Mostrando postagens com marcador poesia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador poesia. Mostrar todas as postagens
sábado, abril 11

A um só tempo, reveladora e intrigante!

Comments
 

*** Poesia ***

A poesia é o artesanato da palavra,
Expressão que sem palavras nasce,
E indelével no peito se grava.

Melodia e dor.
É sentimento exposto, cadenciado;
Imagem que no coração se forma,
Por entre eclipsados olhos se projeta.
E exprime-se num ritmo abençoado.

É janela por onde a dor se introjeta,
E por fim transborda,
A um só tempo, reveladora e intrigante,
Como as revelações de um profeta.
  

 By Tony


Leia +...
terça-feira, março 24

Saudade

2 comentários
 


Disse Pablo Neruda "Saudade é amar um passado que ainda não passou. É recusar o presente que nos magoa. É não ver o futuro que nos convida."

Porém, antes de ser um sentimento negativo, saudade é um sinal de que você já viveu grandes momentos que suscitam a lembrança e o desejo de revivê-los. A dor poderá advir da impossibilidade disso, por outro lado, recordar alivia.


Saudade

Saudade...
É ter o passado interferindo
No futuro que se anuncia.
Saudade...
É ter um coração esvaziado,
É ter a alma em agonia.
Saudade...
É viajar nas asas de um condor,
E do alto observar seus próprios passos.
Saudade é voar na contramão do tempo;
É deixar o fruto em busca da flor.
Saudade...
É desde o começo ansiar pelo fim,
Saudade é reviver a própria dor.

By Tony


Leia +...
domingo, março 15

Dia Nacional da Poesia

Comments
 
14 de Março é Dia Nacional da Poesia no Brasil.



A data foi criada em homenagem a Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847. Ele ficou conhecido como o poeta dos escravos por ter se destacado na luta pela abolição da escravatura no Brasil.
A data é normalmente comemorada em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, e eventos abertos ao público amante da rima e da palavra declamada.
Sobre o fazer poético, ninguém melhor que Fernando Pessoa para ilustrar. Em Autopsicografia encontram-se todas as dores do poeta: a dor sentida, a fingida, a dor lida.

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


Fernando Pessoa
Leia +...
domingo, fevereiro 1

Paz e poesia

Comments
 

Estamos precisando de um pouco de paz e poesia. Aliás o que se fala da poesia é também poesia:


Sobre a terra, antes da escrita e da imprensa, existiu a poesia. (Pablo Neruda)

A poesia é sempre um ato de paz, a poesia nasce da paz como o pão nasce da farinha. (Pablo Neruda)

A poesia é a música da alma, sobretudo, de almas grandes e sentimentais. (Voltaire)
&&&


Bem-aventurança  

Bem-aventurados os que escrevem
Porque eternizarão a poesia;
Bem-aventurados os puros de coração
Porque estes encontrarão a rima. 

Bem-aventurados os enamorados
Pois inspirarão belos sonetos;
Bem-aventurados os que estão sós
Porque os poemas os consolarão. 

Bem-aventurados os que semeiam versos
Porque cedo colherão poesia;
Bem-aventurados os poetas
Porque deles é o reino das palavras.                                                     by Tony
Leia +...
quarta-feira, setembro 25

Somando à vida

Comments
 

 
Bálsamo

 by Tony

Ouve-se a vida inteira:

Poesia não mata nem cura,

Pra alguns não fede nem cheira,

Pra outros parece loucura.

 

Não serve pra dor de dente;

E dor de cabeça não cura,

Mas é preciosa pra gente,

Pois nos acrescenta ternura!

 

 



Leia +...
domingo, setembro 15

o livro Primícias

Comments
 

Aí está! O prelúdio de uma atividade em processo, os primeiros frutos,
primeiras impressões; primícias de um poeta.


Como sempre, a gente nunca está cem por cento satisfeito com o que faz! Numa segunda edição algumas coisinhas precisam ser melhoradas. Mas tai o livro!

Visto que no momento em que a editora entregou a tiragem solicitada eu não me encontrava no Brasil (a entrega atrasou) e consequentemente não tivemos oportunidade de discutir detalhes, não houve evento de lançamento. Porém, quem desejar adquirir o livro Primícias, por favor entre em contato com o autor através do e-mail airbarreto@yahoo.com.br (ponha em assunto “Aquisição do livro Primícias”) e receberá informações detalhadas.

Nesta pequena empreitada, somo às minhas expectativas a esperança de que os leitores encontrem nas minhas palavras algumas das suas, nos sentimentos que nelas transparecem uma janela para o encontro com seus próprios sentimentos, e assim, convertam-se em coautores dos textos contemplados neste volume. Sejam construtivos em suas críticas e generosos em apresentá-las.

