quinta-feira, fevereiro 18

Leitura de bordo

6 comentários
 
El Rincón de Lucia


O cantinho da Lúcia


Adoro aquelas revistinhas super bem transadas distribuidas pelas companhias aéreas durante os voos. Costuma ser muito bem diagramadas e tem sempre muita dica boa de turismo. Lugares inusitados e muita leitura interessante também. Quando não as distribuem eu saio pela aeronave a cata das benditas.

Em minha ultima viagem, pela empresa Trip, tive o prazer de conhecer a revista de bordo deles que foi criada em 2008 mas já da banho nas outras mais antigas na praça. Enquanto esperava o serviço de bordo (e não era barrinha de cereal), folheava a revista. Como é comum nas publicações do gênero, e como já disse, ela também traz aquelas dicas de lugares interessantes.

Durante a leitura chamou muito minha atenção a foto do topo (El Rincón de Lucia), que você ve acima (disponivel no site da revista). Onde ficaria tal lugar, de aparencia tão familiar, cores tão brasileiras e tratado com tanto mimo?

Batizado em quatro idiomas com um nome bem caseiro: Lucia's corner, El Rincón de Lucia, Il Cantuccio di Lucia ou para nós brasucas, O canto da Lucia. A julgar pela foto, inicialmente fiquei confuso, teria algo a ver com o blog da nossa amiga Lucia, a Lu do Voz? Não.

Mas lendo a matéria vi que se tratava de um lugarzinho bem conhecido em Buenos Aires, Argentina. O Cantinho da Lucia é dos vários prédios exóticos da rua Caminito (El Caminito) no bairro La Boca, do setor portuário de Buenos Aires.

La Boca, por ser localizado na zona portuária, é um bairro típico de imigrantes e, talvez, o bairro mais colorido de Buenos Aires. É famoso por duas coisas: primeiro por ser a sede do Boca Juniors e de seu etádio la bombonera e segundo por sua pequena porém famosíssima rua “El Cminito”, um mundo distinto, com original autenticidade na pintura de seus prédios. A rua onde foram tiradas as fotos exibidas aqui, tem apenas cem metros de comprimento, mas não cabe em si de cores e vida artistica portenha fervilhando por onde se passa (parece até que já estive lá, olha só!).

Originalmente, a explicação para tantas cores está relaciona às sobras de tintas que os marinheiros traziam para as suas casas. Como não tinham dinheiro para comprar tinta e a quantidade que conseguiam era escassa para pintar toda a casa de uma mesma cor, as casas acabavam sendo pintadas de várias cores, cada janela de uma cor diferente, a porta de outra cor e as paredes de várias cores.

A rua acaba tendo um efeito visual muito bonito no conjunto e muito cheio de vida. O prédio da foto principal, El Rincón de Lucia, já foi uma espécie de república com muitos quartos, hoje é uma galeria com muitos atrativos para visitantes. El caminito é considerada um museu ao ar livre.

Além do visual e do artesanato disponível pode-se ainda desfrutar de uma exibição de tango nas calçadas enquanto se aprecia um bom vinho em um dos vários restaurantes existentes. A dica é realmente muito convidativa e o lugar muito agradável. Quem sabe minha próxima leitura de bordo não será a caminho de El Caminito, Buenos Aires! Hasta pronto hermanos!


Ah, o conteúdo da revista Trip pode ser visto em aqui

Boas leituras!

6 Comentaram...

  1. Lugirão says:

    Tony, você descobre cada uma, muito legal.

    Quando for a Buenos Aires, vou querer conhecer o meu canto.

    Beijo

  2. Magui says:

    Boa dica. Divulgar revistas boas é quase uma obrigação ante as destrutivas que nos jogam guela abaixo.
    Qt à barrinha de cereal ainda bem que não tinha.Só de pensar me dá engulhos.Vomito toda vez que como uma.Comia!

  3. Tony says:

    Lu. Magui,

    Pena que as férias acabaram. Vamos ficar só nas leituras!

    Abraços

  4. Anônimo says:

    muito boa esta reportagem! tbm quero conhecer este lugar, que pelo belo e atrativo nome, deve um lugar ótimo> um nome bem sugestivo!

  5. .Kel. says:

    esse lugar é lindo! tneho que voltar, fui era muito "adolescente" hehehe :) bjus

  6. Tony,

    Essa história é interessante. Acho que há muitos turistas (ou até pessoas desse bairro) que sempre passam lá, mas desconhecem a razão das paredes coloridas.

    Os marinheiros foram criativos. Não tinham dinheiro para comprar tinta em quantidade suficiente, então pintava cada pedaço com uma cor.

    P.S: Recado para você e a Lu: já estou de volta ao meu blog e à blogosfera. Quando puderem dá uma passadinha lá no meu espaço, ok?

    Abraço aos dois.

Novo Comentário