sexta-feira, outubro 9

Dia da criança, Dia de leitura?

Comments
 
Disponível em Alltheweb.com

Segunda-feira, 12 de outubro, é dia de muitas festas. Feriadão, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Dia da Criança e agora, graças à iniciativa do Presidente Lula, temos mais motivos para festas, principalmente nas escolas, o Dia da leitura.

O nível de leitura do jovem brasileiro é reconhecidamente muito baixo, conforme se pôde verificar através de pesquisas recentes. Com tantas mídias disponíveis, de fácil acesso e mais “divertidas”, embora nem sempre construtivas, educativas, o jovem deixa de lado a leitura convencional, a de mídia impressa.

Que a leitura é pré-requisito para a formação plena do cidadão não restam dúvidas, mas não acredito que se possa promovê-la por decreto. Precisamos sim de ações concretas desde os primeiros anos de estudo, logo após o aluno ter adquirido a habilidade de leitura e em casa mesmo antes de ir para a escola (Já li muita estorinha na cama para as minhas crianças, quem faz isso hoje?).

Com o fim de incentivar essa atividade tão desprestigiada, o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou, em 8 de janeiro de 2009,(alguém lembrou disso nas escolas?) lei instituindo o Dia da leitura e a Semana da leitura.


By Ziraldo (disponível em Alltheweb.com)

À primeira vista, uma excelente iniciativa. No entanto, a data, 12 de outubro, não me pareceu muito apropriada. Além de ser uma data com muitos eventos, você acha que a garotada vai ficar em casa em pleno feriadão para ler; como eles mesmos alardeiam “É ruim hein!”

A intenção é boa. Mas, cá prá nós, de “boas” intenções e de decretos nós estamos cheios. Acho que serão necessárias medidas mais práticas, elementares. Nós sabemos, por exemplo, que existem escolas públicas sem bibliotecas, sabemos também que daquelas que possuem, algumas não as disponibilizam para o aluno, isto por que não dispõem de profissionais para administrá-las ou não dispõem de projetos de atividades de leitura. Ainda, a grande maioria das bibliotecas da rede pública, que funcionam, o fazem a custa de ações voluntárias. Bibliotecário é elemento raro na rede.

Como resultado grande parte dos espaços reservados a bibliotecas acabam transformados em depósitos de livros e poeira. Várias bibliotecas foram fechadas em SP recentemente por falta de leitores ou de funcionários. No Distrito Federal, Segundo o último Censo Escolar de 2006, do total de 620 escolas que compõem a rede pública, ensino fundamental, apenas 75 possuem bibliotecas ou salas de leitura. No ensino médio, dos 77 colégios, apenas nove possuem estas instalações.


A estória do computador nas escolas, que pretendia substituir, anda mal das pernas, muitos computadores estão ainda encaixotados em muitas escolas. Isto por que computador não funciona sem infraestrutura, não funciona sem uma equipe de manutenção, rede local não funciona sem rede, sem técnicos. Da mesma forma que uma biblioteca não funciona sem livros, sem funcionários. E além do mais, bibliotecas criança não lê em computador, criança gosta de computador e internet para baixar vídeo, mp3, games e para chat.

Se dependia de Decreto, ele está aí, agora é ação, projetos concretos de leitura.
Bom final semana, boas leituras e Feliz dia da criança!
***