quarta-feira, setembro 30

Um mediador entre culturas

Comments
 
FOTO:Vicent Garcia Editores




Você, com certeza já leu algum autor estrangeiro como, por exemplo, Shakespeare, Cervantes, Jane Austin, Kafka, Rousseau e tantos outros. São muitas ideias e muitas culturas diferentes. Várias línguas, na verdade. Então você diz: ah eu estou lendo Shakespeare, ou eu estou lendo Kafka e por aí vai. Na verdade não estamos lendo esse ou aquele. Estamos lendo a interpretação que alguém fez do texto original. Esse alguém, lamentavelmente, quase sempre passa despercebido durante a leitura. Quando você está lendo uma obra de origem estrangeira, na sua língua materna, não se preocupa em saber quem a traduziu, muitas vezes nem se dá conta de que está lendo uma tradução, não é mesmo? É em homenagem a essa classe esquecida e de tão valiosa importância para a difusão de ideias pelo mundo, que escrevo este post. Hoje, 30 de Setembro é dia do Tradutor. Parabéns aos Homens das letras!

Traduzir, falando de maneira simples, é como transportar, por exemplo, Cervantes ou Rousseau até o leitor brasileiro, que não fala o espanhol nem francês, mas que nem por isso quer ficar alheio à difusão do conhecimento pelo mundo.

Você deve ter um tradutor automático no seu computador ou no seu Blog, mas não é deste tradutor que estou falando. O tradutor automático é uma das poucas modernidades que ainda não funcionam. A tradução como transposição de significados de um código linguístico para outro é uma das mais antigas preocupações do ser humano. Talvez exista desde o surgimento da escrita, visto que diferentes formas de escrita surgiram pelo mundo, e em tempos diferentes. Como sabemos, a escrita cuneiforme surgiu por volta do ano 4000 a.C. na Mesopotâmia, a hieroglífica surgiu no Egito cerca de 500 anos mais tarde, e a escrita chinesa, com certeza conta mais de 3.500 anos de existência.


FOTO: Alltheweb.com




Inúmeros registros arqueológicos e históricos comprovam a remota origem deste processo. Um glossário bilíngue Sumério-acadiano, possivelmente o mais antigo deles, encontrado na Mesopotâmia, atesta a preocupação do homem em falar e entender a língua do outro já no ano 2.250 a.C. Os targum, traduções dos Escritos Sagrados para o Aramaico, feitas por volta do ano 300 a.C., sua posterior tradução para o Hebraico e o Grego em 250 a.C., a Pedra de Roseta, encontrada no Egito em 1799 e datada de 196 a.C., que apresenta inscrições em três registros linguísticos distintos (Grego, Egípcio e Demótico) são outras importantes evidências da preocupação com a tradução na antiguidade.

As traduções bíblicas foram de grande importância para a evolução dos estudos da Tradução. No quarto século da Era Cristã, São Jerônimo fez nova tradução da Bíblia, desta vez para o Latim. Esta edição ficou conhecida como Vulgata e passou a ser a tradução oficial das Escrituras Sagradas para a Igreja Católica, como assim permanece até hoje. Muitas outras traduções se seguiram, fazendo da Bíblia o livro mais traduzido no mundo e um excelente laboratório de tradução.

São Jerônimo, Eusebius Sophronius Hieronymus, nasceu em Strídon por volta de 340 e faleceu em Belém em 30 de Setembro de 420. São Jerônimo ficou conhecido como o tradutor da Bíblia e tornou-se patrono dos Tradutores. A data de hoje é em sua homenagem e de todos os tradutores.


Parabéns “Homens invisíveis”!



FOTO: Alltheweb.com



PS: Da próxima vez que você citar um autor estrangeiro em qualquer trabalho escrito, inclusive posts, não esqueça de dar o devido crédito também a quem o traduziu, a quem o “trouxe” até você.

Leia +...
domingo, setembro 27

O rapto da lua

Comments
 
FOTO: BAIXAKI 26451


Era um dia de inverno, temperaturas baixas, névoa pela manhã. Mal raiou o dia e eu já estava na estrada. O visual era digno de uma foto. Viajava na direção oeste. Do lado oposto, os primeiros raios de sol, ainda tímidos, levantavam.

