Estão quase no fim as férias escolares. Mas ainda dá para aproveitar uns dias de viagem com a família. No Brasil quando se fala em viajar a primeira idéia que nos vem à cabeça é praia, a segunda é praia, principalmente as praias no nordeste, famosas por seus dias sempre ensolarados e pelas águas claras e mornas.
A Região é muito abençoada em termos de praias. No entanto, na hora de optar pelo destino da viagem, as pessoas parecem esquecer como o nordeste brasileiro é grande e acabam sempre seguindo o mesmo roteiro: Fortaleza, Natal, Recife, Fernando de Noronha e Salvador, esquecendo-se dos irmãos menores da região. João Pessoa, Maceió e Aracaju também tem seus valores. Aracaju, a capital do menor Estado nordestino, Sergipe, nem por isso é um patinho feio da região. Pelo contrário, a cidade tem muito a oferecer aos visitantes.
Vamos lá dar uma espiada:
A praia mais movimentada e mais central de Aracaju é Atalaia, bem urbanizada com seu calçadão e grandes quiosques. Voce pode conhecer ainda a "Passarela do Caranguejo";
Saco
No litoral Sul temos: a praia do Saco tem coqueirais, dunas e mar azul esverdeado; a Praia dos Náufragos de areias finas e escuras; praia de Abaís, onde fica também a lagoa Grande, paralela ao mar e com 9 quilômetros de extensão; na foz do rio Vaza-Barris, a praia do Mosqueiro tem areias claras e finas e passeios de catamarã para as pequenas ilhas; praia de Aruana, repleta de quiosques, coqueiros e dunas; a praia do Refúgio, uma das mais bem estruturadas da orla; a praia do Robalo e outras menores.
No litoral Norte temos: A extensa praia de Pirambu com suas dunas e áreas de desova de tartarugas marinhas monitoradas pelo Projeto Tamar; Atalaia Nova, 30 quilômetros de extensão e vários nomes ao longo do percurso, com coqueirais e lagoas; Havaizinho ou Praia dos Artistas, muito freqüentada por surfistas.
Para quem gosta de roteiros culturais e aventura uma boa é a Rota do Cangaço. O passeio consiste de uma caminhada pela caatinga, pelo local que foi palco do assassinato de Lampião e seu bando, na cidade de Canindé de São Francisco. O turista, levado por guias especializados, anda pela caatinga até a Grota de Angicos, onde aconteceu o massacre de Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.
Lampião e Maria Bonita
Cerâmica
A culinária, como a de toda a região, oferece delícias típicas, à base de muito peixe, caranguejo, siri, lambreta e sururu.
Outro grande e fascinante passeio, para fechar com chave de ouro a viagem, é o passeio de barco pelos Canyons do São Francisco (imagem no topo), que pode ser incluído em alguns pacotes de viagem. O visual é único, deslumbrante.
Na volta para casa não esqueça o artesanato riquíssimo em cerâmica, renda, cestaria e bonecas de pano.
Taí a dica! Agora é conferir e boa viagem!
Tony, Aracaju é a única capital do Nordeste que não conheço. Deu até vontade de pegar um avião e ir comer lambreta e conhecer a praia dos artistas entre outras, em Natal também tem uma praia com esse nome. Os passeios de catamarã costumam ser muito agradavéis, já fiz alguns , sempre em águas salgadas, nunca em rio, deve ser bacana navegar no velho Chico. Excelente post. Bjão.
Oi Lu,
Obrigado. Qualquer hora dessas vou conhecer Aracaju ao vivo. O novo visual dos comentários ficou muito bom, parabéns!
Olha apesar de ter achado linda essas praias aí, o que me deixou FELIZ foi vc falar de João Pessoa, já que sou de Campina Grande Paraíba!Amei...
Milhões de beijos
Em 1990 passei em Sergipe. Quando voltei da viagem um amigo me perguntou o que tinha achado, e ele era de lá, e a turma riu quando disse:
- Nailton, nem deu pra ver muito. Pois, numa placa dizia: Bem vindo a Sergipe, do outro lado estava escrito: Volte Sempre!
Era a gozação que faziamos com ele! Mas, Sergipe tem lugares lindos!
Olá, minha linda...
Voltando hoje de Aracaju/ SE e posso te falar que o passeio de catamarã pelo Canyons do São Francisco,é incrivel...e o oceanario é imperdivel, pela integração com a natureza(estrutura em madeira, e olhado de cima é uma tartaruga em sape), ali tudo foi feito pra integrar mesmo com o cenario, praias onde tem encontro do rio e o mar,dando um diferente olhar para o mar, apesar de ser obrigada a conviver com as plataformas de petroleo, festas então, nunca vi lugar com mais festas, afff comidas tipicas( 2 quilos a mais) cordialidade,hoteis e pousadas para todos os bolsos e gostos, limpeza incrivel nas ruas, tenho algumas fotos incriveis de AJU...depois te mando algumas,quem n conhece Aracaju devia realmente marcar feria pra lá viu, fiquei 28 dias e ainda achei pouco..rsrsrs
mas voltar a dura realidade "molhada" de SP foi preciso, fazer oque.
Beijos
Sempre sou convidada à ir visitar Aracaju e estou sempre adiando, mas depois desta injeção de ânimo, vou levar mais à sério o convite. Em geral, gosto de ir para lugares com menos pessoas, mais reservado e tranquilo. Gosto de praias com areias brancas, fininhas, que tenha um certo conforto e me pego indo sempre para os mesmos lugares com medo de arriscar.
Quem não mora perto do mar quer avistá-lo, pelo menos uma vez no ano. Eu moro na beira mar e por isso, com esse calor, procurei a montanha. O Brasil é totalmente diversificado em paisagens e porque não aproveitar?
Bom fim de semana! Beijus,
Olá pessoal,
Desculpem a distração. Quase esqueço de agradecer os comentários. A todos obrigado e apareçam sempre, ah, e vamos a Aracaju... João Pessoa, enfim, o Nordeste todo é mara!
abraço bomfinaldesemana!
Tony
Tony, boa noite!
Desculpe a gafe, parabéns pelo post.
E eu como sou da terra, sou suspeita a opinar, mas que é mara isso é mesmo!
Beijos.
Tony, pena que férias acabam, não é? Um dia vou conecer Aracaju.
Lu, amiga, hoje o calor deu uma trégua e como umas obrigações me "obrigaram" a ficar em casa resolvi dar um alô a alguns amigos.
Beijossss
A nova vida de sistema de comentários seo haloscan é brabo pra mim. Eu e esse sistema sempre nos desentendemos. Tenho que tentar pelo menos 3 vezes para ele publicar...não gosta de mim, rsrs. Ai fico ausente mesmo, rsss
+ e + bjs
Lis,
Eu tenho tido muitos aborrecimentos por causa de sistema de comentários, perdi todos os antigos mesmo tendo pago para manter o Echo, não consegui que funcionasse direito no blog, perdi a paciencia e exclui...
Muito bom te ver por aqui...
Bjão