domingo, setembro 5

Feira de São Cristóvão:

Comments
 

65 anos

Como bom nordestino-carioca, sempre que quero matar a saudade da terrinha, sem ter que pisar na terra seca exatamente, vou ao Centro de Tradições Nordestinas comer uma carne de sol com baião e, de quebra, ouvir um forró legitimo. Hoje foi um destes dias. E desta vez o almoço foi especial; pois o Centro, mais conhecido como Pavilhão de São Cristóvão, e mais especificamente a famosa Feira de São Cristóvão, está completando este mês 65 anos (02/09). Foi um domingo bem festivo, à moda dos conterrâneos. Aliás, será um mês de festas, com shows de grandes artistas.

O Campo de São Cristóvão é ponto de encontro de nordestinos desde 1945, quando os caminhões pau-de-arara, vindos de vários estados do Nordeste, ali chegavam trazendo retirantes para trabalhar na construção civil, onde tinham vaga garantida. O encontro dos recém-chegados com parentes e conterrâneos virava uma festa, o que deu origem à Feira de São Cristóvão. Por 58 anos, a tradicional Feira permaneceu no Campo de São Cristóvão, na rua. Em 2003, as barracas foram transferidas para dentro do antigo Pavilhão, que foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, a Feira de São Cristóvão tem boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento. Possui cerca de 700 barracas fixas, que oferecem culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. Tudo da cultura nordestina.

O Aniversário propriamente, se deu na ultima quinta-feira, dois de setembro. A festa teve direito a missa em homenagem ao aniversário, muitas atrações musicais com os trios pé-se-serra, Zé da Onça e Sua Gente, Netinho Ferreira/trio Aba de Couro e Chico Souza/trio Taperoá. Além dae muitas bandas de Forró, do grupo de bumba-meu–boi Boi da Feira e dos repentistas Miguel Bezerra e Zé Viana. A grande atração da festa foi o cantor Zé Ramalho e não faltaram também homenagens ao grande Luiz Gonzaga. A Feira de São Cristóvão há 65 anos celebra a tradição e a cultura nordestina. Parabéns povo nordestino!

Uma boa semana a todos!