sábado, julho 28

Olimpíadas: Londres 2012

Comments
 

Começou oficialmente as XXX olimpíadas, cuja sede será a cidade de Londres. O evento acontecerá de  27 de Julho a 12 de agosto.  Londres é a primeira cidade a sediar os jogos pela terceira vez, a cidade já sediou os Jogos Olímpicos da  Era Moderna em 1908 e 1948.

Os mascotes escolhidos foram  duas gotas de aço polido feitos em animação de cartoon e  receberam os nomes de Wenlock e Mandeville.


Serão disputadas 29 modalidades de 26 esportes: Atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica artística, rítmica e de trampolim, handebol, halterofilismo, hipismo, hóquei na grama, judo, luta (livre e greco-romana), natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, polo aquático, pentatlo moderno, remo, taekwondo, tiro, tiro com arco, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela, voleibol e volei de praia.

O Brasil participará com 167 atletas em várias modalidades, alguns com chances reais de trazer medalhas para o Brasil.

O voley de praia,  voley de quadra, judô, natação, vela são alguns dos esportes que tem chances reais de ganharem medalhas.

Para os apaixonados pelo esporte serão 15 dias de emoção, com os melhores atletas de cada modalidade.


Leia +...
terça-feira, julho 24

Nem tudo é festa na Flip

Comments
 
Igreja de N. s. das Dores

Após um dia cheio de atividades, quando chega a noite e o cansaço, a gente até esquece que as atrações continuam noite adentro e o que se quer mesmo é uma boa cama para descansar e folhear os livros, jornais, revistas e panfletos conseguidos. A satisfação é igual a de criança em distribuição de doces. O dia seguinte será mais um cheio de palestras, entrevistas, shows e mesas de discussão. É preciso decidir o que se quer ver ou fazer, afinal, não se pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Por falar em dormir, só quem pernoita na cidade durante a Flip tem a chance de observar detalhes de bastidores. E levantar cedo, se você conseguir, pode proporcionar um aprendizado a mais.

Durante os eventos, quando as “estrelas” chegam, e você já está lá sentadinho no ar condicionado esperando ansioso pelo seu escritor preferido, ninguém imagina quantos profissionais foram mobilizados para que aquela entrevista fosse possível. Logo cedo, um verdadeiro “exército” de profissionais de limpeza entra em ação. É intrigante, mas mesmo num evento cultural, internacional, as pessoas ainda jogam lixo no chão, nas ruas. Mas até as nove da manhã tudo estará limpo e arrumado, bilheterias e postos de informações abertos. Até aí, outros “exércitos” também já estarão a postos. São seguranças, recepcionistas, técnicos de comunicações e de informática, manutenção elétrica e eletrônica, copeiros, arrumadeiras, repórteres, imprensa em geral, editoras, livrarias, comerciantes, patrocinadores, tradutores, interpretes, guias de turismo e tantos outros. E na hora certa, o seu astro vai entrar e tudo vai funcionar “perfeitamente”.

Mas, se eu dissesse que na Flip tudo é perfeito, eu não estaria sendo perfeito, quer dizer, verdadeiro. Apesar do grande número de pousadas, a capacidade de hospedagem da cidade ainda é insuficiente e os preços praticados muito elevados durante a Festa. As condições de saneamento são precárias, talvez por ter que respeitar o Patrimônio Histórico. O serviço de informação ao turista deixa muito a desejar, fica muito afastado dos acontecimentos. Uma festa literária desse nível deveria promover em paralelo uma feira de livros, o que não acontece. O comercio de livros é monopolizado; se você quiser comprar algum lançamento terá que dirigir-se a única livraria do evento, que aliás não muda.

A Flip é vista como um evento democrático. Mas é preciso ter realmente uma visão democrática. É preciso abrir o evento para outras livrarias, abrir espaço para o escritor independente, que de uma forma ou de outra está sempre presente, mesmo que como um “estrangeiro”. A cultura popular aos poucos vem se chegando também. A Literatura de Cordel já tem representantes na Flip, mas, da mesma forma, como “penetra”. Artistas de rua, poetas itinerantes, comunidades nativas, também enriquecem a Festa. É preciso que os organizadores encontrem uma forma de englobar todas estas vertentes culturais e Paraty não pode se descuidar da infraestrutura.

