quinta-feira, janeiro 19

Ética e Direitos na www

Comments
 
Recentemente, pipocaram nos noticiários e nas redes de relacionamento comentários sobre o protesto promovido pela Wikipedia, que ficou fora do ar por 24 horas, contra leis de proteção de conteúdos digitais on-line. O protesto foi exatamente contra a Stop Online Piracy Act (SOPA), projeto de lei tramitando no Senado norte-americano que pretende acabar com conteúdos ilegais na Internet.
A grande vantagem da produção virtual online tem sido a facilidade de se lançar mão de informações, imagens e softwares para a produção de novos conteúdos; é na prática a transformação de informações em conhecimento. Porém, não podemos, por conta disso, usar material protegido por direitos autorais como se nosso fosse. É preciso que se tenha o mínimo de ética e respeito com a questão dos direitos autorais. Há pessoas que copiam produções de terceiros sem nem ao menos citar o autor e a fonte.
Por outro lado, a Lei de Direitos Autorais brasileira é muito rígida nesse sentido. Por exemplo, legalmente, um professor não poderia reproduzir em sala de aula a música de Rita Lee, “Amor e sexo”, mesmo que para fins didáticos, não comerciais, para estudar figuras de linguagem possivelmente, sem a permissão da autora ou o recolhimento de direitos. E nós sabemos que muita gente faz isso, e sem se dar conta de que está incorrendo em algum crime.
Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Há de se encontrar um meio termo que coíba a pirataria digital e o plágio, mas sem engessar a criatividade e a liberdade de expressão.
...
Olha um trecho da letra de “Amor e sexo”:
(...)

Sexo é imaginação
Fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia...
O amor nos torna
Patéticos
Sexo é uma selva
De epiléticos...



(...)

Lindo né!
(PS: em apoio à Lei este post não terá imagens ou video, mas poderia...)

Bom fimdesemana!