sábado, outubro 11

Centenário de Cartola

Comments
 






Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, nasceu em 11 de Outubro de 1908,no Rio de Janeiro, portanto completaria 100 anos, se vivo estivesse. Ele faleceu no Rio de Janeiro, no dia30 de Novembro de 1980.

Cantor, compositor e poeta, é creditado a Cartola a escolha do nome e cores da Mangueira, compôs canções maravilhosas como :"As Rosas Não Falam", "Alvorada", "O Mundo é um Moinho" e "O Sol Nascerá", só para citar algumas, pois o mesmo compôs mais de 500 canções.

Cartola teve uma vida cheias de altos e baixos, não foi além do primário nos estudos e trabalhava fazendo bicos, foi como pedreiro que ganhou o apelido de Cartola. Quando trabalhava com cimento estava sempre sujando seus cabelos, o que o aborrecia bastante pois ele era muito vaidoso. Passou então a sempre usar um chapéu, assim seus cabelos estavam protegidos do cimento. Seus amigos então o apelidaram de Cartola.

Casou com Dona Zica. Curioso é que somente em 1974, já aos 65 anos, que grava seu primeiro disco.

Apesar do grande sucesso de seus sambas, Cartola morre pobre, morando numa casa doada pela prefeitura do Rio de Janeiro.


Nada como no fim de semana falar de música, talento, pois como é possível uma pessoa com a história de Cartola que estudou pouco, conseguia compor músicas tão lindas? Acredito que pessoas assim, além do enorme talento, tem também uma grande alma. Faço aqui a minha humilde homenagem, pois como já disse no sistema de comentários esse espaço é para se indignar, mas também para se encantar e CARTOLA me encanta.

Um maravilhoso fim de semana, a todos.