Mostrando postagens com marcador homenagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador homenagem. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, abril 15

Cada um escreve poesia do seu jeito!

Comments
 
*O Homem Vitruviano. *

Eu adoro desenho; é outra forma gostosa de poesia. O desenho acima trata-se de um sistema de proporções humanas  desenhado por Leonardo da Vinci, por volta de 1490, baseando  na obra “Os dez livros da Arquitetura”, do arquiteto romano Marcus Vitruvius. Daí o desenho, que se encontra na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, Itália, ser conhecido como o Homem Vitruviano.

Várias outras reproduções deste desenho foram feitas posteriormente, porém a mais difundida e conhecida hoje é a de Leonardo. E sem dúvida Da Vinci, entre tantas outras habilidades, foi um grande desenhista. O dia Mundial do Desenhista foi criado em sua homenagem, 15 de abril, data do seu nascimento em 1452, e ao mesmo tempo homenageia os milhares e milhares de desenhistas pelo mundo, cada um com a sua técnica.
Gustave Doré


Gosto muito dos desenhos do francês Gustave Doré, como as ilustrações do Quixote, são incríveis! Acima, vê-se a deliciosa metáfora dos moinhos de vento perpetuada em sua gravura. Gosto também da Mafalda do Quino, do Calvin de Bill Watterson, Da turma da Mônica do Maurício, do nosso grande Portinari, do quase-brasileiro Debret, são tantos!

Parabéns a todos os desenhistas do Brasil e do mundo!        
Leia +...
terça-feira, janeiro 6

Todo dia é dia de leitura

Comments
 

Todo dia é dia de ler, hoje (07/01) é o dia do leitor. A celebração foi instituída nesta data em homenagem à criação do jornal “O Povo”, fundado em 07/01/1928 em Fortaleza pelo médico cearense Demócrito Rocha. Esse foi um marco importante para a divulgação da cultura e incentivo à leitura e o desenvolvimento no Ceará.

Embora as estatísticas apontem que o brasileiro ainda lê pouco, são muitos os projetos de leitura Brasil afora. Pessoas e instituições imbuídas de espírito filantrópico que, sem fins lucrativos, criam e mantém bibliotecas comunitárias, rodas de leitura ou grupos de contação de histórias, ou mesmo jornais, com o fim de desenvolver o gosto pela leitura nas pessoas.

Neste dia do Leitor, eu gostaria de homenagear o, também cearense, Luiz Cruz, falecido em 28 de junho de 2014, criador e mantenedor da Biblioteca Circulante em Fortaleza, que dedicou sua vida a incentivar a leitura.

Por mais de 40 anos Luis Cruz distribuiu conhecimento e simpatia. A Biblioteca levava livros, revistas, periódicos e até pequenos shows a escolas, praças, hospitais e presídios, proporcionando um pouco de sonho e alegria também em momentos difíceis.

Tendo distribuído mais de 200 mil livros, ele se orgulhava de poder difundir a iniciativa e despertar em outras pessoas, não só o gosto pela leitura, mas também o espírito de filantropia cultural. Quase a totalidade do material que distribuía era fruto de doações.

Em uma de suas últimas entrevistas Luiz disse “Eu deixo a cria para que mais pessoas tomem conta e façam florescer”. Façamos florescer a leitura.

Ler é conhecer outras vidas. Aqui você conheceu um pouco deste grande cearense. Leia mais, viva mais.


 Foto: Agência Diário
Leia +...
quinta-feira, dezembro 13

Centenário de Luis Gonzaga, O Rei do Baião

Comments
 

Luis Gonzaga nasceu no dia 13 de Dezembrode 1912, numa fazenda, no povoado chamado Araripe, a 12 km de Exu-PE. Um fato interessante é que ele deveria ter o mesmo nome do pai: Januário José dos Santos, mas na madrugada do seu nascimento o pai foi ao terreiro da casa e viu uma estrela cadente, por causa desse evento colocou o nome do santo do dia São Luis Gonzaga, e por ter nascido no mês do Natal, colocou o sobrenome Nascimento.

Seu pai trabalhava na roça, e tocava acordeon nas horas vagas, foi com ele que aprendeu a tocar. Desde muito cedo começou a se apresentar em bailes, feiras acompanhando o pai. Luis se manteve fiel as suas origens e se consagrou cantando o baião.

Luis aos 18 anos se apaixonou por Nazarena e foi rejeitado pela familia da moça , até ameaçado de morte, revoltado por não poder casar com a moça, ingressou no exército na cidade do Crato-Ce , passou nove anos sem dar notícias, viajou por vários estados. Em 1939, deu baixa no exército e foi tentar a carreira de músico, não obteve muito sucesso, só em 1941 tocando a música "Vira e Mexe" de sua autoria no programa de Ari Barroso foi aplaudido, o que lhe valeu um contrato, foi sua primeira música gravada em disco. Foi contratado da Rádio Nacional, nesse período ele começou a se apresentar com roupa de vaqueiro.

