segunda-feira, outubro 31

Halloween: os nossos fantasmas

Comments
 
Foto: Artved



Há mais de 2000 anos o povo celta acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar os corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, o povo colocava em suas casas objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas. Na verdade, para nós é apenas uma festa pagã que importamos dos americanos. Isto, porém, me faz lembrar de outros fantasmas...
A gente passa a vida fugindo de fantasmas, escondendo esqueletos nos armários, e tentando levar a vida numa boa. Só que, adiando a solução de problemas, evitando obstáculos, fugindo de compromissos.
Mas um belo dia quando tudo parece ir muito bem, você abre o armário e cai tudo sobre a sua cabeça. Desde a marmota mais antiga até aquelazinha que você escondeu ontem.
É certo que existem problemas insolúveis, fantasmas dos grandes, estes a gente tem que aprender a conviver com eles. Mas, quanto aos outros, não adianta esconder, deixar para amanhã ou fingir-se de morto. Mais cedo ou mais tarde você vai ter que encará-los. Então os fantasmas serão mais feios. Pois bem! Não deixa para amanhã; prepare as suas abóboras, espante seus fantasmas hoje mesmo!



Leia +...
sábado, outubro 29

UM DIA ESPECIAL

Comments
 
PARABENS LU!
NÓS TE AMAMOS!
Apagando mais uma velinha hein?
Nós te desejamos todas as felicidades do mundo.
Beijão!

Leia +...
quinta-feira, outubro 27

Aniversários

Comments
 
Foto: Paul Burley Photography



No mês de outubro tenho muita gente querida fazendo aniversário, vou inchar as mãos de tanto bater parabens! Em homenagem a eles selecionei algumas frases interessantes sobre aniversário:


Conte sua vida pelos sorrisos, não pelas lágrimas. Conte sua idade pelo seus amigos e não pelos seus anos (anônimo).

Comece a vida de imediato e conte cada dia em separado, como se cada um fosse uma vida (Sêneca).

Os aniversários são bons para a saúde. Está cientificamente comprovado que aqueles que tiveram muitos vivem mais (Larry Lorenzoni).

A vantagem de ter oitenta anos é que a gente pôde amar muita gente (Jean Renoir).

É preciso continuar levantando cedo para esperar diariamente a vida (Jaime Sabines).

Aquele que deixa de aprender é um velho, tenha vinte ou oitenta anos. Aquele que continua aprendendo mantém-se sempre jovem (Henry Ford).

Nunca guarde nada para uma ocasião especial: cada dia que você vive é uma ocasião especial (anônimo).

Parabens prá você...!
Leia +...
domingo, outubro 23

Voar: sonho de poeta

Comments
 
By: FrareDavis Photography






Dedico o post de hoje aos profissionais que tornam realidade um dos mais belos e mais antigos sonhos da humanidade. O sonho de voar como os pássaros. Santos Dumont desde criancinha já dizia "Homem vôa!", e o mineirinho estava certo.
Nunca saí batendo asas por ai, mas é muito bom poder apreciar o dom de voar mesmo que como passageiro. Parabens a todos os aviadores!

Para uma homenagem tão meracida como esta, vou usar palavras emprestadas, de Augusto dos Anjos, em seu soneto A aeronave:


A Aeronave
Augusto dos Anjos

Cindindo a vastidão do Azul profundo,
Sulcando o espaço, devassando a terra,
A aeronave que um mistério encerra
Vai pelo espaço acompanhando o mundo.
...
E na esteira sem fim da azúlea esfera
Ei-la embalada n’amplidão dos ares,
Fitando o abismo sepulcral dos mares,
Vencendo o azul que ante si s’erguera.
...
Voa, se eleva em busca do infinito,
É como um despertar de estranho mito,
Auroreando a humana consciência.
...
Cheia da luz do cintilar de um astro,
Deixa ver na fulgência do seu rastro
A trajetória augusta da Ciência.

...
Parabens a todos os aviadores, parabens sonhadores!!

Leia +...
quarta-feira, outubro 19

Escrever: fim do prazer?

Comments
 
By: Tetra Images


Assusta a velocidade de evolução das tecnologias que nos cercam e a maneira como elas afetam nosso modo de vida. Um claro exemplo disto é a questão da leitura e escrita. Quando o homem desenvolveu o alfabeto, escrevia-se em tabletes de argila ou em placas de pedra. Hoje, já superamos esta fase há muito, até já saímos do papel. Temos agora o texto digital: Word, PDF, etc. A onda mais moderna é o hipertexto e os Pad para leitura. Daí por diante os avanços são imprevisíveis.

O que muito me preocupa é a forma como tudo isto chega às salas de aula, principalmente em países como o nosso que adora copiar as coisas lá de fora – uma “antropofagia” inconseqüente.

Veja aonde quero chegar: o computador já está nas salas de aula, mas ainda não mostrou a que veio. As metodologias e os programas não se adaptaram a ele, quiçá os professores. Há uma onda nos Estados Unidos, e que não tarda em chegar por aqui, que é no mínimo polêmica. Alguns Estados americanos, como Indiana, por exemplo, estão abolindo do currículo escolar a obrigatoriedade do ensino da escrita à mão; os alunos já deverão aprender a escrever direto no computador.

