sábado, abril 13

CENTENÁRIOS II: RUBEM BRAGA

Comentaram (8)
 

 
Este ano comemora-se, também, o centenário de nascimento de Rubem Braga, cronista, poeta e jornalista nascido no estado do Espírito Santo. O escritor capixaba nasceu em Cachoeiro do Itapemirim - ES, em 12 de janeiro de 1913.

Em 1929, escreveu suas primeiras crônicas, para o jornal Correio do Sul, de Cachoeiro do Itapemirim. Escreveu para vários jornais, entre eles, o Diário de São Paulo, o Diário da Noite, no Rio de Janeiro e Diário de Pernambuco. A partir de 1975, passa a integrar a equipe de jornalismo da Rede Globo. Rubem Braga foi também embaixador do Brasil em Marrocos, em 1962.

Em 1936, em Minas Gerais, publica o seu primeiro livro, a seleção de crônicas “O Conde e o Passarinho”.

O ultimo livro que li do autor foi “O verão e as mulheres” que é na verdade uma reedição de algumas das 15 mil crônicas do autor. Suas crônicas são deliciosas. Abordam assuntos do dia-a-dia, de si mesmo, da infância, mocidade, primeiro amor, entre outros temas.

Rubem Braga faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 19 de dezembro de 1990 deixando-nos um grande legado.

 

 

Comentários (8)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Olá, Tony! É a primeira vez que venho ao seu site e adorei o que encontrei por aqui! Muita inspiração, boa informação, um conteúdo maravilhoso enfim. Não vou me alongar muito aqui porque ainda quero ver mais e mais do seu site! Considero Rubem Braga um dos maiores pensadores e um dos escritores mais geniais de seu tempo! Parabéns pelo Post! Desejo vida longa a esse blog!
1 resposta · ativo 624 semanas atrás
Obrigado Ana

Ficamos muito satisfeitos que vc tenha gostado do conteúdo do nosso blog. É graças a visitantes generosos como vc que ele resiste e está completando cinco anos este mês.

Volte sempre, abraço!
Caro Tony,
Podes me informar se esta frase é de autoria de Rubem Braga?
"Geme, corpo velho, podes gemer. Nem imaginas os lugares para onde ainda pretendo te levar."
Muito grata,
Regina Maria Recktenwald
1 resposta · ativo 624 semanas atrás
OI Regina,

infelizmente, não conheço a frase. Até fiz uma rapida pesquisa, mas não me consta que a frase seja dele. Se descobrir de quem é ficaremos gratos por nos informar.

agradecemos sua visita,

abraços
E eu achava que ele fosse mineiro...
A curiosidade é com relação a cidade de Cachoeiro do Itapemirim! Quantas pessoas importantes nasceram nessa cidade, heim? Acho que vou lá tomar dessa água...
Boa semana!!
1 resposta · ativo 624 semanas atrás
Realmente Luma, muitos famosos.

Uma curiosidade sobre R Braga: uma coisa que o deixava irritadíssimo era quando diziam que ele era de Cachoeiro do Itapemirim - respondia de imediato " Cachoeiro de Itapemirim!"
Cachoeiro é considerada uma das cidades mais quentes do Espírito Santo, mas tem boas cachoeiras, tudo a ver! rss
Ainda bem que passei por aqui, eu jurava que ele era carioca , rs, pode!
boa semana Tony
1 resposta · ativo 624 semanas atrás
É, dava pra se pensar que o "velho Braga" fosse carioca; sua primeira passagem pelo Rio como profissional foi em 1937. Depois perambulou pelo Brasil e pelo mundo, vindo a fixar-se definitivamente no Rio de Janeiro em 1941. era quase um carioca!

boa semana Francys!

Postar um novo comentário

Comments by