Em 1945 gravou sua primeira música cantada "Dança mariquinha"

Em 1946 Luis voltou a Exu para rever seus pais e compos a música Respeita Januário onde narra o reencontro.

Em 1947 compôs a música "Asa Branca" junto como cearense Humberto Teixeira.




Em 1948 casou-se com Helena Cavalcanti com quem viveria até o fim da vida, não teve filhos biológicos, mas adotou antes do casamento um garoto de sua amante na época; que se chamaria  Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguina) e com sua esposa uma garota chamada Rosa.

Luis teve uma relação muito conturbada com o filho a quem amava, eles só se entenderam em 1979, quando fizeram uma viagem juntos pelo Brasil e Gonzaguinha compôs várias musicas para o pai, eles finalmente ficaram amigos.

Luis Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu de parada cardiorespitória no Hospital Santa Joana no Recife-Pe em 2 de agosto de 1989.



Está em cartaz nos cinemas, o filme de Breno Silveira Gonzaga, De Pai Pra Filho, narrando a relação conturbada de Luiz Gonzaga com o filho Gonzaguinha.


Luiz Gonzaga é conhecido como o rei do Baião, quem teve o privilégio de assistir a um dos seus shows sabe como o título é apropriado.

Conheça mais sobre a vida e obra de Luis Gonzaga aqui
Leia +...
domingo, março 11

FORÇA JAPÃO!

Comments
 
***

Um ano após o terremoto de 8,9 graus na escala Richter, o maior tremor em 140 anos, o Japão se reconstrói. Após o tremor, ocorrido ha exatamente um ano, cerca de 160 mil pessoas desapareceram e mais de 10 mil morreram.

Não é a primeira vez que o povo Japonês demonstra sua enorme capacidade de renascer das cinzas. Guerras, terremotos, catástrofes, não importam, a fênix sempre se levanta.

Ele vai sair dessa; é só uma questão de tempo!

Força, Japão!
Leia +...
quarta-feira, novembro 17

Centenário de Raquel de Queiroz

Comments
 

No dia 17 de Novembro de 1910 nascia em Fortaleza-Ce, Raquel de Queiroz. Filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz,sua bisavó materna era prima do escritor José de Alencar. Seu pai era juiz de Direito em Quixada. Em 1913 seu pai foi nomeado promotor e sua família veio morar em Fortaleza. Só ficou um ano no cargo pediu demissão e foi lecionar  Geografia no colégio Liceu do Ceará. Cuidou pessoalmente da educação da filha.


Gugindo da seca , moraram no Rio de Janeiro e Belém, onde ficaram por dois anos.Retornam a Fortaleza e Raquel vai estudar num colégio interno e em 1925 se forma professora aos 15 anos.


Em 1930, por motivo de doença é obrigada a repousar e resolve escrever "O Quinze"


Casa-se com o poeta José Auto da Cruz Oliveira, em 1932. É fichada como "agitadora comunista" pela polícia política de Pernambuco. Seu segundo romance, "João Miguel", estava pronto para ser levado ao editor quando a autora é informada de que deveria submetê-lo a um comitê antes de publicá-lo. Semanas depois, em uma reunião no cais do porto do Rio de Janeiro, é informada de que seu livro não fora aprovado pelo PC, porque nele um operário mata outro. Fingindo concordar, Raquel pega os originais de volta e, depois de dizer que não via no partido autoridade para censurar sua obra, foge do local "em desabalada carreira", rompendo com o Partido Comunista.

Raquel de Queiroz foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Suas obras: 
Individuais:
- Romances:
- O quinze (1930)
- João Miguel (1932)
- Caminho de pedras (1937)
- As três Marias (1939)
- Dôra, Doralina (1975)
- O galo de ouro (1985) - folhetim na revista " O Cruzeiro", (1950)
- Obra reunida (1989)
- Memorial de Maria Moura (1992)
- Literatura Infanto-Juvenil:

- O menino mágico (1969)
- Cafute & Pena-de-Prata (1986)
- Andira (1992)
- Cenas brasileiras - Para gostar de ler 17.
- Teatro:

- Lampião (1953)
- A beata Maria do Egito (1958)
- Teatro (1995)
- O padrezinho santo (inédita)
- A sereia voadora (inédita)
- Crônica:

- A donzela e a moura torta (1948);
- 100 Crônicas escolhidas (1958)
- O brasileiro perplexo (1964)
- O caçador de tatu (1967)
- As menininhas e outras crônicas (1976)
- O jogador de sinuca e mais historinhas (1980)
- Mapinguari (1964)
- As terras ásperas (1993)
- O homem e o tempo (74 crônicas escolhidas}
- A longa vida que já vivemos
- Um alpendre, uma rede, um açude: 100 crônicas escolhidas
- Cenas brasileiras
- Xerimbabo (ilustrações de Graça Lima)
- Falso mar, falso mundo - 89 crônicas escolhidas (2002)
- Antologias:

