segunda-feira, junho 30

INSTINTO SECRETO - FILME

Comments
 

Nesse domingo assisti um filme muito interessante com os atores Kevin Costner, William Hurt, Demi Moore. O título em português é: Instinto Secreto e o título original é : Mr. Brooks.

Instinto Secreto

Versão moderna de O Médico e o Monstro explora a questão da dupla personalidade com notável embate entre o cidadão exemplar e seu alter ego homicida.

“Instinto secreto” é um filme sobre o conflito do bem contra o mal não em pessoas diferentes, mas em cada um de nós. É sombrio, mas ao mesmo tempo espirituoso. Os diálogos de Costner e Hurt ,são muito interessantes. O alter ego é inteligente e espirituoso, malvado também;é mais seguro e decidido do que o hesitante Mr. Brooks, que só parece ficar realmente interessante quando decide matar. As cenas de suspense e violência são menos do que se poderia esperar, sem exageros. Um filme que consegue prender a sua atenção.

Adorei a atuação de Costner e Hurt, já Demi Moore, foi só mais uma no elenco, poderia ter sido melhor.

O Personagem do filme é viciado em matar, ele sente um enorme prazer quando mata, depois sofre com isso. Será que na vida real existem pessoas que matam por prazer?

O filme vale como entretenimento, recomendo.

Uma semana produtiva à todos.
Leia +...
domingo, junho 29

SÃO PEDRO

Comments
 

Hoje fecho a série de post, sobre as festas juninas e os santos que são festejados nesse período.

São Pedro, é o que me lembra mais a infância , pois um vizinho nosso fazia aniversário nesse dia e comemorava com uma fogueira enorme, matava um porco, e a vizinhança toda se mobilizava, cada um cuidava de levar um prato melhor que o outro, faziam uma vaquinha, contratavam um sanfoneiro, e a festa ia noite adentro, eu adorava , e nunca esqueci.
Conheçam um pouco da história de São Pedro

São Pedro - 29 de junho

O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Como o dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas, é nesse dia que há o roubo do mastro de São João, que só será devolvido no final de semana mais próximo. Mas como as comemorações juninas perduram alguns dias, as pessoas dizem que no dia de São Pedro já estão muito cansadas e não têm resistência para grandes folias, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações da festa. A fogueira de São Pedro tem forma triangular.


Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.

No dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome desse acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.


Então se você ainda não aproveitou esse período para se divertir , aproveite e vá hoje mesmo, pois está quase acabando, ai só ano que vem.

Se quiser saber tudinho sobre os santos ,quadrilhas, festas juninas... vá aqui, que foi a principal fonte das minhas pesquisas.
Leia +...
sexta-feira, junho 27

Arraiá da Lugirão

 
Hoje tem festa em frente a minha casa(praça), com direito a sanfoneiro, fogueira, quadrilha, e um monte de gente conhecida, nem preciso dizer o que estou indo fazer agora.

Para quem não tem esse privilégio, fica só a vontade, e a certeza que vou me divertir por mim e por vocês.

Tenham todos um bom fim de semana, e as festa juninas estão acabando. Portanto aproveitem!

Sistema de comentários aberto no post anterior
Leia +...

Churrasco sem culpa? Nem pensar

Comments
 



A agricultura é responsável por aproximados 14% dos gases estufa do mundo. Uma porção significativa dessas emissões vem do metano, que em termos de sua contribuição para o aquecimento global, é 23 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono. A Organização da Agricultura e Alimentos dos EUA informa que a produção de metano na agricultura pode aumentar em 60% por volta de 2030. Cerca de 1,5 bilhão de vacas e bilhões de outros animais de pastagens existentes no mundo emitem dúzias de gases poluentes, incluindo uma grande quantidade de metano. Dois terços de toda a amônia vem das vacas.

As grandes quantidades de metano produzido pelas vacas são agora causa de preocupação e assunto para muitas pesquisas científicas.

As vacas emitem uma grande quantidade de metano através do arroto, e uma menor quantidade através da flatulência, ou seja, do seu pum. As estatísticas variam sobre quanto metano a vaca leiteira média expele. Alguns especialistas dizem que de 100 a 200 litros por dia, enquanto outros dizem que pode chegar a 500 litros por dia. De qualquer forma, é muito metano, uma quantidade comparável à poluição produzida por um carro em um único dia.

