dia de festa no Voz: segundo aniversário

Comments
 

Abril é um mês de muitas comemorações, mês de muitas datas festivas. Tem o primeiro de abril, Dia do Índio, Aniversario de Brasília, Tiradentes, Descobrimento, São Jorge e várias outros. Para nós do Voz Ativa existe um motivo a mais para comemorações em abril: é o aniversario do Blog! Dois aninhos, hoje.

O que para Lucia Girão começou como um aprendizado, um desafio, superadas as dificuldades naturais do início de qualquer empreitada, faz dela hoje uma blogueira de mão cheia. Graças à ajuda de blogueiros experientes, que não vou citá-los para não correr o risco de esquecer alguém, e ao incentivo e comentários de generosos visitantes, o Voz sobreviveu ao primeiro ano, o que geralmente não ocorre com a maioria dos blogs novos, e hoje 25/04, completa mais um ano de blogagem.

Atualmente, o Blog até já conta com um colaborador permanente, Euzinho da Silva, Tony. São mais posts, mais idéias. Duas cabeças abrigam mais caraminholas que uma só, não é mesmo! Até já partilho da alegria do aniversariante, "como se fosse da família". Mas duas cabeças também cometem mais falhas. Continuem comentando, criticando, desta forma, contribuindo para que o Voz continue ativo e melhorando, sempre. Por mais um, dois, quem sabe vários anos.

Então, primeiramente, parabéns ao Blog, e segundamente, como diria Odorico Paraguaçu, parabéns para Lu, mãe da criança, pela predisposição a aprender coisas novas e pela perseverança sempre.

Cabe aqui também, a ela, os agradecimentos por compartilhar com todos nós sua idéias, seus textos, fotos, e sua amizade. Porque afinal de contas blogar é isso antes de tudo: compartilhar.

De vez em quando o Voz fica meio afônico ou mesmo calado, por algum tempo, afinal ele é o reflexo ou o clone virtual do ser humano que está por trás, que tem seus altos e baixos, mas continua aí, Ativo!

Parabéns para oVoz,
Para Lu,
Para nós!

Parabéns pra você nesta data queri...

Podem cortar o bolo!
(Lu, cadê o bolo?)

Ah! Nós devemos esta festa aos colaboradores e visitantes!
Muito obrigado!

Leia +...