Source: Hubblesite.org
As constantes revelações espantosas que o conhecimento científico nos desvenda nos leva a crer que o universo seja realmente ilimitado. Digo, do infinitamente pequeno ao infinitamente grandioso. Existem, portanto, mais cores acima e abaixo destes céus que nos cercam que a nossa vã filosofia cromática suspeita. O telescópio Hubble, colocado no espaço pela NASA, que completou 30 anos de atividade em 24/04/10, nos revela cores e formas magníficas, apenas vistas pelos olhos daquela maravilha da tecnologia. São as cores do invisível.
As cores e suas nuances reveladas pelo telescópio são as mais variadas, porém as de tom avermelhado, roxo, lilás são particularmente especiais. O Hubble, além de explorar uma infinidade de corpos celestes no universo, nos mostra que além do arco-iris que conhecemos existe um outro arco-iris a bilhões de anos luz de nós, infinitamente magnífico. Embora saibamos que essas cores que vemos nas imagens não são exatamente as cores dos objetos fotografados, as fotos são lindas!
Algumas imagens reveladas nas fotos chegam a ser comparadas a obras de arte conhecidas e outras recebem nomes pitorescos.
Apartir do olho da tecnologia a gente até parece reconhecer cores nunca vistas. O lilás, o roxo e as cores próximas assumem formas inimagináveis. Algumas parecem os olhos do universo, outras seu ventre.