quarta-feira, março 30

Parto de ideias

Comments
 


Sócrates, filósofo grego, empregava, para fazer seus pupilos descobrirem as verdades por si mesmos, terem suas próprias idéias, um método específico, a Maiêutica. Segundo ele, o processo podia ser definido como a arte de dar à luz as idéias de seus discípulos. Ou seja, consistia em ajudar os outros a terem idéias próprias. Essa metodologia valeu-lhe o apelido de “parteira de ideias”.


A ideia do filósofo pode parecer estranha a princípio, mas nosso cérebro realmente tem suas crias. O que seria de nós se não fosse assim! Só que, muitas vezes, precisamos mesmo do auxílio para colocar nossas idéias para fora. E isto ocorre também quando se trata de ter idéias para escrever.


No entanto, cada pessoa é um caso. Enquanto alguns têm parto espontâneo, outros têm parto induzido. Enquanto alguns têm partos múltiplos, estão sempre cheios de idéias, outros amargam as dores de parir uma cria atravessada, uma idéia que não entra na cabeça de nenhum leitor. Há ainda uns poucos infelizes que parem natimortos. Quanto a estes as parteiras não podem fazer muita coisa.


Raríssimos eleitos, como gatas prenhas, varam a noite, insones, parindo idéias múltiplas. E ao raiar do dia, como felinos orgulhosos lambem suas crias, avaliando cada uma delas. As boas, as bonitas, as geniais. Nenhuma rejeitada, perfeitas. “Saíram de dentro de mim” - diriam os afortunados.


Finalizando este parto: hoje a figura da parteira de idéias continua sendo importante, mas não precisa ser uma pessoa exatamente. Eventos, a vivência diária e as idéias de outros acabam influenciando nossas idéias. E não devemos desprezá-las. Embora, algumas vezes, elas estejam fora do contexto ideal ou vieram prematuras, como esta metáfora atravessada, merecem uma chance para sobreviver. A história está cheia de ideias, aparentemente “malucas”, que sobreviveram.


Afinal, de acordo com “outro gênio”, ter ideias é o nosso diferencial como seres racionais: “penso logo existo”. Pense!

...

Se você tem boas idéias escritas participe do concurso Literário Valdeck de Oliveira.



Leia +...
sábado, março 26

Futebol e poesia

Comments
 

A poesia não está exatamente na palavra, mas no uso que se faz dela, na leitura que ela pode proporcionar diante de coisas aparentemente sem nenhuma dose de lirismo. A poesia não se prende às coisas em si, mas ao olhar que se lança sobre elas.

Ela pode estar em tudo, em qualquer coisa, mas pode também não se encontrar em coisa alguma se não se tem olhos para vê-la; se não se tem sensibilidade o bastante para perceber a poesia na natureza, nos movimentos, nas cores. Há quem veja poesia até na morte, nas coisas funebres da vida. Por outro lado, a poesia está na arte, na natureza e também no esporte.

O Brasil é um país de muitas cores, muitas paixões e muitos amores. O futebol é uma destas paixões. Eu não sou o que se poderia chamar de um aficcionado por futebol, mas certa vez me apanhei apreciando a poesia dos movimentos do esporte brasileiro, tão apaixonante.


Futebol paixão

Toma-me de teus contendores,
Para que eu possa ficar aos teus pés.
Conduz-me com carinho,
Senão, melhor que me chutes!
Que me xingues de quadrada.
Mas rola comigo na grama,
Leva-me ao peito,
Balança-me na rede!
Depois, beija-me em festa
E carrega-me em teus braços
Para no meio da relva
Começarmos tudo outra vez!


Futebol também é arte! Quando não acaba em pancadaria, também tem sua poesia!

Abraços!
Leia +...
terça-feira, março 22

O amor é um grande laço

Comments
 
Um amor presencial, carnal, já da tanto o que falar; imaginem as infinitas possibilidades de um amor virtual! Um caso pela internet; será que pode dar certo!
O início e o fim podem estar a um passo, ou melhor a um click do mouse. É realmente "um fogo que arde sem se ver", ou quem sabe "uma ferida que doi e não se sente" (Camões).

Pode ser ainda "um mal que mata e não se vê" (Camões), ou mesmo "um grande laço,um passo pr'uma armadilha" (Djavan). Teclar juras de amor com alguém invisível, a centenas ou milhares de quilômetros pode não ser algo muito sensato. Aliás, será que há alguma coisa sensata no amor?

O amor é muitas vezes intrigante. Como diz o poeta lusitano, "é um sei que que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porquê" (Camões).

Camões não conheceu a Internet, mas entendia mesmo de amor. Os poetas modernos, contudo, talvez diriam que "o coração tem bordas estreitas, a internet tem banda larga". Cuidado! Ative seu anti-vírus!




Boa semana a todos!
Leia +...
terça-feira, março 15

Meu namoro acabou por email

Comments
 
2 de março de 2011 22:37

Foi num sábado, passamos o dia juntos, fomos a praia, a noite terminou na casa dele, um dia perfeito. Conheci o Cláudio na casa de amigos comuns, gostei dele de cara, daí a começarmos a ficar foi um pulo, em pouco tempo estávamos namorando, e já se iam quase 3 anos.

Cheguei a pensar que ele seria o pai dos meus filhos , afinal já estou com 30 anos, principalmente porque mesmo depois de todo esse tempo ainda fico com as pernas bambas quando ele me beija.