Para entender por que as vacas produzem metano, é importante conhecer um pouco mais sobre como funcionam. Vacas, cabras, ovelhas e muitos outros animais pertencem a uma classe de animais chamada de ruminantes. Os ruminantes têm quatro estômagos e digerem seu alimento em seus estômagos ao invés de seus intestinos, como fazem os humanos. Os ruminantes comem o alimento, regurgitam-no como bolo alimentar e tornam a comê-lo. Os estômagos são cheios de bactérias que facilitam a digestão, mas também produzem metano.

Com milhões de ruminantes na Inglaterra, incluindo 10 milhões de vacas, uma grande iniciativa está sendo promovida para frear as emissões de metano por lá. As vacas contribuem com 3% de todas as emissões de gás estufa na Inglaterra e 25 a 30% de seu metano. Na Nova Zelância, onde a criação de gado e ovelhas tem importância vital, 34% dos gases estufa vêm dos animais criados na fazenda. Um estudo de três anos, que começou em abril de 2007 por cientistas galeses, está examinando se adicionar alho ao alimento da vaca pode reduzir sua produção de metano. O estudo está em andamento, mas os primeiros resultados indicam que o alho corta a flatulência da vaca pela metade, atacando os micróbios que produzem o metano e que vivem nos estômagos das vacas. Os pesquisadores também estão tentando verificar se a adição de alho afeta a qualidade da carne ou do leite produzidos e até mesmo se os animais ficam com mau hálito.

MORAL DA HISTÓRIA: Nem o churrasco , aquele bife suculento, podemos comer sem culpa, é mole? e ai o que vocês acham? Os vegetarianos não valem,rs.

Bom fim de semana, sem churrasco, claro.
Leia +...
quinta-feira, junho 26

TECNOLOGIA

Comments
 
Pequim planeja ter internet sem fio em toda a cidade até 2010


Pequim contará em 2010 com uma rede de conexão à internet sem fio que cobrirá toda a capital chinesa. O projeto teve sua primeira fase lançada nesta quarta-feira (24), com uma cobertura de 100 km2 em que será possível fazer a conexão gratuitamente durante a Olimpíada.

Segundo o portal "Sina.com", o programa Pequim Sem Cabos permitirá aos internautas da capital ter um acesso mais rápido e acessível graças ao serviço oferecido pela companhia CECT-ChinaComm, que será instalado em três etapas.

A primeira delas começou hoje e a conexão sem fio já está disponível para os internautas que desejem se conectar à rede por meio de laptops, palmtops, telefones celulares ou outros aparelhos.

A companhia planeja construir 9.000 pontos de acesso Wi-FI distribuídos por locais públicos e 150 estações com tecnologia sem fio WiMax no final da segunda fase, em 2009, quando espera cobrir 90% da superfície urbana de Pequim.

folha online
Leia +...
quarta-feira, junho 25

MORRE RUTH CARDOSO

Comments
 

Ruth Cardoso morre vítima de arritmia grave

Morreu ontem a noite, em São Paulo, por volta das 20h40, a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo os médicos ela foi vítima de arritmia cardíaca grave.

Dona Ruth Correa Leite Cardoso, de 77 anos de idade, estava em seu apartamento no bairro de Higienópolis. Ela conversa com o filho Paulo Henrique, quando passou mal. O marido não estava em casa.

Recentemente a ex-primeira-dama tinha sido internada após sentir fortes dores no peito.

Nascida em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, Ruth Correa Leite Cardoso foi professora de Antropologia e Ciência Política na USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em São Paulo.

Em 1953, casou-se com o então sociólogo Fernando Henrique Cardoso, com quem teve três filhos.

Durante o mandato de FHC (1995-2002), dona Ruth participou de vários projetos sociais, além de estar em muitos cargos de destaque, como por exemplo na presidência do conselho assessor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Tornou-se, também, uma das principais referências sobre antropologia no país, tendo escrito diversos livros sobre temas relacionados, como juventude, violência e cidadania.

A sessão solene, prevista para hoje às 11h para comemorar os 20 anos do PSDB, foi cancelada. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decretou luto de três dias no Estado.

folha online
Leia +...
terça-feira, junho 24

E VIVA SÃO JOÃO!

