sexta-feira, setembro 7

Cotas: ensino de qualidade é o que precisamos

Comentaram (6)
 

“I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character.” (Martin Luther King, Jr.)

 Não ser julgado pela cor da pele foi uma das grandes conquistas de homens e mulheres na luta pela igualdade de direitos na sociedade moderna. Estabelecermos agora, em pleno terceiro milênio, um sistema seletivo de cotas étnicas, seja para acesso a universidades, emprego ou qualquer outro benefício, não seria jogar por terra todas essas conquistas?

 A pesquisa cientifica, não fixa pré-requisitos com base na cor da pele, dos olhos ou do cabelo do futuro pesquisador, mas sim, espera que ele esteja munido das habilidades e competências necessárias ao prosseguimento de estudos em um campo específico do conhecimento, o que o sistema regular de ensino, seja público ou privado, deveria prover.
 
 Não se engana a si mesmo aquele que lança mão desses critérios “inclusivos”? Não “se engana” o Governo, que desta forma mascara resultados do Sistema de Ensino?

O que precisamos é de um ensino de qualidade; os méritos aparecerão naturalmente. Cotas? O Governo que dê a sua "cota", de sacrifício.

 

Comentários (6)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Todos nós almejamos por um ensino de qualidade, mesmo os que se beneficiam das cotas. Todos seríamos contra as cotas, se enxergássemos uma real mudança na estrutura que nos rege há mais de um século. O que mudou? Existe a inclusão das minorias na sociedade? O negro, tema em questão, está realmente inserido nela? Retirando-se hoje as cotas, sobra o quê? Continuaremos investindo na classe mais abastada,com universidades gratuitas, em detrimento do restante da sociedade que, sem elas, não tem como se formar no nível superior?
Muitos reclamam das cotas, falam até em queda de qualidade dos futuros formandos. Já li e ouvi discursos incríveis, da preocupação (???) com o futuro do país, como se os cotistas fossem oportunistas marginais que "roubam"as vagas dos não cotistas, etc...
Foi publicada na semana passada, a notícia de que nas universidades de Campinas e no Rio de Janeiro, o aproveitamento dos cotistas foi superior ao dos não cotistas...e agora? Vamos continuar como "boi de piranha", servindo de notícia para vender jornal ou incrementar debates, quando o problema real se encontra debaixo de nossas vistas, só que não queremos ver... A qualidade do ensino está péssima, vem caindo há anos, e não é por causa das cotas.
Há que se retomar a questão das escolas públicas x particulares, e o porquê da inversão dos valores, quando se ingressa no nível superior - a maior parte dos alunos das escolas particulares prestam concursos para as universidades públicas, e os alunos oriundos das escolas públicas, em sua grande maioria, ficam sem estudar. Mas, para a sociedade dominante, este tema é intocável, não é mesmo? Melhor continuar atacando as cotas.
4 respostas · ativo 656 semanas atrás
Mileide minha linda, confosso que seu comentário é digno de honra e assevero que as cotas não nos trará benefícios algum quanto à qualidade do ensino, embora vejamos algun detalhes mencionados pela querida... Infelizmente não lembro o site, mas li algo sobre uma determinada estatisica registrando que nossos - alguns - universitáios não sabem ler e escrever, isso é alarmante e preocupante, claro que não é geral... Otaiza de Oliveira RomanelliOtaiza de Oliveira Romanelli tem algumas publicações interessantes para leitura quanto a educação, inclusive indiquei em meu site a leitura de "História da Educação no Brasil", leitura excenete, há dados estatísticos dignos de apreciação constante; parabéns por seu comentário, um abraço minha linda... Da mesma forma ao dono do site, parabéns pela publicação, seu texto está super interessante e perdão por focar na fala de nossa amiga acima, um abraço e fica na paz.
Oi Rangel,
agradecemos pelo seu aporte ao tema. Você é sempre bem-vindo em nossa casa.

abraço!
Tony meu querido, obrigado pelo carinho e atenção, que Deus em Cristo continue te abençoando, sucesso..

Se possível, veja nosso site e deixe algum comentário em uma de nossas publicações, um abraço e fica na paz...
Perdão, só para retificar: "a repetição em Otaiza... algum e trarão, se não vi mais erros perdão de novo... Um abraço...
Milorde,

Muito interessante seu comentário. Antes de tudo quero agradecer por enriquecer nosso texto.

Suas palavras só reforçam o que foi dito aqui. "A qualidade do ensino está péssima, vem caindo há anos, e não é por causa das cotas." Portanto o recurso de cotas não resolve o problema. A quallidade de ensino, seja publica ou particular, tem que melhorar muito, para que todos cheguem a universidade em igualdade de condições, e assim todos sairão ganhando: o aluno, a sociedade o país.
Por outro lado, se o mecanismo de cotas existe, aqueles que se enquadram devem laçar mão dele, afinal, os méritos ou deméritos do Sistema não são do candidato, mas do Governo.

Abraço, e mais uma vez obrigado!

Postar um novo comentário

Comments by