quinta-feira, março 12

Turismo

Comments
 




É certo que acabamos de sair de uma temporada de gastança, o Carnaval, mas para quem ainda tem algumas reservas e gosta de viajar – quem não gosta – este período, de março a maio, é uma boa época para se dar um rolé por aí, a preços módicos. É baixa temporada! Pelo menos a nível nacional e excetuando-se os feriadões como Semana Santa, claro. E o que é melhor, a época é realmente propícia. Nesses tempos de crise econômica as empresas estão buscando melhorar suas receitas, portanto, há muitos atrativos por aí. É só ter disponibilidade de tempo e “alguns trocados”. Ô duas mercadoriazinhas difíceis!

Para quem viaja pelo Brasil é sempre bom consultar o site mundi.com.br, lá você encontra dicas de hotéis e pousadas e também ofertas e comparativos de preços de viagens. Caso você já tenha um destino em mente, converse com um amigo que já esteve lá. Tem sempre aquelas dicas do tipo que “ninguém sabe”: uma pousada bem localizada e barata, boa comida caseira, o que não agrada no lugar, etc.

Muitos outros sites costumam dar informações turísticas e dicas de viagem. A SATW, Sociedade de Jornalistas de Turismo Americanos, (do inglês The Society of American Travel Writers) com base em sugestões de seus associados, divulgou em seu site uma seleção de 10 dicas para se viajar sem gastar muito.

As dicas dos jornalistas americanos são as seguintes:

1 - Viaje na baixa temporada ou no início ou final de períodos de alta
Você economiza em hospedagem e transporte e os eventos são menos freqüentados.


2 - Para transporte local prefira o sistema público
O transporte público além de ser mais econômico e mais ecológico, aproxima mais o visitante da população e dos atrativos que o local oferece.


3 - Lanches rápidos e comprar comida em supermercados locais sai mais em conta
Visite mercados, padarias e lojas locais. As bebidas e lanchinhos disponíveis no quarto geralmente são mais caras.


4 - Almoço ou jantar?
Faça sua principal refeição no almoço, quando os preços são mais baixos e escolha um prato leve no jantar.


5 - Transporte público entre aeroportos e cidades
Prefira o transporte público entre aeroportos e cidades. Quem viaja para conhecer a cidade e aluga carro terá que pagar estacionamento a toda hora.


6 - Informação nunca é demais
Informe-se em centro de visitantes para pegar cupons, folhetos e mapas gratuitos. Solicite dicas - dias de entrada franca em museus, matinês de shows, etc. Consulte os sites antes de viajar e procure os quiosques de informações ao chegar aos shoppings.


7 - Café da manhã incluído
Escolha sempre hotéis com café da manhã incluído na diária. Se o quarto tiver geladeira, você pode usá-la para manter biscoitos e lanches.


8 - Visite destinos pouco conhecidos
Destinos alternativos são mais baratos e divertidos.



9 - Acomodações de temporada
Em vez de reservar o hotel alugue uma casa de temporada, ou faça um intercâmbio de residência.


10 - Hospedagem econômica no fim de semana
Hotéis localizados na região central das cidades, que atendem basicamente o público executivo, empresarial, costumam oferecer preços melhores nos fins de semana. Procure os hotéis próximos, mas não exatamente localizados nas grandes avenidas. Verifique se o hotel não participa de algum programa de descontos de milhagens.

Quem interessar ver maiores informações pode consultar o site da : DATW


**********************



Agora, falando especificamente de Brasil, o litoral sul capixaba é uma região muito bonita e agradável de se conhecer, principalmente neste período. Tem lindas praias e as áreas urbanas são todas próximas umas das outras. Dá para se conhecer quase tudo em três ou quatro dias, principalmente se for de carro. Os preços não costumam ser altos nem mesmo na alta temporada, porque você tem muitas opções de hospedagem. Marataíses, Piúma, Anchieta, Guarapari, Vila Velha e Vitória, se quiser dar mais uma esticadela.






A região é de fácil acesso de carro para capixabas, cariocas e mineiros pela BR-101. O trecho de Marataíses a Vitória tem aproximadamente 130 km.

Entre outros atrativos encontram-se, muitas praias, rios, lagoas e areias medicinais. A culinária da região é rica em frutos do mar e sua moqueca é famosíssima!






Exibir mapa ampliado




*********************

E para quem gosta de música pop e quer aproveitar ao máximo suas viagens, unindo o útil ao agradável, está aberta também a temporada de shows internacionais pelo Brasil. Há shows de música pop previstos para todo o país.

No Rio, os shows programados para março são os seguintes:

Keane, grupo britânico, no Credicard Hall, dia 13.
Iron Maiden, dia 14, na Apoteose.
Julio Iglesias, dia 17, na Viva Rio.
Radiohead e Kraftwerk, dia 20, na Apoteose.
Liza Minnelli, dia 24, na Viva Rio.
Simple Plan, dia 25, no Citibank Hall.
A-Ha, dia 26, no Citibank Hall.
Veja onde estará se apresentando seu ídolo e boa viagem!

Quanto às dicas da SATW eu não diria que são o que se pode chamar de inéditas, mas a temporada é realmente boa.



Aproveite!

Não esqueça de nos mandar um cartão postal.

Enquanto a gente não viaja, vamos viajar de Roupa Nova?