domingo, agosto 26

Um gigantesco salto para a humanidade

Comments
 

O herói americano, o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar o solo lunar (1969), faleceu neste sábado, 25/08/2012, aos 82 anos em Ohio (EUA), conforme boletim CNN. O feito de Armstrong, ao pousar na Lua, juntamente com Buzz Aldrin e Michael Collins, alimentou os sonhos de muitos garotos que, como eu, amavam os Beatles e os Rolling Stones e sonhavam voar alto.
Era inacreditável! A desmistificação de um símbolo dogmático. A Lua dos poetas, a lua dos amantes, a lua dos lobisomens, a lua de São Jorge, a lua dos astrólogos, a lua dos astrônomos, a lua dos loucos, a lua dos sonhadores; estava alí, a seus pés. Realmente, um grande feito! Muitas pedras rolaram daí em diante.

O homem que deu esse gigantesco salto para a humanidade acaba de saltar para a eternidade, com honras de herói.
“It’s a small step for man and a giant leap for mankind”
Leia +...
sexta-feira, agosto 24

Cidadania e violência

Comments
 
Atualmente fala-se muito em cidadania, na maioria das vezes ligada a direitos e garantias individuais. O discurso é sempre bonito, fundamentado em princípios seculares. Mas e depois do discurso?

Cidadania se constrói, num primeiro momento, reconhecendo-se as diferenças, e em seguida, misturando-se essas diferenças de forma proveitosa para todos. Sem, contudo, querer fazer do conglomerado social uma massa homogênea, mas sim, um todo coeso mantendo-se a individualidade e cada um, com suas idiossincrasias, contribuindo para o bem estar geral.

Faz-se necessário, porém, em todo ajuntamento social, que se encontre uma linha de conduta comum para que a interação, em prol do bem de todos, seja possível, sem prejuízo dos direitos nem o esquecimento dos deveres e do respeito ao indivíduo.

Infelizmente, para a convivência em grupo, ainda não se pode abrir mão do estabelecimento de padrões de comportamento e de limites. As Leis existem, mas, parece que as pessoas não rezam mais por esta cartilha. Observa-se a queda da autoridade politica e religiosa há algum tempo.

Volta-se à Idade da Pedra: presa e predador; à lei do mais forte, às armas, à apropriação indevida de bens e privação da liberdade e da vida do outro por parte do predador, à violência pura. Intrigante é que desta vez predador e presa são da mesma espécie.

Civilidade, cordialidade, respeito à dignidade humana, temor à lei, dos homens e de Deus. Em que momento da História ficou tudo isso!

Será possível se falar de cidadania enquanto o individuo é desrespeitado no seu mais elementar direito: o direito a vida?
***
PS: A ilustração para esse texto o leitor pode buscar em qualquer jornal diário, nacional ou estrangeiro.
Leia +...
quinta-feira, agosto 16

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro

Comments
 
Diz a sabedoria popular que, para sua total realização como ser humano, uma pessoa não pode passar pela vida sem deixar um filho, plantar uma árvore e escrever um livro, iniciativas que são igualmente importantes para a perpetuação de sua passagem por este mundo.

Plantar uma árvore: essa etapa paguei ainda em criança; mais tarde vivenciei (vivencio) a experiência de ser pai; quanto ao livro, nem tudo que se escreve é publicável, mas ele acaba saindo.

Caminhamos para essa realização total. Sem dúvida, o prazer de ver as pessoas disputando um livro que você escreveu é muito gratificante. Autografá-lo, então, é impagável!
O que não se comenta, no mais das vezes, é que essas três realizações, igualmente, produzirão frutos. Seu filho deixará filhos, a árvore plantada produzirá pomos e sementes, seu livro produzirá leitores, cúmplices na coautoria da obra. É um ciclo sem fim de realizações.

Bom fim de semana!
Leia +...
domingo, agosto 12

Amor: você acredita?

Comments
 
“Eu sempre pensei que o amor fosse coisa só de contos de fadas, que acontecesse a qualquer outra pessoa, mas nunca comigo. Amar! Isto estava fora de cogitação, pelo menos é o que parecia. Decepções era tudo que povoava meus sonhos.
Mas um dia eu vi aquele rostinho lindo. Agora eu acredito: sem sombra de dúvida, eu estou apaixonado!”
...
Isto é, mais ou menos, o que diz a letra da musica I'm A Believer, que recentemente fez parte da trilha sonora de Shreck. O sucesso não é novo; foi gravado em 1966 pela banda de Rock the monkees. O grupo foi formado em 1965 em Los Angeles por Robert "Bob" Rafelson and Bert Schneider para a televisão Americana.  A American rock band era composta por Micky Dolenz, Michael Nesmith, Peter Tork, e Davy Jones.
 Saudoso tempo dos discos de vinil...
 I'm A Believer caiu muito bem na trama amorosa do desenho.
Bom fim de semana!

 
Leia +...
terça-feira, agosto 7

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Comments
 
 “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas”

Este é o tema da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa dia 09/08, um evento abrangente que mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.
A Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Cerca de 480 expositores que disputarão os mais de 800 mil visitantes esperados. Os leitores podem aguardar muitos importantes lançamentos.
.
A ALL PRINT EDITORA, assim como tantas outras editoras, estará apresentando as suas novidades. Dentre seus inúmeros lançamentos, estará sendo publicada dia 13/08, às 19:00 horas, a ANTOLOGIA DE POESIAS, CONTOS E CRÔNICAS DA ALL PRINT EDITORA – SÃO PAULO, vários autores. Uma iniciativa que promove a literatura contemporânea e divulga novos autores.

Tony (eu) é um desses autores. Nesta edição você vai encontrar algumas de suas poesias. É também uma boa oportunidade para você que frequenta o Voz saber um pouco mais sobre oTony.

A Bienal
De 9 a 19 de Agosto de 2012
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP


Horário de Visitação:
de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h às 20h, com entrada até as 18h.
...
A Antologia da AllPrint estará sendo lançada dia 13/08 as 19:00h.
Vamos lá! Ler é uma viagem fantástica!
Leia +...