quarta-feira, dezembro 9

Filosofando 2

 
Lincoln Memorial - Washington DC

Dando asas às loucuras do post anterior saí por aí perambulando pelas estradas do mundo WWW investigando a respeito dessas questões pós-morte e descobri que alguém já andou pensando no assunto, com outro foco, mas nessa linha de piração...

A Facebook vai garantir a vida eterna! Pelo menos dos perfis de usuários de sua rede social.

A empresa criou, desde outubro, uma espécie de Memorial onde os perfis dos falecidos permanecem guardados para livre acesso de seus amigos de rede (os vivos, é vedado o acesso de fantasmas).

Neste caso não se trata exatamente de preocupação com a falência do blog ou perfil, mas com a morte (real) de seu titular, o que é mais sério, mas que, da mesma forma, acarretaria a morte da página igualmente. Antes dessa medida da empresa os perfis de usuários falecidos eram retirados da rede.

A revista Time de 28/10/09 publicou uma matéria onde Max Kelly, diretor de segurança da Facebook, afirma através de seu blog (26 de outubro) o seguinte: “Quando alguém nos deixa, não sai de nossas memórias ou de nossa rede social. Para reproduzir essa realidade, criamos a idéia dos perfis em Memoriais, um lugar onde as pessoas podem guardar e compartilhar suas memórias dos que se foram”. ( matéria completa)

Pelo menos no mundo virtual a “vida” após a morte já é uma realidade (ou uma virtualidade). Embora os perfis não permitam atualizações, os amigos poderão acessar e deixar mensagens. Mas isso não é automatizado. Os familiares precisam preencher um formulário solicitando o Memorial e comprovando o óbito do usuário, claro!

Agora aqui pra nós, do mundo real, americano adora um Memorial! Quem já esteve em Washington com certeza sabe do que estou falando. Você não consegue andar cem metros sem tropeçar num desses Memoriais. É uma espécie de mausoléu/museu, super luxuoso - não sei de onde tiraram a idéia de que falecido gosta de mármores e granitos - lá existem estátuas, fotos, homenagens e toda informação sobre o falecido famoso. Tem o Lincoln Memorial, o Roosevelt Memorial, o Washington Memorial, o Jefferson Memorial; é um para cada praça ou parque.

Na virtualidade não podia ser diferente! Agora todo pobre mortal da Facebook terá um Memorial (embora virtual). Coisas de americano...

Photo-Illustration by TIME staff