terça-feira, junho 1

Felicidade I

Comments
 
Felicidade é aproveitar cada estação!
Crédito da imagem: Walt Disney
Lendo o post anterior de Lu me deu vontade comentar o tema Felicidade. E não é que o texto ficou enorme!
Aqui vai a primeira parte:

Se eu tivesse a receita da felicidade certamente não reclamaria Patente. Disponibilizaria a fórmula on-line para que todos tivessem acesso e fossem felizes para sempre! Como nos Contos de Fadas. Porque felicidade é contagiante, quanto mais pessoas felizes a sua volta melhor é a vida em grupo. Por isso acho que a felicidade deveria ser um bem livre e abundante, igual ao ar que respiramos.
A tal fórmula, caso já existisse, provavelmente não seria uma pílula, uma droga ou beberagem qualquer. Não! Isto já se tentou e o resultado nós sabemos que não foi “legal”. Pelo menos por muito tempo! Contudo se a tal descoberta estivesse em fase de testes eu seria cobaia com o maior prazer e certamente o mais feliz dos seres humanos.
Talvez a dificuldade esteja justamente aí nestas duas palavrinhas: “ser humano”. É da natureza humana ser falho, insatisfeito, insaciável, mortal, e, ainda, querer ser racional quando a questão é sentimental. Ele nunca está satisfeito, e parece estar sempre buscando a felicidade onde ela não se encontra. Detalhe, esse objeto de desejo não tem residência fixa. Na infância pode ser encontrada com maior facilidade, mas com o passar dos anos ela muda muito de endereço e, na maioria das vezes, o que a gente busca pode estar tão perto, tão fácil. As coisas poderiam ser bem mais simples se a gente percebesse isto! Mas não adianta! Cada um de nós tem que encontrar seu próprio equilíbrio sua própria fórmula.
O ser humano é mesmo complicado; é humano demais, exclusivo. A fórmula da felicidade teria que ser então de uso pessoal e intransferível, ou seja, uma receita para cada indivíduo. Já pensou! O que me faria feliz, não obrigatoriamente, faria os outros felizes. Há quem diga que o dinheiro teria esse poder (o faz-me rir), mas não creio que a solução seja tão simples assim.
Enquanto não se descobre essa fórmula maravilhosa vamos continuar buscando. Não a fórmula, mas a felicidade. E como não há mal que sempre dure, nem bem nunca se acabe, a felicidade parece ser uma equilibrada dosagem destas duas coisas. Temos que procurar sempre curtir as coisas boas da vida procurando não supervalorizar as agruras, inerentes a nossa efêmera, frágil e mortal existência.

Felicidade é ter amigos!
Crédito da imagem: Walt Disney

“Em sua jornada reserve um tempo para apreciar a beleza dos campos e sentir o perfume das flores”

Feliz semana a todos!
.o0o.