- Três romances (1948)

- Quatro romances (1960) (O Quinze, João Miguel, Caminho de Pedras,
As três Marias)

- Seleta (1973) - organização de Paulo Rónai

Rachel de Queiroz  aos 90 anos afirmava que não gostava de escrever e que o fazia para se sustentar. Ela lembra que começou a escrever para jornais aos 19 anos e nunca mais parou, embora considere pequeno o número de livros que publicou. “Para mim, foram só cinco, (além de O Quinze, As Três Marias, Dôra, Doralina, O Galo de Ouro e Memorial de Maria Moura), pois os outros eram compilações de crônicas que fiz para a imprensa, sem muito prazer de escrever, mas porque precisava sustentar-me”, recorda ela. “Na verdade, eu não gosto de escrever e se eu morrer agora, não vão encontrar nada inédito na minha casa”.
Recebe, em 06-12-2000, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Em 2003, é inaugurado em Quixadá (CE), o Centro Cultural Rachel de Queiroz.

Faleceu, dormindo em sua rede, no dia 04-11-2003, na cidade do Rio de Janeiro. Deixou, aguardando publicação, o livro "Visões: Maurício Albano e Rachel de Queiroz", uma fusão de imagens do Ceará fotografadas por Maurício com textos de Rachel de Queiroz.

Leia +...
segunda-feira, agosto 24

Vinte anos sem Raul

Comments
 
Foto Mário Luiz Thompson

"Ninguem tem o direito de me julgar a não ser eu mesmo. Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender." (Raul Seixas)

Não dá pra começar de outra forma. Só mesmo ouvindo o "Maluco beleza" em "Tente outra vez".




Raul Seixas nasceu em Salvador BA, em 28 de Junho de 1945 (Raul dos Santos Seixas). Ele não viveria para ver o sucesso do seu ultimo disco. Morreu aos 44 anos no dia do lançamento do LP, no auge do sucesso numa tarde de segunda-feira, 21 de agosto de 1989. Não viu muitas coisas que os anos 90 trouxeram, como a internet por exemplo. Mas nem por isso ficou esquecido, nem poderia. Foram muitos sucessos que ele nos deixou, músicas que serão cantadas por mais dez mil anos.

Suas letras e músicas sofreram grande influência do rock-and-roll da década de 1950, que ouvia nos discos emprestados de amigos e vizinhos. Aos 12 anos criou um conjunto chamado The Panthers (Os Panteras), começou a estudar direito, abandonando logo em seguida para se dedicar a música.

Ele continua vivo em suas obras inesquecíveis como Cowboy Fora da Lei, Ouro de Tolo, Gita, Metamorfose Ambulante e Maluco Beleza. Além de seus sucessos serem eternos, muitos intérpretes gravaram suas músicas: recentemente Lenine regravou "Maluco Beleza", Leo Maia regravou "Como Vovó Já Dizia...," Nano Reis regravou "Eu nasci há dez mil anos atrás".
.
Raul também gostava de escrever versos e pensamentos.

Sim, curvo-me ante a beleza de ser
às vezes zombo de mim mesmo ao término de uma
inteligente e aguçada constatação.
Ermitão do insólito, poeta da dúvida
Entretanto duvido a dúvida por ser dúvida
fruto de uma premissa lógica
Mas nego, afirmo e não duvido de nada
Prisioneiro sem grade desse silêncio eterno.
(Raul Seixas)

Foto Norma Albano-AE

Ele nasceu há dez mil anos atrás. Imaginem se estivesse vivo!
+++
Leia +...
domingo, agosto 9

Ser pai é...

Comments
 
Lembram daquelas figurinhas da série “Amar é...”?

Ser pai daria para montar um álbum gigantesco de figurinhas daquele gênero.


-Ser pai é trocar fraldas, quando elas estão bem carregadas.
-Ser pai é dar a mamadeira da noite, no meio da noite.
-Ser pai é participar, de tudo!
-Ser pai é ser mãe na ausência dela.


-Ser pai é fingir que é surprêsa a surprêsa que você pagou.
-Ser pai é ganhar meias ou cuecas no seu dia e ficar muito feliz.
-Ser pai é ceder a vez no pc para as crianças jogarem.
-Ser pai é fazer esse papel para um pequeno que por algum motivo não tem o seu.
-Ser pai é investir até o último centavo no futuro deles.

-Ser pai é não poder esquecer essa condição por um dia sequer.
-Ser pai é ser a mão amiga, o herói.


Enfim, poderíamos ficar aqui até o próximo dia dos pais criando essas figurinhas. Seriam milhares delas.

Num primeiro momento pode parecer que ser pai é apenas uma relação puramente genética, ou antropológica, condição para a existência dos animais, mas levar a sério essa condição é olhar para trás e observar que muita coisa mudou, as crianças caíram e levantaram centenas de vezes, cresceram, mas você continua alí, sendo...
“Pai”.