Abraço e boa semana a todos!





Leia +...
domingo, junho 2

Encontro

Comments
 

 
Encontrar comigo
 
Às vezes, me dá uma gana
De experimentar a diegese de meus
Próprios poemas!
Anseio dar  de cara comigo mesmo
Questionar minhas idiossincrasias,
Viver, ou reviver, aquela narrativa
Que acabo de redigir
Que sei ser ficcional
Mas que é a minha “realidade”,
Embora um tanto diegética,
É lá onde nos encontramos,
Múltiplos e únicos,
Afinal.
  (Tony)

 


PS: Poema não se explica, mas vou explicar o que é diegese. A diegese é a realidade própria da narrativa. O tempo e o espaço diegético são o tempo e o espaço que existem dentro da trama, com suas particularidades determinadas pelo autor.
 
Encontrem-se, e tenham uma boa semana!
 
Leia +...
domingo, maio 26

A voz do Amor

Comments
 
Romantic girl by Paolo Neo
-&-
Outro dia eu vi uma lágrima em seus olhos se formando, em seguida vi seu rosto se tensionando. Aquela lágrima, que traduziria igualmente a dor, a alegria e o amor, por pouco não rolou. Neste mesmo dia eu ouvi Bilac sussurrando ao meu ouvido:


A voz do amor

Nessa pupila rútila e molhada,
Refúgio arcano e sacro da Ternura,
A ampla noite do gozo e da loucura
Se desenrola, quente e embalsamada.

E quando a ansiosa vista desvairada
Embebo às vezes nessa noite escura,
Dela rompe uma voz, que, entrecortada
De soluços e cânticos, murmura...

É a voz do Amor, que, em teu olhar falando,
Num concerto de súplicas e gritos
Conta a história de todos os amores;

E vêm por ela, rindo e blasfemando,
Almas serenas, corações aflitos,
Tempestades de lágrimas e flores...

 Fonte: BILAC, Olavo. Antologia : Poesias. São Paulo : Martin Claret, 2002.

 
“Inexplicavelmente”, de vez em quando, entre um verso e outro, um soneto me cai nas mãos. Este me deixou especialmente encantado. Um lindo soneto, de ninguém menos que o “cravejador de versos”, o “ourives da palavra”, parnasiano irrepreensível, “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, Olavo Bilac.
***
O Modernismo libertou a poesia da armadura dos clássicos, felizmente, nossos modernismos estão permeados de classicismos. Ainda bem!
 
Tenham boa semana!


Leia +...
sábado, maio 18

No prelo

Comments
 

Primícias:

Substantivo feminino plural, primeiros frutos da terra, figurativamente, as primeiras produções de um trabalho de qualquer gênero. É o que se poderá encontrar numa rápida consulta aos nossos dicionários.

Abstraindo-se um pouco mais, as Primícias podem ser os primeiros sentimentos, felicidades, como as primícias da adolescência.  Podem ser ainda o prelúdio de qualquer atividade em processo, como as primícias de um poeta.

Foi justamente sob a égide de tais conceitos, que este trabalho foi compilado: aqui estão, portanto, as primeiras impressões de um poeta, os primeiros frutos de uma colheita que poderá se revelar especialmente produtiva.

Breve! Um pouco da poesia de Tony reunida neste exemplar. E você ainda ficará sabendo quem é Tony. Aguarde!


Bom final de semana!

Leia +...
sábado, maio 4

50 tons... de poesia!

2 comentários
 
 
Durante os primeiros dias do ano, enquanto duram as férias, o carnaval e a alienação generalizada, muita coisa nos passa despercebida. Confesso que essa me passou. Mas nunca é tarde para se comentar acontecimentos positivos.

A antologia "Toda Poesia" de Paulo Leminsk, que reúne mais de 600 poemas do poeta curitibano, em março de 2013 superou a trilogia "Cinquenta tons..."! Não acredita? Pois foi!

"Toda Poesia", lançado em fevereiro pela Companhia das Letras, logo após chegar à loja estreou na lista de livros mais vendidos da Livraria Cultura. Ocupou a quarta posição no ranking referente à semana de 25 de fevereiro e 3 de março, logo atrás de "O Lado Bom da Vida", de Matthew Quick, "Cinquenta Tons de Cinza" e "Cinquenta Tons de Liberdade" .

Na semana de 4 a 10 de março, Leminski passou para o primeiro lugar, deixando a trilogia de E.L. James encoberta por uma poeira de mais de cinquenta tons de poesia.
 
Dá-le poesia! Dá-le Leminski!

