sexta-feira, agosto 21

Dia Mundial da Fotografia

Comments
 
Quarta-feira, dia 19 de agosto, comemorou-se o Dia Mundial da Fotografia. Hoje é fácil fotografar. Com a evolução da fotografia digital o mercado oferece câmeras cada vez mais potentes e menores sem contar que revelar filme virou coisa do passado. Mas em seus primórdios o fotógrafo era um verdadeiro artesão no processamento químico e nos retoques indispensáveis ao seu trabalho.
Os fundamentos da fotografia são antigos. O princípio da câmera escura foi descoberto em 1554 por Leonardo Da Vinci - a luz refletida por um objeto projeta sua imagem fielmente no interior de uma câmera escura que deixe os raios luminosos passarem por um orifício.

Em 1816 o químico francês Nephòre Nièpce deu os primeiros passos para resolver o problema da chapa fotossensível para registrar imagens – o cloreto de prata.

Os primeiros estúdios fotográficos surgiram em 1860.

Em 1867 surgiu outra novidade: a fotografia colorida.

Hoje a situação é o que a gente vê por aí: câmeras mínimas e potencial máximo. Tem até caneta espiã, micro câmeras, modelos que a gente nem imagina. Todo mundo tem uma maquininha.

Mas não vou falar muito disso não. Nada como umas boas fotos históricas para lembrar a data. Muitos fatos permanecem inesquecíveis em nossa memória graças à evolução da fotografia. (As fotos abaixo e muitas outras podem ser vistas neste site..