quinta-feira, setembro 24

Quinta-feira é dia de caranguejo

Comments
 

Não sei se acontece em outras cidades, mas aqui em Fortaleza, toda quinta-feira é dia de comer caranguejo, só não vai quem tem alergia ao crustáceo.

É comum chegar num restaurante e ver gente toda arrumada, agarrada com o bicho, que por sinal é uma iguaria das melhores, claro tem quem deteste.

Então em Fortaleza a boa de quinta-feira é comer caranguejo e nem precisa ser na praia... só que esse hábito que também se estende ao fim-de-semana nas praias, gera um consumo de aproximadamente 75 toneladas de caranguejo por mês e seus resíduos vêm causando sérios transtornos.

Na praia do Futuro é visível na sexta e segunda-feira a quantidade de lixo, Francisco José Freire de Araújo, biólogo doutorando em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC), conseguiu desenvolver um composto organico a partir desses resíduos.

O Adubo de caranguejo foi apresentado no V Seminário de Gestão da Inovação Tecnológica no Nordeste (Inova 2009), apresentando bons resultados se comparado com o esterco bovino e tem baixo custo podendo ser usado em lavouras familiares e de subsistencia.

E de quebra quando comermos não teremos a culpa de produzir aquela montanha de lixo.

Veja a reportagem completa aqui



Photobucket