Foto: g1.globo.com



Razão de ser

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê? (P. Leminski)

Boas leituras, bom final de semana!

Leia +...
segunda-feira, abril 8

Poesia para seu dia

Comments
 

 


Novos dias
 
Insufla-me outra vez
A vida,
Tira-me do barro, ó Senhor!
Em meu coração promove
Novos dias,
Rega em botão esta flor.
Seja outra vez fértil meu peito
Nele faz brotar o amor.
by Tony
 
Boa semana!
Leia +...
terça-feira, março 19

O maior Best-seller

Comments
 
 
 *** 
O livro mais lido, mais traduzido e mais reproduzido no mundo é a Bíblia, as Escrituras Sagradas, não resta dúvida. Embora os “originais” mais antigos desta obra tenham sido escritos há quase três mil anos, quase nada exista deles, e ainda exista muita polêmica quanto a sua interpretação, a Bíblia ainda é o maior Best-seller de todos os tempos. O Livro contem história, profecias, provérbios, muita lição de fé e poesia também.
Um bom exemplo da polêmica que alguns dos textos bíblicos podem causar é o caso do Cântico dos Cânticos ou Cânticos de Salomão. Quanto ao verdadeiro objetivo destes escritos, se para louvar a Deus ou aos amantes, há controvérsias, mas, não é este o interesse do presente texto (profano). Gostaria apenas de compartilhar aqui com os leitores um pouco da poesia dos Cânticos de Salomão, um dos livros poéticos da Bíblia que gosto muito.
 
"Vamos, vento norte, acorde!
Venha, vento sul,
sopre no meu jardim
e leve esse delicioso
perfume para o meu amado.
Ah, tomara que o meu amado
venha para o seu jardim
e coma os seus frutos escolhidos!" 
                                      Cânticos de Salomão 4.16 ( Bíblia Viva - Living Bible, EUA - 1971)

O texto bíblico inspirou muitos outros textos. Aliás, a Bíblia foi e continua sendo livro de cabeceira de muitos grandes escritores, independente da crença de cada um. O período humanista e o Barroco exploraram muito os textos sagrados. Leia você também este Best-seller.
Boa semana a todos!
Leia +...
sexta-feira, fevereiro 1

Preguiça de poeta

Comments
 
Russian blue cat by Carolina Vigna-Marú

Haicai *
by tony
 
Tenho meus pesadelos,

Você os seus, mas seus sonhos,

São os sonhos meus.

  

*Haicai ou haikai - São breves tercetos, de origem japonesa. Na sua forma mais tradicional apresentam o primeiro verso de cinco silabas, o seguinte de sete e o último de cinco, ao todo dezessete sílabas. Concisão e objetividade.
 
***
Bom final de semana!
Leia +...
domingo, janeiro 20

Tudo vale a pena

Comments
 
 
(Arquivo particular)

Uma frase muito conhecida e muito utilizada no discurso motivador, tanto em conversas informais como em palestras. No entanto, o que se observa muitas vezes é que as pessoas desconhecem a origem dela e o real contexto em que foi escrita.

A frase "Tudo vale a pena / se a alma não é pequena" faz parte do poema "Mar português" escrito por Fernando Pessoa (o próprio, ortônimo). O poema foi escrito em 1922 e publicado em 1934, no livro Mensagem, o único livro de Pessoa publicado em vida em língua portuguesa, pois, inicialmente, o poeta português escrevia muitos poemas em Inglês, língua em que foi educado.

Pessoa cantou seus reis, seus mares, seu povo sua terra. Foi sua fase de nacionalismo místico; em Mensagem, sua obra era um elogio a Portugal.

No breve poema "Mar português" ele fala das dores e glórias dos navegadores portugueses investidos das tarefas de cruzar mares desconhecidos e conquistar novos caminhos, novas terras. Apesar de todo o investimento material e humano, apesar de tantas vidas sacrificadas, valeu a pena! Diz o poema.

A expansão Ultramarina levou Portugal a uma posição de destaque mundial durante os séculos XV e XVI.

MAR PORTUGUÊS

Fernando Pessoa
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quere passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

 
...
Boa semana!
 
Leia +...
sexta-feira, novembro 30

Em que consiste a poesia

Comments
 


Alguns versos
by Tony

O que faz de uns poucos versos poesia
É o sangue que corre em suas linhas
É falar de dores que também são minhas
É toda a vida que neles já existia.

O que faz de alguns versos poesia
São metáforas calcadas na verdade,
São vidas contadas sem vaidade.
São meias-verdades ou pura fantasia.

***
Um bom final de semana a todos!
Leia +...
domingo, novembro 11

A poesia se reinventa.

