segunda-feira, abril 22

“Tu és responsável pela tua rosa…"

Comments
 
 

O mês de abril é um mês de muitas datas comemorativas: Dia do Jornalismo, Páscoa, Dia Nacional do Livro Infantil, Dia do índio, Tiradentes, Dia do Planeta Terra, Descobrimento do Brasil, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, dentre varias outras. Por falar nisso, lembramos também o aniversário do nosso blog. O Voz ativa está completando cinco aninhos. Já anda com as próprias pernas!
O primeiro post do Voz que realmente funcionou, os anteriores foram apenas ensaios, foi publicado em 24 de abril de 2008, pela idealizadora do blog LúGirão, “Dengue: um sofrimento a mais”, aliás, um post que poderia perfeitamente ser republicado, pois o mosquito está de volta, ou nunca saiu do lugar,rss.

 
 
O Voz ativa já não tem o mesmo vigor, já não conta com o mesmo apoio de antes e suas postagens são menos frequentes, mas a sua voz continua ativa. A verdade é que os blogs em geral já não têm mais o mesmo vigor! No momento, observa-se um fenômeno ingrato no mundo virtual. A onda agora é, já há algum tempo, as redes sociais: Facebook – MySpace – Twitter – Flixster – Linkedin. Com isto os blogs perderam muito, tanto no interesse dos leitores, quanto dos próprios blogueiros. As redes são mais dinâmicas, mais interativas, mais ‘in’. Assim muitos blogs pararam de postar e se renderam aos encantos, ou melhor, caíram nas redes.
 
Para nós, Blogar continua sendo uma experiência gratificante e produtiva. Nos rendeu um valioso aprendizado, contatos, muitos leitores e um punhado de amigos virtuais. Portanto, ainda deve continuar ativo por conta destes fiéis visitantes leitores e amigos.
Há uma passagem de o Pequeno Príncipe, num dialogo entre o Príncipe e a raposa, de Antoine de Saint-Exupéry, que nos ajuda a justificar esta persistência. Diz o seguinte:
 
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", do francês “Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé”. Saint-Exupéry.

Ilustração by Eileen
 
As visitas e os comentários generosos nos garantem o desejo e o prazer de continuar e nos valem de recompensa.
Ainda do Le Petit Prince, temos:
 
“Tu és responsável pela tua rosa…
– Eu sou responsável pela minha rosa… " ( A. S. Exupéry)
A todos os nossos agradecimentos!
 
E parabéns Voz ativa!