quinta-feira, dezembro 13

Centenário de Luis Gonzaga, O Rei do Baião

Comments
 

Luis Gonzaga nasceu no dia 13 de Dezembrode 1912, numa fazenda, no povoado chamado Araripe, a 12 km de Exu-PE. Um fato interessante é que ele deveria ter o mesmo nome do pai: Januário José dos Santos, mas na madrugada do seu nascimento o pai foi ao terreiro da casa e viu uma estrela cadente, por causa desse evento colocou o nome do santo do dia São Luis Gonzaga, e por ter nascido no mês do Natal, colocou o sobrenome Nascimento.

Seu pai trabalhava na roça, e tocava acordeon nas horas vagas, foi com ele que aprendeu a tocar. Desde muito cedo começou a se apresentar em bailes, feiras acompanhando o pai. Luis se manteve fiel as suas origens e se consagrou cantando o baião.

Luis aos 18 anos se apaixonou por Nazarena e foi rejeitado pela familia da moça , até ameaçado de morte, revoltado por não poder casar com a moça, ingressou no exército na cidade do Crato-Ce , passou nove anos sem dar notícias, viajou por vários estados. Em 1939, deu baixa no exército e foi tentar a carreira de músico, não obteve muito sucesso, só em 1941 tocando a música "Vira e Mexe" de sua autoria no programa de Ari Barroso foi aplaudido, o que lhe valeu um contrato, foi sua primeira música gravada em disco. Foi contratado da Rádio Nacional, nesse período ele começou a se apresentar com roupa de vaqueiro.

Em 1945 gravou sua primeira música cantada "Dança mariquinha"

Em 1946 Luis voltou a Exu para rever seus pais e compos a música Respeita Januário onde narra o reencontro.

Em 1947 compôs a música "Asa Branca" junto como cearense Humberto Teixeira.




Em 1948 casou-se com Helena Cavalcanti com quem viveria até o fim da vida, não teve filhos biológicos, mas adotou antes do casamento um garoto de sua amante na época; que se chamaria  Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguina) e com sua esposa uma garota chamada Rosa.

Luis teve uma relação muito conturbada com o filho a quem amava, eles só se entenderam em 1979, quando fizeram uma viagem juntos pelo Brasil e Gonzaguinha compôs várias musicas para o pai, eles finalmente ficaram amigos.

Luis Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu de parada cardiorespitória no Hospital Santa Joana no Recife-Pe em 2 de agosto de 1989.



Está em cartaz nos cinemas, o filme de Breno Silveira Gonzaga, De Pai Pra Filho, narrando a relação conturbada de Luiz Gonzaga com o filho Gonzaguinha.


Luiz Gonzaga é conhecido como o rei do Baião, quem teve o privilégio de assistir a um dos seus shows sabe como o título é apropriado.

Conheça mais sobre a vida e obra de Luis Gonzaga aqui