À minha direita um outro espetáculo descortinava-se. Refletida nas águas do mar, a lua cheia duplicava toda sua exuberância. O espelho formado pelas águas tranquilas reproduzia fielmente aquele medalhão luminoso. Estava composta uma autêntica obra de arte itinerante. A linha do horizonte, entrecortada pelas rugosidades do relevo que fazia pano de fundo, dava uma simetria divina à obra.

Ignorando minha pressa de todo dia, a lua parecia seguir-me de longe pelo acostamento, e, à medida que percebia a chegada do astro rei, sua beleza ia esmaecendo, saindo furtiva, escamotendo-se por entre véus de neblina. A cada raio de sol que irrompia ofuscante de um lado, ela escondia um pouco seu brilho do outro. O luminar da noite encerrava seu turno.

Acompanhei-a enquanto pude. Parecia continuar me seguindo. Enquadrada pela janela do carro, acompanhou-me por quilômetros à beira mar, adornada, ora por morros e ilhas, ora pelo contorno de prédios e embarcações.

Como se encontrava ainda baixa, à medida que o carro avançava pela estrada ela sumia e reaparecia, por conta da geografia ao fundo. De relance, ao longe, nos limites da visão periférica, vejo passar um automóvel escuro, enigmático. Movia-se em direção à lua. No momento em que o veículo parecia cruzar à sua frente, acredito tê-la visto entrar nele. É claro que era uma ilusão de ótica. A lua não poderia entrar num automóvel. Nem em sonho. Olho pelo retrovisor e vejo o sol, já ofuscante, no alto. Após a próxima curva eu já não via o carro, nem a lua. Fiquei pasmo!

O trânsito para. Em desespero, tento acelerar para seguir o insano que seqüestrara a lua. Em vão. O trânsito, totalmente estático, denunciava que todos tinham visto aquilo. Estavam abismados! Desci e corri entre as intermináveis filas de veículos. Será que a lua reaparecerá amanhã?

Quando me dou conta da loucura, volto para o carro. Todos me olham boquiabertos. Se não viram o que vi devem estar pensando que sou louco! Esbaforido, sento no carro, fecho os olhos e fico imaginando como seriam as próximas noites sem luar... O que estaria acontecendo? Indago a mim mesmo.

De repente uma "buzina" irritante me desperta! Ah não! O despertador! De um salto levanto para a rotina de mais um dia. No banheiro, enquanto faço a barba, um reflexo no espelho me chama a atenção. Com sua luz branda e grácil, a lua reluzente adentrava majestosa pelo basculante. Era o primeiro dia da lua cheia. De imediato lembrei-me do pesadelo e não contive sorriso de alívio. Por longos minutos mirei aquela imagem no espelho; quase perco a hora.

Ao entardecer, quando de volta para casa, para meu deleite, ela já aparecia discretamente no imenso céu azul, porém cada vez mais insinuante, cada vez mais cheia, de brilho e glamour.

ooo
A próxima lua cheia será dia 04/10.
Tenham uma boa semana.

Leia +...
quinta-feira, setembro 24

Quinta-feira é dia de caranguejo

Comments
 

Não sei se acontece em outras cidades, mas aqui em Fortaleza, toda quinta-feira é dia de comer caranguejo, só não vai quem tem alergia ao crustáceo.

É comum chegar num restaurante e ver gente toda arrumada, agarrada com o bicho, que por sinal é uma iguaria das melhores, claro tem quem deteste.

Então em Fortaleza a boa de quinta-feira é comer caranguejo e nem precisa ser na praia... só que esse hábito que também se estende ao fim-de-semana nas praias, gera um consumo de aproximadamente 75 toneladas de caranguejo por mês e seus resíduos vêm causando sérios transtornos.

Na praia do Futuro é visível na sexta e segunda-feira a quantidade de lixo, Francisco José Freire de Araújo, biólogo doutorando em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC), conseguiu desenvolver um composto organico a partir desses resíduos.

O Adubo de caranguejo foi apresentado no V Seminário de Gestão da Inovação Tecnológica no Nordeste (Inova 2009), apresentando bons resultados se comparado com o esterco bovino e tem baixo custo podendo ser usado em lavouras familiares e de subsistencia.

E de quebra quando comermos não teremos a culpa de produzir aquela montanha de lixo.

Veja a reportagem completa aqui



Photobucket


Leia +...
segunda-feira, setembro 21

Distribuindo selos Setembro

Comments
 



Recebi do Laurentino Melo e do O mundo de A a Z , o selo vale a pena ficar de olho nesse blog.


