domingo, novembro 11

A poesia se reinventa.

Comments
 

medieval poet
By: Nikada


O poeta de rua é uma das manifestações culturais mais antigas. A poesia, na oralidade, foi por muitos séculos um grande mecanismo de comunicação. O gênero lírico teve os seus rapsodos e aedos, na Grécia antiga, os bardos e trovadores, na Península Ibérica, os cordelistas e repentistas, no Brasil e outros países da America Latina, mais modernamente os Rappers, nos Estados Unidos, e muitos outras vertentes de poetas populares.

Uma nova onda dá roupagem "nova" ao poeta itinerante. Em São Paulo poetas encontram-se mensalmente para uma espécie de concurso de poesia de rua. Dispostos na estação do metrô Guilhermina de maneira informal, os poetas disputam a aprovação dos ouvintes apenas com os recursos de voz e gestos. Os poemas têm que ser de sua própria autoria e a declamação não deve ultrapassar  os três minutos.

Isto é o Slam, um termo inglês que significa “pancada”, e que começou nos Estados Unidos na década de 80 em Chicago, quando Marc Smith começou a organizar eventos de declamação abertos para todos e que priorizava as poesias dos próprios artistas.

O slam, que lembra muito o Rap e o Hip hop, busca valorizar a oralidade e originalidade dos poetas que se apresentam ao ar livre. A onda pegou e já houve até concurso internacional de slam, na França. No Brasil, sabe-se de eventos principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. É a poesia se reinventando e realizando-se plenamente na oralidade.
***

Boa semana!