Comments
 


Assim surgiu a Festa de São João

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se.
Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:
- Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa.
Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.
Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc…
E, por falar nisso, também gostaria de contar porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João.
Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha um filhinho para brincar.
Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai.
A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz, emudeceu até o filho nascer.
No dia do nascimento, mostraram-lhe o menino e perguntaram como desejava que se chamasse.
Zacarias fez grande esforço e, por fim, conseguiu dizer:
- João!
Desse instante em diante, Zacarias voltou a falar.
Todos ficaram alegres e foi um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados.
Lá estava o velho Zacarias, olhando, orgulhoso, o filhinho lindo que tinha…
Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.


São João - 24 de junho

Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.
Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.

As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arredondada.

O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro.
O responsável pelo mastro, que é chamado de "capitão" deve, juntamente com o "alferes da bandeira", responsável pela mesma, sair da véspera do dia em direção ao local onde será levantado o mastro.
Contra a tradição que a bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do santo.
O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro.
Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada.
A lavagem geralmente é feita à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois da lavagem , o padrinho entrega a imagem à madrinha que a seca com uma toalha de linho.
Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos com o intuito de proteção, porém, diz a tradição que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo para a procissão do ano seguinte.
fonte de psquisa: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm
Leia +...
segunda-feira, junho 23

SEM INTERNET

Comments
 
Interessante como a internet passou a fazer parte da minha vida, e eu nem me dei conta disso. Por muitos anos eu ignorei totalmente o computador, primeiro por achar chato ficar na frente de uma tela estática. A internet era muito lenta, e demorava muito para abrir uma página, aquilo me dava um nervoso.

Quando a internet ficou rápida, ainda asssim eu a desprezava, só via o saldo da conta bancária, fazia alguma pesquisa, mas sempre olhando para o computador como um bicho que morde. Até que descobri os blogs, passei um tempo como leitora e comentarista, e agora também com o meu próprio diário virtual que compartilho com vocês.

Adoro o prazer de folhear uma revista, um livro... mas me rendi definitivamente a internet , e devo isso principalmente a agilidade que as conexões tem hoje, deixou de ser monótono e rapidinho um mundo de informações , imagens, vídeos , se tornam acessíveis .

Só que esse fim de semana, eu fiquei sem internet, pois a fonte do modem, um aparelho que torna possível a conexão com a Net, queimou, e num instante estávamos desplugados.

Embora no fim de semana eu pouco acesse a internet, pois a concorrência aumenta, aqui somos 4 , para um aparelho, me senti órfã, pois não pude dar uma olhadinha no blog, acessar o email, tinha até um convite para uma festa de São João no halos do Mariquinha, Maricota. Pois é existe festa nos halloscan dos blogs, Você não sabia disso? Na net você encontra de tudo um pouco, basta procurar.

Uma semana produtiva à todos.
Leia +...
sexta-feira, junho 20

INFLAÇÃO VOLTA A PREOCUPAR

Comments
 
Não se fala de outra coisa nos programas de economia, que a inflação está em alta, o governo defende que ainda está sob controle, que é um fenômeno mundial, eu não entendo de economia, mas o que eu sei é que os preços aumentaram e muito, principalmente dos alimentos e estou preocupada, pois já vivi momentos de inflação alta e sei o inferno que é, não saber se o dinheiro que você vai receber, é suficiente para cumprir com seus compromissos e viver com dignidade, espero que o governo esteja falando a verdade e as coisas estejam sob controle.

Se você não tem o hábito de ver ou ler a parte de economia dos jornais, acho bom repensar isso, e começar a dar uma olhada, pois isso é muito importante, a demanda está maior que a oferta, ou seja estamos consumindo demais, pensem nisso e tirei suas conclusões e ações, para depois não dizer: Eu não estava sabendo de nada.

Selecionei uma reportagem para ilustrar o que falo, mas é só pesquisar que vai encontrar muita coisa, se você tem tv por assinatura, na Globo News, tem um programa : Conta Corrente, que fala de economia numa linguagem para leigos, assista vale a pena, e tem outra opções , todos os jornais datv aberta falam sobre economia uns mais outros menos, e tem os jornais escritos.