Regras para Repasse
1 - Exiba a imagem do selo, que voce acabou de ganhar
2 - Poste o link do blog que te indicou.
3 - Indique 10 blogs de sua preferencia. Avise seus indicados(não esquecer).
4- Publique as regras.
5- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras .


Repasso para:
1- Analisando
2- Mikas em viagem pela vida
3- Alterados e Sequelados
4- Blog do Catarino
5- Compartilhando Letras
6- Fofocas de Marte
7- GF Soluções
8- Invariavelmentevariavel
9- Jornal da Lua
10-Jotabe Blog




Recebi da Pamela,os selos: A dona desse blog é show!, Esse blog é um sonho! um presente pra blogs criativos e bonitos.




Repasso para:
1- Leões e Cordeiros
2- Fofocas de Marte
3- Luz de Luma
4- Mais Atitude
5- Mary Pop




"Sonho: aquilo que encanta, cativa ou arrebata, pela extraordinária beleza."
Regras: Exibir a imagem e publicar as regras.
Postar o link de quem te indicou.
Visitar e comentar no blog da yara
Indicar 10 blogs e avisá-los.
Responder se usa produtos Natura e os preferidos.
R= Sim , eu uso os produtos natura, gosto dos sabonetes, hidratantes, maquiagem...
Repasso para:
1- Os pensamentos de Eu e Ela
2- Sem um sentido
3- Toques de Prazer
4- Val é arte na veia!
5- tutoraEAD
6- Lilica Forever
7- Compartilhando as Letras
8- Luka Free
9- Aprendemos
10-Mulheres com QI







Recebi da Beth Cruz

1- postar o selo
2- colocar no seu post o nome do blog que te indicou ao prêmio
3- escrever uma mensagem de agradecimento ao blogueiro que te indicou
4- abaixo do selo descrever 5 características suas.
5- indicar o prêmio a 5 ou mais blogs para receber o selo.


Cinco características minhas:
- determinada.
- sou direta ( não gosto de enrolação)
- movida a paixão
- odeio mentiras
- alegre por natureza.

Repasso o selo aos amigos:

1- Ponderantes
2- Laurentino Melo
3- O mundo de A a Z
4- Eu e minhas letras
5- Mensagens para nós dois


Desejo a todos uma semana produtiva


Photobucket
Leia +...
quinta-feira, setembro 17

The Door, Luz de Luma

Comments
 
Quando você começa a navegar na net , tem muitas surpresas, nunca esqueço o dia que fui pela primeira vez no blog da Luma, ela tem uma animação na página principal do blog muito legal, mas a mais impactante está no haloscan ( sistema de comentários), e no favicon(fica ao lado do endereço do blog), e como dizem os meus filhos quando mostrei para eles, a animação é irada.

Encontrei o video no youtube e não resisti e vou mostrar a vocês.

Aproveitem e façam uma visita ao Luz de Luma , vale a pena conferir.


Uma animação, uma música.


Desejo a todos um bom fim de semana.



Editando um comentário:

Depois que registrei a gif ela se espalhou -http://influenceurs.net/news/eme...meutes- sociales- um presente de Lockon, uma amigo do Japão que trabalha com animação e é uma pena que nestes videos que estão no youtube cortaram os créditos no final. O video completo teria que ter 1m50s.
Você pode conhecer outros trabalhos do criador da gif neste endereço - http://multilockon.hp.infoseek.co.jp

Luma


Photobucket






Leia +...
terça-feira, setembro 15

Quando a primavera chegar...

Comments
 

Setembro é um mês muito especial.... é a estação das flores, a mais bela do ano, não tem como não observar a explosão de cores e vida e parece que a mãe natureza resolveu dar uma grande festa.

No nordeste, infelizmente essa mudança é mais discreta, diferente dos países em que existe um inverno rígido, mas se engana quem pensa que no nordeste não tem flores....


O Ceará cultiva flores, e o líder nacional em exportação de rosas, e já responde por 15% das exportações de flores brasileiras.

A maioria das flores são cultivadas na Serra da Ibiapaba e no Maciço de Baturité, região serrana, as rosas cultivadas no Ceará tem uma vantagem sobre as rosas cultivadas na região Sudeste do Brasil, é que a produção gira em torno de 75 a 100 dias dependendo da variedade, enquanto que no Ceará, devido principalmente à luminosidade do Estado, este ciclo cai para 40 a 45 dias.