Parabéns a todos os pais.
Crianças! Mimem seus pais!
Leia +...
quarta-feira, agosto 5

Morte estúpida...

Comments
 




Não é de hoje que se fala em estradas mal conservadas e cheias de buracos.

Na época das chuvas então , muitas estradas simplesmente desaparecem, isso acontece em muitas cidades brasileiras, não só nas cidades, mas também nas rodovias estaduais e federais.

Infelizmente além de quebrar carros esses buracos muitas vezes causam acidentes.

Foi o que aconteceu no último dia 23 de julho no km 365 da BR 020, em Maranguape (Ce), que levou a morte do juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho, e mais 3 pessoas, e que chocou a todos os que o conheciam, jovem só tinha 45 anos, deixou esposa e três filhos, e o acidente aconteceu porque ele foi desviar de um buraco, o carro que vinha no sentido contrário fez o mesmo, eles se chocaram de frente, numa infeliz coincidência , o carro em que ele bateu era de um amigo, que também faleceu.

Por que estou escrevendo sobre isso?

Porque conheci Roberto de perto, ele e sua família foram meus vizinhos, pessoas por quem tenho apreço, e quando você vê uma pessoa séria, jovem , cheio de planos, com um futuro brilhante, ter uma morte estúpida , por causa de uma rodovia mal conservada... é revoltante.

Deixo aqui o meu protesto .

saiba mais


Photobucket
Leia +...
quinta-feira, junho 25

Morre Michael Jackson

Comments
 



O mundo da música Pop está de luto, morre Michael Jackson

Nasceu em Gary , Indiana , EUA, em 29 de agosto de 1958, Michael Joseph Jackson, cantor , compositor, ator, dançarino, dono de um talento notável.

Começou a cantar aos 11 anos com seus irmãos no grupo Jackson Five, teve 5 de seus albuns entre os mais vendidos de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I(1995).

Era um dançarino fantástico, todos queriam imitá-lo, seus clipes foram invadores, Thriller então é fantástico.

Ganhou muitos premios , causou muita polemica, fez inúmeras cirurgias, mudou a cor da pele (vitiligo?), foi processado por abuso sexual, foi absolvido.
Casou, deixou 3 filhos.

Visitou o Brasil, esteve no Rio de Janeiro e na Bahia, onde gravou um clipe com o Olodum.

Michael, estava para iniciar uma turnê de 50 concertos que começariam no dia 13 de Julho em Londres.

Morreu aos 50 anos, de ataque cardíaco.

Esta é uma simples homenagem ao talento Michael Jackson, que independente de todas as suas excentricidades, marcou a vida de muita gente com sua música, inovou com seus clipes e sua dança, foi filantropo, e em vida já era reconhecido como o Rei do Pop.


fonte de pesquisa: Wikipédia



Photobucket





Leia +...
domingo, junho 14

Benedetti:

Comments
 
Cala-se um poeta.

Foto: AFP

Hoje eu pediria emprestadas as palavras dos sábios, a inspiração de todas as musas e o apoio dos poetas para falar de um mestre das palavras. Acredito que poeta não morre; poeta se cala para apreciar o eco de suas próprias palavras deixadas para a eternidade. Esta semana fará um mês da morte do escritor Mario Benedetti. Não consegui comentar esse lamentável evento antes, mas não poderia deixar em branco, mas sim marcar a bico de pena o negro do luto.

Mario Benedetti, uruguaio, calou-se no último dia 17 de maio aos 88 anos.

Para a imprensa brasileira a notícia sobre a morte do escritor uruguaio Mario Benedetti passou quase despercebida. Por omissão ou ignorância as notas de pé-de-página foram medíocres e omissas. Foram tão simplórias que poucos brasileiros se deram conta da perda. Tudo bem, não é um dos nossos, mas penso que poeta devia ser patrimônio da humanidade. As palavras não reconhecem fronteiras, a literatura não pode ficar confinada a partições políticas. Um poeta é para o mundo.

Durante o golpe militar no Uruguai, Benedetti viveu exilado por 12 anos, na Argentina, Cuba e Espanha. Voltou ao Uruguai em 1985. Benedetti foi ainda um grande crítico da política externa americana.


Ficou famoso em 1956, ao publicar ‘Poemas de oficina’, uma de suas obras mais conhecidas. Benedetti, autor de dezenas de livros, foi o mais prolífico expoente da literatura uruguaia, com obras traduzidas em vários idiomas. Recebeu entre outros prêmios literários, o Prêmio Internacional Menéndez Pelayo, em 2005, o Prêmio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana, em 1999 e o Prêmio Iberoamericano José Martí, em 2001.

O escritor adquiriu fama internacional, principalmente na Espanha. Sua estória se entrelaça com a política, a cultura e a literatura brasileira. Foi integrante da chamada geração de 45 (uruguaia) e durante o exílio do regime militar teve amigos exilados ou presos no Brasil. Em seus romances, Benedetti explora a natureza humana retratando a classe média, em particular os burocratas, sem disfarçar seu compromisso político com os movimentos de esquerda.


