Tempo esgotado
Pastel com caldo de cana
Escrever
De posse de pena e papel, encontro-me. Retrato com palavras tudo que vivo e sinto; se sangro, desato a rir ou choro, nelas transpareço. Com elas fluem meus sentimentos, meus medos, meus pesadelos e, relutante, rabisco meus segredos; transcrevo. Nas entrelinhas, revelo furtivamente com prazer minhas ansiedades, meus sonhos. Por fim, transbordo. Entrego-me à fruição, fantasio, imito grandes mestres. Tento. Transcendo: escrevo.
Poesia é
De vez em quando me perco pelos meandros da poesia:
Versos livres
Centenário de Raquel de Queiroz
No dia 17 de Novembro de 1910 nascia em Fortaleza-Ce, Raquel de Queiroz. Filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz,sua bisavó materna era prima do escritor José de Alencar. Seu pai era juiz de Direito em Quixada. Em 1913 seu pai foi nomeado promotor e sua família veio morar em Fortaleza. Só ficou um ano no cargo pediu demissão e foi lecionar Geografia no colégio Liceu do Ceará. Cuidou pessoalmente da educação da filha.
Gugindo da seca , moraram no Rio de Janeiro e Belém, onde ficaram por dois anos.Retornam a Fortaleza e Raquel vai estudar num colégio interno e em 1925 se forma professora aos 15 anos.
Em 1930, por motivo de doença é obrigada a repousar e resolve escrever "O Quinze"
Casa-se com o poeta José Auto da Cruz Oliveira, em 1932. É fichada como "agitadora comunista" pela polícia política de Pernambuco. Seu segundo romance, "João Miguel", estava pronto para ser levado ao editor quando a autora é informada de que deveria submetê-lo a um comitê antes de publicá-lo. Semanas depois, em uma reunião no cais do porto do Rio de Janeiro, é informada de que seu livro não fora aprovado pelo PC, porque nele um operário mata outro. Fingindo concordar, Raquel pega os originais de volta e, depois de dizer que não via no partido autoridade para censurar sua obra, foge do local "em desabalada carreira", rompendo com o Partido Comunista.
Raquel de Queiroz foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Suas obras:
- Romances:
- João Miguel (1932)
- Caminho de pedras (1937)
- As três Marias (1939)
- Dôra, Doralina (1975)
- O galo de ouro (1985) - folhetim na revista " O Cruzeiro", (1950)
- Obra reunida (1989)
- Memorial de Maria Moura (1992)
- O menino mágico (1969)
- Cafute & Pena-de-Prata (1986)
- Andira (1992)
- Cenas brasileiras - Para gostar de ler 17.
- Lampião (1953)
- A beata Maria do Egito (1958)
- Teatro (1995)
- O padrezinho santo (inédita)
- A sereia voadora (inédita)
- A donzela e a moura torta (1948);
- 100 Crônicas escolhidas (1958)
- O brasileiro perplexo (1964)
- O caçador de tatu (1967)
- As menininhas e outras crônicas (1976)
- O jogador de sinuca e mais historinhas (1980)
- Mapinguari (1964)
- As terras ásperas (1993)
- O homem e o tempo (74 crônicas escolhidas}
- A longa vida que já vivemos
- Um alpendre, uma rede, um açude: 100 crônicas escolhidas
- Cenas brasileiras
- Xerimbabo (ilustrações de Graça Lima)
- Falso mar, falso mundo - 89 crônicas escolhidas (2002)
- Três romances (1948)
- Quatro romances (1960) (O Quinze, João Miguel, Caminho de Pedras,
As três Marias)
- Seleta (1973) - organização de Paulo Rónai
Em 2003, é inaugurado em Quixadá (CE), o Centro Cultural Rachel de Queiroz.
Faleceu, dormindo em sua rede, no dia 04-11-2003, na cidade do Rio de Janeiro. Deixou, aguardando publicação, o livro "Visões: Maurício Albano e Rachel de Queiroz", uma fusão de imagens do Ceará fotografadas por Maurício com textos de Rachel de Queiroz.
