quarta-feira, abril 15

Cada um escreve poesia do seu jeito!

Comments
 
*O Homem Vitruviano. *

Eu adoro desenho; é outra forma gostosa de poesia. O desenho acima trata-se de um sistema de proporções humanas  desenhado por Leonardo da Vinci, por volta de 1490, baseando  na obra “Os dez livros da Arquitetura”, do arquiteto romano Marcus Vitruvius. Daí o desenho, que se encontra na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, Itália, ser conhecido como o Homem Vitruviano.

Várias outras reproduções deste desenho foram feitas posteriormente, porém a mais difundida e conhecida hoje é a de Leonardo. E sem dúvida Da Vinci, entre tantas outras habilidades, foi um grande desenhista. O dia Mundial do Desenhista foi criado em sua homenagem, 15 de abril, data do seu nascimento em 1452, e ao mesmo tempo homenageia os milhares e milhares de desenhistas pelo mundo, cada um com a sua técnica.
Gustave Doré


Gosto muito dos desenhos do francês Gustave Doré, como as ilustrações do Quixote, são incríveis! Acima, vê-se a deliciosa metáfora dos moinhos de vento perpetuada em sua gravura. Gosto também da Mafalda do Quino, do Calvin de Bill Watterson, Da turma da Mônica do Maurício, do nosso grande Portinari, do quase-brasileiro Debret, são tantos!

Parabéns a todos os desenhistas do Brasil e do mundo!