Os pólos de produção são formados por 14 municípios, dentre eles Fortaleza, Aquiraz, Eusébio, Crato, Barbalha, Milagres e São Benedito( Serra da Ibiapaba). Os principais produtos exportados são: bulbos , flores , rosas , mudas , folhagens .

A primavera começa oficialmente no dia 21 de Setembro.





Curiosidades sobre as rosas:

Originária no hemisfério Norte, a rosa é encontrada na Europa, Ásia e Oriente Médio, em regiões aonde as estações do ano são bem definidas. Os chineses foram os primeiros a cultivá-la há mais de 5 mil anos e descobriram suas qualidades medicinais: da polpa dos frutos se faz o chá que é diurético e muito saboroso; das pétalas se extrai o óleo para uso no tratamento da pele e a essência para a perfumaria (são necessários 5 mil kg de pétalas de rosas para se produzir 1 litro de óleo essencial).
Ao todo, 126 espécies silvestres deram origem a mais de 30 mil híbridos espalhados pelo mundo. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas entre 1.560 e 1.570, as primeiras roseiras foram plantadas ao lado da Vila de Piratininga e suas flores utilizadas em solenidades religiosas. Calcula-se que no País existam aproximadamente mil híbridos. Em nosso clima ameno e temperado, a rosa é uma das poucas plantas ornamentais que floresce durante todo o ano e tem o seu auge durante a primavera.

Diz a lenda que a rosa foi criada pela deusa Chloris ( flora para os romanos), a partir do corpo de uma ninfa, que recebeu a beleza de Afrodite, deusa do amor. Por isso é considerada um simbolo do amor entre nós.

Desejo a todos uma semana produtiva.

Photobucket
Leia +...
sábado, setembro 12

7º Festival Internacional de Cinema Infantil

Comments
 

O melhor amigo da lua

começou nessa sexta-feira , 11 de Setembro o 7º festival Internacional de cinema infantil, em São Paulo, nos shoppings Eldorado e Metrô Santa Cruz.

O Festival exibirá até o dia 20, cerca de 80 filmes entre clássicos e inéditos, terá sessões de dublagem ao vivo, Wendel Bezerra (que faz a voz do Bob Esponja) e Angélica Santos (voz do Cebolinha) dublarão três animações - Prop e Berta (Dinamarca), de Per Fly, Os Três Ladrões (Alemanha), de Hayo Freitag, e a ficção Muito Prazer, Eugênio (Suíça), de Michael Steiner.


Os ingressos custam R$4,00, e é um programa para toda a familia.

O evento tem na direção Carla Camurati.


O Segredo de Kells

Entre os filmes que serão exibidos, alguns já são conhecidos : "O Garoto" (1921), de Charles Chaplin,"Bolt - Supercão" (2006)(esse é muito interessante), em 3D, "Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme" (2000).

Para maiores informações viste o site do Festival

Desejo a todos um bom final de semana


Photobucket
Leia +...
quarta-feira, setembro 9

Eterna poesia

Comments
 
As musas - Simon Vouet
Mais do que qualquer outro texto a poesia exige a cumplicidade e a parceria do leitor. E mesmo que a maioria das pessoas passem pela vida sem nunca ter tido uma aproximação maior com ela, a poesia está no ar, a vida está repleta de lirismos, épicos, dramas, basta despertarmos para ela.

No entanto, poesia é como o petróleo; preciosa, porém escondida. Encontra-se lá nas profundezas de cada um, exige um certo esforço para extraí-la e fazê-la fluir.

É preciso que o poeta esteja imbuído do espírito lírico e que, através de seus versos, se entregue. É necessário também que o leitor assuma a tarefa de extrair das entrelinhas a mensagem do autor, e assim, autor e leitor possam retirar de um amontoado de idéias, de um caldo de letrinhas, aparentemente sem nexo, as revelações que só a sensibilidade dos dois, em sintonia, pode revelar.

Outras musas
&&&

Desde Homero, primeiro grande poeta da cultura helênica e ocidental, um texto lê outros textos. Um poeta lê outros poetas. Na poesia, Vinícius lê Drummond, que lê Bandeira, que lê Bilac, que lê Castro Alves, que lê Gregório de Matos, que lê Quevedo, que lê Camões, que lê Petrarca, que lê Homero... Juntos lemos o mundo.