Inflação já afeta 71% dos preços pesquisados pelo IBGE

A inflação, que parecia concentrada nos alimentos, contamina cada vez mais outros produtos e serviços. Dos 465 itens pesquisados para compor o IPCA, 71,35% tiveram aumento no mês passado.


Há um ano, o chamado índice de difusão era bem menor: 56,99%. De acordo com especialistas, o patamar atual preocupa e, caso se configure uma tendência, mostra disseminação da inflação.

Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

Segundo o IBGE, que calcula o IPCA (índice oficial de inflação do país), há um claro movimento de alta, especialmente dos serviços pessoais. Serviços médicos e odontológicos, por exemplo, subiram 3,74% de janeiro a maio. Fazer as unhas ficou 4,58% mais caro e, enquanto a depilação subiu 7,73%.

Em entrevista à Folha, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo diz que, com a demanda acelerada, a inflação "começa a se espalhar" por todo o sistema.

Inflação

A inflação medida pelo IPCA registrou alta de 0,79% em maio, o que representa aceleração frente aos 0,55% verificados em abril. É a maior alta mensal desde abril de 2005, quando a inflação chegara a 0,87%, e da maior variação verificada para um mês de maio desde 1996.

Mais uma vez, os alimentos pressionaram o índice e tiveram alta de 1,95%, acima dos 1,23% constatados no mês anterior. A contribuição deste grupo representou 0,43 ponto percentual do IPCA, o equivalente a 54% do índice.

Trata-se da maior alta do grupo desde o início do Plano Real, em 1994.


folha online
Leia +...
terça-feira, junho 17

Centenário da Migração Japonesa

Comments
 

Foi em uma noite fria e de céu estrelado que o navio de origem russa Kasato Maru se aproximou do litoral de São Paulo. "Ao raiar do dia os senhores avistarão as montanhas do continente sul-americano", teria dito o comandante aos 781 japoneses que estavam a bordo,e foi assim que no dia 18 de junho, chegava ao porto de Santos os primeiros japoneses.

Ao chegarem eles viram fogos e balões e acharam que eram de boas-vindas, na realidade eram as festas juninas, a viagem durou 52 dias.

Os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil contratados para trabalhar nas lavouras de café no Estado de São Paulo. O acordo para o início da imigração havia sido firmado em 6 de novembro de 1907 entre a Companhia Imperial de Imigração Tokio-Japão e o Governo do Estado de São Paulo. Pelo contrato, os colonos japoneses deveriam ficar no País por um período de cinco anos. Antes, em 1895, os dois países já haviam assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.


Tomi Nakagawa foi a última entre os imigrantes do Kasato Maru a falecer. Ela deixou o Japão com 1 ano e 9 meses e viveu até os 99 anos em terras brasileiras. Tomi foi uma das mulheres que mais marcaram a comunidade nikkei no Brasil. Sua importância era tamanha, que, em 1997, o imperador Akihito fez questão de conhecê-la, durante sua visita ao Brasil. Em 2004, ela recebeu o título de Cidadã Honorária do Paraná. Tomi faleceu no dia 10 de outubro de 2006.

Quem tem curiosidade em saber mais sobre o navio não pode deixar de dar uma passadinha no Museu da Imigração Japonesa, que fica no bairro da Liberdade, na capital paulista. O local dispõe de uma réplica em miniatura da embarcação, além de fotos do Kasato Maru.

No Brasil está a maior colonia japonesa fora do Japão, a grande maioria no estado de São Paulo.

No centenário da imigração japonesa no Brasil, o príncipe Naruhito, 48, primeiro na linha sucessória do trono do Japão, monarquia hereditária mais antiga do mundo, vem ao Brasil para participar das homenagens.

Eu poderia fazer vários post falando sobre esse povo que tanta influência teve na nossa cultura, nem tudo foram flores, eles foram explorados na lavouras de café, mas não quero falar disso, tem farto material disponível sobre isso na net, quero apenas homenagear esse povo que tem uma cultura fantástica e temos muito a aprender com eles.

fonte de pesquisa:jornal nippo-Brasil
Jornal a Folha de São Paulo
IG



Leia +...
segunda-feira, junho 16

Aconteceu no fim de semana...