Eu costumo ver a cultura latina como irmã da nossa cultura. A formação cultural dos países hispanolatinos tem muito em comum com a formação da cultura brasileira. Nossa cultura está da mesma forma impregnada de muitas influencias espanholas. Inclusive, com relação ao Uruguai, o território hoje ocupado por ele já pertenceu ao Brasil. Talvez, também por isso, as temáticas literárias são tão entrecruzadas.


Nós temos nossos grandes escritores, vivos, e calados, mas não podemos deixar de lembrar e mensurar a perda, o vazio deixado por um grande arauto do povo latino-americano. Suas palavras carregam agora seu sopro e ecoarão em seu nome.
A voz de Benedetti ecoa em seus muitos poemas:

Ayer

Mario Benedetti

Ayer pasó el pasado lentamente
con su vacilación definitivasa
biéndote infeliz y a la deriva
con tus dudas selladas en la frente

ayer pasó el pasado por el puente
y se llevó tu libertad cautiva
cambiando su silencio en carne viva
por tus leves alarmas de inocente

ayer pasó el pasado con su historia
y su deshilachada incertidumbre/
con su huella de espanto y de reproche

fue haciendo del dolor una costumbre
sembrando de fracasos tu memoria
y dejándote a solas con la noche.


Tradução livre

Ontem o passado passou lentamente
com sua vacilação definitiva
sabendo-te infeliz à deriva
com tuas dúvidas estampadas na testa.

Ontem o passado passou pela ponte
e levou tua liberdade prisioneira
trocando seu silêncio em carne viva
por teus leves alarmes de inocente.

Ontem o passado passou com sua história
e sua desfiada incerteza
com sua pegada de espanto e reprovação.
.
Foi fazendo da dor um costume
semeando de fracassos tua memória
e deixando-te a sós com a noite.

Gracias Benedetti! Gracias por el fuego de tus versos!
Tu obra no te dejas callar!

Leia +...
sexta-feira, junho 5

Orquídeas:

Comments
 
Uma excentricidade da natureza


Colecionar ou cultivar plantas raras ou exóticas é típico de pessoas que tem sensibilidade e gosto apurado. E isto faz destas pessoas seres também especiais. Cultivar orquídeas, bromélias ou bonsais é uma paixão.


Quer algo mais especial que as orquídeas? Acho-as fantásticas. Suas formas exóticas são fascinantes. Não cultivo nenhuma, se querem saber, mas as admiro e cultivo amigos orquidófilos. E de vez em quando, aprecio o orquidário deles; é um passatempo desestressante.


As orquídeas apresentam-se em muitas formas; das mais simples às mais exóticas e produzem um efeito fotográfico magnífico. Apesar de a grande maioria das espécies não serem exatamente o que se pode chamar de “bonitas”, é seu formato intrigante que atrai muitos aficcionados, principalmente as espécies menores.

*
Essas plantas exóticas invocam imagens românticas, eróticas, raras e belíssimas muitas vezes. Remetem a paraísos tropicais, jardins reais, buquês de debutante, e muito mais se você ficar divagando. A família das orquídea é realmente o maior no mundo, com mais de 30.000 espécie e centenas de milhares de híbridos espalhados por todos os continentes, exceto a Antártida.


A maioria das orquídeas (lat. cien. Orchideae ou Orchidaceae) são epífitas — crescem em troncos de árvore e ramos usando-os apenas como suporte, sem retirar deles alimento, como, p.ex., as bromélias e orquídeas. Ou seja, não são parasitas como muitos pensam. Outras são terrestres, mas cresce em restos de matéria orgânica ao invés de solo propriamente. Em média uma planta leva de 4 a 5 anos para produzir flores. Com os cuidados adequados, a planta florescer de forma contínua.

Para cultivo doméstico, o sucesso das suas orquídeas vai depender da escolha da espécie adequada às condições de iluminação e temperatura de sua casa. Por exemplo, a espécie Cattleya gosta de luz intensa e das temperaturas mornas (24º a 29º C), enquanto a espécie Masdevallia gosta da luz baixa e das temperaturas entre 17º e 20º C. Uma vez que você escolheu uma planta adequada às suas condições ambientais, a necessidade de molhar e adubar é bem reduzida.

Existem coleções particulares magníficas e cultivar orquídeas além de ser uma paixão, é considerado um dos passatempos mais nobres do mundo. Se você aprecia ou quer conhecer melhor esse hobby visite os sites especializados, como o orkideas , por exemplo, ou o orquidário da sua cidade.

Este post dedico a esses amigos especiais que tem um gosto tão especial e a todos os admiradores das excentricidades da natureza.
*

Grande abraço e curtam as plantinhas, ah e os orquidófilos claro!.
Leia +...
sábado, maio 16

Desejo ...