Creio que as duas ferramentas terão que conviver por muito tempo. O processo de interação entre o cérebro e o teclado não é o mesmo que ocorre com o papel através da caneta ou do lápis. Os processos psicomotores que são ativados no ato da escrita a mão são riquíssimos e complexos. Não se limitam apenas a codificação ou decodificação do código escrito, como acontece no ato mecânico de escolher teclas no teclado de um computador. O desenvolvimento psicomotor e a própria coordenação motora estão intimamente interligados ao processo de aprendizagem da escrita, no desenvolvimento da caligrafia. Sem falar no prazer de ver a criança escrever as primeiras palavras...impagável! Não podemos pular esta etapa do processo de aprendizagem!

Socorram-me pedagogos, psicólogos e demais especialistas de plantão! Pode?
Leia +...
quarta-feira, outubro 12

Alguém sabe que dia é hoje?

 
By: Digital Vision.


Quem disse dia da Criança acertou. Mas se alguém arriscou dia de Nossa Senhora Aparecida também está certo (aliás, hoje é feriado nacional por conta disso). E se alguém se lembrar do Descobrimento da América também marca ponto! Ah, e dia 15 é Dia do Professor, não esqueçam!

Pena que ninguém se lembrou de outra comemoração igualmente importante nesta data ! Hoje se comemora também o DIA NACIONAL DA LEITURA!

Desde 2009, 12 de outubro foi instituído, pelo então presidente Lula, como o DIA NACIONAL DA LEITURA. De acordo com a Lei nº 11.899, o dia da Leitura e também a Semana Nacional da Leitura e da Literatura serão comemorados em 12 de outubro. Grande iniciativa. Mas, você viu alguma roda de leitura por aí? Nem eu. A maioria das escolas estará fechada (recesso) no período de 12 a 14 de outubro justamente na “semana da leitura”.

Tudo bem que todo mundo precisa de uns dias de descanso, afinal somos todos filhos de Deus (ou de Nossa Senhora Aparecida), mas, a verdade é que não se fazem leitores por decreto, e sim com ações; com bibliotecas abertas, com eventos culturais, com feiras de livros e com profissionais empenhados na formação de novos leitores e no incentivo aqueles que já descobriram o prazer da leitura. Nosso Ex-ilustre molusco não poderia ter decretado outra data!?

Não deixe que o DIA NACIONAL DA LEITURA seja apenas mais uma lei, uma folha em branco! No dia da criança agregue ao brinquedo um presente eterno: doe um livro, leia uma estória para uma criança. Afinal, livro pode não ser brinquedo, mas pode ser igualmente lúdico.


Boas leituras e um dia feliz para a Criança que há em cada um de nós!
Leia +...
sexta-feira, outubro 7

Sobre fazer poesia

Comments
 
Foto: Luigi Masella - "A alegria de escrever"



Muito já se falou sobre a arte ou o dom de fazer poesia. A arte de escrever versos atrai a atenção de críticos, admiradores e dos próprios poetas desde a Antiguidade. O que se tem dito sobre ela é também muito poético. Vamos ver algumas preciosidades:
...
“Os poemas são pássaros que chegam
Não se sebe de onde e pousam
No livro que lês.” (Mário Quintana)
...
“O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.”(Fernando Pessoa, português)
...
“O poeta é um motor de alta freqüência espiritual, é quem da vida a quem não a tem; cada palavra, cada frase adquire em sua garganta uma vida própria e nova, e vai aninhar-se palpitante de calor na alma do leitor”. (Vicente Huidobro, chileno)
...
“A este ofício me obrigam as dores alheias,
As lágrimas, os lenços acenando na chegada,
As promessas em meio ao outono ou ao fogo,
Os beijos do reencontro, os beijos de adeus,
Tudo me obriga a trabalhar com as palavras,
Com o sangue.”(Juán Gelman, argentino)
...
“Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos”. (Carlos Drummond)
...
“Elabora o poema como
a fruta elabora os gomos,
a fruta elabora o suco,
a fruta elabora a casca,
elabora a cor e sobretudo
elabora a semente.” (Mauro Mota)
...
“Lutar com palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
Mal rompe a manhã.” (Carlos Drummond)
...
Enfim, poesia é arte, é ofício, é paixão!

Bom fim de semana!
Leia +...
domingo, outubro 2

"Mea culpa"

Comments
 
Foto by Nikolai Larin


Comecei a escrever no Voz meio de improviso, sem muito jeito, talvez até por um pouco de zelo, para não contrariar a amiga Lu. Mas com o tempo passei a gostar. E continuo gostando! Com o tempo postar no Voz Ativa tornou-se uma atividade prazerosa. Aqui fiz amigos (leitores), descobri alguns mistérios da blogosfera, fiquei.

Mas antes de ser um Blog nós somos seres humanos (não-virtuais), e como tal, nossas necessidades não se resolvem com tecladas rápidas nem com um simples click de mouse.

Vivo um momento rico (não encontrei palavra melhor) que exige todas as 24 horas da minha vida e demanda as minhas energias. E creio que a Lu também vive um momento profissional que lhe impede de dar mais atenção à sua "criança".

Nãããooo! Não é uma carta de despedidas! Mas apenas um pedido de desculpas, e para deixar claro que a blogagem continua, pois sei que aqueles que passaram a nos seguir sabem que ando um pouco ausente.

Dou a mão à palmatória (virtual), mas sejam piedosos, não pequei por querer!

Agradeço a todos aqueles que continuam fiéis apesar da nossa ausência temporária.
Afinal ...a gente se torna responsável pelos leitores que cativa.

Um abraço a todos e boa semana!
Leia +...