Comments
 

O brasileiro Paulo Szot, 38, que venceu o Prêmio Tony de melhor ator em musical por sua atuação em "South Pacific", na Broadway, neste domingo (15), tem foto sua estampada na capa do jornal norte-americano "The New York Times" desta segunda-feira.(folha on line)

A seleção brasileira de futebol comandada pelo técnico Dunga, sofreu mais uma derrota, dessa vez para o Paraguai, por 2x0, o próximo jogo será quarta-feira em Belo Horizonte, com ninguém menos que a Argentina. Arriscam um palpite?

Já a seleção de volei masculino venceu as duas partidas que disputou com a Sérvia, uma equipe tão forte quanto a nossa e venceu as duas, confirmando assim a sua competência e seriedade que caracteriza a equipe comandada pelo técnico Bernardinho.

Foi enterrado José Clementino Bispo(Jamelão), no Rio de Janeiro, que morreu aos 95 anos. O samba e a Mangueira estão de luto.

A semana começa com muito frio no Sul e Sudeste, no Paraná os termômetros, hoje já registraram 0º, mas a sensação térmica e de pelo menos -3º, tremo só em pensar, pois aqui em Fortaleza, o sol brilha e os termômetros só sobem.

Uma semana produtiva à todos.
Leia +...
sábado, junho 14

SILENCIO

Comments
 


Silêncio - Estado de quem se cala. Ausência de ruído. Sossego,calma.

Vivemos num mundo muito barulhento, são carros ,buzinas, telefones que tocam sem parar, um som ligado aqui, uma criança gritando acolá, a máquina de lavar roupa, o microondas avisando que esquentou o seu leite e por ai vai....



Falo pelos cotovelos, gosto da televisão ligada, o computador idem, tocando uma música que ninguém é de ferro, e ainda escuto o canto dos pássaros o dia inteiro (um privilégio), mas tem horas, que adoro ficar quietinha, ouvindo apenas o barulho do silêncio. Você já parou para ouvir o barulho do silêncio? Pois é você pode se surpreender e gostar.

Não entendo porque a maioria das pessoas acha que temos que falar o tempo todo, se ficamos quietos , já acham que estamos tristes ou deprimidos, já repararam que criança não pode ficar quieta, que já achamos que tem alguma coisa errada? Embora quando elas estão se mexendo, mandamos ficarem quietas?Incoerente? Mas é assim mesmo que acontece.

Até as igrejas estão barulhentas.

Se você gosta de ficar quietinha(o) não se assuste, eu resolvi a maioria dos meus problemas, depois de uma sessão de silêncio, ele pode ser um bom parceiro.

E se você está se perguntando porque eu resolvi falar do silêncio? Porque tinha uma pessoa gritando alucinada com os filhos por causa de bobagens domésticas, perturbou os filhos, os vizinhos, sobrecarregou todo o seu sistema vital, quando uma simples conversa poderia ter solucionado o problema, e os filhos e vizinhos não a teriam xingado,(embora mentalmente), e ai vale a máxima de que o silencio vale ouro.

Pensem nisso.
Leia +...
quinta-feira, junho 12

SANTO ANTONIO - 13 DE JUNHO

Comments
 




Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.Santo Antonio é doutor da Igreja. Nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Frade franciscano, contemporâneo de São Francisco de Assis. Foi ordenado sacerdote em 1220. No mesmo ano ingressou na Ordem Franciscana, partindo logo depois para Marrocos. Acometido por uma enfermidade durante a viagem viu frustrados os seus planos de missionário no meio dos não-crentes. Foi cozinheiro e levou vida completamente obscura. Percorreu a Europa combatendo os erros doutrinários de sua época. Em 1229 partiu para Pádua, para o convento de Arcella. Morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos.

Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro"e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.


Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antônio a fim de agilizarem seus pedidos.

Não são raras as jovens que colocam a imagem do santo de cabeça para baixo e dizem que só o colocam novamente na posição correta se lhes arrumar um namorado. Também separam-no do menino Jesus e prometem devolvê-lo depois de alcançarem o pedido. Na madrugada do dia 13 são realizadas diversas simpatias com este intuito. Mas não é só o título de casamenteiro que Santo Antônio carrega. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos.