Comments
 

Quantas vezes na vida passamos por dias difíceis, em que desejamos que acabem logo...e eles passam e vem os dias bons e calmos e desejamos que eles não acabem, mas assim meio sem acreditar que eles durem por muito tempo.

A vida é feita de dias bons e dias ruins, mas se você observar direito vai perceber , que na grande maioria das vezes eles não são totalmente ruins , nem totalmente bons, quase sempre há um equilíbrio.

Agora há os dias excepcionais. Hoje é um desses dias. O dia do aniversário do meu filho do meio … o Felipe já falei dele aqui ... pois é ele foi o protagonista dessa cena que descrevo nesse post. Hoje ele é um lindo rapaz e não entende as coisas ao pé da letra (só de vez em quando), só quando quer me contrariar.

Ele também anda se arriscando na net... ainda escolhendo que rumo vai dar ao seu espaço. Se quiserem conhecer um pouco mais vejam aqui

Desejo a ele um futuro maravilhoso (que apenas está começando), que não tenha medo de ir atrás dos seus sonhos.

Escolhi essa música por gostar da sua mensagem, e ele assim como eu é movido a música.


Amor para recomeçar

Eu te desejo não parar tão cedo
Pois toda idade tem prazer e medo
E com os que erram feio e bastante
Que você consiga ser tolerante
Quando você ficar triste
Que seja por um dia, e não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom,
mas que rir de tudo é desespero

Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu te desejo, muitos amigos
Mas que em um você possa confiar
E que tenha até inimigos
Pra você não deixar de duvidar
Quando você ficar triste
Que seja por um dia, e não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom,
mas que rir de tudo é desespero
Desejo que você tenha quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar

Eu desejo que você ganhe dinheiro
Pois é preciso viver também
E que você diga a ele, pelo menos uma vez,
Quem é mesmo o dono de quem

Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar
Pra recomeçar.


Desejo a todos um fim de semana de desejos realizados.

Photobucket



Leia +...
domingo, março 8

Dia Internacional da Mulher

Comments
 
Bom dia!


Acordem!


Atendam a porta, há flores para todas vocês!
Há 152 anos (1857) um grupo de mulheres guerreiras faria história deixando um grande legado para o mundo moderno.
Hoje o mundo todo lhes rende homenagens.


Nós que fazemos o Voz deixamos aqui um afetuoso beijo e a nossa humilde homenagem:


Mulher

Mulher
Dádiva divina
Presente da terra,

Mão que acolhe,
Que acalenta e consola
Que clama, que implora
É a mãe, é a avó
É a luz que conduz
A neta, a filha
É a árvore da vida.




Mulher
É a tia, a irmã
A amiga confidente
É a cúmplice, é a outra
Amásia, amante
Doce do amargo viver



Mulher
É a musa
A ninfa, a deusa
É a fada, é a bruxa
O lirismo em flor

Metade de outro
Broto de sua costela
É a fonte, é a sombra
É o favo de mel.



Mulher,
Flor que sangra
Que sente, que chora,
É carne, é dor
É sensível, é amor
Viaja sublime
Do riso às lágrimas
E convulsa entrega-se
Ao justo prazer


Mulher
É a flor que brota do caos
O ente que chora
A diáspora dos filhos
Calmaria que leva
A um porto seguro

Mulher
É a Rosa,
A Margarida, Begônia
A Felicidade e a pureza
Do copo-de-leite
A Grandeza da alma
Da Camélia rosa
A elegância da Acácia,
Angústia das Açucenas
O Amor-perfeito.




Na guerra
É o pai, é o escudo
Na fome
O leite, o pão
Solo fértil
Onde germina a semente

Mulheres mártires
Mulheres de maio,
De junho, de sempre
Mulheres de Atenas,
De Hiroshima, de Gaza

Mulheres de casa,
Da vida, da rua,
Da terra, do lixo,
Do submundo,
Mulheres de fibra,
De rocha, de aço


Evas, Marias,
Déboras, Madalenas
Cleópatras, Evitas
Conceições, Amélias...
Mulher anônima
A ti ofereço
Meu ombro, meu peito
O colo te empresto
Em mim faz abrigo
Recobra teu viço
Renasce das cinzas
O mundo orbita
Esperando por ti.
(Versos de Ivan Rodrigues)




VEJA AQUI UM POUCO DESTA HISTÓRIA:



Leia +...
quinta-feira, novembro 27

Aquecimento - Região Nordeste

Comments
 
Aquecimento global ‘expulsará’ 483 mil do Nordeste até 2050, diz estudo

Cientistas projetaram a futura economia, saúde e migração da região.
Investimentos atuais poderiam melhorar a qualidade de vida até lá.

A notícia não é boa para a região Nordeste do país nesses tempos de mudança climática. Segundo um novo estudo, até meio milhão de pessoas deixarão os estados nordestinos daqui até 2050. A migração deverá ser conseqüência de agricultura e pecuária cada vez menos viáveis, com o aumento das temperaturas. O que deverá afetar a economia e a saúde, primeiramente, da própria população local. E, em seguida, de todo o país.

