quarta-feira, março 30

Parto de ideias

Comments
 


Sócrates, filósofo grego, empregava, para fazer seus pupilos descobrirem as verdades por si mesmos, terem suas próprias idéias, um método específico, a Maiêutica. Segundo ele, o processo podia ser definido como a arte de dar à luz as idéias de seus discípulos. Ou seja, consistia em ajudar os outros a terem idéias próprias. Essa metodologia valeu-lhe o apelido de “parteira de ideias”.


A ideia do filósofo pode parecer estranha a princípio, mas nosso cérebro realmente tem suas crias. O que seria de nós se não fosse assim! Só que, muitas vezes, precisamos mesmo do auxílio para colocar nossas idéias para fora. E isto ocorre também quando se trata de ter idéias para escrever.


No entanto, cada pessoa é um caso. Enquanto alguns têm parto espontâneo, outros têm parto induzido. Enquanto alguns têm partos múltiplos, estão sempre cheios de idéias, outros amargam as dores de parir uma cria atravessada, uma idéia que não entra na cabeça de nenhum leitor. Há ainda uns poucos infelizes que parem natimortos. Quanto a estes as parteiras não podem fazer muita coisa.


Raríssimos eleitos, como gatas prenhas, varam a noite, insones, parindo idéias múltiplas. E ao raiar do dia, como felinos orgulhosos lambem suas crias, avaliando cada uma delas. As boas, as bonitas, as geniais. Nenhuma rejeitada, perfeitas. “Saíram de dentro de mim” - diriam os afortunados.


Finalizando este parto: hoje a figura da parteira de idéias continua sendo importante, mas não precisa ser uma pessoa exatamente. Eventos, a vivência diária e as idéias de outros acabam influenciando nossas idéias. E não devemos desprezá-las. Embora, algumas vezes, elas estejam fora do contexto ideal ou vieram prematuras, como esta metáfora atravessada, merecem uma chance para sobreviver. A história está cheia de ideias, aparentemente “malucas”, que sobreviveram.


Afinal, de acordo com “outro gênio”, ter ideias é o nosso diferencial como seres racionais: “penso logo existo”. Pense!

...

Se você tem boas idéias escritas participe do concurso Literário Valdeck de Oliveira.