Padre Vieira, um jesuíta, definiu assim Santo Antônio em um sermão que realizou no Maranhão em 1663:
"Se vos adoece o filho, Santo Antônio; se requereis o despacho, Santo Antônio; se perdeis a menor miudez de vossa casa, Santo Antônio; e, talvez, se quereis os bens alheios, Santo Antônio", disse Padre Vieira.
Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o "santo do milagres".
Ainda com a tradição que são realizadas duas espécies de reza e festa em homenagem a Santo Antônio. A primeira delas, chamada "os responsos, é realizada quando o santo é invocado para achar coisas perdidas e a segunda, designada "trezena", é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado.
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãezinhos deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.

Oração dos Namorados


Grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com a vocação sagrada para formar uma família. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé.Assim se

ORAÇÃO - Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.
Santo Antonio, rogai por nós.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)

fontes de pesquisa:Arte e educação
Com amor
Leia +...
terça-feira, junho 10

Trem Bão, Uai!

Comments
 

Eulália nunca conheceu outra paisagem a não ser aquela, da pequena cidade incrustada entre as montanhas, no interior do interior das Minas Gerais.

Nascida e criada ali, pela avó, D.Quitéria, desde que ficara órfã de pai e mãe, aos 2 anos de idade, sonhava conhecer um mundo diferente que, talvez existisse além das montanhas. Mas não via como realizar seus sonhos.

D. Quitéria, que era mulher muito religiosa, ao enviuvar renunciou aos prazeres mundanos, os poucos que tinha, e se dedicou às coisas de Deus, às coisas do padre e à educação da neta, único parente que lhe sobrara.

A menina cresceu ouvindo a avó lhe dizer que moça direita devia andar na linha, não usar roupas que marcassem as formas, manter os cabelos presos, não usar maquiagem, andar de cabeça baixa e olhos, igualmente, baixos. Tudo isso para não despertar a cobiça dos homens. — Moça cobiçada, moça perdida — assim dizia a avó.

D.Quitéria sentindo que seu tempo neste mundo estava se esgotando, tratou de arrumar marido para a neta que, afinal, iria completar 25 anos. E ninguém melhor que o Sr. Joaquim, proprietário do único armazém das redondezas, homem de posses, viúvo, pai de três filhos e que estava à procura de uma moça boa que servisse de mãe para os seus pequenos. Combinaram tudo, sem que Eulália soubesse. Marcaram a data do casamento, contrataram festa, enfeites para a igreja.

Uma semana antes do enlace, a moça foi apresentada ao noivo, mas, conforme lhe ensinara a avó, sequer levantou a cabeça para olhá-lo nos olhos.

Às vésperas das bodas, D. Quitéria achou por bem conversar com a neta sobre os deveres de uma boa esposa, mas se limitou a dizer que o marido iria procurá-la para fazer “certas coisas”, que ela tinha o dever de servi-lo, mas que se mantivesse quieta, não esboçasse nenhum movimento e nem emitisse som algum, ou o homem poderia pensar não ser ela digna de usar seu nome, tampouco de ser mãe de seus filhos.

E tudo aconteceu conforme previsto pela avó. Durante quatro anos de casamento, todos os domingos, religiosamente, às 21 horas, Joaquim se servia de Eulália. Levantava sua camisola, deitava-se sobre ela e, por exatos cinco minutos, gemia, fungava, até que se derramava dentro dela. Depois, virava pro lado e dormia, roncando como um porco.
Ela sentia nojo de tudo aquilo, mas não se queixava e nunca se rebelava, apenas cumpria sua obrigação de esposa devotada, como havia jurado ao padre.

Filhos seus não teve, seu útero se recusou, por duas vezes, a manter os frutos de todo aquele desamor. Não tendo os seus, cuidava dos filhos do marido, dele mesmo e da casa. No mais, todo santo dia ia à missa das 6 da manhã, para rezar pela alma da avó, que já tinha ido desta para uma melhor.

O tempo passou e ela, permaneceu andando, como sempre, na linha.

Às vezes se despia em frente ao espelho, soltava os cabelos, se olhava e gostava do que via, mas logo lembrava da avó dizendo que por trás de cada espelho havia um demônio escondido, para espiar as moças que se desnudavam perante ele. Cobria-se rapidamente e tratava de esquecer que ainda era jovem e bonita.