Sou bonita, bem sucedida, no meu aniversário ele me deu um belo exemplar do meu livro preferido, em que falava que era para que daqui a 10,20,30 anos , quando abrisse o exemplar lembrasse dos meus 30 anos, recebi com a alegria de quem recebe uma joia. Agora além da lembrança da data importante, todas as vezes que abrir o livro vou lembrar que ele acabou comigo por e-mail... desconfio que ele vai deixar de ser meu livro predileto por um bom tempo...

No Domingo ao chegar em casa por volta das 17:00 , depois de ter passado o fim de semana com ele, joguei a chave em cima da mesinha de cabeceira, tirei os sapatos, já fui ligando o computador, tirando a roupa, abro o meu e-mail e quase tenho um ataque cardíaco, pelos meus cálculos enquanto tomava um banho na casa dele, o mesmo escreveu o e-mail me dispensando... falava umas desculpas, daquelas que falamos quando não temos a coragem de dizer que não queremos mais a pessoa, até querendo ser bonzinho e a frase:  Quanto a nós acho que está na hora de acabar.
Fiquei passada , mas consegui escrever: Quanto a sua decisão só me resta respeitar e acatar.
Depois disso não nos falamos, trocamos e-mail, msn...

Só sei que foi assim... surreal, fui dispensada por e-mail.
Leia +...
sábado, março 12

Agora vai!

Comments
 
Agora e sério, o ano vai deslanchar! Acabou Reveillon, férias, carnaval, chega de folia.
...
Chego do feriadão de carnaval, o porteiro me recebe com um sorriso e uma caixa de correspondências na mão.
- Tudo seu, patrão –disse ele com aquele sorriso suspeito.
Demorei para tomar coragem e abrir o presente de grego. Mas, fazer o que?
Estavam lá: IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone, seguro do carro, anuidades de sindicato, de clube, boleto disso e daquilo; um verdadeiro desfile de códigos de barras. Tudo alinhadinho!


Na comissão de frente, puxando o bloco dos endividados, vermelho de vergonha, estava lá também o meu extrato bancário. Mais vermelho que o abadá do bloco Mulheres de Chico.

Agora, amigo, a apoteose está formada. É arregaçar as mangas, segurar os adereços e botar em ordem de desfile, ou de prioridade, esse bloco de sujos (na praça). Afinal, pra folião, o ano começa agora.
Por um segundo penso comigo:
- O importante é que eu me acabei na avenida, nos bares, no motel, no caixa eletrônico e no Cartão. Foi um carnaval nota dez! Valeu a pena!
...
Tá bom, mas acorda. Acabou a folia. Pra continuar tirando dez o ano inteiro, paga essa conta vai.
Isso é Carnaval!
...
Leia +...
terça-feira, março 8

Dia Internacional da Mulher

Comments
 


Dia 08 de março é dia Internacional da Mulher. O evento pode ser tratado de diferentes aspectos e pontos de vista. A importância da mulher no seio da família, na Igreja, no mundo do trabalho, nas artes e ciências, ao lado do homem, enfim as abordagens são múltiplas.

Quero aproveitar a oportunidade para destacar o já tão badalado fato de termos uma mulher na presidência do nosso país. Isto só vem a enaltecer a crescente consolidação do papel da mulher na sociedade, no Brasil e no mundo.

Gostaria de destacar ainda o fato de Dilma Rousseff ter optado pelo tratamento “a Presidenta” em contrapartida ao “a Presidente”. As duas formas são corretas. No entanto, não foi apenas uma questão linguística, mas uma questão de optar por valorizar o aspecto feminino e enfatizar que é a mulher brasileira que se encontra ali. É acima de tudo uma questão de opção e personalidade.

"São pequenos passos para subir a Rampa, mas um grande salto para a mulher brasileira! (parafraseando Neil Armstrong)


Um beijão a todas as mulheres!
Leia +...
sábado, março 5

Versos ridículos, cartas de amor

Comments
 

"Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas." (Fernando Pessoa - Cartas de amor).


Muito revelador. Mas isto me intriga!

Seriam também todos os poemas de amor, ridículos!? Ou talvez, duplamente ridículos!


Visto que são uma forma de carta de amor, lançados ao vento e sem destinatário declarado, não estariam fadados ao ridículo do desprezo?


O autor, usando da "disfarçatez" do poeta, escreve sua missiva lírica a um não sei quem, que vive não sei onde, mas que não sei como acaba lendo-a. Guarda com o remetente alguma cumplicidade. Identifica-se com as palavras.


São vidas ao relento,

palavras ao vento,

versos de amor.

Ridículo!?

Chove lá fora,

o frio não demora,

meu coração dita:

simplesmente escrevo-os.
***
Bom final de semana, sejam ridículos, amem!
Leia +...
quarta-feira, março 2

Versos de prazer

 
The Ecstasy of Saint Therese (detalhe) - 1652
Cappella Cornaro, Santa Maria della Vittoria, Rome


O prazer de escrever, o prazer da versificação pode nos conduzir a vários e incertos destinos ou temas. Inclusive pode levar-nos a versejar sobre o prazer.


Êxtase


by Tony


Inflama
Ascende
Excede
Explode
T-r-a-n-s-c-e-n-d-e.
Inunda
Corpo e alma,
Em gozo
Em festa
Em pranto...
E... pronto!

Leia +...