terça-feira, fevereiro 2

Ainda de Férias...

12 comentários
 

Canyons do São Francisco


Estão quase no fim as férias escolares. Mas ainda dá para aproveitar uns dias de viagem com a família. No Brasil quando se fala em viajar a primeira idéia que nos vem à cabeça é praia, a segunda é praia, principalmente as praias no nordeste, famosas por seus dias sempre ensolarados e pelas águas claras e mornas.

A Região é muito abençoada em termos de praias. No entanto, na hora de optar pelo destino da viagem, as pessoas parecem esquecer como o nordeste brasileiro é grande e acabam sempre seguindo o mesmo roteiro: Fortaleza, Natal, Recife, Fernando de Noronha e Salvador, esquecendo-se dos irmãos menores da região. João Pessoa, Maceió e Aracaju também tem seus valores. Aracaju, a capital do menor Estado nordestino, Sergipe, nem por isso é um patinho feio da região. Pelo contrário, a cidade tem muito a oferecer aos visitantes.

Aruanã

Vamos lá dar uma espiada:

A praia mais movimentada e mais central de Aracaju é Atalaia, bem urbanizada com seu calçadão e grandes quiosques. Voce pode conhecer ainda a "Passarela do Caranguejo";

Saco

No litoral Sul temos: a praia do Saco tem coqueirais, dunas e mar azul esverdeado; a Praia dos Náufragos de areias finas e escuras; praia de Abaís, onde fica também a lagoa Grande, paralela ao mar e com 9 quilômetros de extensão; na foz do rio Vaza-Barris, a praia do Mosqueiro tem areias claras e finas e passeios de catamarã para as pequenas ilhas; praia de Aruana, repleta de quiosques, coqueiros e dunas; a praia do Refúgio, uma das mais bem estruturadas da orla; a praia do Robalo e outras menores.

Abais


No litoral Norte temos: A extensa praia de Pirambu com suas dunas e áreas de desova de tartarugas marinhas monitoradas pelo Projeto Tamar; Atalaia Nova, 30 quilômetros de extensão e vários nomes ao longo do percurso, com coqueirais e lagoas; Havaizinho ou Praia dos Artistas, muito freqüentada por surfistas.

Para quem gosta de roteiros culturais e aventura uma boa é a Rota do Cangaço. O passeio consiste de uma caminhada pela caatinga, pelo local que foi palco do assassinato de Lampião e seu bando, na cidade de Canindé de São Francisco. O turista, levado por guias especializados, anda pela caatinga até a Grota de Angicos, onde aconteceu o massacre de Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.

Lampião e Maria Bonita
Cerâmica

A culinária, como a de toda a região, oferece delícias típicas, à base de muito peixe, caranguejo, siri, lambreta e sururu.
O Oceanário, que fica na praia de Atalaia, é uma das grandes atrações da cidade, é um lugar maravihoso pra ir com a família. São vários aquários com muitas espécies da vida marinha. Tem ainda as Estações do Projeto Tamar.
Outro grande e fascinante passeio, para fechar com chave de ouro a viagem, é o passeio de barco pelos Canyons do São Francisco (imagem no topo), que pode ser incluído em alguns pacotes de viagem. O visual é único, deslumbrante.
Na volta para casa não esqueça o artesanato riquíssimo em cerâmica, renda, cestaria e bonecas de pano.
Taí a dica! Agora é conferir e boa viagem!

12 Comentaram...

  1. Lugirão says:

    Tony, Aracaju é a única capital do Nordeste que não conheço. Deu até vontade de pegar um avião e ir comer lambreta e conhecer a praia dos artistas entre outras, em Natal também tem uma praia com esse nome. Os passeios de catamarã costumam ser muito agradavéis, já fiz alguns , sempre em águas salgadas, nunca em rio, deve ser bacana navegar no velho Chico. Excelente post. Bjão.