Como moradora do nordeste, o que sinto é que a cada ano o calor aumenta, tem dias que é quase insuportável o calor, e não moro na cidade mais quente.

Tem cidades do interior que já estão sofrendo com a falta d'água, e como os investimentos não chegam a maioria das cidades, muitos se vêem obrigados a deixar suas cidades, terras, amigos, e tudo o que tem como referencia de vida.

Ontem mesmo tive oportunidade de falar com uma pessoa que vive uma situação desse tipo, que apesar de adorar sua cidade, está pensando seriamente em sair de lá, por não suportar mais ter que comprar água para tudo, e viver sempre preocupada se vai ter sequer água para beber.

Parece surreal para quem nunca viveu um drama parecido, mas a coisa é muito séria.

Para ler sobre esse assunto vá aqui

O vídeo que vou colocar hoje, é uma homenagem. Sempre que ouço falar em seca no nordeste, lembro de Luis Gonzaga,acho que ninguém cantou a vida do sertanejo melhor que ele, espero que apreciem.


Luiz Gonzaga - Asa Branca
Leia +...
segunda-feira, outubro 20

E a festa continua...

Comments
 

Hoje é o aniversário da minha amiga Mineira do Matutando , foi no blog da Cíntia que conheci a maioria da amizades que hoje cultivo no mundo virtual.

Todos os dias nos reuníamos lá para jogar conversa fora, num papo sempre descontraído onde passavam várias pessoas, e a Cíntia nos recebeu com pão de queijo e cafezinho como boa Mineira que é.

Mas, há alguns meses atrás ela resolveu dar uma guinada na sua vida e foi passar uma temporada na terra da Rainha, pois é; ela está morando em Londres, mas de lá sempre nos dá notícias, visita os amigos, está apaixonada e feliz, tem coisa melhor?

Me identifiquei muito com ela, temos gostos parecidos, músicas, comidas...a região dela tem hábitos e costumes parecidos com a da minha região.

Mineira, imagino que nesse primeiro aniversário longe do Brasil, vai bater uma tremenda saudade, família, amigos, comidas, festas, até o calor que a gente tanto reclama...numa cidade como Londres deve fazer muita falta.

Apesar da saudade não deixe de curtir esse dia com alegria, continue buscando alcançar os seus objetivos, aproveite cada momento dessa nova fase da sua vida, como se fosse o último, pois a vida é agora, saúde, sucesso, muito beijo na boca, e dinheiro que ninguém é de ferro.

De presente uma música que acho tem tudo a ver com você, espero que goste.


Ópio - Zeca Baleiro
Leia +...
domingo, outubro 19

Domingo tem Festa

Comments
 

Hoje é o aniversário da Layla do Ressaca di Homi

Conheci Layla através dos comentários que fazia em alguns blogs, com o tempo começamos a trocar idéias , email, msn, telefone, e desde então nunca mais deixamos de nos comunicar, embora não a conheça pessoalmente. já tive mais contato com ela do que com muitas pessoas que conheço a vida inteira, e nesse período de quase dois anos partilhamos angústias , alegrias, confidências, Layla já me ajudou inúmeras vezes: foi ela que colocou o atual template do meu blog, recentemente quando tive que me ausentar do blog por motivos pessoais, ela assumiu o meu espaço e cuidou dele como se fosse seu... mesmo estando cheia de problemas também... e isso não tem preço.

Layla, apesar de não ter com as palavras a mesma intimidade que você, desejo que esse teu aniversário seja como uma porta que você fecha atrás de si e lá ficam todas as angústias, problemas e ao fechar essa porta, surge uma nova porta e ao abri-la você verá que uma nova vida cheia de esperança, alegria, saúde, e tudo que possa fazer a sua vida valer a pena.

A definição de Layla, por ela mesmo...

Como sou...
Sou forte como uma rocha e suave como uma seda.

Se apaixonada, mergulho fundo, cometo loucuras, sou um furacão de emoções.

Retribuo com amor o amor que me dedicam e ao ódio retribuo com indiferença.

Nada cobro para não ser cobrada e também nada temo, vou à luta pelo que desejo.

Sou tímida e ao mesmo tempo audaciosa.

Não sou santa e nem demônio, sou simplesmente uma mulher apaixonada pelo amor, pelos animais, pela natureza, pela vida enfim.
Leia +...
sábado, outubro 11

Centenário de Cartola

Comments
 






Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, nasceu em 11 de Outubro de 1908,no Rio de Janeiro, portanto completaria 100 anos, se vivo estivesse. Ele faleceu no Rio de Janeiro, no dia30 de Novembro de 1980.

