terça-feira, setembro 15

Quando a primavera chegar...

Comments
 

Setembro é um mês muito especial.... é a estação das flores, a mais bela do ano, não tem como não observar a explosão de cores e vida e parece que a mãe natureza resolveu dar uma grande festa.

No nordeste, infelizmente essa mudança é mais discreta, diferente dos países em que existe um inverno rígido, mas se engana quem pensa que no nordeste não tem flores....


O Ceará cultiva flores, e o líder nacional em exportação de rosas, e já responde por 15% das exportações de flores brasileiras.

A maioria das flores são cultivadas na Serra da Ibiapaba e no Maciço de Baturité, região serrana, as rosas cultivadas no Ceará tem uma vantagem sobre as rosas cultivadas na região Sudeste do Brasil, é que a produção gira em torno de 75 a 100 dias dependendo da variedade, enquanto que no Ceará, devido principalmente à luminosidade do Estado, este ciclo cai para 40 a 45 dias.

Os pólos de produção são formados por 14 municípios, dentre eles Fortaleza, Aquiraz, Eusébio, Crato, Barbalha, Milagres e São Benedito( Serra da Ibiapaba). Os principais produtos exportados são: bulbos , flores , rosas , mudas , folhagens .

A primavera começa oficialmente no dia 21 de Setembro.





Curiosidades sobre as rosas:

Originária no hemisfério Norte, a rosa é encontrada na Europa, Ásia e Oriente Médio, em regiões aonde as estações do ano são bem definidas. Os chineses foram os primeiros a cultivá-la há mais de 5 mil anos e descobriram suas qualidades medicinais: da polpa dos frutos se faz o chá que é diurético e muito saboroso; das pétalas se extrai o óleo para uso no tratamento da pele e a essência para a perfumaria (são necessários 5 mil kg de pétalas de rosas para se produzir 1 litro de óleo essencial).
Ao todo, 126 espécies silvestres deram origem a mais de 30 mil híbridos espalhados pelo mundo. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas entre 1.560 e 1.570, as primeiras roseiras foram plantadas ao lado da Vila de Piratininga e suas flores utilizadas em solenidades religiosas. Calcula-se que no País existam aproximadamente mil híbridos. Em nosso clima ameno e temperado, a rosa é uma das poucas plantas ornamentais que floresce durante todo o ano e tem o seu auge durante a primavera.

Diz a lenda que a rosa foi criada pela deusa Chloris ( flora para os romanos), a partir do corpo de uma ninfa, que recebeu a beleza de Afrodite, deusa do amor. Por isso é considerada um simbolo do amor entre nós.

Desejo a todos uma semana produtiva.

Photobucket