(Arquivo particular)
Uma frase muito conhecida e muito utilizada no discurso motivador, tanto em conversas informais como em palestras. No entanto, o que se observa muitas vezes é que as pessoas desconhecem a origem dela e o real contexto em que foi escrita.
A frase "Tudo vale a pena / se a alma não é pequena" faz parte do poema "Mar português" escrito por Fernando Pessoa (o próprio, ortônimo). O poema foi escrito em 1922 e publicado em 1934, no livro Mensagem, o único livro de Pessoa publicado em vida em língua portuguesa, pois, inicialmente, o poeta português escrevia muitos poemas em Inglês, língua em que foi educado.
Pessoa cantou seus reis, seus mares, seu povo sua terra. Foi sua fase de nacionalismo místico; em Mensagem, sua obra era um elogio a Portugal.
No breve poema "Mar português" ele fala das dores e glórias dos navegadores portugueses investidos das tarefas de cruzar mares desconhecidos e conquistar novos caminhos, novas terras. Apesar de todo o investimento material e humano, apesar de tantas vidas sacrificadas, valeu a pena! Diz o poema.
A expansão Ultramarina levou Portugal a uma posição de destaque mundial durante os séculos XV e XVI.
A expansão Ultramarina levou Portugal a uma posição de destaque mundial durante os séculos XV e XVI.
MAR PORTUGUÊS
Fernando Pessoa
Ó mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quere passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
...
Boa semana!