Ferrari vermelha
Tá uma Ferrari não é para qualquer um, a grande maioria dos mortais sequer vai ver uma de pertinho, uma pena. Já pensou você empunhar o volante, engatar a primeira marcha e acelerar essa maravilha do automobilismo?
Mesmo não tendo uma Ferrari , você pode se dar ao luxo, um pouquinho caro ( a partir de 850 euros) de pilotar essa máquina, e também Lamborghinis e Maseratis, você pode partir de Roma, Milão ou Florença, é você vai ter que ir a Europa.
A Red Travel empresa que aluga os carros disponibiliza roteiros de até 8 dias e priorizam as estradas sinuosas da Toscana e da Umbria, algumas dessas estradas são lendárias pistas de corrida, sem contar que a paisagem e recheada de castelos e vilas medievais.
Vocẽ ainda tem um guia, pois um carro da agencia serve de batedor e outro segue levando um mecânico e a bagagem , pois esses carros tem porta-malas muito pequeno.
É o tipo de passeio que você não esquecerá.
Desejo a todos um bom feriadão.
A primeira vista
Encontros, desencontros, surpresas...
Quando tinha 15, 20 anos achava que quem tinha 50 anos era um velho, já com o pé na cova, hoje aos 50 não me sinto velha, muito menos com o pé na cova.
Também achava que só se ama, amor de homem/mulher quando se é jovem, ledo engano, já tive varias provas disso, eu mesma já andei me apaixonando na idade adulta.
Como os contos de fada só existem nos livros, vou contar uma história real que aconteceu com uma amiga próxima.
Era uma vez uma garotinha que aos 11 anos se apaixonou por um amiguinho e claro que ela não contou para ninguém, o garoto nunca soube que era o alvo da sua paixão. O tempo foi passando e a garotinha nunca teve coragem de demonstrar o afeto pelo garoto. Cresceu , namorou outros rapazes, perdeu o contato com ele, casou, descasou e quando estava com 40 anos, ao atender o telefone para atender um cliente no seu trabalho, quem está do outro lado da linha?
Ele, por incrível que pareça, reconheceu sua voz na hora, deu uma tremedeira nas pernas, a medida que ele foi falando, teve a confirmação de que se tratava mesmo do seu amor do passado.
O mesmo estava viúvo, daí a se encontrarem foi um pulo, e o mais impressionante (para ela), é que ele ficou interessado por ela. Em pouco tempo estavam vivendo uma grande paixão.
Fizeram muitos planos, alguns até realizaram, e ela que não acreditava que o amor batesse a sua porta novamente, estava em estado de graça.... mas como o conto não é de fadas, o alvo da sua paixão morreu, num acidente de carro...
Hoje superada a perda, continua esperando, quem sabe num golpe de sorte o amor bate a sua porta novamente.
Portanto se você está sozinho(a), achando que nunca mais vai se apaixonar porque já passou da idade, acredite o amor não tem idade cronológica, se você estiver aberto , ele poderá acontecer novamente na sua vida.
Desejo a todos um fim de semana cheio de romance.
Já é Natal!??
A triste constatação me leva a ver que tenho dívidas comigo mesmo. Seja por que mereço ou por que de vez em quando me prometo uns agrados, a verdade é que tenho um monte de projetos 2010, em proveito próprio, inconclusos.
Sou um cara de muitas vertentes, muitos interesses. Pouca verba, parco poder, porém rico em sonhos. Tudo que se move, de alguma forma, me interessa, tudo que tem conteúdo merece a minha atenção e sede de conhecer. Com isso, vou ficando assoberbado de planos: em 2010 vou fazer isso, vou fazer aquilo, vou viajar vou fazer, vou acontecer. Dois ou três deles ainda realizarei, mas, pelo caminho, vejo que alguns projetos caíram da mão.