A eles seguiram-se muitos outros, inclusive anônimos, até que a poesia chegasse ao nosso alcance em suas mais diversas vertentes. Eu os tomo a todos, em gotas homeopáticas, arrastando letras, tentando expor minhas idéias. Idéias que já foram ditas, lidas, relidas, reescritas, reviradas do avesso. Pois a poesia copia, parafraseia; plagia o mundo das letras, das idéias, das emoções, buscando perpetuar a inevitável intertextualidade, porque as emoções são inerentes ao ser e guardam entre si múltiplas relações.

Mas, a seguir, estas poucas palavras, embora já tão exauridas, carregam algo inédito. De bom ou ruim, carregam algo de mim. Meus versos sou eu.

Lágrimas de saudade

Reluz pelos cantos
Teu nefasto brilho.
Corre pelo meu rosto,
Expurga a dor que coage,
Dor que não é da carne
Mas que dói de amor.

Corre pérola minha
Tece colares em minha face
Sucumbe na queda
Salga a terra.
Some com a dor
Que inquieta meu coração.

Resvala ligeira pelos vincos da carne
Precipita-te do claustro.
Inunda os vales à tua frente.
Deixa em teu rastro cristalino
A extensão de tuas mágoas.

Antes, porém,
Salga meus lábios
Amarga em minha boca.
Deixa que ela sinta
Em meu beijo insípido
O gosto de sua ausência.

Chora a falta do bálsamo que é ela,
Revela toda a dor que uma lágrima carrega
E a saudade que um sorriso esconde.


Cupido - recorte

Em todo caso, se ao final das contas seu texto parecer igual a tantos outros, não esquente. Um texto se vê em muitos outros; num único texto se digladiam muitas vozes, emprestando vida a uma nova vida ou a uma mesma emoção de cara nova, nascida de sensações universais. A dor, a alegria, a saudade, a inquietação, a insatisfação são inerentes ao ser humano e transbordam de forma diacrônica e eterna através da poesia, entre muitas outras artes.
Coragem, escreva. A gente se lê.
Boa semana a todos.
&&&
Leia +...
domingo, setembro 6

Negócio de Ocasião

Comments
 


Quando mandou colocar mármore no chão de seu apartamento, o vizinho de baixo veio reclamar. Às oito horas da manhã os operários começavam a quebrar mármore em cima de sua cabeça. Durma-se com um barulho desses!

-Está bem, está bem concordou ele, acalmando o vizinho. Vou mandar começar mais tarde.

Mandou que os operários só começassem a trabalhar a partir das 9 horas. Dois dias depois tornava o vizinho.

Assim não é possível. Já reclamei, o senhor prometeu, e o barulho continua!

Mas é só por uns dias, argumentou ele:

O senhor vai ter paciencia...

E mandou que os trabalhos só se iniciassem a partir das dez horas. Com isso pensava haver ter contentado o vizinho. Para surpresa sua, todavia, armado de revólver.

Ou o senhor para com esse barulho ou eu faço um estrago louco.

Olhou espantado para a arma e, cordato, convidou-o a entrar:

-Não precisa se exaltar, que diabo. Vamos resolver a coisa como gente civilizada. Eu disse que era só por uns dias... Se o senhor quiser que eu pare, eu paro. Cuidado com esse negócio, costuma disparar. Qual é o calibre?

-trinta e dois.

-Prefiro trinta e oito. Mas esse parece ser muito bom...Que marca?

-Smith-Wesson.

-Ah! Então deve ser muito bom. Cabo de madrepérola... Quanto o senhor pagou por ele?

-Cinquenta.

-Não foi caro. Sempre tive vontade de ter um revólver desses. Quem sabe o senhor me venderia?

-Não vim aqui para vender revólver , explodiu o outro, mas para lhe avisar que esse barulho...

-Não haverá mais barulho, esteja tranquilo. Agora, quanto ao revólver... Quer vender?

-O senhor está brincando...

-Não estou não, pela vida de minha mãezinha. Quer saber de uma coisa? Dou cem por ele. Sempre tive vontade... Vamos, aceite! Cem, ali na bucha, pago na hora.

O homem começou a titubear. Olhou o revólver, pensativo: cem era um bom preço. Já pensara mesmo em vende-lo... Olhou o dono da casa, tornou a olhar o revólver.

Toma é seu, decidiu-se.

Antes de entrar na posse da arma, o comprador foi lá dentro buscar o dinheiro e estendeu-o ao vizinho. Depois empunhou o revólver e chegou-lhe aos peitos.

