quarta-feira, fevereiro 4

Papel feito de Plástico

Comments
 

A universidade Federal de São Carlos desenvolveu um papel sintético feito a partir de plástico usado e descartado.

O material produzido a partir de garrafas de água, potes de alimentos e embalagens de material de limpeza pode ser empregado em rótulos de garrafas, outdoors, tabuleiros de jogos, etiquetas, livros escolares e cédulas de dinheiro. “Ele é indicado para aplicações que necessitam de propriedades como barreira à umidade e água, além de ser bastante resistente.O aspecto final é o mesmo do produto feito a partir da resina virgem, com a vantagem que se aproveita o material que iria para o aterro sanitário ou lixões.

São necessários 850 quilos de plástico reciclado para produzir uma tonelada de papel sintético e, segundo os pesquisadores, a cada tonelada produzida, pelo menos 30 árvores deixam de ser cortadas.

A fabricação consome menos água e menos energia do que a do papel tradicional e praticamente qualquer embalagem plástica, jogada no lixo, pode ser aproveitada. O plástico é triturado e misturado a uma série de substâncias e vai para uma máquina, onde é submetido a altas temperaturas.

Esse tipo de papel seria uma excelente alternativa para a confecção de livros escolares que assim teriam uma vida útil maior.

Para saber mais sobre o assunto, coloquei endereços sobre a matéria e um vídeo.

Fontes:aqui (video) e aqui



Photobucket