Mas, naquela noite de calor insuportável, com o homem roncando ao seu lado, sentiu uma vontade enorme de experimentar algum prazer nesta vida. Vestiu-se com sua melhor roupa, tingiu a boca com papel crepom vermelho, para lhe dar um pouco de cor, e saiu pela noite, a caminho da estação ferroviária, na esperança que alguém a encontrasse e a fizesse se sentir desejada, amada.

Era a chance que o destino gozador, irônico e manipulador, esperava para intervir em sua vida.

E foi assim que, na única hora em que resolveu se desviar da linha, um trem desgovernado a invadiu pelas costas, pela frente, virando-a de ponta-cabeça.

E toda a cidade acordou com o grito da moça:
— Nossinhora! Que trem bão por demais da conta, uai!

Foi a última noite de Eulália na vida de antes...

e a primeira noite de uma outra vida bem mais prazerosa.

Layla Lauar


Esse texto é uma homenagem a minha amiga Layla , que tem se revelado uma poeta de mão cheia, foi a grande incentivadora para que eu abrisse o Voz Ativa ,se gostaram tem muito mais noRessaca di Homi
Leia +...
segunda-feira, junho 9

E SE INICIA MAIS UMA SEMANA.....

Comments
 
Nesse final de semana optei por me isolar, não entrei na net, na vi televisão.

Tive uma semana complicada, muito cheia de compromissos, não consegui dar conta de tudo, só para variar, ainda tivemos uma semana cheia de más notícias, confesso que a violência contra as crianças, me deixam muito triste, mas ela sempre existiu, a diferença é que agora elas são amplamente divulgadas, e quando você vê pessoas que deveriam cuidar para que as crianças sejam protegidas, são os seus algozes, ao invés de protegê-las as molestam, isso é muito triste, e desanima até os mais otimistas, no qual me incluo.

A quadrilha de velhinhas então me tiraram de tempo, mas em conversa com meu irmão, ele falou com uma simplicidade: minha irmã , os bandidos do passado envelheceram, os de hoje é que na sua maioria morrem muito jovem, eu não tinha pensado nisso, será que essas velhotas, na sua juventude já batiam carteiras e praticavam pequenos furtos? Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos e talvez tenhamos essa resposta.

Me disseram que o Brasil perdeu um jogo? até isso? Não assisti. Uma semana para ser esquecida.

Mas, como não faz parte da minha personalidade ficar me lamentando, vamos torcer para que essa
semana seja leve, com notícias amenas, para que possamos nos recuperar, e a nós só resta mesmo torcer para que venham dias melhores.

Um vídeo com a torcida de dias melhores.

Uma semana produtiva a todos.


Leia +...
sexta-feira, junho 6

Quando se pensa que já viu tudo.Eis que....

Comments
 
Menino de 4 anos leva crack para creche em MG

Um casal foi preso em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, depois que um menino de 4 anos levou para a creche 19 pedras de crack. A própria criança acabou virando peça-chave para a polícia descobrir um esquema de tráfico de drogas na região.

O menino chegou à escola com um pacote e mostrou aos colegas. Para uma professora, a criança respondeu que eram pedras de sabão dadas pelo padrasto.

A direção da escola não acreditou na versão do menino e chamou a Polícia Militar (PM) para investigar. A equipe acabou prendendo em flagrante a mãe do menino e o padrasto. Na residência do casal foram encontrados dinheiro, maconha e crack. Segundo os policiais, até fraldas descartáveis eram usadas para envolver entorpecentes.

Depois de preso, o homem contou que o menino pegou a embalagem por curiosidade.

fonte: G1 globo.com



Quadrilha de 'senhoras' é acusada de furtos em shopping

A polícia cearense prendeu ontem Sônia Maria Barbosa, acusada de liderar um grupo formado por cinco mulheres acima de 50 anos que furtavam pertences de clientes em shoppings, lojas, padarias e até em capelas. Ela foi detida em uma padaria da Aldeota, bairro nobre de Fortaleza. A quadrilha que já vinha sendo investigada pela polícia havia três meses. Ela foi reconhecida como sendo uma das mulheres filmadas pelo circuito de um shopping da cidade. As imagens mostram as mulheres chegando juntas em um táxi. Dentro do shopping, elas se dividiam.