Cantor, compositor e poeta, é creditado a Cartola a escolha do nome e cores da Mangueira, compôs canções maravilhosas como :"As Rosas Não Falam", "Alvorada", "O Mundo é um Moinho" e "O Sol Nascerá", só para citar algumas, pois o mesmo compôs mais de 500 canções.

Cartola teve uma vida cheias de altos e baixos, não foi além do primário nos estudos e trabalhava fazendo bicos, foi como pedreiro que ganhou o apelido de Cartola. Quando trabalhava com cimento estava sempre sujando seus cabelos, o que o aborrecia bastante pois ele era muito vaidoso. Passou então a sempre usar um chapéu, assim seus cabelos estavam protegidos do cimento. Seus amigos então o apelidaram de Cartola.

Casou com Dona Zica. Curioso é que somente em 1974, já aos 65 anos, que grava seu primeiro disco.

Apesar do grande sucesso de seus sambas, Cartola morre pobre, morando numa casa doada pela prefeitura do Rio de Janeiro.


Nada como no fim de semana falar de música, talento, pois como é possível uma pessoa com a história de Cartola que estudou pouco, conseguia compor músicas tão lindas? Acredito que pessoas assim, além do enorme talento, tem também uma grande alma. Faço aqui a minha humilde homenagem, pois como já disse no sistema de comentários esse espaço é para se indignar, mas também para se encantar e CARTOLA me encanta.

Um maravilhoso fim de semana, a todos.


Leia +...
domingo, setembro 7

Aniversário Lis

Comments
 




Hoje é o aniversário da Lis Sopros de Lis, nos conhecemos há pouco mais de um ano, e desde então iniciamos uma amizade bacana que ultrapassou o virtual.

Lis é apaixonada por poesia, é fã declarada da Clarice Lispector, de onde tirou o seu nick(Lis), adora fotografar, isso se vê no seu blog, ama viajar, gosta de um bom papo com os amigos regado com um bom vinho, afinal ela mora numa cidade que faz frio de verdade, mas a sua paixão maior são os seus alunos, ela é professora e ajuda a formar profissionais, mais; não posso falar sem sua autorização, aprendi a admirar essa jovem, politizada, inteligente,personalidade forte, e principalmente muito bom caráter, que é o que uma pessoa pode ter de melhor.

"Amiga,te desejo que esse seja realmente o melhor de todos"



Uma semana produtiva a todos.
Leia +...
segunda-feira, agosto 18

Oksana Chusovitina (Ginasta)

Comments
 

Quem assiste as etapas da copa do mundo de ginástica com certeza conhece Oksana Aleksandrovna Chusovitina , ela está sempre presente e ganhando medalhas, o que chama a atenção nessa atleta é a sua idade Oksana tem 33 anos, nasceu em 19 de junho de 1975 em Bukhara, Usbequistão SSR, URSS), ela é a única ginasta a participar de 5 olimpíadas, para 3 países diferentes competiu em 1992 pela União Soviética, 1996, 2000 e 2004 competiu pelo Uzbequistão, 2008 pela Alemanha. Chusovitina, também competiu em dez Campeonatos Mundiais, três Jogos da Ásia e três Goodwill Games. Ela também tem o recorde de medalhas ganha em um único evento, 8 no total.

Também é uma das poucas atletas da ginástica que voltaram a competir depois de ter um,filho,Alisher, nasceu em novembro de 1999. Em 2002, Alisher foi diagnosticado com leucemia linfóide aguda , e foi por causa dele e para pagar o tratamento do filho que ela continuou a competir.

Oksana ganhou medalha de prata no salto sobre o cavalo em Pequim. Uma atleta de tirar o chapéu, e em plena forma física, acredito que continuará competindo e vencendo.

Um grande exemplo de determinação, talento, disciplina, para ela o meu aplauso.

Uma semana produtiva a todos.

fonte de pesquisa Wikipédia

Leia +...
sábado, agosto 16

Dorival Caymmi: A Bahia está de luto

Comments
 
O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi morreu neste sábado aos 94 anos, por volta das 6h, em sua casa no Rio de Janeiro. As causas foram insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos.
Ele era casado com a cantora Stella Maris, com quem teve três filhos: Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi, todos músicos como os pais.

Caymmi viveu a maior parte de sua vida no Rio de janeiro.

O corpo do cantor e compositor Dorival Caymmi chegou por volta das 16h20 à Câmara Municial do Rio de Janeiro, onde será velado até às 22h deste sábado (16) e também durante o domingo (17), a partir das 7h.

O cantor teve um câncer detectado em 1999 e desde então fazia tratamento, "mas ele nunca quis saber qual era a doença", disse a neta Stella. "Ele foi muito feliz e viveu bem durante os últimos anos".

A família Caymmi vive um momento difícil. A mulher de Dorival, Stella Maris, está internada há quatro meses e está há dez dias em coma. Segundo a neta do casal Stella Caymmi, Dorival piorou na última segunda-feira (11) e os médicos avisaram a família.

Para saber mais veja em Folha Online

Leia +...