A verdade é que com Flip ou sem Flip Paraty é um passeio que vala a pena!

 Eu volto!
Leia +...
sexta-feira, julho 20

Dia do amigo

Comments
 

Circle of children - Por: David Foreman
***
Aproveitando a maré da Festa Literária Internacional de Paraty, onde Drummond foi o auge, eu desejo  aos amigos tudo isto:

Desejo a você
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
(...)

...um livro de Carlos Drummond para ler e muito mais!

Feliz Dia do Amigo!


Leia +...
quarta-feira, julho 18

O pós-Flip III

Comments
 
No meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho - Drummond”, não só uma, mas duas, três,... milhares delas. Vamos em frente. Andar pelo centro histórico de Paraty é igual a pular amarelinha: um pé aqui, outro ali, vamos prosseguindo e apreciando o que há para ver pelo caminho, pedra a pedra.

Exposições de artes, a exposição de todos os escritos de Drummond na Casa da Cultura, artesanato indígena pelas calçadas, musica nos bares, uma réplica do monumento ao poeta (igual ao de Copacabana), um artista itinerante que incorpora o poeta em carne e bronze como estátua viva, o cordelista que canta em versos de cordel a vida de Carlos Drummond e muito mais manifestações voltadas ao homenageado encantam o visitante até que ele chegue ao espaço da Flip propriamente. Durante esta edição do evento Paraty recebeu mais de 20 mil turistas-leitores.

Quando se chega à Praça da Matriz, um dos atrativos que mais me chama a atenção são os pés-de-livros.  Apesar de ser uma atividade voltada para crianças e adolescentes eu não resisto à tentação dos livrinhos pendurados balançando na minha frente ou jogados estrategicamente sobre uma lona; parecem desafiar “leia-me ou te devoro”. Os bonecos de papel machê representando os personagens das estórias infantis também chamam a atenção na praça.

Já no espaço Flip uma sequência de gigantescos painéis fotográficos salta aos olhos do turista. Fazem parte de uma homenagem a todos os escritores convidados durante os dez anos da Festa.
e tem muito mais...
Bom final de semana!
Leia +...
domingo, julho 15

Amor aos pedaços: reintegração

Comments
 
Reencontro 
Tony
O encanto chega sem avisar,
O desencanto pode não tardar,
Conserva-se a eterna esperança
De um dia outro encanto se dar.

Mas após todo questionamento,
Se nos resta do amor o sentimento,
E das feridas não restou lembrança,
Por que não podem os corações se reencontrar?



&&&
Uma busca pelo significado de reintegração, pode dar como primeiro registro algo relacionado a propriedade, posse, reintegração de posse, a retomada de um lugar supostamente seu. Justamente a significação mais nociva ao amor.
O amor não nos faz proprietário da coisa amada. A seguir por esse caminho, logo os encantos virarão desencantos. E na esperança de reencontrar o caminho do amor passamos a questionar a tudo e a todos. Brigamos com o mundo.
Os atos do amor não seguem um script rígido. Ao mesmo tempo em que é poesia, é ágrafo. É, a um só tempo, previsível e surpreendente.
Nos sonetos de Florbela é tudo inconstante: O amor que se vai é igual a outro amor que vem e que há de partir também. Não se sabe quando...
Inconstância
Procurei o amor que me mentiu.
Pedi à Vida mais do que ela dava.
Eterna sonhadora edificava
Meu castelo de luz que me caiu!
*
Tanto clarão nas trevas refulgiu,
E tanto beijo a boca me queimava!
E era o sol que os longes deslumbrava
Igual a tanto sol que me fugiu!
*
Passei a vida a amar e a esquecer...
Um sol a apagar-se e outro a acender
Nas brumas dos atalhos por onde ando...
*
E este amor que assim me vai fugindo
É igual a outro amor que vai surgindo,
Que há de partir também... nem eu sei quando...
...
Florbela Espanca, "Livro de Sóror Saudade"
Queremos agardecer ao luzdeluma a oportunidade de participar desta blogagem coletiva, que, além de muito interessante nos proporcionou fazer muitos contatos cibernéticos.
Uma boa semana a todos!



Leia +...