terça-feira, agosto 9

INTERNETÊS

Comments
 
e outras linguagens

Tudo que é novo desperta uma certa resistência inicial. Às vezes até certa aversão. É o instinto de autodefesa. Mas, após um tempo de conflito e detida análise, acabamos por perceber que tudo não passava de puro preconceito, e, baixamos a guarda.
Veja por exemplo o caso da linguagem abreviada que é usada na internet e celular, principalmente por parte dos jovens, o tal do Internetês. Nos chats, fóruns, e-mails, SMS, etc., ninguém escreve mais Português. Embora já se tenha debatido bastante o assunto, muitos pais e professores ainda se descabelam com esta prática. Isto porque o código está indo parar nas redações escolares. Talvez até de forma involuntária.

O vocabulário é vasto. A mensagem abaixo é um pequeno recorte da linguagem que se pratica nos chats:

- Vc naum recebeu mha msg?
- ñ resp pq.?
- naum tow intndndu nd.
- Tbm naum. Xau Bjo

Tudo bem que isso não é a língua padrão, mas, quem ainda se assusta com esse tipo de redação está esquecendo que a língua padrão é apenas uma das variantes da língua Portuguesa, embora seja a variante privilegiada. Mas a língua Portuguesa está viva!
Existe por aí uma infinidade de códigos que usamos e que passam despercebidas, sem o mesmo alarde. Lembra do famoso (saudoso) telegrama? O telegrama é uma mensagem codificada que foi muito usada pelos Correios e ainda tem suas aplicações. Por uma questão de economia de espaço e dinheiro, pois se pagava por palavra, não havia saudações nem fecho, e não se escrevia preposições ou conjunções. O texto tinha que ser todo em maiúsculas e não se usava acentuação nem sinais de pontuação. Portanto, palavras como ATÉ, LÃ, eram escritas ATEH, LAN. Nomes de pessoas e lugares e formas de tratamento costumavam ser aglutinados para formar uma só palavra: VOSSENHORIA (Vossa Senhoria) AVCHILE (Av. Chile), SANDRALIMA (Sandra Lima). O texto poderia ser mais ou menos assim:

CONVIDAMOS VOSSENHORIA COMPARECER AVCHILE 824 VG ATEH 120911 PT FALAR SANDRALIMA PT SDS PT
(Convidamos vossa senhoria a comparecer à Avenida Chile, № 824, até dia 12 de setembro de 2011. Falar com Sandra Lima. Saudações.)

Outro exemplo destes códigos exóticos é o usado em órgãos públicos, principalmente no meio militar, as chamadas Mensagens Rádio. Poderiamos ter uma mensagem assim:

SOL VEX POSSIBILIDADE ENC REL MIL PROMOVIDOS VIA MSG RD AA ESTA OM URGENTE PT
(Solicitamos a vossa excelência a possibilidade de enviar a relação dos militares promovidos via Mensagens Rádio a esta Organização militar com urgência.)

Estes são apenas dois dentre muitos exemplos, onde a motivação era uma questão de economia de espaço e dinheiro. No caso do Iternetês a questão é de tempo, velocidade da informação. Pois, trata-se de conversa em tempo real. Portanto, sem fazer apologia, a linguagem dos chats é apenas mais um código o qual temos que dominar, contextualizar e ter ciência das suas limitações, como qualquer outro código. Mas nada que se deva taxar de “errado” ou “abominável”.


Abrç!