Comments
 

medieval poet
By: Nikada


O poeta de rua é uma das manifestações culturais mais antigas. A poesia, na oralidade, foi por muitos séculos um grande mecanismo de comunicação. O gênero lírico teve os seus rapsodos e aedos, na Grécia antiga, os bardos e trovadores, na Península Ibérica, os cordelistas e repentistas, no Brasil e outros países da America Latina, mais modernamente os Rappers, nos Estados Unidos, e muitos outras vertentes de poetas populares.

Uma nova onda dá roupagem "nova" ao poeta itinerante. Em São Paulo poetas encontram-se mensalmente para uma espécie de concurso de poesia de rua. Dispostos na estação do metrô Guilhermina de maneira informal, os poetas disputam a aprovação dos ouvintes apenas com os recursos de voz e gestos. Os poemas têm que ser de sua própria autoria e a declamação não deve ultrapassar  os três minutos.

Isto é o Slam, um termo inglês que significa “pancada”, e que começou nos Estados Unidos na década de 80 em Chicago, quando Marc Smith começou a organizar eventos de declamação abertos para todos e que priorizava as poesias dos próprios artistas.

O slam, que lembra muito o Rap e o Hip hop, busca valorizar a oralidade e originalidade dos poetas que se apresentam ao ar livre. A onda pegou e já houve até concurso internacional de slam, na França. No Brasil, sabe-se de eventos principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. É a poesia se reinventando e realizando-se plenamente na oralidade.
***

Boa semana!
Leia +...
quinta-feira, outubro 18

Espírito de Emily

Comments
 

*********************************
A gente se afeiçoa ao autor, ao poeta e quando vê está completamente apaixonado. As vezes chega até a imitar seus cacoetes, falando palavras dele ou dela; falando até coisas que o autor não disse. Mas, num tom que ele poderia ter dito. Por fim, acaba impregnado por um espírito afim, que parece querer se manifestar através de você. Aí a intertextualidade fica visível, insustentável.

Certa vez, após alguns estudos de Literatura Americana percebi que ficou em mim um certo apreço por Emily Dickinson. Nesse período sem presunção ou intenção de parodiá-la, escrevi frases  que ela não disse, mas, se a conheci um pouco, poderia perfeitamente tê-las dito.


Espírito de Emily

by Tony

Abstenho-me de viver
A vida que se me oferece-
Do Claustro retiro a Alegria-
Dos Versos - o que minh’alma carece. 
***
Minha Poesia é para o mundo
A única Janela -
Ninguém virá até mim
Senão através dela.

*********************************
Bom final de semana!

Leia +...
domingo, outubro 7

Poesia & marketing político

Comments
 
Foto: fuse

Olha a rima; o negócio é rimar! Candidatos descobrem a rima. A poesia está fazendo a festa dos candidatos às eleições 2012. Refrões do tipo “Chegou a nossa vez, conto com vocês”, “Não esqueça, Fulano na cabeça”, “Para melhorar, tem que mudar” e muitas outras estão impregnando nosso cérebro. Algumas até muito criativas; não vou citá-las aqui para não promover o candidato. Não é essa a intenção.

Agora, aquelas paródias pegajosas são menos “interessantes”. Parece que impregnam no cérebro da gente. É como um vírus, quando vê você está cantando a "musiquinha", e nem conhece o candidato! É uma tortura. Mas está acabando. Quer dizer, vamos torcer para não haver segundo turno.

Mas, pelo menos um aspecto positivo: a poesia está em alta.
Leia +...
domingo, setembro 30

Primavera & poesia

Comments
 
***
Desde 22 de setembro e até 21 de dezembro, vivemos a Primavera no hemisfério sul. É a estação tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna. A Primavera está associada ao desabrochar das flores e ao cenário dos amores.

A este cenário tão poético e tão fértil, o autor dos mais belos versos de amor da língua portuguesa não poderia ter passado indiferente.

Este é um soneto camoniano dedicado à estação dos amantes.

XXVIII

Está-se a Primavera trasladando
Em vossa vista deleitosa e honesta;
Nas belas faces, e na boca e testa,
Cecéns, rosas, e cravos debuxando.

De sorte, vosso gesto matizando,
Natura quanto pode manifesta,
Que o monte, o campo, o rio, e a floresta,
Se estão de vós, Senhora, namorando.

Se agora não quereis que quem vos ama
Possa colher o fruto destas flores,
Perderão toda a graça os vossos olhos.

Porque pouco aproveita, linda Dama,
Que semeasse o Amor em vós amores,
Se vossa condição produz abrolhos.

 (Camões. Rimas, 1595)
 
Boa semana a todos!
***

Leia +...