sexta-feira, agosto 14

O desafio de escrever

Comments
 


Para muitos escritores, a pior parte da experiência de escrever é exatamente o início. Aquele momento em que você acomoda-se no lugar mais sossegado da casa, empunhando uma caneta e uma folha de papel em branco, ou em frente a uma tela de computador vazia querendo te devorar antes que as primeiras palavras ilustrem o nada.



A constatação é terrível! “Não tenho nada para escrever!” “Será que não há algo que eu possa contar neste momento que possa interessar ao leitor!”

Nesta hora sua auto-crítica é maior que você. Não adianta, ela é maior que sua vontade de escrever. É o temível bloqueio da escrita.

Muitos escritores famosos tiveram seus dias de bloqueio, momentos de lapsos de criatividade. Ou você acha que Shakespeare nunca encheu sua lixeira com bolotas de papel amassado? Uma grande vantagem hoje é que você não precisa ficar arremessando bolinhas de papel. No processador de texto um simples “Del” resolve. Imagine quando escrever era gravar com cinzel um bloco de granito, imprimir tabletes de argila em baixo relevo ou desenhar letras em papiro...ufa!

Se o fluxo de idéias travou, esqueça; pelo menos por algumas horas. Boas idéias não pipocam no ar quando a gente quer ou precisa. Temos que aprender a captá-las quando elas vêm à nossa mente. Carregue sempre na bolsa um bloquinho de papel e uma caneta. Quando tiver um estalo faça anotações rápidas, palavras-chave, idéias, frases que possam formar o esqueleto de um texto depois. Mais tarde, com tempo e no conforto da sua casa ou escritório tente desenvolver o texto.

Nessas horas é sempre bom lembrar que a atividade física é muito boa para ativar o processo mental (mens sana in corpore sano). Já tive muito boas idéias fazendo caminhada pela rua. Portanto fazer ginástica ou caminhar ao ar livre ajudam a pensar. Uma série de estímulos desfilam à sua frente.

Outra coisa, se as idéias vierem fora de ordem, não se preocupe. Anote-as. Depois de editado o texto, o leitor não vai perceber que o parágrafo final foi o primeiro a ser escrito.

Blogueiro também tem seus dias de bloqueio.


Tenha um bom final de semana, com boas idéias.


...