sábado, julho 18

Conheça Niterói

Comments
 
Vista da ponte Rio-Niterói


Dizem as más línguas que a graça de se morar em Niterói é poder contemplar o Rio de Janeiro do outro lado da Baía de Guanabara. Mas tudo isso não passa de intriga bairrista de cariocas.

Sabe aquelas briguinhas do tipo: fortalezense e sobralense, paulista e campinense, brasiliense e goiano, portoalegrense e pelotense? Pois é, essas intrigas de vizinhos vão longe. Para os cariocas “niteroiense é quem mora do outro lado da poça”, a Baía de Guanabara.

Mas deixando de lado essas querelas, e aproveitando as férias da gurizada, vamos conhecer Niterói? A cidade tem muitas belezas naturais e muita história. Foi fundada em 1536, com a Sesmaria doada ao cacique Araribóia. Podem levar os minino, os piás, os pivetes, as crianças, os moleques, os curumins, toda raça. Tem programa pra todo mundo.

Niterói é hoje meu habitat natural. Já morei do outro lado, em outras praias. Atualmente moro em Niterói e trabalho no Rio. Não preciso dizer que gosto muito dessa situação!

As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói estão plantadas em lados opostos da Baía de Guanabara. Separadas pelas águas e interligadas pela majestosa, Ponte Rio - Niterói, que na verdade chama-se Ponte Presidente Costa e Silva – um detalhe que ninguém lembra – e pelo transporte marítimo por meio dos Catamarãs, embarcação que leva cerca duas mil pessoas entre passageiros e tripulantes.

É certo que de alguns pontos de Niterói se tem vistas maravilhosas do Rio de Janeiro, vistas que o próprio carioca não conhece. Mas isto não é nenhum demérito, Niterói tem belos mirantes. No entanto, Niterói é muito mais que um mirante para se apreciar o Rio, e mais que cidade dormitório como querem alguns. Aliás, neste caso acho que as empresas de turismo tinha que fazer venda casada: quem vem ao Rio tinha que conhecer Niterói.


Igraja de São Lourenço


Niterói tem mais de 400 anos de história bem registrados, bem vividos. Já foi inclusive capital do Estado do Rio de Janeiro. Possui praias lindas, demarcadas por uma arquitetura secular, representada pelos complexos arquitetônicos históricos como o conjunto de fortalezas que o cerca e algumas das igrejas coloniais mais antigas do Brasil, como a capela de São Lourenço e a Igreja de São Domingos, por exemplo.


Fortaleza Santa Cruz

As fortalezas, coma o Forte Santa Cruz, por exemplo, hoje são tombadas, funcionam como museus ou centros culturais, mas já foram as guardiãs do tesouro da Coroa, pois ficam situadas na embocadura da Baía de Guanabara, que há 500 anos foi confundida com a foz de um grande rio, daí o nome Rio de Janeiro, janeiro foi o mês em que chegaram os descobridores, ou colonizadores. Durante sua existência estas fortalezas já foram, além de sentinelas contra invasores, quartéis do exército, presídios.



Niterói tem zôo, tem o Museu de Arte Contemporânea, obra de Niemayer, ilhas, marinas, todos os atrativos de uma grande cidade e muito lazer nas praias. Por exemplo, em Niterói se pratica na praia um esporte que não vi em nenhum outro lugar do Brasil, é o tal do Bola pesada, esporte criado em 1924, já ouviu falar? Joga-se na areia com uma bola que pesa 3,3kg. Ainda tem uns malucos que jogam. Tem também muitas equipes de peteca. De vez em quando tem competição na praia de Icaraí. Olha só! Ah e tem sempre colônia de férias na praia de Icaraí – esse nome me lembra outras praias.


De forma que morar em Niterói e adjacências não é tão ruim assim. Ou melhor, é muito agradável. Niterói em 2007 foi dada como a 3º melhor cidade do Brasil emqualidade de vida. A travessia pela ponte considerando o engarrafamento, pode não ser muito agradável, mas de barco é muito legal. Nos catamarãs, a travessia é feita em menos de 15 minutos. É algo único. Talvez não se repita em nenhum lugar do Brasil, quiçá do mundo, com a mesma graça. A temperatura, a paisagem a brisa, a fauna marinha, é tudo muito interessante. A começa pelas dádivas divinas temos a considerar a localização geográfica: Região tropical, latitude 23º S, a travessia será sempre agradável com temperaturas que variam de 15º no período mais frio (junho/julho) a 28º no verão (dezembro/março), ventos amenos e marolas que embalam o cochilo dos passageiros mais preguiçosos. Essa parte teria que ser descrita em um outro texto. Vem conhecer Niterói. Quem sabe você não passa a ter uma visão diferente do Rio?

...