De acordo com o inspetor Ely Miranda, enquanto quatro delas distraíam as vítimas, pedindo uma informação qualquer, uma outra furtava cartões e dinheiro. Sônia foi flagrada tirando R$ 100 de uma cliente de uma padaria.
fonte: yahoo

As senhoras agem em conjunto, na subida da escada rolante, por exemplo; uma fingia ter medo de subir e quando alguém a amparava, as outras depenavam a pessoa.

Não se pode mais nem prestar ajuda a um idoso, sem desconfiança, fiquei passada, e como diria minha avó: isso é um fim de mundo, cruz credo.

E depois dessa tenham todos um bom fim de semana , se quiserem um post mais ameno vão ao Tagarelas Assumidas, o link esta do lado e um post abaixo, lá falei de festa.
Leia +...

Recado

 
Aos que me visitam, enquanto não atualizo o blog, vocês podem ver o meu post no Tagarelas Assumidas

Obs: comentários no halos anterior
Leia +...
quarta-feira, junho 4

Amazonia - Quem dá mais?

Comments
 
Tem uma coisa que está me ocupando o pensamento e gostaria de dividir com vocês.

Vi uma reportagem em que falava de um empresário se não me engano Suíço que comprou uma grande propriedade na amazônia, isso foi possível porque existe uma brecha na nossa lei de aquisições de propriedades rurais que permite que estrangeiros cheguem aqui e comprem nossas terras, tinha uma lei anterior que não permitia e essa lei foi alterada há poucos anos.

Em varias cidades do litoral brasileiro, existem muitos imóveis que pertencem a portugueses, italianos, alemães etc, e quando digo muitos são muitos mesmo,que são adquiridos muitas vezes para passarem férias e passam a maior parte do ano fechados, até ai tudo bem, brasileiros fazem isso lá fora também.

Não estou dando detalhes das informações, porque não é esta a intenção. O que me incomoda é o destino que será dado as pessoas que vivem nessas terras, pois são habitadas por nativos que provavelmente nasceram lá, o que será desses caboclos se o novo dono resolver botá-los para fora de suas terras, e será que existem índios?Pois de vez em quando ouve-se falar de novas tribos que até então não se conhecia. E se este proprietário resolver desmatar estas terras, ou mandar espécimes da fauna e flora é biopirataria?Ou é permitido dispor dessas terras a seu bel prazer, já que legalmente lhe pertencem.

Se todos os estrangeiros que possuem terras na amazônia e dizem que a compram para preservá-la, não estiverem de fato pensando em preservação e sim em exploração da mesma, dependendo de como isso for feito, não tenho dúvidas de que o estrago será enorme.

Com a escassez de água, poluição, falta de terras férteis para plantio, o Brasil é um verdadeiro celeiro com todas as suas riquezas, grande reserva de água potável, área de florestas intocadas, nos tempos atuais, isso vale tanto quanto petróleo ou mais.

Nossos governantes precisam urgentemente atualizar a nossa legislação, e rever as leis que regem a compra de terras brasileiras por estrangeiros, ou corremos o risco de nos sentir estrangeiros no nosso próprio pais.
Leia +...
segunda-feira, junho 2

O dono do tempo

Comments
 
Alguém sabe quem é o dono do tempo? A impressão que tenho é que ele foi vendido para alguém que o guardou para tempos escassos, e tão bem guardado que ninguém sabe, ninguém viu.

Gostaria de fazer tantas coisas, mas nunca tenho tempo, ele nunca é suficiente sequer para as tarefas mais corriqueiras, e ainda temos que dormir, adoro dormir, mas sempre tenho a impressão de que esse tempo poderia ser usado de forma melhor, que não fosse para recuperar as baterias.

A cada começo de mês é um verdadeiro corre-corre, muitas coisas a resolver e o tempo fica mais curto ainda.Não sei como tem pessoas que administram a sua vida e lhes sobra tempo para tudo.Essa fórmula ainda não descobri. E você consegue fazer o que deseja? Sabe administrar bem o seu tempo?Me conte a sua forma de administra-lo.

Como sou péssima administradora, vou passar o dia correndo atrás do prejuízo, tentando recuperar um pouco do tempo perdido, na semana que passou, e deixo com os que sabem administrar melhor o seu tempo, um vídeo para começar de forma agradável a semana.

Uma semana produtiva à todos.

Leia +...