Bem, agora ponha-se daqui para fora. E fique sabendo que eu faço o barulho que quiser e quando quiser, entendeu? Venha aqui outra vez reclamar e vai ver quem é que acaba fazendo um estrago louco.

Fernando Sabino


Desejo a todos uma semana produtiva



Photobucket
Leia +...
quinta-feira, setembro 3

Amor & Loucura (um texto encontrado)

Comments
 
Contam que um dia se reuniram num lugar da terra todos os sentimentos e qualidades humanas. Quando o Tédio se apresentou pela terceira vez, a Loucura, como sempre um pouco fora de propósito, disse: “Vamos jogar às escondidas?”

O Interesse levantou o sobrolho e a Curiosidade sem poder conter-se perguntou: “Ás escondidas? De que se trata?”

“É um jogo” explicou a Loucura “Eu tapo os olhos e conto até 1.000.000, enquanto vocês se escondem e, quando tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar fica no meu lugar para continuar o jogo.”

O Entusiasmo pôs-se a dançar, acompanhado pela Euforia.

A Alegria deu tantos saltos que acabou por convencer a Dúvida e até a Apatia, à qual o jogo não interessava nada.

Mas nem todos quiseram participar. A Verdade preferiu não se esconder. E se no fim todos a descobrem? A Soberba pensou que era um jogo maçador (mas no fundo o que a aborrecia era não ter sido uma ideia sua) e a Covardia preferiu não arriscar.
“Um, dois, três…” começou a contar a loucura. A primeira a esconder-se foi a Preguiça que se deixou cair por trás da primeira pedra que encontrou no caminho. A Fé voou até ao céu e a Inveja escondeu-se na sombra do Triunfo que com a própria força conseguiu subir a árvore mais alta. A Generosidade quase não se conseguia esconder, pois cada lugar que encontrava lhe parecia perfeito para algum dos seus amigos. Que dizer de um lago cristalino? Ideal para a Beleza. O tronco de uma árvore? Perfeito para a Timidez. As asas de uma borboleta? O melhor para a Alegria. Um sopro de vento? Magnífico para a Liberdade. Assim a Generosidade acabou por se esconder num raio de sol.

O Egoísmo, pelo contrário encontrou imediatamente um bom esconderijo, arejado, confortável e só para si. A Mentira escondeu-se no fundo do oceano (na verdade, escondeu-se dentro do arco íris). A Paixão e o Desejo no centro de um vulcão. O Esquecimento… não me lembro onde… Quando a Loucura chegou a 999.999 o Amor ainda não tinha encontrado um esconderijo pois estavam todos ocupados, por fim descobriu uma roseira e decidiu esconder-se no no meio das flores.

“Um milhão!” disse a Loucura. Começou então a procurar. A primeira a aparecer foi a Preguiça, só a três passos de uma pedra. Depois a Fé, que estava a discutir com Deus sobre questões de teologia, e sentiu vibrar a Paixão e o Desejo no fundo do vulcão. Por acaso encontrou a Inveja e pode deduzir onde estava o Triunfo. O Egoísmo não conseguiu encontrá-lo. Tinha fugido do seu esconderijo porque reparou que tinha um ninho de vespas. Depois de tanto caminhar, a Loucura tinha sede e ao aproximar-se do lago descobriu a Beleza. Com a Dúvida foi ainda mais fácil, porque estava sentada numa cerca sem ter ainda decidido onde esconder-se.

Foi descobrindo todos: o Talento na erva fresca, a Angústia numa gruta triste, a Mentira dentro do arco íris e por fim o Esquecimento que se tinha esquecido que estava escondido. Só o amor não aparecia em parte alguma. A loucura procurou por trás de cada árvore, por trás de cada pedra, em cima dos montes e quando estava a dar-se por vencida descobriu a roseira e começou a mexer nos ramos. Quando, de repente, se ouviu um grito de dor: os espinhos tinham ferido os olhos do Amor…! A Loucura não sabia mais o que fazer para se desculpar: chorou, rezou, implorou, pediu perdão e por fim prometeu-lhe que dai em diante ficaria sua guia. Até agora, desde a primeira vez que se jogou às escondidas na terra, o Amor é cego e a Loucura acompanha-o sempre!

(texto atribuído à "maman", sem outras referências).


Photobucket
Leia +...