quarta-feira, junho 4

Amazonia - Quem dá mais?

Comments
 
Tem uma coisa que está me ocupando o pensamento e gostaria de dividir com vocês.

Vi uma reportagem em que falava de um empresário se não me engano Suíço que comprou uma grande propriedade na amazônia, isso foi possível porque existe uma brecha na nossa lei de aquisições de propriedades rurais que permite que estrangeiros cheguem aqui e comprem nossas terras, tinha uma lei anterior que não permitia e essa lei foi alterada há poucos anos.

Em varias cidades do litoral brasileiro, existem muitos imóveis que pertencem a portugueses, italianos, alemães etc, e quando digo muitos são muitos mesmo,que são adquiridos muitas vezes para passarem férias e passam a maior parte do ano fechados, até ai tudo bem, brasileiros fazem isso lá fora também.

Não estou dando detalhes das informações, porque não é esta a intenção. O que me incomoda é o destino que será dado as pessoas que vivem nessas terras, pois são habitadas por nativos que provavelmente nasceram lá, o que será desses caboclos se o novo dono resolver botá-los para fora de suas terras, e será que existem índios?Pois de vez em quando ouve-se falar de novas tribos que até então não se conhecia. E se este proprietário resolver desmatar estas terras, ou mandar espécimes da fauna e flora é biopirataria?Ou é permitido dispor dessas terras a seu bel prazer, já que legalmente lhe pertencem.

Se todos os estrangeiros que possuem terras na amazônia e dizem que a compram para preservá-la, não estiverem de fato pensando em preservação e sim em exploração da mesma, dependendo de como isso for feito, não tenho dúvidas de que o estrago será enorme.

Com a escassez de água, poluição, falta de terras férteis para plantio, o Brasil é um verdadeiro celeiro com todas as suas riquezas, grande reserva de água potável, área de florestas intocadas, nos tempos atuais, isso vale tanto quanto petróleo ou mais.

Nossos governantes precisam urgentemente atualizar a nossa legislação, e rever as leis que regem a compra de terras brasileiras por estrangeiros, ou corremos o risco de nos sentir estrangeiros no nosso próprio pais.