  2. Tony says:

    Oi Lu,

    Obrigado. Qualquer hora dessas vou conhecer Aracaju ao vivo. O novo visual dos comentários ficou muito bom, parabéns!

  3. Olha apesar de ter achado linda essas praias aí, o que me deixou FELIZ foi vc falar de João Pessoa, já que sou de Campina Grande Paraíba!Amei...


    Milhões de beijos

  4. ABB says:

    Em 1990 passei em Sergipe. Quando voltei da viagem um amigo me perguntou o que tinha achado, e ele era de lá, e a turma riu quando disse:

    - Nailton, nem deu pra ver muito. Pois, numa placa dizia: Bem vindo a Sergipe, do outro lado estava escrito: Volte Sempre!

    Era a gozação que faziamos com ele! Mas, Sergipe tem lugares lindos!

  5. Este comentário foi removido pelo autor.
  6. Tania Tum Tum says:

    Olá, minha linda...
    Voltando hoje de Aracaju/ SE e posso te falar que o passeio de catamarã pelo Canyons do São Francisco,é incrivel...e o oceanario é imperdivel, pela integração com a natureza(estrutura em madeira, e olhado de cima é uma tartaruga em sape), ali tudo foi feito pra integrar mesmo com o cenario, praias onde tem encontro do rio e o mar,dando um diferente olhar para o mar, apesar de ser obrigada a conviver com as plataformas de petroleo, festas então, nunca vi lugar com mais festas, afff comidas tipicas( 2 quilos a mais) cordialidade,hoteis e pousadas para todos os bolsos e gostos, limpeza incrivel nas ruas, tenho algumas fotos incriveis de AJU...depois te mando algumas,quem n conhece Aracaju devia realmente marcar feria pra lá viu, fiquei 28 dias e ainda achei pouco..rsrsrs
    mas voltar a dura realidade "molhada" de SP foi preciso, fazer oque.
    Beijos

  7. Luma Rosa says:

    Sempre sou convidada à ir visitar Aracaju e estou sempre adiando, mas depois desta injeção de ânimo, vou levar mais à sério o convite. Em geral, gosto de ir para lugares com menos pessoas, mais reservado e tranquilo. Gosto de praias com areias brancas, fininhas, que tenha um certo conforto e me pego indo sempre para os mesmos lugares com medo de arriscar.
    Quem não mora perto do mar quer avistá-lo, pelo menos uma vez no ano. Eu moro na beira mar e por isso, com esse calor, procurei a montanha. O Brasil é totalmente diversificado em paisagens e porque não aproveitar?
    Bom fim de semana! Beijus,

  8. Anônimo says:

    Olá pessoal,

    Desculpem a distração. Quase esqueço de agradecer os comentários. A todos obrigado e apareçam sempre, ah, e vamos a Aracaju... João Pessoa, enfim, o Nordeste todo é mara!

    abraço bomfinaldesemana!

    Tony

  9. Tony, boa noite!
    Desculpe a gafe, parabéns pelo post.
    E eu como sou da terra, sou suspeita a opinar, mas que é mara isso é mesmo!
    Beijos.

  10. Lis says:

    Tony, pena que férias acabam, não é? Um dia vou conecer Aracaju.

    Lu, amiga, hoje o calor deu uma trégua e como umas obrigações me "obrigaram" a ficar em casa resolvi dar um alô a alguns amigos.

    Beijossss

  11. Lis says:

    A nova vida de sistema de comentários seo haloscan é brabo pra mim. Eu e esse sistema sempre nos desentendemos. Tenho que tentar pelo menos 3 vezes para ele publicar...não gosta de mim, rsrs. Ai fico ausente mesmo, rsss

    + e + bjs

  12. Lugirão says:

    Lis,

    Eu tenho tido muitos aborrecimentos por causa de sistema de comentários, perdi todos os antigos mesmo tendo pago para manter o Echo, não consegui que funcionasse direito no blog, perdi a paciencia e exclui...

    Muito bom te ver por aqui...

    Bjão

Novo Comentário