quinta-feira, outubro 18

Espírito de Emily

Comments
 

*********************************
A gente se afeiçoa ao autor, ao poeta e quando vê está completamente apaixonado. As vezes chega até a imitar seus cacoetes, falando palavras dele ou dela; falando até coisas que o autor não disse. Mas, num tom que ele poderia ter dito. Por fim, acaba impregnado por um espírito afim, que parece querer se manifestar através de você. Aí a intertextualidade fica visível, insustentável.

Certa vez, após alguns estudos de Literatura Americana percebi que ficou em mim um certo apreço por Emily Dickinson. Nesse período sem presunção ou intenção de parodiá-la, escrevi frases  que ela não disse, mas, se a conheci um pouco, poderia perfeitamente tê-las dito.


Espírito de Emily

by Tony

Abstenho-me de viver
A vida que se me oferece-
Do Claustro retiro a Alegria-
Dos Versos - o que minh’alma carece. 
***
Minha Poesia é para o mundo
A única Janela -
Ninguém virá até mim
Senão através dela.

*********************************
Bom final de semana!